Office para iPad pode ser lançado já a 27 de Março
A aposta da Microsoft em desenvolver aplicações para sistemas operativos que não os seus tem-se mostrado como uma constante nos últimos tempos. São várias as aplicações que vimos surgir para iOS, OSX e Android, alargando a sua oferta a mercados que até agora não lhe eram interessantes.
Depois de termos visto ontem ser lançado o OneNote para OSX, surgem agora rumores que mais uma vez dão como certo o lançamento do Office para iPad, e já no dia 27 de Março.
Segundo várias fontes bem relacionadas com este processo, a Microsoft estará a preparar já para o próximo dia 27 deste mês o lançamento da tantas vezes falada versão do Office para o iPad.
Vários foram os rumores que ao longo dos últimos meses deram como certa a existência desta versão, bem como várias datas para o seu lançamento.
Já em meados do mês passado foi anunciado que a nova versão do Office para iPad estaria a ser desenvolvida e que a sua apresentação estaria para breve.
Esta nova versão para iPad será baseada no mesmo modelo que a versão para iPhone e iPod Touch, quer a nível gráfico quer a nível do modelo de comercialização.
Isto significa que para podermos usar o Office para iPad teremos de ter uma conta Office 365, o que mostra apenas o alargamento do Office a mais uma plataforma dos clientes que estão dispostos a comprar a suite.
As aplicações que disponibilizará são apenas o Word, Excel, PowerPoint e o OneNote, estando esta acessível via App Store da Apple.
A data deste lançamento coincide com um evento que a Microsoft está a preparar e onde o seu novo CEO, Satya Nadella, pretende discutir com a imprensa a estratégia da Microsoft "mobile first, cloud first".
É esperado que nesse evento, e para dar ainda mais força a essa nova estratégia, seja apresentado o Office para iPad.
A recém anunciada subscrição Microsoft Office 365 Personal permite a instalação do Office num PC ou Mac, e num tablet, que para já é apenas um tablet Windows, mas se este anuncio de concretizar passará a incluir também o iPad.
Depois da apresentação do OneNote para Mac, este lançamento, a conformar-se, coloca a Microsoft para áreas onde há apenas alguns anos não seria expectável ver.
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A questão é o preço (e as funcionalidades).
Sabe-se que a Apple (tal como a Google no Google Play) quer a comissão de 30% nas apps e nas compras integradas e que a Microsoft não estava pelos ajustes. A subscriçào do Office 365 pretendia fugir a essa comissão, mas sabe-se que a Apple considerava que a subscrição correspondia a uma compra integrada e queria receber o mesmo.
O que estava a emperrar a saída do Office para iPad era a percentagem que a Apple queria receber e a Microsoft estava disposta a entregar, do preço pago pelo utilizador.
Se a subscrição for feita fora da aplicação, sem que haja qualquer link na aplicação para fazer uma subscrição, a Apple não pede qualquer comissão! É assim que a Amazon funciona.
A questão é que a Apple proíbe que as aplicações tenham funcionalidades escondidas, que sejam activadas fora da loja. A única maneira de contornar a coisa é que parte da funcionalidade se encontre na internet.
Como a Amazon funciona não sei. Que a questão, entre a Microsoft e a Apple, já se arrasta há anos, sei.
Agora, isto também tem que ver com a estratégia da Microsoft relativamente ao Surface RT em que a principal mais-valia (a única ?) é o Office.
Disponibilizar o Office para iOS (e a seguir para Android) é a morte dessa “aventura” que só tem dado prejuízo.
http://www.macrumors.com/2012/12/11/microsoft-and-apple-facing-off-over-office-for-ios-subscription-revenues-not-skydrive/
espero que seja free, a tanta concorrência que só free é que a MS se pode impor.
Que “Office” usas num tablet, tão bom e free, que te leve a dizer isso ? Conheço razoavelmente o que existe, free e pago, e parece-me que a Microsoft (e a Apple e a Google) tem dinheiro às pazadas para ganhar num Office, em condições, para tablets iOS e Android.