Notícias falsas no WhatsApp mataram literalmente 20 pessoas em dois meses
As redes sociais e aplicações de mensagens, utilizando todo o seu poder de influência e comunicação, são hoje os grandes catalisadores de notícias falsas - as fake news, que se tornaram uma epidemia e que o mundo não consegue exterminar.
Cada vez parece haver mais fake news, o que tem obrigado as organizações que tutelam quer a Internet a agir, mas são apenas ténues esforços sem efeito prático. Nos últimos dois meses, notícias falsas enviadas pelo WhatsApp mataram literalmente 20 pessoas.
Há umas semanas foi notícia internacional que, na Índia, falsos rumores sobre sequestros de crianças espalharam-se de forma fácil e rápida. O pânico originou vários assassinatos. Essas notícias falsas, grande parte delas, foram enviadas via WhatsApp.
Segundo informações do The Guardian, pelo menos 20 pessoas foram linchadas na Índia nos últimos dois meses, como resultado de tais rumores infundados.
Ações que são apenas cosmética e sem efeitos práticos
Para tentar combater esta disseminação de notícias falsas em massa, o serviço de mensagens propriedade do Facebook agora restringe o envio. Cada utilizador só consegue encaminhar mensagens para apenas 20 pessoas e, na Índia, o limite é menor, com apenas cinco pessoas.
Esta medida foi anunciada como uma tentativa de limitar a proliferação e propagação das notícias falsas. Isto, é claro, não significa que o utilizador não possa comunicar as notícias de outras formas - porque estão a ser enviadas imagens com a notícia falsa, como uma captura do ecrã e novamente o reencaminhamento em massa, por exemplo!
A motivação de quem lança as fake news
As notícias falsas são terrivelmente complexas; é uma espécie de jogo em que por detrás tem um "mandatário" que ordena vários ataques perigosos. Não há, contudo, um ponto mais sensível, um ataque dirigido, é algo que se espalha e só depois de generalizada, partilhada em massa, é que se percebe o seu efeito e poder. Atualmente os estudos e as ilações que se tiram não servem para combater as notícias falsas, há ainda um sentimento de impunidade.
Tudo o que já se percebeu indica que as notícias falsas tiram proveito da ignorância das pessoas, dos temas quentes da sociedade mas com enganos intencionais. A informação real, verdadeira e confirmada, não consegue ser um antibiótico para atacar esta doença, simplesmente porque é ineficaz.
Redes sociais são o canal privilegiado para enganar as pessoas
As notícias falsas espalham-se mais e muito mais rapidamente nas redes sociais que as informações genuínas. Os "espertalhões" que manipulam a informação, que escrevem a história como querem, sofrem de um efeito psicológico que fazem notícia das suas opiniões pessoais, sem factos que sustentem o que afirmam, e induzem terceiros a aceitar isso como a realidade.
Deturpar ou popularizar informações sobre a ciência, medicina, segurança ou política tem um custo alto na população. São criadas informações, rumores infundados sobre desastres iminentes, condições de saúde que se espalham como um vírus pela Internet.
Estas notícias têm quase sempre um efeito dramático por conseguirem alterar a vida das pessoas, a forma como encaram o dia-a-dia. Por experiência, sabemos que depois as pessoas tendem a partilhar tudo o que são desastres, desgraças, e "veneram" de alguma forma esse estado de espírito purgatório.
Além disso, como outra das consequências nefastas da popularização das notícias falsas, é o descrédito que as pessoas acusam no jornalismo verdadeiro, na informação correta, bem sustentada. Só porque não contam a história tal como as pessoas se habituaram a ler e a ouvir, confundem a liberdade de informação com a libertinagem informativa.
Assassinatos como resultado da alienação da verdade noticiosa
Como exemplo deste estado caótico em que mergulhou a Internet e, sobretudo, as redes sociais na partilha de textos que nem notícias são, na Índia mostraram que estas notícias falsas tiveram implicação direta nos assassinatos.
Claro que o exemplo começa por cima, quando certos chefes de estado usam as redes sociais para mentir, para criar falsas notícias, para desviar atenções, tudo isso com claras intenções de ganhos políticos, estratégicos e financeiros.
É certo que as notícias falsas não vão desaparecer tão cedo, infelizmente ainda não há o tal antídoto, uma vacina que extermine este cancro da Web.
