Nokia vai mesmo lançar um Lumia com Android
Os rumores têm estado a ganhar forma e, apesar de serem contra natura, estão cada vez mais certos e firmes. A Nokia vai mesmo lançar um dispositivo que irá correr Android.
O Nokia Normandy, será este o seu nome, deverá ser apresentado já no final do mês de Fevereiro, no Mobile World Congress, em Barcelona.
A decisão da Nokia de lançar um dispositivo com Android como sistema operativo pode parecer um contra senso nesta altura. A sua aquisição pela Microsoft pressupunha um investimento ainda maior no Windows Phone para combater os sistemas operativos da concorrência.
Mas a verdade é que tudo indica que o Nokia Normandy chegue já no próximo Mobile World Congress, que decorre no final do mês de Feveriro, de 24 a 27. Esta certeza foi anunciada pelo jornal The Wall Street, e tem por base dados de fontes próximas do seu desenvolvimento.
A escolha do Android foi propositada e a Nokia não irá correr a versão base deste sistema operativo. É esperado que seja alimentado por uma versão própria da Nokia, com toda uma camada de personalização que o aproximará do que temos no Windows Phone.
Este dispositivo será dedicada aos mercados emergentes e será de gama baixa. Espera-se que tenha apenas 4 GB de armazenamento e 512 MB de RAM, aproximando-se mais da família Asha do que dos Lumia.
A escolha do Android deve-se às especificidades e requisitos de hardware que o Windows Phone tem, não podendo ser usado em dispositivos com menos de 1GB de RAM.
Mas esta versão de Android será totalmente diferente do que se encontra na maioria dos dispositivos, sendo inclusive retirada a loja de aplicações da Google, estando a Nokia e a Microsoft a desenvolver a sua própria loja de aplicações. Para além disso o Nokia Normandy virá com muito software Nokia pré instalado.
Este projecto de um telefone de gama baixa, assente num sistema operativo com provas dadas neste tipo de equipamentos foi iniciado antes da compra da Nokia por parte da Microsoft. A necessidade de aumentar as vendas e a possibilidade de tornar o Android numa versão com a imagem do Windows Phone, afastando-o de todo o ecossistema Google foi o factor para a continuação dos desenvolvimentos.
O sucesso que o Kindle da Amazon tem, usando uma solução similar, é a prova que a Microsoft precisava para dar luz verde a um projecto que se pode entender como não natural.
Algumas aplicações base, como o Skype, o Twitter, o Vine, o BlackBerry Messenger e até o Facebook esperam-se que venham a estar presentes na base do Nokia Normandy. Todas as restantes aplicações serão facilmente convertidas para a nova loja de aplicações, uma vez que a base é a mesma.
Na mesma apresentação do Nokia Normandy deverá ser também anunciado um novo elemento da família Lumia, mas o foco deste evento deverá mesmo ser o Nokia com Android.
A chegada deste equipamento vem libertar a Nokia dos desenvolvimentos de um sistema operativo que possa alimentar a sua linha média de dispositivos, mantendo o Asha com o SO actual e o Windows Phone para os dispositivos de gama alta.
Pode assim nascer uma linha de equipamentos que serão mais interessantes que os Asha e sem os preços elevados que os Lumia têm, mas com funcionalidades e acesso a serviços que tanto interessam aos utilizadores hoje em dia.
Será uma estratégia que quer trazer de volta a Nokia ao seu passado e ao sucesso que tinha em todas as gamas de dispositivos, desde os mais básicos até aos mais evoluídos, não esquecendo a gama média que tantos adeptos tinha.
Este artigo tem mais de um ano
Resumindo, os rumores dizem que a Nokia vai criar um fork no Android, como o Kindle.
