Novo recorde para os hackers: 5 milhões de novas ameaças
Trojans (71%), adware (13%) e spyware (9%). Todos aumentaram, ao passo que os vírus tradicionais quase desapareceram, representando apenas 2% do total de ameaças.
Foi divulgado pelo PandaLabs o novo relatório trimestral com detalhes sobre a actividade criminosa online de Julho a Setembro. Poderá ver aqui o relatório detalhado.
O maior destaque vai para o novo recorde dos hackers no que diz respeito à criação de novas ameaças: apenas nos últimos três meses, o PandaLabs registou cinco mihões de novas espécies de malware. A maioria foram banker Trojans, apesar do adware e do spyware terem também aumentado.
“Actualmente recebemos cerca de 50.000 novos exemplares de malware diariamente, comparando com os 37.000 de apenas há uns meses atrás. Não há razões para crer que a situação melhore nos próximos meses” explica Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs.
Em termos do número de computadores infectados, houve um aumento de 15% comparativamente ao anterior trimestre. Mais de 37% dos casos foram causados por Trojans, ao passo que o adware foi responsável por 18,68% de todas as infecções. Esta categoria em particular tem vindo a expandir-se rapidamente devido à maior proliferação dos falsos programas antivírus ou rogueware.
Este relatório destaca ainda as tendências analisadas ao longo do último trimestre. O PandaLabs detectou um enorme crescimento na distribuição de malware através de spam, de redes sociais e de técnicas de optimização de resultados em motores de busca, que levam os utilizadores para falsas páginas Web onde o malware é transferido. Estes métodos de propagação de malware utilizam normalmente técnicas de engenharia social, explorando uma série de temas como a Gripe A, o Dia da Independência, discursos de Barack Obama, entre outros.
Este artigo tem mais de um ano
E espero esta nesse recorde daqui alguns anos 😀
Que triste comentário
É eu sei!
O teu foi mais triste
No! You!
Vou chorar com tanta tristeza 😛
É eu sei!
Eita que tanta tristeza! 😀
O que motiva tanta gente a fazer virus assim?
Porque eu parei para pensar, será que existe tanta gente querendo roubar nos?
Ou são poucos fazendo muitos vírus?
Fazer trojans/virus é algo do estilo de bem … um desafio de programação. 🙂 existem outros desafios, mas é sempre “bonito” gabar aos colegas que conseguiu fazer um soft para entrar em um sistema 😛
alguém daqui sabe sacar dinheiro para a minha conta?
Pessoas desocupadas!
lol desocupadas não….. mas com muito conheçimento
ou desocupadas mesmo. lool
achas que se tu tivesses 1 mes que fosse sem fazer nada fasias 1 virus?
Isto não é para quem pode é para quem sabe!
ahah eu uso linux!! lool é o que vão muitos dizer.
eu uso linuz mas pouco gostava de utilizar mais. e tenho sempre o windows aquele que está mais sujeitos aos bichinhos lol.
nunca notei grandes virus nos pc de casa
Penso que hoje em dia com toda a informação sobre estas ameaças, maneiras como evita-las e programas para nos proteger, só é infectado quem realmente “quer” ou quem não percebe muito de computadores.
Tendo um anti-vírus actualizado, firewall e cuidado nos sites onde vão, não é fácil ser infectado… Mas existem sempre excepções como é óbvio!
Continuem o bom trabalho aqui no pplware.
Um blog de excelência,
cumprimentos
vírus são uma perda de tempo, adware, spyware e trojans dao lucro… e facil entender esta tendencia
Tanto potencial desperdiçado. Tsc tsc tsc
Por falar em ameaças, Virus e afins…
Desde aquela noticia do Hotmail que tenho recebido em média por dia umas 5 tentativas de Phishing só na minha conta de e-mail da Hotmail.
Engraçado (ou não) é que todas essas tentativas afirmam ser da Microsoft para não cancelar a conta, etc… e depois vou a ver o remetente e é “Info@hi5.com”
O que me leva a suspeitar que é onde eles andam a buscar os e-mails… ou seja…. a falha de segurança não está na Hotmail mas sim no Hi5 de onde estão a ser roubados todos os nossos e-mails para eles fazerem a tentativa de Phishing.
Tenho um ficheiro txt com 212 e-mails desse pessoal que envia as “mensagens correntes”, colectados em uma única mensagem..
E devo ter mais umas centenas que ainda não contei, visto que há sempre repetidos..
Não perguntes porque que guardei, mas quem sabe se não fará jeito um dia…
E não, não falo de spam, roubos.. nada disso!..
O pior é que o pessoal que manda essas mensagens em corrente não tem consciencia disso, e metem-nos na soupa de emails. Essa soupa eventualmente chega a spammers e hackers, que alegremente guardam os nossos endereços na sua colecção.
Portanto, da próxima vez que receberem uma mensagem corrente dum amigo, ofereçam-lhe um sermão sobre spam!
ops! não era ali 😛
Não acredito que seja o hi5, existe maneiras mais fáceis do que utilizar o hi5 como “base de dados”…
Nunca saberemos.. Imagina que era o Meebo que vende essa informação.. Imagina….
*Ou outro serviço qualquer que para nós parece seguro.
Há sempre varias formas, mas acredita o Hi5 está a ser a maior Leak de todos os tempos pra os Hackers irem captar e-mails.
O serviço está cheio de erros. Se o Facebook e Twitter que estão de longe mais bem programados que o Hi5 e foram alvos faceis, imagem o hi5..
Recebo uma média diaria de 10 novos friend request, de supostas mulheres (que nota-se perfeitamente que são fotografias de algumas celebridades) e quando vou a ver nem sequer amigos têm ainda…
O phising é mesmo algo muito facil de se fazer, mas para atingir o maior numero de vitimas, estão a usar as redes sociais. Por isso o meu conselho vai para ai mesmo, tenham cuidado e de preferência não usem a mesma password das redes sociais e das contas de e-mail associadas.
concordo
pelo email é que podem vir as piores pragas. arghhhh!!!!!!
a internet esta suja
devemos nos unir e entrar para a guerra,
@ Felippe
usem opendns para começar http://www.opendns.com/
Eu uso o Opendns.com por causa que o ISP da clix não dá para ter IRC. Quero usar o Mirc e não consigo por causa os DNS da clix. Foi uma boa solução o Opendns.
Li algures que só o Smart Protection Network (a cena in-the-cloud) da Trend micro, estava a parar mais de 1 bilião de ameaças na web por dia nos computadores que protege.
Começo a achar um pc demais este mundo dos trojans e do phishing.
E, sim o hi5 é um verdadeiro perigo, principalmente para a juventude de hoje em dia que anda com os pcs carregados de malware ( e k nao ligam a mínima a scans ao pcs) e que passam horas seguidas a navegar no Hi5 como se não houvesse mais nada.
Isto é certamente da crise. É quem mais quer fazer dinheiro fácil.
O problema é que quem os faz muitas vezes vende o mesmo software contra os mesmos…enquanto a microsoft não adaptar medidas rígidas grátis contra isso nada feito.
Se acontecer vão ver que os anti vírus e afins desaparecem todos, os supostamente melhores são os mais culpados lol.
HACKER – Os Hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal.
CRACKER – Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker. O uso deste termo reflete a forte revolta destes contra o roubo e vandalismo praticado pelo cracking.