PplWare Mobile

Os principais momentos de Steve Ballmer na Microsoft

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Rui says:

    Faltam as apresentações das versões do windows para servidores, um mercado onde a Microsoft têm uma quota de mercado de cerca de 35%.
    Aqui fica as quotas de mercado em todos os segmentos possíveis e imaginários, desde consolas, servidores, supercomputadores, etc: http://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_operating_systems

  2. Paulo Bastos says:

    Um dos piores CEO que o mundo já conheceu, até as acções da empresa subiram quando foi anunciada a sua saída.

    • Pedro says:

      As acções sobem, muitas vezes, com planeamentos por detrás que as pessoas desconhecem.
      Imagina por exemplo que a meta a tingir seria +15%, por exemplo?
      Atingiu +7% provavelmente devido a essas outras jogadas, etc.
      Quando uma empresa anda “temporária” as acções descem sempre devido à instabilidade.

      Mas pergunto-te. Se a saída é temporária, se ele vai voltar daqui a um ano, de qualquer maneira, que diferença faz?

    • Robert Soares says:

      a erva que andas-te a fumar é msm poderosa…

  3. JJ says:

    Ele falha em não saber responder ao mercado, em tempo útil, coisa que o Gates era bom.

    Ao analisarmos bens, apesar de ter feito coisas boas para a Microsoft e vai ficar na historia da empresa, não foi assim tão feliz como parece.

    Os seus primeiros 5 anos de CEO, teve uma direcção a sobra de Gates e a gerir o ultimo SO que o Bill tinha dirigido, Windows XP. Emmetade da sua carreira como CEO na Microsoft, pouco fez a não ser seguir e actualizar os produtos liderados por CEO anterior.

    Ao fim de 5 anos, apresenta um produto que passou a ideia que ele poderia fazer esquecer o Gates, com a nova Xbox. Mas 2 anos depois, lança o primeiro SO sem a supervisão do Bill Gates, Windows Vista e foi um tremendo fiasco. O que prometia ser um bom CEO, começou a perder a confiança.

    Devido a esse fisco, ele teve que concentrar-se em resolver o problema do Vista e lançar um novo SO, que demorou 2 anos a surgir, Windows 7. Devido a isto, deixou passar o inicio da corrida pelo mundo dos smartphones e tablets.

    Só depois de ter conseguido uma nova estabilidade no mundo dos SO, ponto forte da Microsoft, é que pode começar a olhar para o mercado e poder apresentar soluções para esta nova fase da tecnologia, a mobilidade.

    Com isto, podemos dizer que só nos últimos 3 anos como CEO é que ele começou apresentar produtos que pode-se responder as novas necessidades do mercado. Mas com um pequeno problema… esses produtos chegam tarde ao mercado. Apesar de por a empresa num bom caminho, tem de agora recuperar o tempo perdido (a corrigir o falhanço do Vista) e poder tornar-se novamente a Microsoft como a empresa de referencia.

    Com isto, podemos notar que em 13 anos de CEO, só nos últimos 4 anos é que mostrou realmente boas realizações, com uma vogas aparição anterior com o lançamento da 2ª geração da Xbox.

    Prepara-se para deixar a empresa, num bom rumo, esse mérito ninguém tira. E temos que reconhecer, que não abandonou o “barco” com estava com problemas e vai por passar o testemunho com a empresa numa boa posição, como a recebeu.

  4. Benchmark do iPhone 5 says:

    Nos últimos 10 anos a cotação das ações das três empresas tecnológicas mais relevantes aumentou:

    – Microsoft: 32,5%.
    – Google: 703,4%
    – Apple: 4700,0%

    (como é que se lá chega: https://pplware.sapo.pt/informacao/5-possiveis-razoes-que-ditaram-a-saida-de-steve-ballmer/#comment-716441 )

    É evidente que o aumento do valor das ações da Microsoft num período de 10 anos reflete uma estagnação. Pode-se dizer, a Microsoft é uma empresa sólida – sem dúvida. Comprar ações da Microsoft, apesar do baixo rendimento, é mais seguro que da Apple ou da Google – sem dúvida (Warren Buffett diz que não compra ações destas duas porque tanto pode ganhar 25% como perder 50%).

    Mas não há a mínima dúvida que a Microsoft passou ao lado do que deu rios de dinheiro à Apple e à Google – smartphones e tablets (a Google por via dos anúncios em dispositivos móveis). Lá emendou a mão, tardiamente, com o WP 8 (mandando borda fora os utilizadores do WP 7, mas era inevitável) e com o Windows 8 Pro, mas o Surface RT ficou entalado e só dá prejuízo.

