PplWare Mobile

Notícias falsas no WhatsApp mataram literalmente 20 pessoas em dois meses


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Rafael says:

    Socialismo (Comunismo travestido) = Em torno de 150 milhões (fuzilamentos, de fome, gás, congelamento, etc).

    Ohh, Fake news… ohhh…. George Soros tá pagando bem o sapo.pt

    Que palhaçada

    • Nuno says:

      ???
      A Índia é governada pelo BJP, que é um partido de direita, com muitas ideologias de extrema direita. O teu desconhecimento da realidade é simplesmente uma vergonha.

    • BRUNO COIMBRA says:

      What
      Meu deus as bacoradas que temos de ler sao impresionantes, ao menos sabes o que é socialismo? Pois parece que nao distingues ideologías…
      Va volta la para os teus países capitalistas que nunca mataram ninguem

      • Realista says:

        Socialismo é um meio de atingir o comunismo sem ser por força das armas, disse um tal de Karl Marx… Mas de facto qualquer partido socialista tem nos seus fundamentos as ideias deste senhor, e em Portugal desde o BE ao PSD ele está presente na ideologia do partido de uma forma ou de outra – e são documentos que podem ser lidos e que se encontram em consulta pública.

        De facto, nos países onde de instala a extrema esquerda são mais sanguinários que os regimes de extrema direita isto porque, conforme a própria ideologia explica, é pela força das armas que o poder deve ser tomado e executado. Mas extremos são assim mesmo, o truque está em saber balancear para evitar extremos…

        • Nuno says:

          Estás me a dizer que havia países mais sanguinários que a Alemanha nazi?

        • BRUNO COIMBRA says:

          Os países africanos acharam piada aos teus comentarios, países fundamentalmente extrema direita e manipulados por outros países capitalistas, onde o uso de força, tortura, fome etc é pratica comum, a corrupcao é o prato do dia. Nem vale a pena falar do representante oficial do capitalismo desenfriado USA e da política de invasoes e mortes….ou tb nao aconteceu?
          Os partidos actuáis socialistas em nada se parecem aos fundamentalistas de Karl marx, quer a direita quer a esquerda tem boas ideias como bem dizes o pior sao os extremos, mas e incrivel como se apressam todos em dizer que socialismo = comunismo quando nem o actual comunismo se parece ao comunismo da URSS….dizer isso é de uma falsidade intelectual enorme, é nao conhecer nem se dar ao trábalo de ler a historia.
          Basta ver na europa os picos de desenvolvimento e de aumento de poder de compra…

    • Realista says:

      O George Soros não é um Liberal (sentido Europeu)??
      Agora estou confuso…

    • mlopes says:

      fake news!
      pplware por favor apagar o comentário acima, do @Rafael, como forma de contribuir para a não disseminação de fake news 😉

  2. DrFrankenDerpen says:

    Porque usar 2 dedos de testa e pensar no que se está a ler e qual a sua origem é algo muito complicado para os indianos.

    PS: antes de me virem atacar com racismo, realco que trabalho com indianos e sei bem do que falo.

    • Balmer says:

      😀 E por acaso achas que trabalhar com eles te dá o direito de dizeres isso, racista d’um caraças?

      No entanto mais a sério, por acaso quando li a noticia a semana passada também fiquei a pensar um pouco o como eles parecem ser extremamente influenciaveis por mass/social media. WhatsApp pode estar a tentar mitigar danos causados, mas mais parece que o estado de lá devia tentar cultivar um pouco a noção de que nem tudo (alias, quase nada provavelmente) o que é visto através de um ecrã de telemóvel/computador é real.

    • just saying says:

      Porque os portugueses são muito diferentes, não é? Só nas últimas semanas centenas, se não milhares, de partilhas foram feitas às “noticias” que determinados actores porno eram portugueses e tinham ganho um concurso qualquer por Portugal. Por isso, não é uma questão de nacionalidade ou de raça, é mesmo acreditar em tudo o que vêem à frente, e isso é um problema transversal a toda a sociedade.

