Opera já tem versão do seu browser baseada no Chromium
Quando a Opera anunciou a decisão de mudar a base do seu browser para o Chromium muitos anteciparam o fim deste browser e um deteriorar de tudo o que o tornava único e singular.
Foi uma decisão difícil a que foi tomada em abandonar o Presto e abraçar o projecto open-source, mas que teve de ser tomada para conseguir manter os elevados padrões de qualidade a que o Opera nos habitou.
Estava prometido para breve a disponibilização da primeira versão do Opera baseada no Chromium e agora a mesma foi lançada. O Opera já está a usar o motor do Chromium!
A versão que inaugura esta mudança é a versão 15 e a Opera promete novas versões a cada duas semanas, na mesma linha de desenvolvimentos que a a Google e a Mozilla nos habituaram.
Esta nova versão do Opera pode ser usada um paralelo com qualquer outra versão que tenham instalada e assim vão conseguir ver em primeira mão o caminho que está a ser seguido e que será o futuro do Opera.
Claro que ao ser usado o motor do Chromium existem algumas semelhanças a nível da interface com os browsers que também o usam. São óbvias as semelhanças com o que o Chrome nos apresenta, mas que se limitam á interface.
Ao aproveitar o Chromium para a sua base, o Opera consegue aproveitar todas as melhorias que existem a nível de velocidade de processamento e de renderização de páginas, bem como o motor do JavaScript e outras.
Para já apenas esta nova versão do Opera está apenas disponível para testes no Windows e no Mac, esperando-se para breve uma versão para Linux.
A equipa de programadores do Opera não se limitou a criar uma nova imagem baseada no Chromium e transportou para esta nova versão alguma das funcionalidades que o tornam único.
Opções como o modo todo-o-terreno que vão permitir navegações mais fluidas em situações com pouca largura de banda ou o Speed Dial que irá permitir arrumar de forma melhor os seus favoritos.
Outras novidades, como a Pilha, vão permitir que arrumem os vossos sites favoritos e que lhes acedam rapidamente, da mesma forma que o fariam com os favoritos.
Foram mantidos os temas e as extensões, se bem que estes elementos necessitam de ser reescritos e adaptados para o novo browser.
A Opera iniciou o processo de mudança do seu browser para libertar tempo e investimento que estava a gastar na manutenção do Presto. Vão assim ficar livres para investir ainda mais na melhoria do Opera e canalizar esforços para o tornar ainda melhor e mais capaz, sem terem de se preocupar com o resto.
Esta nova versão pode ser já descarregada por todos directamente do site do Opera e testada. Vejam o que este browser tem para oferecer e comparem com o que tinham.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows / Mac OS X
Download: Opera [Windows]
Download: Opera [Mac OS]
Homepage: Opera Next
Este artigo tem mais de um ano
Sendo assim dos grandes browser (FF,IE,CHROME,SF,OP)
3 usam motor baseados no webkit
2 usam motor independentes (Gecko e Chakra)
Será que o FF vai acabar por usar Webkit ?
Acho que não mas o tempo dirá.
com o projecto ( blink http://www.chromium.org/blink ) vai desviar um bocado do webkit, apesar de ter muitas das mesmas bases.
Desculpa “Markzor”,mas qual é o browser “SF”?Os outros sei mas não sei qual é o “SF”.Podes-me responder se puderes?Um abraço e muito obrigado.
deve ser Safari não?
Excatamente.tens toda a razão.Eu nem me lembrava 🙂
Safari?
SAFARI
Suponho que seja Safari
Safari-Cola
Já marchava 😀
“…e a Opera promete novas versões a cada duas semanas, na mesma linha de desenvolvimentos que a a Google e a Mozilla nos habituaram.”
Vou mudar-me pró ie. 🙁
Nunca entendi qual é o problema das pessoas com as actualizações, preferem ter as coisas paradas no tempo ou a funcionar com tudo o que é mais recente?
Se for versões do opera quinzenal tipo 15.0.1, 15.0.2, 15.1.0, 15.1.1, 15.1.2, 15.1.3, 15.1.4, 15.1.5, 15.1.6, 15.2.0,… ainda é naquela, agora se for uma versão nova a cada quinze dias, e no caso do FF sempre que há uma nova versão, umas extensões deixam de funcionar, é muito chato.
Muda para o chrome… Nunca tive problemas com as extensões e nem me apercebo das actualizações. Com o FF também me está sempre a pedir para actualizar as extensões, principalmente o firebug. Quanto às actualizações frequentes, é importante ter o browser sempre actualizado, uma vez que os principais problemas de segurança estão relacionados com browsers desactualizados!