    Foi aqui que Ballmer falhou e que levou os mercados a atirar foguetes por se ir embora. Em que outro caso é que o anúncio da saída de um CEO – sem sequer se saber quem é o sucessor – aumentou a cotação das ações em 9% ?

    • Rui says:

      Não é a cotação das acções que fez caír Ballmer, volto a repetir. Se fores ver a cotação das acções da Microsoft até vez que elas aumentaram mais de 100% desde 2009!!!
      O que o fez tombar verdadeiramente foram as vendas e os lucros, isso sim preocupa os investidores.

      Quanto ao facto das acções subirem 9%….. basta haver inside trading (é ilegal e consiste em saber as notícias relevantes de uma empresa antes desta as comunicar e com essa informação previligiada comprar ou vender acções dessa empresa, antes de toda a gente). Hoje por exemplo quase todas as acções estão a caír, é por causa do mau desempenho das empresas? Não, é porque está iminente uma intervenção militar na Síria……

      Acredita se quizeres, mas não tenho dúvidas que Ballmer vai embora por causa das vendas e dos lucros reportados.

      Quanto à cotação da Apple, ou apresenta algo inovador como fez no passado ou as acções vão caír a pique (Em 2012 chegaram a quase $700 e agora estão a $500!!!!!).

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        Repete lá o que tu quiseres, mas primeiro explica por que é que sendo Ballmer CEO desde 2000 vais buscar o ponto de comparação a 2009)
        (Não precisas de explicar porque é fácil de perceber – em 2009 foi o ponto mais baixo da cotação e por isso é que dá uma subida de 100%, em vez dos 32,5% dos 10 anos).

        Quanto às ações da Apple terem estado a $700 em Outubro de 2012 e agora estarem a $500$ (desceram muito)… também já estiveram a $385 em final de Junho de 2012 (estão a subir bastante). Se comparares com o início de 2012 mantêm a subida. O sobe/desce tem que ver com o ponto de comparação. As da Google também iam a caminho dos $1000 e estão em $852.

        Agora – os 9% de valorização da Microsoft foi mesmo foguetes pela saída do Ballmer. Vê lá se arranjas alguém que discorde (além da tua pessoa).

        • Rui says:

          Não sei se tens alguns conhecimentos de gestão, é que se não tens é como estar a pregar no deserto.

          O mercado de acções, o tal mercado que dizem que regula os preços entre a oferta e a procura, pouca relação tem entre o valor da empresa e o valor das acções, porque os accionistas funcionam como uma revista cor de rosa, os mexericos positivos fazem subir uma acção, os negativos funcionam ao contrário.

          Quanto à análise que fazes, deixa que te diga que de mercados financeiros não percebes o mínimo para estares a comentar.

          Então o Ballmer é despedido porque a Microsoft só subiu 32,5% de 2000 até hoje!!!? E que dizes da INTEL que em 2000 chegou a valer $147 e hoje mesmo está cotada a $22, explica lá esse fenómeno. Pela tua teoria os Administradores da empresa deviam ser fuzilados porque são uns incompetentes, a Intel não presta, não produz, etc e tal.

          Escuta, fala do que sabes, ok?

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Aposto que ainda não fizeste o Secundário.

          • Rui says:

            Realmente ainda estudo, mas no 3 ciclo – Doutoramento em Gestão pela UTAD. Sou gestar desde 1999. Fui controller, Director Administrativo e Financeiro e actualmente sou Administrador Financeiro. Fui aluno do saudoso Dr Domingos Cravo, talvez o maior expert de Contabilidade deste país, etc, etc.

            A ti não digo quem sou, mas ao staff do pplware não tenho problema algum em confirmar quem sou e a autenticidade de tudo o que aqui afirmo!

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Pode ser. A qualidade dos doutorandos tem caído muito. Parecem alunos do Secundário.

        • Rui says:

          Sabes porque é que o Warren Bufet não compra acções da Apple? E investiu antes na Microsoft, JP Morgan, etc….

          É que o senhor com mais de 80 anos, sempre preferiu comprar barato e apostar naquilo que tem quase a certeza (ou mesmo fé) que vai subir. Se reparares nenhum grande investidor aposta na Apple, porque todos consideram que está inflaccionada em relação ao que vale!

          Fiz-me entender ou é preciso um desenho?

          • Engate frustrado says:

            O sr. Benchmark do iPhone 5 é um triste, e dos utilizadores desde site que mais me da vontade mandar passear e fechar o browser. A idiotice é tremenda , e quem me dera que houvesse uma função ignorar

          • newJ says:

            O teu comentário é um pouco ridículo.. Respeitar opiniões é uma coisa mais inteligente do que não respeitar, por isso poë a mão na consciência..