Acho que é oportuno este artigo (serve também para distinguir o que é e o que não é open source no Android):
“Neither Microsoft, Nokia, nor anyone else should fork Android. It’s unforkable”
http://arstechnica.com/information-technology/2014/02/neither-microsoft-nokia-nor-anyone-else-should-fork-android-its-unforkable/
fantastico artigo que não dá em nada, vê uma das respostas: http://arstechnica.com/information-technology/2014/02/neither-microsoft-nokia-nor-anyone-else-should-fork-android-its-unforkable/?comments=1&post=26199423
O que o artigo diz é que o Android tem uma parte open source e outra parte que não é.
A resposta não passa de “pa-ta-ti, pá-tá-tá”, do tipo religioso: “Alto, que estão a atacar o nosso bem-amado Android, e a Google, essa luz que nos ilumina. O nosso bem amado líder tem todo o direito de fazer o que faz”.
A ninguém interessa se tem o direito ou não tem o direito, apenas o que acontece na prática – no caso de um fork, como é o caso que se está a falar no post, e que há quem não queira ver. Lêem só: “´Té que enfim a Nokia vai produzir smartphones Android”.
Provavelmente o que estavas à espera era que o android open soure tivesse o backend da google, mas já devias saber que se é lançado pela microsoft, vai ter o que é da microsoft. Tudo o que faz do android um sistema operativo móvel está no aosp, tudo o que faz dele um sistema operativo da google é o aosp + o backend da google (leia-se as apps e a play store).
Não é bem assim, não é só trocar o que é Google por Microsoft. Acho que o artigo detalha a coisa bastante bem.
A questão principal é que quem queira fazer um fork e ao mesmo tempo ter um smartphone “com Android, exceto Google Play e serviços (apps) Google”, não tem, nem perto disso.
Para um modelo básico da Nokia, um Asha, como se sugere em comentários mais abaixo, talvez.
A questão relevante é – tratando-se de um fork, como se sugere no post (e diz noutros lados) a Nokia não vai lançar um smartphone Android. Um Asha talvez.
“A escolha do Android deve-se às especificidades e requisitos de hardware que o Windows Phone tem, não podendo ser usado em dispositivos com menos de 1GB de RAM.”
WTH!!! O Lumia 520, 620, 625 e 720 têm 512 MB de RAM.
exactamente. Corre melhor o windows 8 do que o android com 512 de ram
+1, muito melhor mesmo!
Isso nem se põe em causa O meu irmão têm um Lumia 520 e a minha irmã um Xperia L. O Nokia é bem mais fluido e rápido que o Sony, mesmo quando o ultimo têm o dobro da memória e custa mais de metade do primeiro.
Tens algum problema na interpretação?
Se o dispositivo tem 521mb e escolheram o android será porque o WP8 não corre com 512mb o mito do WP ser levezinho parece que esta a desaparecer.
Tenta ler outra vez.
Tu é que não deves ter a mínima noção do que dizes. Vai lá brincar com o teu Samsung Gio que é lento por todos os lados. Quando interagires com um Lumia com 512Mb de Ram e te maravilhares com a fluidez do sistema, então depois falamos!
Já tive vários dispositivos com Android e 512Mb de ram mal mexiam o Lumia 625 512Mb na msm a diferenca é que é fluido em tudo o que fasso, jogar, navegar entre apps e menus, sempre fluido até mesmo com um firmware de developper
mas isso é porque as app’s são compiladas usando AOT compiling, em vez de jit compiling…
Há e não penses que C# é mais rápido…porque na pratica C# é uma copia do java, a tecnologia que usas por baixo no teu lumia, é no fundo tecnologia java…
A diferenças é que a M$ usa compilação quase nativa e o android usa jit compiling…
Isso para o consumidor final é só blá blá blá!
Achas que isso interessa alguma coisa a quem vai comprar apenas para desfrutar o telemóvel?
Até podes ter razão no que dizes, e não digo que não, mas a mim só me interessa se é fluído ou não. Não quero saber da tecnologia que está por baixo do capô!
Tanto o Lumia 720 e o Lumia 800 (possuí ambos) portam-se lindamente com 512MB de RAM.
Também não entendi essa frase no artigo.
