Operação A171: Polícia Judiciária com grande operação de cibercrime
A Polícia Judiciária, desencadeou no dia de hoje uma vasta operação de combate ao cibercrime, procedendo ao cumprimento de 38 mandados de busca domiciliária e não domiciliária e à detenção de 26 indivíduos, 21 homens e 5 mulheres, pela prática dos crimes de burla informática, falsificação de documento, falsidade informática, acesso ilegítimo, branqueamento de capitais e associação criminosa.
A operação decorreu em vários concelhos do país e envolveu investigadores e peritos da Polícia Judiciária.
Polícia Judiciária: modus operandi associado é conhecido como phishing bancário
O grupo criminoso atuou durante vários meses e terá lesado centena de vítimas, causando um prejuízo superior a milhões de Euros. Quer as vítimas quer o valor do prejuízo causado tenderão a aumentar porquanto ainda falta identificar alguns inquéritos relacionados com esta atuação criminosa.
O modus operandi associado é conhecido como phishing bancário e consiste no envio massivo de mensagens, SMS ou e-mail, com aparência de remessa por uma instituição bancária, contendo um texto padrão que induz a vítima a aceder a um endereço eletrónico. Posteriormente, as vítimas eram redirecionadas para um website semelhante à página do seu banco onde colocavam as suas credenciais de acesso do seu serviço homebanking.
Para garantir o sucesso do crime, as vítimas eram depois contactadas por chamadas de voz, por indivíduo que se fazia passar por funcionário bancário, mas cujo único propósito era enganar e validar as transferências bancárias ilícitas que tinham sido efetuadas, ou para “contas Mula” previamente abertas, para compra de cartões de crédito recarregáveis, ou compra de divisas estrangeiras, facilitando o branqueamento dos proventos obtidos.
Os detidos serão presentes à autoridade judiciária competente para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
A Polícia Judiciária é uma das organizações policiais responsáveis pela investigação criminal em Portugal, vocacionada para o combate à grande criminalidade nomeadamente ao crime organizado, terrorismo, tráfico de estupefacientes, corrupção e criminalidade económica e financeira
Este artigo tem mais de um ano
O meu email mais antigo de cenas banais (jogos, forums etc) registado na Outlook, já recebeu mais entulho á uns anos, depois de ir filtrando e bloqueando alguns, ainda recebo uns 10 spam’s por mês.
Recentemente recebo ofertas de Milhões resgatados não sei de onde (millions vem em inglês) nem leio, e e-mais que dão conta de acesso indevido á minha conta do Mercado Livre em pt-br (que não existe, nunca criei).
Mas a culpa é das empresas/sites não protegerem devidamente os dados (bancos de dados lá como chamam a isso) que mesmo fechado a 7 chaves, há sempre xicos-meliantes que corrompem os dados.
Sendo assim, tudo depende de nós, temos que ter noção que ao registarmos numa plataforma, a mesma pode não ser segura a guardar os nossos dados. Pois quem acessa a base de dados com e-mails, acessa a muitos mais dados nickname, password (encryptada penso), etc etc…
No global, que eu saiba é difícil termos problemas do género com sites do governo, da Google etc, desde que tenhamos dupla autenticação já é uma boa trava.
Agora registos em jogos, foruns, sites “duvidosos”, é muito provável os mesmos serem hackeados mais tarde ou mais cedo. Daí que convém termos um só email para esse efeito (eu chamo de email de lixo kkkk, e ajuda se pelo menos não repetirmos as passwords em todos os registos kkk).
Enfim, espero que a polícia apanhe tudo, e faça os pagar pelos crimes. Agora, maioria dos criminosos desses “esquemas da net” está no nosso “irmão”, Brasil.
E sim sei que 75% dos leitores sabe isto de trás pra frente kkkkkkkkk fica para os 25%
Eu não consigo perceber como é que alguém clica num link que vem num email e mete lá as credenciais.
Já para não falar que tiram foto ao cartão matriz e mandam tb a foto do cartão..
Da mesma forma que tb não percebo como é que alguém vai ao MB e mete o número de telefone dum desconhecido no seu mbway ou então que dá os códigos….
Isto realmente é asnos por todo o lado.
Qualquer encantador de burros vendedor de banha da cobra vai longe neste país…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Há uma data de pessoas que nunca se actualizaram com a tecnologia. Se a tua vida for toda fora da tecnologia e só fores ao mail/conta bancária de tempos a tempos também não adquiriste conhecimentos.
AlexS, eu no outro dia tinha um problema.
A luz estava sempre a ir abaixo.
Eu até podia começar a inventar e mexer aqui e ali mas como reconheço que não domino a área da electricidade decidi chamar quem perceba.
Reconheci que se fosse mexer ali sem saber o que estava a fazer ainda me podia aleijar ou fazer algum incêndio.
Era um fusível fora de casa, o problema..
Não sei, não mexo.
Simples…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Eu não consigo perceber como é que os bancos não usam 2FA ou usam 2FA via SMS explicita, andam a brincar com o dinheiro dos clientes.
Há bancos que usam 2FA
É que não deve ser preciso muito para alguém mal intencionado com algum tipo de ligação interna ao sector bancário e aos operadores de telecomunicações fazerem um movimento de conta não autorizado.
É sabido que os ladrões tem muitas vezes ajuda interna e os bancos são os ases da segurança a julgar pelo reportado que o Salgado transferia milhões com uma simples ordem telefónica, ainda mais fácil de quebrar do que as passwords dos emails do Sporting: “SCP”.
Isto faz-me lembrar os fulanos que vendem internet.. quando me ligam perguntam sempre o meu nome..
Se não me ponho fina até o código do home banking me pedem..é preciso ter cuidado!!!
E eu respondo sempre..
“é 2 nomes”:
Buda
Peste