@Chakra
Internet explorer usa o Trident e não o Chakra
Chakra é para o javascript apenas.
Trident Splash? 😛
Era para o Marzkor
enganei-me
Sempre utilizei o Chrome porque era leve e simples, mas depois de exprimentar este novo Opera… adorei!
Opera predefinido
Sabem de alguma forma de sincronizar os favoritos entre o Opera e o Chrome? O Xmarks, pelos vistos, ainda não está disponível para Opera, o que é uma pena. Mas não encontro alternativa. Basicamente, é o que me falta para usar mais o Opera :/
Não tem favoritos? Não estão a pensar em introduzi-los ou ainda faltam opções?
Eu espero que seja a segunda opção, espero tambem que eles na versão final voltem a por as funcionalidades todas qu “tiraram” neste beta
Já agora,o artigo está muito bem feito.Penso que como disseram é uma versão em teste,por isso é só o Opera Next,versão 15.0.1147.18,ainda não é a final.Eis o url:http://my.opera.com/desktopteam/blog/opera-next-15-0-released Já agora,também a equipa do Opera preparou um cliente Mail novo,do já existente,que era o M2,inserido no browser.Este cliente novo de Mail do Opera pode ser executado à parte do browser,pois já é externo(penso que como o Thunderbird da Mozilla).Tanto para Windows como para Mac.
..e Linux 😉
Assim de repente parece ter menos opções; Não estou a ver como altero a página inicial nem como adiciono a barra de marcadores ou ainda como adiciono mais botões à barra de ferramentas. Também preferia a lista de downloads da versão anterior
E eu não estou a ver como executar o Opera link para sincronizar o Speed Dial, Favoritos, Palavras-passe, etc… Isto não me agrada nem um pouco!!
Apos 5 anos a usar opera ou mudam muito do que vejo ou mudo eu . Quem usa opera é porque gosta de algo diferente não de copias
Por acaso já experimentei o Opera tanto em Windows e Linux, mas sinceramente nem gostei nem desgostei porque usei durante pouco tempo lol agora o que senti mesmo falta foi não ter o Xmarks para instalar. :S Pronto mas isso também não é culpa do pessoal da Opera!
E venha de lá esse cliente de email em separado….
Opera mail ja esta disponivel.
Sem xmarks é inutil 😀
Muito bom mesmo, mas sinto a falta do Wand, o gerente de passwords único que apenas o Opera possuia…Isso e o excelente speed dial era o que me fazia ir ao Opera… agora é mais um chrome, como temos tantos outros.. temos Opera, Chrome, Chromium, Yandex etc etc etc… mas tá porreiro, é bom para quando uma pessoa se farta do chrome por ficar lento ou assim, muda-se para o Opera que tem a mesma preformace em principio… quando se fartar do opera vai se para o Yandex e faz se uma roleta de browsers….
eles que implementem o Wand nesta nova versao e fica um browser suberbo!
Não tem favoritos ainda e não permite personalização a não ser os temas – isso é muito ruim pra quem está acostumado a personalizar o seu navegador. Se for assim terei que migrar para outro!
CHAMA-SE BLINK!! É BASEADO NO BLINK!!
Pois … 🙂
Mas tenho que concordar que está rápido e o novo speed dial ficou excelente e talvez resolva o problema da falta de favoritos.
Mas parece um novo Chrome em muita coisa e isso não é bom – uma das únicas coisas boas que o Chrome tem é a velocidade.
Já o instalei e experimentei e a diferença deste para o 12 é impressionante, a fluides das páginas é muito melhor, pesa menos no pc esta nova versão.
Sem dúvida!!Por acaso está muito mais rápido.Uma pessoa não pode fazer nada.Se eles(equipa do Opera),acharam que deviam abandonar o Presto em detrimento do novo Blink,que há-de uma pessoa fazer?Temos que nos conformar.Até eu,que sou um doido por browsers,acho que já há muitos browsers baseados não no Blink,mas no Chromium,o que até já dá fastio.Cada vez que se vai a um website de browsers(tipo Softpedia/Softonic)lá aparece mais um novo sob a arquitectura do Chromium.E falo sob a arquitectura do Chromium como no motor Gecko da Mozilla.Há tantos,fogo.Fora aqueles tipo o Avant Ultimate e o Lunascape,que até usam três motores diferentes para o consumidor escolher o que quiser:[IE (Trident)+Firefox (Gecko)+ Chrome+Safari (Webkit)].
chrome (blink)
why?
É o meu browser de eleição! Fico ansioso e curioso com as novidades que aí vêm 😛