Julgo que seja a Microsoft a querer que todas as futuras maquinas com WP tenho no mínimo 1GB RAM, algo que não acho descabido.
Estava para comentar o mesmo!
Android com 512 MB de Ram até faz chorar os mais pacientes…
Já o WP8 com 512 MB de Ram simplesmente voa!
Windows Phone 8:
Minimum 512 MB RAM for WVGA phones
Minimum 1 GB RAM for 720p / WXGA / 1080p
Está aí a explicação.
Ainda não acredito que a parte controlada pela microsoft da nokia lance um android. Não faz o mínimo sentido. Eles têm todas as capacidades para fazer um WP8 light e ganham muito mais com isso do que fazer um fork do android. Principalmente por estender a base de utilização da plataforma, atraindo mais developers. O que é claramente o que falta o WP.
Se este telemóvel realmente for lançado, duvido muito que a resolução seja superior a WVGA.
Oh nuno o sr que escreveu isto não comeu o nestum…
Não, não comi Nestum. A minha idade de comer Nestum já passou a umas boas décadas.
Mas diz lá qual é a falácia no meu comentário!
Calma Nuno! O Paulo estava a referir-se ao autor do artigo. Lê lá melhor!
Tens razão. Afinal devia ter comido Nestum. 🙂
Hehehe!
Uhm… mas porque é que alguém iria comprar um android se não fosse pela loja de aplicações? O.o
As aplicações neste momento marcam a grande diferença nos telemóveis tais como no computadores, em todos!
? Não percebi a que te estás a referir… no artigo está explicado que este smartphone não terá acesso á play store, mas terá uma loka própria da microsoft e da nokia. A minha pergunta é qual seria a vantagem em ser android? Para isso continuavam com os symbian.
Para o consumidor a vantagem não deve ser nenhuma. Mas para a Nokia é mais barato e vantajoso agarrar num sistema moderno e modificá-lo à sua maneira!
Estava a concordar contigo! Mas a nokia pode criar uma loja tipo a amazon!
A Nokia podia ter escolhido uma maquina melhor um bocado para representar android.
Hoje em dia é o mínimo.
Corre melhor o windows 8 em 512 single core que o android em quad core com 4 gb de ram.
Isso não podes dizer porque não existe absolutamente nenhum WP8 que seja single core. Os requisitos mínimos do WP8 é que o CPU seja um snapdragon dual core. Esta foi uma das razões pela qual os telemóveis com WP7 não foram actualizados para o WP8.
Lol. Mete lá o teu lumia ao lado de um G2/GS4/etc e depois falamos dos 4gb de ram e do quad core. Fluidez não é só menus, pelo menos eu uso jogos e apps.
Diz-me lá um único telemóvel android que forneça uma experiência melhor que os Lumias de baixa gama (520, 620, 625, 720).
Eu utilizo 3 telemóveis, um iPhone 5S um Sony Xperia Z1 e uma Lumia 920 (este vai ser agora substituído por um Lumia 1520 que deve de chegar a minha porta esta semana). Eu gosto muito do meu Z1 e do Android, mas mesmo assim experiência de utilização da Microsoft e a da Apple é superior à da Google. E o Windows Phone e o iOS conseguem fornecer uma experiência bastante superior ao Android com um hardware inferior, como é o caso do Lumia 520, 620, 720, iPhone 4, 4S.
+1
Devo dizer que uso os 3 tb e sou um developer WP mas tb desenvolvo para android.Posso dizer que o android que uso SG2 e’ mt bom e n tenho razoes de queixa, no entanto tive de andar a meter roms (CyanogenMod) para suportar as ultimas versoes de android e funciona bem mas se fosse user comum.. adeus.IOS e WP basicamente esta sp actualizado no entanto cuidado pk os android google sao outra historia e ai sim ja n digo o mesmo..Como td n podemos ser fan boys e ver o que realmente e’ e a microsoft apesar de a meu ver uma boa plataforma de desenvolvimento ainda tem mt para melhorar. 🙂
É só uma história ligeiramente diferente… 18 meses…
Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 5….
