O Windows pode estar muito mais perto do SoC M1 da Apple e dos SoC de outros fabricantes
Apesar de já ter uma versão disponível, a verdade é que o Windows ainda não tem uma expressão grande nos SoC Arm. A Microsoft parece ter encontrado na Qualcomm um parceiro para esta sua mudança, mas ainda há muito para ser visto.
Não se percebia porque alguns fabricantes não apostavam mais nesta área, mas uma informação recente revelou que tudo pode estar preso num acordo de exclusividade que até agora não se conhecia. A Microsoft e a Qualcomm estão assim unidas, mas provavelmente por muito pouco tempo.
A informação é recente e dá conta de que a Qualcomm e a Microsoft pode ter um acordo para garantir que o Windows 10 está limitado aos SoC da primeira. Este procurava dar uma vantagem à empresa neste novo mercado que está agora a ganhar uma nova força.
Este é um acordo que faz sentido, uma vez que a Qualcomm está com a Microsoft desde o primeiro momento. Em vez de esperar que a gigante do software se focasse em criar a versão ARM do Windows, associou-se a este processo e participou ativamente com o seu hardware.
A mesma fonte que revelou este acordo de exclusividade forneceu mais alguma informação relevante. A mais importante é que esta parceria estará prestes a perder a sua validade, acabando a Microsoft por abrir o acesso à versão ARM do Windows em breve.
Caso se confirme esta mudança, há já um lote de candidatos a ter acesso a esta versão do Windows. A MediaTek mostrou recentemente interesse em criar um SoC específico para esta área e também a própria Samsung pode apostar na sua versão personalizada do Exynos, dada a parceria com a AMD para a parte gráfica.
Por fim, e esta é uma das aproximações mais pedidas, também o SoC M1 da Apple poderá ser um alvo da Microsoft. Cada vez mais os utilizadores dos Mac pedem que a versão ARM do Windows fique acessível para este SoC, algo que tem sido negado.
Há assim uma possibilidade de o Windows ganhar uma nova vida nos SoC ARM. Depois de tentar com a Qualcomm, a Microsoft deverá apontar as suas baterias para outroa parceiros e assim tentar elevar novamente este sistema em novas propostas.
Este artigo tem mais de um ano
Os fabricantes vão começar a construir laptops com processador ARM.
Depois deste lançamento, gostava de ver o BootCamp a funcionar novamente 🙂
+1
O facto do Windows ARM ter tido a tal exclusividade com uma marca de processadores, vai contra o próprio princípio do Windows, que é o suporte abrangente. Por isso é que a implementação Windows ARM está muito atrasada. Abram isso de uma vez por todas.
Não faria grande diferença. O mercado de tablets e ChromeOS está aberto há muito tempo, e vende bem mais do que o Windows em ARM, e nem assim apareceu alguém com algum processador ARM dedicado a formatos maiores de aparelhos, com melhor performance – exceptuando a Apple obviamente.
Estão todos dependentes da ARM para os núcleos de CPU que usam, e esses ainda não são competitivos em performance. Enquanto não houver melhores alternativas e enquanto não houver alguém a pensar também nos Desktops, vai continuar a ser a mesma pasmaceira no software para Windows ARM.
Existe alternativa open source à arquitetura ARM!! A Chine neste campo já usa a alternativa nos processadores criados por empresas ligadas ao estado!!
:S
resposta sem cabimento! Estamos a falar do Windows em ARM…
O Windows ARM e Chrome OS tem concorrente que é o Linux pois quase todas as distros principais tem versão ARM ou já são multi-arquitecture. O Windows ARM não terá jogos pois ninguém os produzirá nos próximos 5 anos.
Não foi por haver Linux, Android, ChromeOS que se viu o surgimento de processadores ARM (nem doutra arquitectura) alternativos para computadores pessoais, capazes de competir em performance.
Desenvolver processadores e produzir para o mercado doméstico é caro, e levanta várias questões de como gerir stocks e o desenvolvimento do software, não basta boa vontade de open source, tem que ser um negócio sustentável. Não é à toa que nunca houve um SoC ARM dedicado para Tablets por parte de nenhuma outra empresa para além da Apple.
E já agora a questão não é haver Sistemas Operativos, é os programadores de aplicações estarem disponíveis a investir o seu tempo e dinheiro a optimizar software para uma nova arquitectura que não tem ainda mercado, a somar ao tempo e dinheiro que já investem em aplicações para x86, etc!!!! É um ciclo vicioso que torna pouco atrativa uma mudanças destas.
Isso é que era de valor, os consumidores só tem a ganhar com isso.
A Microsoft tem de deixar claro aos programadores que há mercado no ARM, é este é o caminho. Enquanto os programadores não acreditarem nisto vão preferir focar-se em x86.
quanto a isso não haja dúvidas.
Mas vai ser complicado fazer alguma coisa quanto a isso quando o desenvolvimento de hardware depende de outros. Lançaram aparelhos com ARM há uns anos e a performance pouco ou nada mudou desde então.