Novo Recorde: Quinta-feira foi o dia mais quente do mundo
No que diz respeito à temperatura média da Terra, têm sido alcançados infelizmente vários recordes. Como informamos, o dia 3 de julho foi o dia mais quente alguma vez registado na história do planeta, mas no 4 de julho o valor da temperatura foi superior. Segundo os dados mais recentes, esta quinta-feira foi o dia mais quente do mundo.
Temperatura registada na terra foi de 17,23ºC
Segundo dados do Climate Reanalyzer da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, a temperatura média da Terra bateu um novo recorde de calor na quinta-feira acima dos 17ºC. A temperatura média global na quinta-feira foi de 17,23ºC, tendo batido os 17,18°C de 6 de julho.
A Agência dos EUA para a Atmosfera e os Oceanos(NOAA, na sigla em Inglês) emitiu na quinta-feira uma nota de cautela sobre a informação divulgada pela Universidade do Maine, dizendo que não poderia confirmar os dados que resultam em parte de simulações de computador.
Embora a NOAA não possa validar a metodologia ou a conclusão da análise da Universidade do Maine, reconhecemos que estamos num período quente devido às mudanças climáticas", disse a NOAA
Os cientistas alertam que 2023 poderá registar recordes de calor à medida que as mudanças climáticas causadas pelo homem, impulsionadas em grande parte pela queima de combustíveis fósseis como carvão, gás natural e petróleo, aquecem a atmosfera.
Em junho, vários recordes foram batidos na Ásia e o Reino Unido. México e Texas foram atingidos por uma onda de calor extremo. Pequim registou durante nove dias consecutivos temperaturas acima dos 35ºC.
Este artigo tem mais de um ano
Agora at+e qualquer Universidade tem caminho livre jornalista porque diz o que estes querem ouvir.
Infelizmente é verdade, mas o jornalismo cada vez é mais colocado em causa, quanto mais estudos que são muito mais facilmente manipulados…
Ainda hoje assistimos a mais esta vergonha:
https://paginaum.pt/2023/07/07/erc-detecta-quatro-grandes-empresas-de-media-com-15-contratos-publicos-forjados/
E prontoa, o ridículo tomou conta do clima.
Espera-se que com este sensacionalismo todo a volta do clima que se democratize os veículos elétricos.
Só este ano já bateram o recorde duas vezes ou estou enganado, se não estou enganado então a engenharia social funciona bem.
Estás absolutamente correto, a a engenharia social funciona bem a favor do negacionismo.
Acredina na minha palavra de negacionista.
Estás errado.
Negacionismo é o termo usado para definir a opinião do outro sobre determinado assunto quando a mesma é contrária à tua.
Dizeres que és negacionista é um paradoxo.
+1
Desde que há registo…
E achas pouco?
É possível prever a temperatura há milhares ou milhões de anos através da análise de fósseis.
Lógico que não dará para prever no planeta todo, por causa do número de amostras, mas dá para se ter uma ideia.
E os dias mais frios?
Negacionista:
Pessoa ou grupo de possoas que discorda de uma pessoa ou grupo de pessoas independentemente da profissão, grau académico e mesmo perante provas ou falta delas de ambas as partes.
Pessoa ou grupo de pessoas que se recusa a resolver assuntos sociais e ambientais com impostos.
Para os pessimistas e fundamentalistas que chamam os outros de negacionistas : se reduzirmos a escala do tempo geológico da Terra a um ano, o Homo sapiens apareceria nos últimos dias do ano, quase no final. Ora, falamos de alterações do clima de quando começaram a haver registos fiáveis.
Tem sido um mês e um ano bem quente.E cada vez mais é pior. 😐
Bem quente ? Este ano, onde moro, ainda não consegui ir à praia.
Trêtas. Ganda tanga. Só acredita quem quer e tem muito pouca memória …
E mais não digo !
mas qual é afinal o significado de eventos isolados? nenhum.
o aquecimento global é um facto demonstrado cientificamente e sobre o qual não há, desde há muito tempo, qualquer tipo de dúvida.
a questão é que tal facto não se mede por factos isolados como o dia mais quente desde que há registo ou pela temperatura média de um único verão ou de uma década.
este facto mede-se por um conjunto muito vasto e combinado de fatores dos quais, os eventos extremos, muito calor e muito frio fazem parte mas não têm um significado muito importante.
por outro lado é importantíssimo perceber que o facto de haver aquecimento global não significa que sempre tudo esteja mais quente. o aquecimento global pauta-se exatamente por causar eventos pontuais extremos de maior magnitude, extremos de calor, extremos de frio, tempestades extremas, inundações extremas, etc, e por uma maior prevalência e incidência desses eventos extremos.
mas o aquecimento global não se resume ao eventos extremos e os mesmos não devem ser nunca usados para sustentar que há aquecimento global.
que há aquecimento global já não há qualquer dúvida mas com o cada vez mais eminente degelo do permafrost russo e as subsequentes libertações massivas de metano as coisas vão complicar-se ainda mais no futuro
Aquecimento Global era em 1980… agora são alterações climáticas uma vez que não se provou o aquecimento global, nem a era glaciar uns anos depois… ao menosalterações climáticas são de hora a hora!