Ambos oferecem uma utilizacao tao boa ou melhor que os lumia….e iphones….
No WP, falta uma bom mercado de Apps, e o sistema ser mais aberto… pois de resto, para mim esta excelente 🙂
Eu pedi um telemóvel entre os 120€ e os 220€, e tu respondes-me com dois telemóveis que já não são produzidos e um telemóvel cujo preço começa nos 350€.
Eu não digo que a experiência seja má no Android (nos equipamentos decentes é óbvio, nos equipamentos baratos é simplesmente horrível). Muito longe disso. Mas para mim a experiência no Windows Phone e iPhone é ligeiramente superior. Para ti o Android pode ser a melhor coisa que existe, e eu respeito a tua opinião que é tão válida quanto a minha.
Em relação ao mercado de aplicações isso já não é bem verdade. A loja do windows já tem uma boa selecção de aplicações. Pode não ser tão extensa como a do Android e a do iPhone, mas as aplicações mais importantes já lá estão, e as que não existem a grande maioria já têm alternativas.
É verdade, o sistema é substancialmente mais fechado que o Android, mas isso também garante que a experiência é muito parecida entre os vários aparelhos.
A ideia da Microsoft é clara… ganhar mercado no segmento móvel, destronar o iPhone e ultrapassar a Samsung.
A Nokia, principalmente na Europa, sempre foi muito bem vista. Apesar de ter perdido algum terreno nos últimos anos, ao apresentar este tipo de equipamento, vai facilmente recuperar terreno. Boa aposta da Nokia/Microsoft.
Isto é uma prova porque a Microsoft continua a ser das maiores empresas de IT do mundo. Parece que esta a ficar para trás, nas estratégias que segue, mas em curto prazo, mostra que essas estratégias “estranhas” acabam por levar as melhores estratégias vencedoras.
sim realmente é a prova que a M$ continuam a ser a mesma copiona de sempre…
Vás por onde vás, encontras artigos derivados de outros, ou copiados, tecnologia plagiada, etc…
Á grande empresa de TI…
lmx normalmente gosto dos teus comentários mas este aqui riscou a pintura… o teu comentário é falacioso e incorrecto.
ola césar…
Eu limitei-me a dizer aquilo que todos sabem, mas muitos não querem houvir 😉
Se foi exagerado??Secalhar foi , secalhar deveria ter guardado a minha opinião para mim…mas dadas algumas diabruras que me lembro…não consigo olhar para a M$ como uma empresa grande de TI…
Empresas grandes desenvolvem e inovam dentro de portas, não andam que nem vampiros a escrutinar leis, e afins, para se apoderarem de algo…
Mas esta é a minha opinião…o que não consigo é perceber como os demais não pensam o mesmo …dadas tantas evidencias….
Não é que eu defenda o android, porque a Google fez a mesma porcaria com a SUN(Dalvkit-java), que a M$ fez(clr-c#-java)!!
E por isso estão boas uma para a outra.
Mas daí a dar-lhes relevância por usurparem tecnologia a outras empresas isso não consigo.
Desculpa César….mas “a César o que é de César”!!
se vier com android 4.4 kitkat que consume menos RAM entao temos aqui uma boa maquina de baixo preço
“A escolha do Android deve-se às especificidades e requisitos de hardware que o Windows Phone tem, não podendo ser usado em
dispositivos com menos de 1GB de RAM.”
Então os Nokia Lumia 520, 620, 720 não rodam Windows Phone, porque todos eles tem 512mp de Ram… (Quem tem que ter alto processamento é o Android, o Kit Kat melhorou isso mas as fabricantes não vão atualizar os aparelhos de entrada para a nova versão)
Não acho q a Nokia irá lançar um aparelho com Android, mesmo ele sendo com um visual do WP8…
Mas se lançar, não demora muito aparecerão Rons do sistema Android puro…
Todos sabem que o windows não vai a lado nenhum, por isso é melhor mudar de rumo.
