NOS: Acabou-se o Wap Billing e as surpresas na fatura dos clientes
Sabia que o Wap Billing estava a ser usado para fraudes? Nesse sentido, a NOS deixa de permitir a utilização do saldo ou da fatura para novas ativações de serviços do tipo Wap Billing. O objetivo visa o reforço da proteção dos seus clientes, assim como da transparência nos serviços prestados.
Sem Wap Billing, acabaram-se os pagamentos indevidos e surpresas na fatura.
Acabou-se o Wap Billing na NOS
Wap Billing é o serviço que permite aos clientes dos operadores de telecomunicações, que tenham um telemóvel e serviços móveis ativos, efetuar pagamentos de serviços e conteúdos digitais disponibilizados por terceiros, através de páginas na Internet.
Os clientes podem subscrever serviços ou conteúdos de vídeo, jogos, wallpapers, astrologia, conteúdos para adultos, entre outros, utilizando nessa transação o seu saldo ou fatura. Consoante sejam clientes de tarifários pré ou pós-pagos, respetivamente.
Este serviço esteve na base de episódios de fraude, realizada por entidades terceiras que lesaram clientes NOS. Segundo informações, o operador Desativou sempre as subscrições e procedeu à devolução dos valores cobrados indevidamente aos seus clientes.
Relativamente a este assunto, Luís Nascimento, Administrador da NOS refere que...
A NOS tomou a opção estratégica de impedir a subscrição deste tipo de serviços muitas vezes promovidos de forma intrusiva que, frequentemente, levam a adesões pouco esclarecidas. A NOS congratula-se de ser o primeiro operador em Portugal e um dos pioneiros a nível mundial a dar este passo voluntário, em prol da segurança e proteção dos seus clientes, acabando assim com um relevante motivo de insatisfação e de elevado número de reclamações
Esta decisão aplica-se a novas adesões a serviços deste tipo, pelo que os clientes NOS que têm atualmente serviços Wap Billing voluntariamente subscritos vão continuar a poder utilizá-los tal como até aqui.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Nunca devia ter existido!
E todas as operadoras deviam seguir o exemplo!
A NOS sempre à frente. A MEO vem já a seguir em 3, 2, 1……
A NOS não é exemplo para ninguém. Just saying…
Por acaso é!!!
A NOS sempre a inovar.
inovação sim, usar coaxial quando todos já usam fibra, uiui, top! 🙂
Ya amigo e tu achas que vão trocar uma rede de HFC que chega atualmente a 3.2 milhões de casas por FTTH que no qual garantem a mesma velocidade de banda larga fixa no FTTH?
Em resposta a: Nuno Daniel Carneiro Meireles
Claro que sim, porque claramente a Fibra-óptica funciona muito bem, já o cabo partilhado nem por isso, como de resto os milhões de clientes insatisfeitos dos quais eu fui um deles durante anos o sabem bem, e por estar presente em vários outras casas quando os problemas ocorriam sei que não era caso único.
A única operadora que tenho conhecimento que tinha uma rede por cabo coaxial a funcionar bem e sem problemas era a Pluricanal, mas só até a TV Cabo (actual NOS) os ter comprado, depois ficou a mesma porcaria.
Por tanto uma rede de por cabo coaxial pode funcionar bem em teoria! Mas não na prática por pura incompetência! Porque cumprir o caderno de encargos teóricos é coisa para inglês ver, e resolver os problemas técnicos à séria só com pressão à séria ou mesmo com a Anacom a fiscalizar durante tal operação que de outra maneira muitas das vezes nunca ficava resolvido… sem falar que prevenção (via monitorização remota de parâmetros) é coisa que se calhar nunca tinham ouvido falar porque do contrário não era possível que canais deixassem de dar imagem/ som durante dias/ semanas/ meses sem existisse correcção do problema até finalmente telefonar-lhes (a monitorização remota da TV Cabo aqui na minha zona era eu telefonar-lhes a reclamar disto e daquilo que não funciona à imenso tempo como deveria ser).
Logo a única alternativa para a NOS, para conseguir de facto competir com qualidade é mudar para a fibra-óptica, mas parece que da fibra só gostaram do nome e não da matéria propriamente dita.
Melhor HFC que o adsl, digo eu !
O HFC garante a mesma largura de banda do FTTH? Só rir, então porque é que as outras operadoras usam Fibra? Talvez por que seja superior
O padrão DOCSIS 3.1 permite largura de banda teórica de até 10 Gbps a receber e 1 Gbps em envio, logo, na prática acho que se percebe porque dizem que permite a mesma largura de banda… pelo menos do ponto de vista de prática comercial.
Mas o facto da rede coaxial ser partilhada por várias casas e a fibra ser exclusiva para cada casa permite muito melhor qualidade da oferta pelo menos do ponto de vista teórico, e pelo que tenho sentido de ter agora fibra-óptica quando antes tinha ADSL e Cabo Coaxial a qualidade da fibra-óptica é incomparavelmente melhor em termos práticos de estabilidade dos serviços, só devo ter reclamado uma ou duas vezes e foi porque andei a mexer no modem e o sistema deles não estava a funcionar bem e então não repôs os valores correctos como era suposto após um reset físico… mas se não tivesse mexido teria continuado a funcionar bem… e a fibra-óptica em si estava boa como sempre assim como tudo o resto.
A Meo deixou para os clientes essa decisão.
No portal do cliente existe à muito tempo a seguinte opção para telemoveis:
Pagamento de outros Conteúdos Digitais
Faça a gestão das suas subscrições de outros conteúdos digitais.
Ao bloquear este serviço, não será possivel subscrever novos conteúdos digitais.
Subscrições ativas serão terminadas antes do próximo débito.
A operadora a que se refere tem altos quadros que são os proprietários de muitas dessas empresas e que dá ordem aos serviços para aprovarem esses conteúdos em massa. O bloqueio a que se refere é facilmente ultrapassado pela operadora com a argumentação que são outro tipo de conteúdo s
Bem já vai ter menos ofertas pin submits para Portugal. Coisa que havia bastante em cpa marketing