Pplware/NYT
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Socialismo (Comunismo travestido) = Em torno de 150 milhões (fuzilamentos, de fome, gás, congelamento, etc).
Ohh, Fake news… ohhh…. George Soros tá pagando bem o sapo.pt
Que palhaçada
???
A Índia é governada pelo BJP, que é um partido de direita, com muitas ideologias de extrema direita. O teu desconhecimento da realidade é simplesmente uma vergonha.
What
Meu deus as bacoradas que temos de ler sao impresionantes, ao menos sabes o que é socialismo? Pois parece que nao distingues ideologías…
Va volta la para os teus países capitalistas que nunca mataram ninguem
Socialismo é um meio de atingir o comunismo sem ser por força das armas, disse um tal de Karl Marx… Mas de facto qualquer partido socialista tem nos seus fundamentos as ideias deste senhor, e em Portugal desde o BE ao PSD ele está presente na ideologia do partido de uma forma ou de outra – e são documentos que podem ser lidos e que se encontram em consulta pública.
De facto, nos países onde de instala a extrema esquerda são mais sanguinários que os regimes de extrema direita isto porque, conforme a própria ideologia explica, é pela força das armas que o poder deve ser tomado e executado. Mas extremos são assim mesmo, o truque está em saber balancear para evitar extremos…
Estás me a dizer que havia países mais sanguinários que a Alemanha nazi?
Os países africanos acharam piada aos teus comentarios, países fundamentalmente extrema direita e manipulados por outros países capitalistas, onde o uso de força, tortura, fome etc é pratica comum, a corrupcao é o prato do dia. Nem vale a pena falar do representante oficial do capitalismo desenfriado USA e da política de invasoes e mortes….ou tb nao aconteceu?
Os partidos actuáis socialistas em nada se parecem aos fundamentalistas de Karl marx, quer a direita quer a esquerda tem boas ideias como bem dizes o pior sao os extremos, mas e incrivel como se apressam todos em dizer que socialismo = comunismo quando nem o actual comunismo se parece ao comunismo da URSS….dizer isso é de uma falsidade intelectual enorme, é nao conhecer nem se dar ao trábalo de ler a historia.
Basta ver na europa os picos de desenvolvimento e de aumento de poder de compra…
O George Soros não é um Liberal (sentido Europeu)??
Agora estou confuso…
fake news!
pplware por favor apagar o comentário acima, do @Rafael, como forma de contribuir para a não disseminação de fake news 😉
Porque usar 2 dedos de testa e pensar no que se está a ler e qual a sua origem é algo muito complicado para os indianos.
PS: antes de me virem atacar com racismo, realco que trabalho com indianos e sei bem do que falo.
😀 E por acaso achas que trabalhar com eles te dá o direito de dizeres isso, racista d’um caraças?
No entanto mais a sério, por acaso quando li a noticia a semana passada também fiquei a pensar um pouco o como eles parecem ser extremamente influenciaveis por mass/social media. WhatsApp pode estar a tentar mitigar danos causados, mas mais parece que o estado de lá devia tentar cultivar um pouco a noção de que nem tudo (alias, quase nada provavelmente) o que é visto através de um ecrã de telemóvel/computador é real.
Porque os portugueses são muito diferentes, não é? Só nas últimas semanas centenas, se não milhares, de partilhas foram feitas às “noticias” que determinados actores porno eram portugueses e tinham ganho um concurso qualquer por Portugal. Por isso, não é uma questão de nacionalidade ou de raça, é mesmo acreditar em tudo o que vêem à frente, e isso é um problema transversal a toda a sociedade.
Lol, isto é tão verdade. Vi isso em primeira mão. Foi ao mesmo tempo engraçado e triste.
Sabes muito pouco sobre essa realidade entao.
e sim isso eé racismo. tb trabalho com indianos diariamente, tanto offshore(baseados na india) como onshore (uk).
e é EXATAMENTE como os portugueses, espanhois, franceses, alemaes…. tens indianos bons e maus.
uns mais espertos, outros nao tanto.
Agora, falar dos indianos que vivem na india, especialmente em partes mais afastadas das tecnologias, é normal que a sua experiencia ou esperteza nao esteja tao apura como os das grandes cidades. é o mesmo que ter uma pessoa de lisboa ou porto, e outra pessoa do interior, de uma aldeia com 20 pessoas…
Eu diria “gossip”
Nós bem sabemos o que os media querem com estas fake news, isto sim faz parte das fake news…
“Notícias falsas no WhatsApp mataram literalmente 20 pessoas em dois meses”
Eu pensei que fosse a burrice e ignorância, quando essa pessoa ignorante compromete a sua vida ainda menos mal, agora quando pela sua ignorância compromete a vida de um terceiro já é outra historia.