Acho que estas a exagerar. O Windows Phone têm crescido bastante.
Não andas atento às noticias, o mercado do Windows Phone tem crescido muito e em vários países roubado o trono ao iPhone e smartphone android, look it up.
Quem não vai a lado nenhum com esses comentários sei eu quem é!
O windows phone tem sido muito bem aceite….
Espero que seja uma plataforma de grande sucesso…
So ficamos a ganhar com isso… Sejamos nos androidianos, Isheeps ou fasdejanelas….
Jogada inteligente…como já não conseguem melhorar o symbian, agarram no android, alteram um pouco e já está!!! Poupam no desenvolvimento de software……e conseguem quota no mercado low cost…
Pensei exactamente o mesmo. Para que reinventar a roda se o android já está feito, e o symbian está a ficar pra trás?
hmmm se vão alterar o android, pode ser que até saia mais levezinho quem sabe, e funcione bem num Nokia, estamos cá esperando para ver como é.
Em contrapartida, é esquisito a Microsoft deixar que a Nokia faça um aparelho com Android. Mas pronto eles lá sabem….
Isto é tudo uma grande jogada de marketing e estratégia do mercado por parte da Nokia e MS:
– Maior cota no mercado. Substituem o symbian pelo android no que constam nos equipamentos de baixa gama poupando assim no desenvolvimento do software e ganham por sua vez mais clientes “uma vez já existir muitos consumidores android”
…e os lucros por consequência aumentam.
– Ganhando mais clientes e colocando um interface “layout” WP nesses smartphones andoird é um passo para futuros clientes que desejam equipamentos alta gama nokia.
– Para nós consumidores, pode vir a ser um factor benéfico para assim baixarem ligeiramente os preços dos Lumias “caso a margem de lucro assim se justificar ”
Penso existir outras razões mas as mais evidentes serão estas.
Mais uma para o Android! Soma e segue…
Quanto desconhecimento num site da espcialidade…
Não é um Lumia, é um Asha…
É apenas o título que está mal. Talvez devesse meter o Lumia entre aspas.
Apesar que também podemos considerar que o hw é dos Lumias (mesmo que mais baixo) e não dos Asha. Mas, parece “claro” que será para o segmento dos Asha
Sou o único triste por este rumor ser verdade? Sinceramente, antes de ter adquirido o 4S andava sinceramente com vontade de entrar no mundo do WP com um Nokia Lumia 920. Mas agora com esta noticia, sinceramente, perdi o “gosto” que tinha nos nokia…. Fico pelo iOS que fico bem.
isso não é atitude à puto? Se gostas dos equipamentos Nokia e queres ir para Windows Phone, não vejo porque razão não poderás ir. Isto não afecta os Windows Mobile. Apenas, porventura, substituirá o Symbian
Deixa ver se entendi, Não compraste um Lumia com WP8 porque a nokia decidiu fazer um fork ao Android num dispositivo de baixa gama. LOL
Não. Não comprei um WP8 pois não tive que comprar nenhum deles. O 4S foi oferecido. E agora sim, posso dizer que se tivesse que escolher por um iOS ou WP, escolhia iOS, talvez antes não fosse assim.
Dizem que os nokia com android sugam energia aos nokia com wp, dai perderem qualidades. Só não compreende quem não é iFan…
Sempre existe um mercado que explora os leigos e desavisados.
Filosofia da Microsoft/Nokia
Topo de gama: HW Top e Windows Phone
Média Gama: HW médio/fraco e Windows Phone
Baixa Gama: HW médio/fraco e Android (fork)
Ou seja, do ponto de vista da Microsoft o Android serve para satisfazer a gama de entrada. Quem quer algo melhor vai para o Windows Phone
É bom notar que sendo um fork do android, será da parte open source. Como os equipamentos também não acederão á Google Play, a Microsoft não terá que pagar nada à Google. Poderá porventura ter que alguma patente em particular, mas serão peanuts.
