NOS é a que mais investe em I&D e Inovação em Portugal
Em Portugal as principais operadoras são a MEO, Vodafone e NOS. O investimento na área das comunicações tem sido muito e isso leva a que Portugal seja um dos países com melhores infraestruturas (mas falta cobrir Portugal com rede de fibra/boa rede móvel).
De acordo com informações da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, a NOS assume o primeiro lugar do ranking de Investigação e Desenvolvimento de 2019.
NOS com investimento em I&D de mais de 67 milhões
Com um investimento que ultrapassa os 67 milhões de euros e 193 profissionais alocados às áreas de inovação a NOS reafirma-se na liderança tecnológica com foco na melhoria constante da experiência dos portugueses, segundo comunicado enviado ao Pplware. Na segunda posição do ranking está o Grupo Altice Portugal com um investimento de 58 288 milhões e a terceira posição é ocupada pela Bial com mais de 45 milhões.
O montante de 67 milhões de euros investido foi maioritariamente alocado à evolução das redes de nova geração, incluindo uma estratégia de liderança no 5G, experiência de cliente, soluções digitais nas áreas de net, TV e móvel e ainda advanced analytics e usecases industriais no âmbito das smart cities.
Principais áreas/ projetos de I&D e Inovação da NOS:
- Tecnologia de voz
- Evolução dos serviços de TV e internet
- Novos conteúdos personalizados face ao target
- Pilotos de NB IoT em parceria com players da indústria
- Cases de 5G e smart cities
- Data analytics ao serviço de causas sociais (Eurokathon)
Segundo a própria operadora, este ano o investimento nas áreas de I&D é ainda mais pertinente face aos desafios que se vivem e ao calendário do setor e vai continuar a ser uma aposta estratégica da NOS.
A NOS lidera a lista de uma centena de empresas com maior investimento em atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal, em 2019, com base nos resultados provisórios do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2019 (IPCTN19).
Este artigo tem mais de um ano
NOS é quem mais engana os clientes com raspas de fibra!
Obvio nem sabem dizer ao cliente se existe FTTH ou HFC. É de rir.
eheheh
e 4G a fingir :p
A NOS com o seu 4G alentejano… ( Sem ofensas aos alentejanos) e já querem dar a banhada do 5G.
Tanto investimento e zero retorno, o serviço continua a ser a porcaria que é 🙂
Ahahahahah!
Bem precisam de investir, dado que estão em tecnologia e serviços muito atras da qualidade dos seus concorrentes, portanto convém investirem para tentar igualar e acompanhar.
Continuam a investir , mas o serviço continua uma treta !
Por tanto a analise é simples, quanto mais despesa maior o investimento?
E aqueles investimentos que são menores, porem contribuem para um maior investimento seja na Energia, cobertura?
É preciso alargar horizontes, não é por gastar mais que se investiu (BEM) na inovação em Portugal, quantos e quantos investimentos e pouca ou nenhuma inovação houve?
Na NOS é para rir, só se for o Woo porque de resto não vi qualquer inovação, já ALTICE fez e muita.
Tanto investimento, e um serviço que é uma porcaria
Podem dar me a vossa opinião, qual é melhor rede móvel com melhor cobertura a NOS ou a VODAFONE ?
Depende da zona, isso depende muito mas muito da zona. Mas se tiveres uma cidade onde exista fibra da Vodafone ou geralmente boa rede. Eu iria pela Vodafone pois ganhou recentemente o melhor premio em rede movel e fixa.
É o que estou a pensar fazer. Obrigado
Na maioria do país é a Vodafone, poderá existir zonas em concreto com melhor cobertura NOS.
Obrigado
A app da NOS TV para desktop é uma autentica vergonha, lenta e funciona mal.
Meo foi a única que teve a decência de meter fibra numa pobre rua da baixa da banheira. Os outros sai trash.
Ainda Bem que o fez, no sitio onde moro, Oliveira do Bairro, estrada nacional Aveiro/Cantanhede, já quase na fronteira, nenhuma consegue o feito, nem a coragem de investir, nem Cabo, nem fibra, e nem o 4G funciona em pleno. Será que o 5G vair resolver ou mexer só nos nossos parcos bolsos?. Vamos ver.
Estou na mesma situação. E novas instalações só satélite
Também estou à espera aqui na BxB e nada. Prefiro ADSL da Vodafone que a “fibra” da NOS.
NOS muda o nome de Departamento de marketing para Departamento de I&D
E qual é o ROI desse investimento?