Chegamos a um ponto que já cansa gente estúpida e ignorante, que ficam eufóricas e acredita em tudo que lê na Internet e daí decidem fazer um jogo estúpido… ou do género antigamente suicídio coletivo porque vai ser o fim do mundo, ya vai ser o fim do mundo e para não morrer com o fim do mundo antecipam e matam-se todos (há um que não se mata o mentor da ideia e que fica com toda a riqueza dos outros), foi fixe boa viagem, vão a frente que eu fico para ver… ou mil uma coisas que põe a sua vida em risco.
Se pensarmos bem esse tipo de gente é um perigo para a sociedade, atrasam o avanço da humanidade, deixem-nos ir.
Não é só em países menos desenvolvidos que se acredita em tudo e mais alguma coisa. Há umas semanas, no concelho onde eu moro, andou a ser partilhado, via Facebook, um aviso que um casal jovem, num carro azul (atentem ao pormenor das informações) abordava as pessoas para pedir informacoes e que as raptavam para as assaltar e no fim, matar. Ainda deixei alguns avisos/comentários para terem cuidado que esse tipo de partilha sem qualquer tipo de sustentação podia ser perigoso, não fosse um qualquer casal jovem inocente azarado,num carro azul, levar uns pares de tabefes de uns “justiceiros” improvisados. Resposta: pois e tal, pelo sim, pelo não, convém partilhar…
Na verdade, acho que as pessoas, mesmo sabendo que possa ser uma notícia falsa, gostam de partilhar este tipo de conteúdo, nem que seja para ser o foco das atenções dos amigos/ leitores e receberem toneladas de agradecimentos pelo aviso de tão “grave perigo”.
Tem muita gente que é socialista (COMUNISTA DISFARÇADO) e não sabe. Isso que é pior.
São pessoas (não são geuinamente más, as podem se tornar, vide pussy riot, blac blocs, grande mídia (sapo inclusive) ou seja os bancados pelos Soros, através de Ongs, Fundações e Tráfico) facilmente manipuladas pelos Sofistas (sofista = aquele que por um jogo de palavras coloca na cabeça das pessoas sem capacidade de quuestionamento de que 6 + 6= 16). Sofista adoram pessoas que não gostam de ciências exatas, pois são facilmente manipuladas.
Esse acima que pediu para retirar meu comentário – @mlopes, pelo que parece já foi contaminado. Não tem mais volta. É só sentar e esperar entrar.
Abraço pessoal, e cuidado com o titio Soros.
Tem muita gente que é social democrata (Nazi disfarçado) e não sabe.
São pessoas facilmente manipuladas ….
Mais argumentos por favor. Tá muito fraquinho.
Pelo jeito não gostas muito de exatas.
Eu acho que o abdu estava a ser irónico e a gozar com o teu desconhecimento da realidade.
So por curiosidade, podes-me definir o que é socialismo e comunismo, já que dizes que são basicamente a mesma coisa. É que pela tua conversa parece-me a mim que tu nem sequer sabes o que são.
Estás pronto para a reconversão?
Não existe outro caminho, ou é Jesus ou Alláh.
A Europa já está convertida.
O teu comentário é ininteligível, nem respondeste a uma única pergunta que te efetuei. Se é esta a qualidade do teu argumento, lamento mas é fraquinha.
Acho que as pessoas que acabam por ler essas noticias falsas, deviam ter pelo menos dois dedos de testa para pensar se é falso ou não… por mais credível que pareça um texto de uma notícia, temos que pensar sempre que poderá ser falsa…
Lembram-se quando diziam que no ano 2000 o mundo ia acabar e o caraças?
Será que foi em 2000 que se perdeu o bom senso? que gente parva, não pensa pela própria cabeça e acredita em tudo que lê? Sério?
🙂
As religiões em qualquer época mataram no seu conjunto mais do que qualquer ideologia de organização social.
Mas no fundo isto é um pouco como as armas, sozinhas e arrumadas elas não matam ninguém.
A nossa consciência ou falta da mesma é que matam.