ON/OFF: Férias e Smartphones
Como utilizam os Europeus o smartphone em viagem.
A utilização de tecnologia móvel em viagens é cada vez maior. Actualmente, 9 em cada 10 turistas europeus usam o smartphone durante as suas férias e os números não param de crescer. O smartphone em viagem serve para encontrar informação local, para partilhar fotos nas redes sociais, para fazer compras e reservas online e muito mais.
Para perceber melhor o comportamento dos turistas face à utilização do smartphone durante as viagens, a eDreams, agência de viagens online, elaborou um relatório com base numa sondagem feita via Facebook em vários países europeus, incluindo Portugal.
No passado mês de Dezembro, a agência de viagens online, eDreams, disponibilizou nas suas páginas de Facebook em Portugal, Espanha, Itália, França, Reino Unido e Alemanha, um questionário a fim de perceber a relação que os turistas têm com os dispositivos móveis, nomeadamente com o smartphone, durante as suas férias.
Os resultados confirmaram o que todos nós já sabemos, que estamos cada vez mais dependentes destes equipamentos e que o acto de desligar o telemóvel para não ser incomodado durante o tempo de descanso e lazer já deixou de fazer parte da vida de muita gente.
Antes de sair do aeroporto tira-se um selfie com o avião de fundo, à chegada ao destino deixa-se um post no Facebook a avisar que chegou e está tudo bem, chega-se ao Hotel e procura-se um restaurante na zona para jantar, depois fotografa-se e partilha-se no Instagram a refeição. No dia seguinte procuram-se os melhores locais para visitar... e é assim durante uma semana sempre de smartphone na mão.
De uma forma geral são os jovens adultos que parecem não dispensar o smartphone durante as férias, já que 62% dos que responderam ao inquérito tinham idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos e 28% entre os 33 e os 45. A juntar a estes dados há que referir que 56% das respostas foram dadas por homens.
Segundo os resultados do inquérito, apenas 1 em cada 10 europeus dispensa a utilização do telemóvel durante as férias, demonstrando isto que os turistas não querem estar totalmente desligados durante as suas viagens e consideram o dispositivo essencial nas suas vidas. Por exemplo, 15% dos inquiridos admitem utilizar o smartphone durante as férias a cada hora, 57% várias vezes ao dia e apenas 13% nunca ou quase nunca pegam no telefone.
E para que serve o smartphone sem acesso à Internet? Para muito pouco, por isso a escolha do hotel, na grande maioria dos casos, é influenciada pela existência de ligação Wi-Fi.
Enquanto que a maioria dos inquiridos dá várias utilizações ao smartphone, como estar em contacto com os familiares e amigos, tirar fotografias, pesquisar informação, ver mapas e direcções e até fazer compras, os italianos e alemães utiliza-no maioritariamente para pesquisa de informação na Internet.
Apesar de 76% dos turistas estar permanentemente ligado ao Facebook durante as suas férias, existem ainda 13% deles que não acede a qualquer rede social. Depois, existe uma série de outras aplicações úteis durante as viagens, sendo que o Google Maps é das mais utilizadas (64%). Para comunicar, os turistas elegem a Whatsapp.
A compra de bilhetes para transporte, a reserva de hotéis, bilhetes para eventos locais e os serviços de táxi, são os serviços mais requisitados online por grande parte dos turistas.
Para concluir o estudo, os turistas apontaram algumas aplicações que deveriam ser melhoradas para facilitar as viagens, nomeadamente os guias turísticos e as recomendações locais.
Identifica-se com este estudo? Qual a sua relação com o smartphone durante as férias?
Fonte | eDreams
Este artigo tem mais de um ano
Ir de férias e continuar a trabalhar para o Zuckerberg, à pois!
Por acaso nas férias é quando uso mais mas para dar uma vista de olhos no Sapo ou nas noticias, dado que não vejo tv nem uso pc. De resto dispenso esses fb’s e instas
Ferias é não ter de ler/responder a e-mails por razões profissionais. De resto uso tal qual não estivesse de ferias embora o meu consumo de conteúdo seja reduzido.
Dispenso as redes sociais nessa altura.
Maps e Triadvisors desta vida dão-me sempre jeito.
Ah, e utilizo também o smartphone como máquina fotográfica (sim, ainda há quem goste de tirar simplesmente umas fotos para recordar as férias sem ter que as despejar no Facebook ou no Instagram…).
+1
Não dispenso o tripadvisor, é sempre útil consultar opiniões e sugestões relativas ao local de destino.
Não me identifico com o estudo e dou como exemplo as minhas últimas férias:
Tenho 44 anos e sou homem;
Mantive o telemóvel ligado, mas apenas para estar contactável já que o meu pai iria ter connosco, fora isso não houve nem telefonemas, nem sms, nem posts no fb, nada;
Para as fotos levei uma camera digital;
Houve no entanto uma situação em que quase utilizei o GPS do telemóvel, que foi quando me perdi, mas logo me encontrei e não cheguei a precisar.
Como vêem, não sou o típico português de férias.
Talvez porque trabalho com tecnologia há muitos e muitos anos, nas férias quero é distancia. 🙂
Abraço
… Como descreveria o tipico português de férias?.. lol
Tipico Portugues.
Ganha 500 por mes.
Tem um Iphone ou um HTC a pagar em 5 anos.
Tem um clio, punto,c3 ou 107, com os bancos forrados (o carro e sempre da mulher, o dele esta na revisao).
Usa oculos escuros a imitar uma marca qualquer.
Vai de ferias para casa de um amigo ou familiar.
Detesta restaurantes (principalmente os caros).
Foge das autoestradas e prefere as nacionais (diz q nas autoestradas nao se aprecia a beleza do pais).
Chama o reboque no final das ferias (carro de pobre so avaria no ultimo dia de ferias)
Come sandwiches levadas de casa (sao mais saborosas, leia se baratas)
Adora as praias nao concecionadas (chapeu de sol, Sagres de vidro quente,croquetes).
Tira fotos , havendo sempre por tras alguem em topless (coincidências)
Vota no PSD ou PS e durante 4 anos Jura q nao votou neles.
Reclama por tudo e nunca apresenta solucoes.
Trata por Dr.e Eng. a toda a gente q andou na universidade.
Acha q a Troika e que tem isto na miseria.
ETC etc etc.
PS: Qualquer coincidência com a vida real e mais do que semelhança.
Aquele abraco
Parece conheceres bem esse tipo de férias.. Mas olha que as pessoas que tu tentas caracterizar no teu post, normalmente ou nem têm férias sequer ou o mais certo é quando têm ficam em casa.. Mas o que me chateia não é isso de forma alguma, o que me chateia são aquelas pessoas que nas suas férias passam o dia no local de trabalho oi porque são mesquinhas ou por graxa.. E conheço tantas..