    • Rrrrrr says:

      Sabes muito pouco sobre essa realidade entao.
      e sim isso eé racismo. tb trabalho com indianos diariamente, tanto offshore(baseados na india) como onshore (uk).
      e é EXATAMENTE como os portugueses, espanhois, franceses, alemaes…. tens indianos bons e maus.
      uns mais espertos, outros nao tanto.
      Agora, falar dos indianos que vivem na india, especialmente em partes mais afastadas das tecnologias, é normal que a sua experiencia ou esperteza nao esteja tao apura como os das grandes cidades. é o mesmo que ter uma pessoa de lisboa ou porto, e outra pessoa do interior, de uma aldeia com 20 pessoas…

  3. Greenshines says:

    Eu diria “gossip”

  4. miguel says:

    Nós bem sabemos o que os media querem com estas fake news, isto sim faz parte das fake news…

  5. Antonio Salaraz says:

    “Notícias falsas no WhatsApp mataram literalmente 20 pessoas em dois meses”
    Eu pensei que fosse a burrice e ignorância, quando essa pessoa ignorante compromete a sua vida ainda menos mal, agora quando pela sua ignorância compromete a vida de um terceiro já é outra historia.
    Chegamos a um ponto que já cansa gente estúpida e ignorante, que ficam eufóricas e acredita em tudo que lê na Internet e daí decidem fazer um jogo estúpido… ou do género antigamente suicídio coletivo porque vai ser o fim do mundo, ya vai ser o fim do mundo e para não morrer com o fim do mundo antecipam e matam-se todos (há um que não se mata o mentor da ideia e que fica com toda a riqueza dos outros), foi fixe boa viagem, vão a frente que eu fico para ver… ou mil uma coisas que põe a sua vida em risco.
    Se pensarmos bem esse tipo de gente é um perigo para a sociedade, atrasam o avanço da humanidade, deixem-nos ir.

  6. Lagaffe says:

    Não é só em países menos desenvolvidos que se acredita em tudo e mais alguma coisa. Há umas semanas, no concelho onde eu moro, andou a ser partilhado, via Facebook, um aviso que um casal jovem, num carro azul (atentem ao pormenor das informações) abordava as pessoas para pedir informacoes e que as raptavam para as assaltar e no fim, matar. Ainda deixei alguns avisos/comentários para terem cuidado que esse tipo de partilha sem qualquer tipo de sustentação podia ser perigoso, não fosse um qualquer casal jovem inocente azarado,num carro azul, levar uns pares de tabefes de uns “justiceiros” improvisados. Resposta: pois e tal, pelo sim, pelo não, convém partilhar…
    Na verdade, acho que as pessoas, mesmo sabendo que possa ser uma notícia falsa, gostam de partilhar este tipo de conteúdo, nem que seja para ser o foco das atenções dos amigos/ leitores e receberem toneladas de agradecimentos pelo aviso de tão “grave perigo”.

  7. Rafael says:

    Tem muita gente que é socialista (COMUNISTA DISFARÇADO) e não sabe. Isso que é pior.

    São pessoas (não são geuinamente más, as podem se tornar, vide pussy riot, blac blocs, grande mídia (sapo inclusive) ou seja os bancados pelos Soros, através de Ongs, Fundações e Tráfico) facilmente manipuladas pelos Sofistas (sofista = aquele que por um jogo de palavras coloca na cabeça das pessoas sem capacidade de quuestionamento de que 6 + 6= 16). Sofista adoram pessoas que não gostam de ciências exatas, pois são facilmente manipuladas.

    Esse acima que pediu para retirar meu comentário – @mlopes, pelo que parece já foi contaminado. Não tem mais volta. É só sentar e esperar entrar.

    Abraço pessoal, e cuidado com o titio Soros.

  8. falcaobranco says:

    Acho que as pessoas que acabam por ler essas noticias falsas, deviam ter pelo menos dois dedos de testa para pensar se é falso ou não… por mais credível que pareça um texto de uma notícia, temos que pensar sempre que poderá ser falsa…

  9. nop90 says:

    Lembram-se quando diziam que no ano 2000 o mundo ia acabar e o caraças?

    Será que foi em 2000 que se perdeu o bom senso? que gente parva, não pensa pela própria cabeça e acredita em tudo que lê? Sério?

    🙂

  10. Correia says:

    As religiões em qualquer época mataram no seu conjunto mais do que qualquer ideologia de organização social.
    Mas no fundo isto é um pouco como as armas, sozinhas e arrumadas elas não matam ninguém.
    A nossa consciência ou falta da mesma é que matam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.