NoName057(16): derrubada infraestrutura do grupo hacktivista pró‑russo
Em meados de julho de 2025, a Europol coordenou a Operação Eastwood, uma ação realizada entre a Europol e Eurojuste e forças de segurança de 12 países. No âmbito desta operação, a infraestrutura cibernética do grupo hacktivista pró‑russo NoName057(16) foi desmantelada.
Mais de 100 servidores usados pelo grupo foram desligados, sendo que só 42 foram em território espanhol. Foram emitidos 7 mandados internacionais de prisão (6 pela Alemanha e 1 pela Espanha) e realizadas 2 detenções (uma na França, outra na Espanha). Realizaram-se 24 buscas (12 só na Espanha) e 13 pessoas foram interrogadas.
Cerca de 1 000 simpatizantes do NoName foram contactados e alertados sobre as implicações legais do seu apoio ao grupo cibercriminoso.
Quem é o grupo cibercriminoso NoName057(16)?
Surgiu em março de 2022, logo após a invasão russa à Ucrânia, e é conhecido por realizar ataques de negação de serviço (DDoS) a sites ocidentais apoiantes de Kiev — inclusive durante as eleições de Espanha.
De acordo com as informações, esta rede utiliza a sua própria plataforma de ataque, a DDoSia, além de uma botnet com várias centenas de servidores.
O grupo recruta voluntários via Telegram, fóruns, gamificando a participação com “leaderboards”, “badges” e pagamentos em criptomoedas. Segundo dados, esta rede terá mobilizado cerca de 4 000 voluntários (jovens).
Os ataques mais relevantes aconteceram a instituições críticas como bancos, fabricantes de armamentos, energia, governos, telecoms, durante eventos importantes: discurso de Zelensky no parlamento suíço, cúpula da OTAN na Holanda, eleições europeias, entre outros.
Saiba mais no site da Europol aqui.






















Espanha é grande ! E porquê perguntam ?! Um ninho de vespas ! Agora pensem !!!
Calma Pplware, a Ucrânia está a ganhar a guerra e a Rússia só tem armamento velho e vive na idade da pedra.
Não estamos com pressa, Castro! A guerra infelizmente não acabou. Apesar dos russos terem a ideia que em 3 dias se conquistava a Ucrânia. Infelizmente isto ainda se vai arrastar por mais uns anos. Calma Castro!
Consegues mostrar onde Putin disse que conquistava em 3 dias? É que essa narrativa foi inventada e aplaudida por quem dizia que a Rússia no tinha botas, tirava chips das máquinas de lavar roupa, Putin tinha cancro e por aí Fora… Mas uma coisa podes ter a certeza… A Rússia está a dar um show de bola ao ocidente com o ferro velho deles.
Padeces de fraca memória. A estimativa de “tomar Kiev em 72 horas” foi atribuída a planeamentos militares russos baseados numa rápida ofensiva e na expectativa de fraca resistência ucraniana e possível colapso do governo de Zelensky. Sim, a Rússia falhou, e, embora fosse tida como uma super potência, apenas vemos que depende hoje de armamento do Irão e de ajuda da Coreia do Norte. A Rússia está a levar show. Foi afastada das grandes decisões globais, está sem o seu programa espacial e é hoje uma potência em armamento que depende das ameaças do uso de forma nuclear. Aliás, ficou calada quando os EUA atacaram com força o Irão. Como potência aliada… ficou ali calada. O tal show que falas 😉 Não sejas triste. A Rússia é apenas um louco a tentar convencer o mundo que ainda existe. A sorte é ter do outro lado outro louco. E os desgraçados dos ucranianos é que padecem. Ganha juízo. Esta guerra não é um jogo de futebol onde tu és um adepto de uma cor. Tininho miúdo!
Só uma pessoa sem noção acha que a Ucrânia vai ganhar a guerra por procuração, mais depressa vira uma grande cratera do que tomam conta de Moscovo.
América diz que tem stocks baixos, NATO diz que está sem stocks vá lá ao menos a Rússia tem muitas máquinas de lavar usadas!
Este Castro estava tão bem na Rússia num 11 andar e em frente de uma varanda com vista para o Kremlin
às vezes as verdades custam ouvir. Contra factos não existem argumentos. Mas tu só te limitaste a criticar sem sequer fundamentar…