Alan Turing – Pai da Ciência de Computadores Moderna

Por Tomás Santiago para Pplware.com

Destaques PPLWARE

38 Respostas

  1. Marco B. says:

    Excelente artigo, proximo? Charles Babbage?

  2. jAugusto says:

    Ok Ok mas o gajo que inventou a Enigma tb não era mau de todo!

  3. Manuel says:

    Bom artigo, o personagem merece. São histórias que o tempo apaga, mas que na realidade mostram o tempo. Infelizmente a história tem tantos destes vídeos esquecidos, como valoriza pelos que não valem nada.

  4. RM says:

    O filme ‘The Imitation Game’ é sobre esta história e é um bom filme.

  5. sebastian says:

    Alan Turing não desenhou a Bomba – isto foi criada na Polónia vários anos antes da Segunda Guerra Mundial. O autor deve pesquisar mais sobre os matématicos polacos que decifraram a Enigma.

    • Vítor M. says:

      Os polacos têm uma participação diferente, mas não essa.

      • Tomás Santiago says:

        A Bomba foi efetivamente baseada numa máquina polaca de desenvolvida anteriormente, mas era extremamente mais avançada.

      • sebastian says:

        Os polacos inventaram o termo “bomba” por causa daquele tiquetaque. Também ensinaram Turing como constuir essas máquinas. É verdade que ele prosseguiu o trabalho (de vários anos) dos matemáticos polacos e criou bombas ainda mais complexas, mas sem ajuda deles teria sido impossível decifrar o código.
        Qual então a participação dos polacos?

        • Vítor M. says:

          Ensinar não diz que ensinaram, nem ele diz que foram os polacos que ensinaram nem diz nalgum sítio com total firmeza que foram eles que ensinaram. Há informações que os polacos estavam a desenvolver trabalhos nessa área e que, possivelmente, Turing terá usado esses trabalhos para prosseguir o dele e concluir, ele som concluiu e decifrou o código. Mas afinal quem pode afirmar com total propriedade? Quem apresentou o resultado final?

          É que depois do batizado feito, não faltam padrinhos. Por mim, como deves perceber, chega-me o que ao nível documental prova o resultado final.

          • sebastian says:

            Não concordo enquanto à Enigma. Parece-me muito simplificado. Já não é nenhum segredo que Turing prosseguiu o trabalho dos três matemáticos que foi interrompido por causa da iminência da invasão alemã . Isto é um facto histórico. Podem consultar este artigo:
            http://www.bbc.com/news/magazine-28167071

  6. nuno b says:

    devia aparecer em todos os livros escolares sobre a a 2ª guerra mundial.
    ser relembrado será uma grande justiça.

  7. Jorge Carvalho says:

    Digital ou Analogico ?!

    Abc

  8. George Orwell says:

    Curioso como os britânicos, em pleno sec. XX, iam exterminando ou prendendo talvez o seu maior génio depois de Isaac Newton, Stuart Mill e Michael Faraday, logo aquele que faria pender a guerra para o lado britânico. Ficaram-se pela castração química.

    Na verdade, é absolutamente fantástico como alguém, humano (?), representando um estado, se possa arrogar de um qualquer direito para, prepotente e cobardemente, infligir ao seu próximo uma pena que nada tem de retributivo ou preventivo, ainda mais um estado imbuído da religião cristã anglicana para a qual, no seguimento do quinto mandamento do decálogo ou lei mosaica, deveria ser evitado tudo aquilo que tende a prejudicar a saúde e colocar em risco a vida (Job 2:4; 1 Tm 5:23), uma vez que só Deus é Senhor da vida humana.

    Não espantará pois que Churchill tenha perdido umas eleições logo após ter dado a vitória aos britânicos.
    E também não espantará que, tendo os britânicos pedido o apoio dos parceiros da União Europeia para a invasão do Iraque e implantação por via da força das chamadas primaveras árabes, agora decidam dar o “brexit” deixando a Europa a braços com a maior vaga de refugiados desde a segunda guerra mundial, para a qual muito contribuíram. ”It’s fair”.

    Quanto a Alan Turing, este é a prova cabal de que a necessidade aguça o engenho ( “Necessity is the mother of invention“ )

    Excelente este trabalho de Maria Inês Coelho, na eloquência proporcional à genialidade de Turing.

  9. gonçalo says:

    Excelente artigo, parabéns

  10. me and me says:

    o filme sobre este homem e a invenção da sua maquina é muito interessante.
    foi incrível como um grupo de matemáticos criou uma maquina tao fantástica e com tao pouco conhecimento do que andavam a fazer.
    eles literalmente inventaram a ciência computacional.

    pena que ele so tenha sido reconhecido como o pai dos computadores tao tarde na historia, 2011 se nao me engano, e ate essa data ninguém sabia que os ingleses tinham quebrado a maquina criptográfica dos alemães.

    vergonhoso foi terem castigado um homem tao inteligente por ser homossexual e que o tenham condenado a castração química… sim isso mesmo….

  11. Gonçalo Costa says:

    Sempre me interessei por este assunto. Poderia haver um artigo sobre o John von Neumann e o seu projeto “Construtor Universal”? Seria bastante interessante

  12. Pedro Sousa says:

    Parabéns, gostei muito.
    Quem será o senhor que se segue?

  13. Carlos says:

    Nao foi Turing que desvendou segredo do enigma.embora a sua contribuicao para a tecnologia de hoje em dia foi fundamental . Por favor investiguem a historia e nao se baseam apenas num argumento de filme

    • Vítor M. says:

      Calma, não é bem assim, não é só pelo governo polaco dizer que se tornar real. Segundo praticamente todos os documentários baseadas nos documentos da época, foi Turing que efectivamente decifrou a Enigma, como diz nesse link que o Varlos deixou, poderá ter sido ajudado por uma investigação em curso que os polacos estavam faziam à altura, mas nada prova que a máquina final e toda a documentação findo mso fosse Turing a apresentar como seu.

      Não basta dizer, têm de provar.

  14. city says:

    Muito bom artigo.
    Uma das maiores mentes do seculo XX, possivelmente a que mais influencia tem no nosso tempo da era da informação.

    Sugestão, que tal um artigo sobre o homem que realmente desenhou e construiu a maquina, Tommy Flowers!

    https://en.wikipedia.org/wiki/Tommy_Flowers

  15. Jose Neves says:

    Mto bom artigo 😉

  16. Allez says:

    E um dos pais da teoria do caos! A teoria matematicamente mais completa (e bela) para explicar a complexidade do universo.

  17. Homo Erectíssimo says:

    Um dos maiores génios de todos os tempos !!

  18. Suricata says:

    Alan Turing foi um grande génio, sem dúvida, mas pelo que vi no filme teve uma ajuda inesperada no esforço para construir uma máquina que devolvesse resultados em tempo útil. Na altura todas as mensagens alemãs terminavam com “Heil Hitler” o que permitiu afinar a dita máquina… O karma é lixado 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.