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Concorda com as provas de aferição do 2º ano em formato digital?

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Patinhas The Third says:

    Mas vai haver?

  2. SANDOKAN 1513 says:

    É evidente que não.Que opção ridícula.

  3. David says:

    20% não tem filhos… Realmente há uma doença pior que Covid19, chama-se acefalia.

  4. Zac says:

    Não estou contra as provas em formato digital pois vão ser o futuro podendo existir alterações ao formato da prova.
    Estou sim contra as condições que neste momento existem nas escolas, isto é falta de formação do pessoal docente, equipamentos e manutenção dos mesmos.

  5. Blockd says:

    Havendo equipamentos e boa rede, porque não em formato digital? O problema é a responsabilidade recair sobre os profs de TIC que terão esse peso caso algo falhe ou corra mal… As provas valem o que valem…

    • Nuno Santos says:

      Eu sou contra e sim tenho filhos a estudar. Primeiro é segundo ano é quando eles adquirem as bases para que a partir do terceiro até ao sexto possam aplicar, depois temos a situação de professores a meterem baixa por tudo e por nada é depois acabamos de os ver na TV nas greves (sim aconteceu na escola da minha filha) e por fim os professores mais antigos (e não digo todos) não lhes dão formação para a resolução de problemas dos pcs. Por fim temos as TIC que as vezes mal sabem o que fazem vi isso o ano passado e este ano em que pcs avariam ou as contas escolares dos miúdos bloqueiam e eles demoram 3 meses a repor 1 PC.
      Dito isto a minha filha com 7 anos sabe mexer melhor em pcs que muitos profs de TIC além de ter uma facilidade de aprender em mexer, mas sim sou contra estas provas em formato digital.

  6. compro essa também says:

    Estão a esquecer a ciência ou a deturpar as mesmas ciências … é simplesmente só mais negócio … será assim tão difícil de ver isso ?

  7. Lecas says:

    que foi efectivamente feito em relação ao equipamento das escolas e alunos, se há um diagnóstico dos meios operacionais e se houve o cuidado de fazer mais do que registar entregas para anunciar o valor de 86% que fez o ministro Costas. Entre outros malabarismos.

    E também espero que não adiram, sem a devida crítica, à “narrativa” que por aí vem em relação ao que começa a tornar-se infelizmente irremediável: semanas de perturbação no trabalho das escolas em troca de um experimentalismo “modernizador” com pouco ou nada de vantajoso para os alunos. Pior… de um experimentalismo incompetente.

    Sei que pareço um disco riscado, mas é porque não gosto que ande por aí gente a armar-se em desentendida ou a queixar-se apenas quando o fogo lhes chega ao dito cujo. Ou que depois apareçam a dizer que era imprevisível. Ou que correu assim ou assado por causa dos professores.

    Por isso, falta a alguma comunicação social fazer o tal resto do caminho, para além das conveniências, da propaganda e das queixinhas em off do ministro calimero.

  8. Lecas says:

    Desagrada-me repetir ladaínhas e argumentações, mas há essa necessidade, mais vezes do que as que gostaria. As provas de aferição, nesta versão costista para iludir pategos, é um dos temas que há anos me leva a tentar explicar que, a partir da dada altura, só engole a propaganda quem quer ou quem faz por acreditar quem as critica só o faz por má língua. Estas provas, (re)criadas para dar a ilusão que há uma avaliação externa ao longo do Ensino Básico, servem para muito pouco, muito menos para “aferir aprendizagens” a nível nacional. Desde logo porque ninguém as leva muito a sério, por não terem qualquer peso na avaliação e apenas produzirem uns relatórios que grande parte das famílias e a larga maioria dos alunos não entende. e até me podem dizer que são muito levadas a sério pelos processos de auto-avaliação de algumas escolas, mas eu gostaria de “monitorizar” esse processo. Se não se limita a uma análise epidérmica e recomendações chapa-5 na lógica da promoção do “sucesso”. Por outro lado, pedir provas deste tipo a alunos do 2.º ano – para quem criticava as feitas no 4º ano – é algo que só lembra mesmo a mentes iluminadas a petromax.

    Mas vamos acreditar, por piedade e para bem das consciências, que são levadas a sério por quem as faz e por quem analisa os resultados. Nesse caso, haveria que as fazer com alguma consistência ao longo do tempo, em termos de critérios e de condições de realização. É verdade que a pandemia se meteu de permeio, mas talvez por isso mesmo, uma “aferição” consistente seria de considerar, antes de se partir para uma mudança significativa das tais condições de realização. O que acontece com a universalização apressada das provas em suporte digital. Porque estas provas, nas condições em que se vão realizar, como já escrevi há semanas, não irão fazer qualquer “aferição” do que os alunos sabem (ou não) nas disciplinas “aferidas”.