          • Rui says:

            Dou-te totalmente razão, às vezes é preciso ignorar os cromos senão ainda levamos com a caderneta também pela frente.

            Mas não dixa de ser cómico ver alguém que é ignorante no assunto, dizer que o despedimento(?) do Ballmer deve-se a uma consequência (subida moderada das acções) em vez de falar das causas que levaram a uma subida mediana para o sector (diminuíção das vendas e do lucro).

            Não posso descer de nível, senão o benchmark dá-me uma goleada pela maior experiência 🙂

        • JJ says:

          Benchmark do iPhone 5… eu percebo o que estas a dizer. Mas do pouco que sei dos mercados bolsistas, uma empresa nunca foi avaliada pelo a percentagem de subir ou descer das acções.

          Se dizeres que o facto de uma acção começar a subir o valor, provocar uma onda de vendas, é verdade. Quem comprou barato, quer vender caro ou num valor mais alto.

          O preço das acções esta baixo, porque existe pouca procura nas mesmas. Mas isso não quer dizer que o Ballmer vai-se embora porque as acções estão baixas. Alias para os grandes investidores, as acções de uma empresa como a Microsoft estarem baixas, não é motivo de grande preocupação, antes pelo o contrario é motivo de irem comprando barato, pois tem a certeza que mais dia, menos dia, o valor das mesmas irá subir.

          Alem disso, pegando na tua analise, eu como um simples leitor da mesma, se tivesse dinheiro para investir, investia na Microsoft. E porque? Porque olhando para os ultimos 10 anos, vejo que é uma empresa estável e que o valor das acções, apesar de subirem devagar, sobem e pouco deixem. Ou seja, eu comprar acções da Apple ou da Google, tenho um maior risco de comprar a um preço hoje e amanha subir 50%, mas se não vender amanha posso correr o risco de perder 50% do investimento.

          Os grandes investidores, querem investimentos com uma estabilidade prevista e segura a longo prazo, para lhes assegurar rendimentos constantes. E as empresas que referistes, existe o risco de perda e ganho é igual. Enquanto da Microsoft, não existe tanto risco de perda.

          Outro ponto que temos de ver, é que a Google entrou na bolsa a 13 anos. Ou seja, enquanto a Microsoft já tem os investidores “garantidos” não precisando fazer ofertas no mercado, a Google anda a procura de investidores. Isto quer dizer, que a procura das acções da Google são muito superiores a da Microsoft, fazendo aumentar o preço das mesmas, porque os investidores já tem acções da Microsoft e não tem da Google e também querem.

          Por sua vez, a Apple era uma empresa adormecida no mercado em geral, com os lançamentos que fez nos últimos 10 anos, chamou atenção para si dos investidores, a procura aumenta… o valor das acções aumenta. Por outro lado a Microsoft, continua estável, não fez perder a credibilidade que tinha mas também nada houve para um aumento acentuado das acções, tendo assim um aumento normal do mercado a rondar os 30%… isto quer dizer que em media cresceu 3% por ano, o que em 10 anos não é nada mau, principalmente perante uma crise mundial. Isto prova que é uma empresa instável.

          O aumento das acções após este anuncio é normal, pois temos de admitir que o Ballmer nunca teve grandes fãs entre o publico em geral, e a possibilidade de surgir um novo CEO que possa ser do agrado do publico, juntamente com o breve lançamento do Win8.1 e da Xbox One (e outros factores que o publico em geral não tem conhecimento), motiva o mercado a comprar.

          Portanto, de todo, que não foi por uma questão bolsista que ele vai sair. Até pode ser um dos motivos, mas não o principal. Porque se fosse isso, ele já tinha saído, quando houve problemas com o Vista, que nesse campo esta pior.

      • Nunes says:

        @ Rui e Benchmark
        A cotação da Microsoft certamente não será a única razão para a saída de Ballmer, nem talvez a principal considerando que o seu valor é um reflexo das perspectivas sobre a gestão e desempenho da empresa! Mas não deixa de ser um factor, pois os accionistas que podem forçar a saída de Ballmer querem valorização das suas acções!
        O que terá levado à saída foi continuar a levar “tareia” dos concorrentes e a aposta no Windows 8 que está longe dos resultados que desejavam! Mais ter perdido o apoio incondicional do Bill Gates que era quem o aguentava como CEO!

  5. Mektub says:

    Steve Ballmer vai abandonar a Microsoft: um dia triste para o Linux

  6. André Gomes says:

    E agora!? Que vai apresentar de novo a Microsoft? Alguma coisa bombastica?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.