Opera lançou versão WebKit para Android do seu browser
A Opera já tinha anunciado a sua mudança para o motor de browser WebKit.
As razões apresentadas para esta mudança prendiam-se fundamentalmente com a facilidade de utilização do WebKit e os bons resultados que tinham obtido com o Ice, um browser para iPad já assente neste motor.
Os primeiros resultados desta mudança e dos desenvolvimentos feitos surgem agora na primeira versão deste novo browser, criado e disponibilizado para já apenas para o Android.
Esta primeira versão, ainda em Beta, mas já plenamente funcional, apresenta uma mudança grande face ao que os utilizadores estavam habituados. Não é uma mudança radical, mas já se vê perfeitamente a presença do WebKit e do seu look.
A maior alteração que pode ser vista é a diferença de velocidade que este novo browser disponibiliza. A razão desta melhoria está na utilização do WebKit. A Opera não removeu totalmente o Opera Mini, que é usado quando os utilizadores pretendem velocidade na navegação.
Outra grande novidade é a funcionalidade Descobrir. Esta permite aos utilizadores terem acesso a propostas de conteúdos para navegarem, sempre baseado no seu perfil de navegação e nos sites a que acedem.
Claro que a integração com o WebKit permite também ter a tradicional pesquisa pela barra de endereço e o private browsing.
O Opera apresenta agora um novo Gestor de Downloads, que permite que de forma fácil e rápida acedam aos conteúdos que descarregaram da Internet.
Os vossos favoritos passam a estar numa nova página, o Speed Dial que simplifica o acesso a esses vossos links preferidos.
Outra característica que estávamos habituados no Opera Mini e que foi transposta para o novo Opera é a possibilidade de termos uma optimização dos conteúdos transferidos para os nossos equipamentos. No novo Opera chama-se Modo todo-o-terreno e pode ser activado a qualquer momento.
Esta função permite que os conteúdos que pretendemos aceder sejam melhorados e optimizados pela Opera e servidos de forma a minimizar o consumo de dados.
A mudança que a Opera começou agora a fazer vai dar mais espaço para que os seus programadores consigam dar ao seu browser as funcionalidades diferentes e que vão tornar o Opera único.
Este é com certeza apenas a primeira amostra do que a Opera tem preparada para a mudança. Para breve devem surgir as primeiras versões para os sistemas operativos de Desktop e depois para o iOS.
O caminho está trilhado e resta apenas à Opera fazer aquilo a que se propôs. Abandonar o Presto, abraçar o WebKit e tornar o seu browser ainda melhor, recorrendo ao novo motor e a tudo o que desenvolverem.
A sua base de utilizadores, anunciada como sendo mais de 300 milhões, espera ansiosamente o que o futuro trará desta empresa Norueguesa. Tem sabido manter o seu browser na competição contra os gigantes da indústria e com excelentes provas dadas.
Download: Browser Opera beta
Homepage: Browser Opera beta
Este artigo tem mais de um ano
Parabéns pelo artigo.
Dá para actualizar “directo” ou será necessário desinstalar a versão que já tenho?
Já agora Pedro, como fazes os printscreen daquelas imagens?
Quanto às imagens é muito simples de fazer.
Chamas o Hugo Cura pelo MSN ou Skype e pedes as imagens que queres…
O problema é apanhar o Hugo on-line.
Parece-me que não entendeste a pergunta do Leonel!
Ele perguntou como tirar “printscreens” do ecrã do telemóvel!!
Claro que entendi, mas resolvi fazer uma piada que não me parece ter assim tanto mal.
De qualquer modo o Hugo já respondeu da forma correcta…
Leonel, depende do smartphone.
Se tiver o Android na versão 4.0 ou superior, basta premir a combinação de teclas Power+Vol-. Se for Samsung, é Power+Menu. Se for um Galaxy S3 é só passar com a mão sobre o ecrã, num movimento horizontal (com a mão aberta e na vertical).
Se a versão for inferior a 4.0, a ROM pode suportar nativamente ou não.
Caso não suporte, e se o equipamento tiver acesso root, há várias aplicações que o permitem fazer. Caso não tenha acesso root, é necessário utilizar o SDK do Android (basta fazer o download, abrir a aplicação certa e ligar o telem ao PC por USB, com depuração por USB activada).
É isso mesmo!
Obrigado Hugo e Pedro! 😉
Alguem sabe se o safari ou chrome tem este sistema para ios?
Óptimo browser, estou a usar neste momento é gosto muito da sua fuideza o único problema na minha opinião é mudar as tabs pois o sistema e um pouco lento… Anyway parabéns Opera.
Eu estou é mesmo à espera que chegue a nova versão para Desktop do novo browser da Opera.Nunca mais chega,porra.Uma coisa é certa:é neste mês de Março que ele está pronto para o utilizador final.Pelo que já li,este novo browser já vai integrar o novo motor WebKit(o motor base do Google Chrome e do Safari),e vai prescindir do seu,o Presto.Penso que será melhor,pois já li especialistas a dizerem que mais tempo menos tempo,todos os browsers terão o WebKit como motor padrão.Anda lá,novo browser,vê se apareces pois já estou mortinho à tua espera 🙂 Quero-te mexer 🙂 🙂
Boas e parabéns pelo artigo.
Já experimentei, e como ainda tem algumas arestas por limar (já por isso se chama Beta), mas pelo que vi acho a interface antiga mais funcional em smartphones, e bastante mais fluída, mas também posso ser eu, já que o meu telemóvel não é nenhuma bomba.
Agora acredito que este Opera seja muito mais prático de utilizar que o antigo, num tablet. O antigo não é bem optimizado para aquela “form factor”, penso eu!
Cumps.