    Não estou contra provas de aferição para levar a sério (com algum peso na avaliação, não meramente simbólico como propôs Marçal Grilo há poucos meses), nem contra o recurso à digitalização de parte das provas, desde que tudo seja devidamente preparado e não apenas implementado para cumprir calendários políticos. Ora, o que se está a passar este ano é um completo disparate. Com a conivência de muita gente que tem a obrigação de saber mais e melhor disto do que eu, até porque há quem tenha acesso privilegiado a informações que o vulgo zeco só consegue graças a gente simpática que ainda partilha o que vai sabendo.

    Na semana que finda, veio apenas uma das muitas cerejas estragadas que vão cair em cima de bolo torto. O manual para aplicação de provas que começam no dia 16, chegou dois dias úteis antes da sua aplicação, implicando um trabalho de muitos milhares de horas. O Arlindo foi dando conta das dificuldades na instalação do aplicativo e eu publiquei o dito manual no final de 5ª feira, mas a larguíssima maioria dos docentes (e das direcções que que fechem o expediente às 17.00) só o terá sabido na 6ª feira. O que é absolutamente impensável.

    Se as provas de aferição neste modelo já servem para pouco, neste modelo digital, mal preparado a vários níveis, só poderão servir como diagnóstico do que é necessário fazer nos próximos anos. O colapso só não será total, porque há demasiada gente com síndrome de Estocolmo nas escolas. Mas acreditem que o que correr mal será atirado, pela tutela, para cima das escolas e professores, até batendo palmas à greve em decurso, pois servirá para encobrir muitas falhas do ministério.

    Ontem à noite, Andreia Sanches escrevia no Público que “as provas de aferição mereciam melhor tratamento” e eu só posso concordar, mesmo se acho que esta percepção peca por tardia. Só espero que, daqui para diante se vá em busca das razões para esse mau tratamento e se tente saber o que foi efectivamente feito em relação ao equipamento das escolas e alunos, se há um diagnóstico dos meios operacionais e se houve o cuidado de fazer mais do que registar entregas para anunciar o valor de 86% que fez o ministro Costas. Entre outros malabarismos.

    E também espero que não adiram, sem a devida crítica, à “narrativa” que por aí vem em relação ao que começa a tornar-se infelizmente irremediável: semanas de perturbação no trabalho das escolas em troca de um experimentalismo “modernizador” com pouco ou nada de vantajoso para os alunos. Pior… de um experimentalismo incompetente.

    Sei que pareço um disco riscado, mas é porque não gosto que ande por aí gente a armar-se em desentendida ou a queixar-se apenas quando o fogo lhes chega ao dito cujo. Ou que depois apareçam a dizer que era imprevisível. Ou que correu assim ou assado por causa dos professores.

    Por isso, falta a alguma comunicação social fazer o tal resto do caminho, para além das conveniências, da propaganda e das queixinhas em off do ministro calimero.

  9. Tacio says:

    Quando você lê “mais pequeno” no conteúdo do site fica em dúvida se vale a pena reaponder a pesquisa.

  10. says:

    Entre um governo obcecado com estatísticas e powerpoints (mesmo sem saberem o que estão a fazer) e grande parte do nosso parque museológico (leia-se professores) que se tornou a educação em Portugal, assim vai a nossa educação. Longe vai o tempo em que o professore o era por vocação e empenho. Ainda haverão alguns, certamente e devo louvar. Mas há uma grande diferença entre ser professor e ser Professor. Infelizmente poucos Professores conheci durante a minha vida. E agora a vida escolar do meu filho. A escola está minada por professores que estão mais preocupados em picar o ponto do que em educar e orientar as crianças. Curiosamente, numa altura me que tanto greve (terrorismo????) se tem feito em Portugal “a favor da educação”, a maior reivindicação é “contar o tempo de serviço”, como que se os senhores professores fossem mais que os outros… Desculpem, são. Na verdade, chega-me às férias da Páscoa e é vê-los nas esplanadas e nos areais. Mas as férias são apenas dos miúdos. Chega-se a julho e já fazem fila para a praia, mas continuam certamente a cumprir 25 horas letivas e 10 não letivas nas escolas cada semana. Conheço vários Professores do privado que não anda pelos areais em Julho ou na Páscoa. Sim, esses malvados dos Professores do privado que até têm o desplante de ganhar menos que os do público e se esforçam a trabalhar! Até dão mau nome à profissão.

  11. compro essa também says:

    Quando nada se sabe o melhor é estar caladinho, isso de confundir a árvore com a floresta tem nome e talvez nem isso tenha aprendido quando “andou” na escola.

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