Se calhar investir na qualidade da fibra era mais interessante do que investir em formas de falar para o comando. A NOS é uma palhaçada.
Para além do mais a NOS é a unica dos 3 grandes grupos de investigação que é português. Pelo que o investimento da Altice ou da Vodafone em R&D provavalmente estará noutros paises que não em Portugal. Não significa que sejam menos inovadores. A seguinte frase é falaciosa “NOS reafirma-se na liderança tecnológica com foco na melhoria constante da experiência dos portugueses”, os dados não permite suportar essa conclusão. De que forma foi obtida essa conclusão? Como foram recolhidos os dados?
E no entanto, são a empresa com o pior serviço, e a empresa com mais reclamações relativamente a tudo o que prestam aos clientes.
A app Nperf na opção de cobertura e velocidade dá para ter uma noção geral das redes.
A nível de velocidades há situações ridículas entre elas.
A multinacional gasta dinheiro a ensinar os colaboradores a enganar o cliente, com utilização de vocabulários ambíguos que “prezam” o cliente e que quem tem uma ferramenta de trabalho diária tem a lucidez que camufla o objetivo de ludibriar. “Eu compreendo a sua situação”, “Pois lamento mas o serviço é gratuito mas não pode desistir desse serviço”, “A situação é já de conhecimentos da NOS, temos uma equipa especializada a trabalhar nesta questão, lamentamos o inconveniente”. O coitado do trabalhador/a sempre a dizer o mesmo argumento barato com meses e meses a fio, sempre a dizer o mesmo e por vezes sem qualquer sentido mas que estão a ler um script e são penalizados no vencimentos por não fazerem, não descorando que muitas vezes fazem-no com medo de perder a única fonte de rendimentos e não coloca o seu objeto de consciência dizer-lhe constantemente “o que faço é errado”. O numero 6 e 9 podem ser vistos de formas diferentes e escritos pela mesma pessoa.
Esqueceram-se apenas de mencionar que o centro de custo do departamento R&D da NOS está associado uma conta do Eurobic com sobrenome “dos Santos”.
Sou NOS há coisa de 2 anos, e tenho 0 problemas.
0 problemas mas o problema é que as outras são melhores. Por isso vou mudar para a Vodafone
Fui MEO durante 10 anos e também não tive qualquer problema. Mudei pois na zona onde vivo agora, não existia Fibra MEO.
É pq não usas metade. Com a NOS basta pores um router novo tens logo problemas, a box UMA 2.0 não desliga sempre e muitas vezes nem liga obrigando a um restart diário. A box UMA 2.0 não tem HDMI-CEC, queres que continue?
Espero que nesses valores de investimentos, não estejam parte dos investimentos vergonhosos no futebol a título de publicidade!!!!!
Porque na qualidade de serviços………
Se bem que de verdade, tenho visto técnicos com pólos da NOS a passarem cabos de fibra…. rural, pendurados nos postes de iluminação de rua!!!!!!!
Pena não investir em fibra óptica até casa dos clientes. Comparada com a Meo e a Vodafone, deixa muito a desejar. A rede móvel então… tem uma cobertura péssima
Eu sou nos e tenho notado uma melhoria enorme na velocidade do 4g e 4g+ tal como a sua cobertura
Em vez de investir em R&D, deviam investir em infrastructura em condições.
Bem precisam, mas existem tecnologias que já estão mais que desenvolvidas, que potenciam muito melhor qualidade de serviço, existem noutras operadoras há anos, e a NOS ainda não as utiliza na sua rede móvel, como o VoLTE.
É um disparate em 2020, com tanta gente em teletrabalho, receber uma chamada e ficar sem rede de dados.
Uso poucos dados móveis porque não tenho serviço com subscrição de dados mas por exemplo os 10g que ofereceram por causa da pandemia deu bem para o mês e ainda sobrou. Sim jogava online e sou da mos
É a que gasta mais em inovação e é a pior… muito atras da MEO e Vodafone, nem fibra consegue meter até à casa das pessoas…
Ate, pode investir, mas resultado final deixa muito a desejar.
A Box uma esta cheia de falhas, a Uma Light entao é um flop, nem um perfil com canais favoritos funciona.
NOS TV para android tv nem existe como na concorrencia. O melhor router as funcionalidades USB que publicitaram nem existem.
Quando se confunde compra e instalação de equipamentos/produtos, com desenvolvimento de produtos, dá origem a este tipo de noticias falsas…