Eu diria que ainda se pode subdividir mais ainda essa filosofia, é que esqueceste-te de mencionar os Nokia Asha que se situam entre a Baixa Gama e a Média Gama.
e la vai a M$ usar linux 😉
e já não usa?
Acho que vai ser a parte não microsoft da nokia… a parte dos asha 😉
Não sei onde o PPLWARE foi buscar esta barbaridade “A escolha do Android deve-se às especificidades e requisitos de hardware que o Windows Phone tem, não podendo ser usado em dispositivos com menos de 1GB de RAM”
O Windows Phone tem nos requisitos 512MB de RAM e não 1GB de RAM, isto para não falar que o Windows Phone funciona em 256MB de RAM.
A Microsoft ainda a pouco o tempo também fez um anúncio em que o Windows Phone pode vir a ter versões gratis, para tirar de vez o Android do mercado, o que faz sentido.
Resta saber o que diz a Google e a Samsung
O android é lento comparado com o que????
Voces falam nos Lumia 520 … a minha namorada tem um e gosto bastante do telemovel ( excepto do brilho automatico do ecra )….. mas pelo mesmo preço compro um moto G… e fico tao bem ou mais bem servido!!!!
No caso do nokia 620… compro um nexus 4… que anda na mesma gama de preços… e fico tao bem ou mais bem servido!!!
Qual o Lumia que compro por 350 € que fico tao bem servido como o Nexus 5???? Nenhum!!!! Alias, nem lumia, nem iphone….
Nao quero com isto dizer mal do WP ou IPhone, alias, sao ambas boas plataformas ( se bem que gosto bem mais de WP do que Iphone )
Tens o Lumia 925 ficas melhor servido que o Nexus 5, mas isto é a minha opinião, L820 na worten já ronda os 150 euros, 920 encontras a bons preços pela net fora 😉
O lumia 925 é um bom smartphone, sem duvida… mas o Nexus 5 é ligeiramente melhor ( ecra maior e mais resolucao, cpu melhor , mais RAM, etc )… Atencao, sou fanboy de android e linux, mas tb sei ver as virtudes e defeitos das outras plataformas….
reformulo a questao… Qual o WP que arranjas por 350 €, full hd, quad core, 2 gigas de ram, etc, etc???
R : Nao arranjas nenhum…
o que te quero dizer, é que a relaçao preço/qualidade, neste momento, a google ganha nisso 🙂
Mas nao é por ganhar nesse aspecto que é a melhor!!! que fique bem claro….
Algo que ainda não percebeste é que o windows phone não precisa dessas características técnicas todas para correr tudo bem melhor que qualquer android 🙂
Tudo bem melhor ??? Como assim?? No meu lumia 520 estou sempre a levar com a seguinte mensagem : ” a retomar a aplicação “….
E olha que o lumia 520 já é um dual core ….
Concordo contigo em relação ao consumo de memoria … O Android é mais guloso… Ou era, pois no 4.4 isso mudou…
Mas agora dizeres que o windows phone é melhor que qualquer android… Calma no que dizes!!! Testa um nexus 5 e depois falamos !!!
Mais uma vez afirmo : o windows phone tb é bom!!! Mas o Android não é um lixo como alguns users insistem em dizer que é!!!
LOL
Enfim, não aceitaram um comentario sem qualquer tipo de problema, so porque sim.
Este blog morreu para mim, alem das barbaridades que aparecem no dia-a-dia em posts e comments, as equipa por detras do PPLWARE também já não anda em dias bons.
O facto de o teu comentário ter ficado presos para moderação não deveria ser razão suficiente para essa tua reacção, mas cada um é livre de tomar as atitudes que bem entende.
Apenas me resta dizer-te que o comentário foi aprovado e que se a tua decisão é definitiva, nós podemos fazer nada para te impedir.
Se continuares a tomar decisões sem teres os dados todos não me parece que vãs conseguir muito!