PplWare Mobile

Nokia teve Lumias com Android em testes

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. tiago says:

    foi pena, foi pena…na minha opiniao a NOKIA perdeu quando nao evoliu, neste caso usando sistema ANDROID. Teria sido uma mais valia e teria vendido muitas unidades.

      • tavares says:

        Porque não colocam essa quatão num prisma diferente?É publico que a Nokia ANTES de “adotar” o WP como SO movel estava à beira da falência.E so não fechou porque a Microsoft investiu,de imediato, cerca de 4 mil milhões de Euros na empresa.E a verdade é que nos dois ultimos anos(8 trimestres financeiros) a Nokia(divisão de smartphones) regressou aos lucros.Mas o passivo acumulado era gigantesco e…os investidores e acionistas não são conhecidos pela sua “paciência” quando falamos em retorno.Por esse motivo seria uma “boa jogada” começarem a desenvolver “em segredo” os gadgets com um SO rival para…forçar a Microsoft a adquirir a sua divisão de telemóveis/smartphones!!E assim ficam todos “contentes”…os acionistas da Nokia(em vez de continuarem a suportar prejuízos) ainda vão receber “algum”,a Finlandia fica com o “fantasma” de ter de se aguentar com umas dezenas de milhares de desempregados afastado,a Microsoft fica com uma estrutura de fabrico de hardware com qualidade que ninguém contesta e os consumidores ficam com a certeza que a qualidade Nokia não vai ser “tomada de assalto” por um SO mediocre(para não dizer péssimo)como o Android…estou feliz e satisfeito!!

        • newJ says:

          Bem visto e bem explicado. Parabéns Tavares.

        • Nelson says:

          X2…

          Para por android, nãovale a pena a qualidade de hardware da Nokia!

          • Hell_Shoot says:

            Vale a Samsung queres ver? Queres ver que antes do Android vias por aí muitos dispositivos Samsung. Eram telefones “low-cost” com SO padrão e o material não valia nada. Um pouco como a Huawei que há uns anos atrás tinha os dispositivos mais baratos do mercado, só agora começou crescer e a produzir equipamentos mais resistentes.

        • helder silva says:

          Simplesmente o comentário mais inteligente que já vi!!
          parabens tavares!
          Já agora pergunto ao Hell_Shoot, o que a samsung percebe de pc’s/samrtphones… = 0!! nada! a samsung vai com o android diretos ao caixote do lixo!
          boas para fazer concorrência más para o dia a dia!!

        • José Morango says:

          +1020

        • Nelson Vidal says:

          sim, acho que a Nokia perdeu aos olhos da critica ao usar em exclusivo o WP, mas ganhou em diferenciação das outras Marcas.
          e essa diferenciação é muito importante.

          se tivesse optado por um android tinha lutar com todas as outras marcas de alto e baixo custo e seria apenas mais um “peixe num oceano”, que não é o seu,
          Nokia, não é o mesmo que HTZ, Ztec, AEG e outras que andam por ai e optam pelo SO mais barato, em vez de optar pelo SO que as define e diferencia dentro do mercado em que se insere.

        • Fernando says:

          Caro “tavares” : Tenho a certeza que você era daqueles que em 2010 dizia que o “acordo” da Nokia com a Microsoft ia fazer explodir a quota de mercado do WP para níveis estratosféricos. Bom, o que é verdade e o que está patente neste artigo justamente a Nokia e os seus acionistas não estavam contentes com os sonhos estratosfericos dos fanbois do WP. A Microsoft FOI OBRIGADA A COMRAR A Nokia sob pena de se tornar ainda mais insignificante.
          Em relação ao resultado da compra da Nokia, o tempo dirá mas tendo em conta o histórico, esta “divisão” está à partida condenada a desaparecer.

          • newJ says:

            Fernando, vai lá brincar com o teu Android e deixa os users Nokia em paz e felizes com o seu smartphone.

          • Ricardo says:

            *muito* felizes. /corrigido

          • Tavares says:

            Amigo “Fernando”… as suas “certezas” são apenas conjecturas de alguém que parece um pouco “chateado” e incomodado nem sei com o quê!! Eu apenas me limitei a dar o MEU ponto de vista em relação a um artigo aqui publicado.E o seu “nervosismo” apenas me faz concluir que você deve ser um INVESTIDOR importante de algum concorrente do WP8. Digo isto porque se você fosse apenas(tal como eu!) um simples consumidor…estaria MUITO SATISFEITO com a concorrência entre os diversos SOs.Quanto à sua “certeza” do desaparecimento da divisão de smartphones que a Microsoft pretende adquirir(sim pretende…porque a negócio ainda não foi aprovado!)cá estaremos para ver.Mas não esqueça de uma “coisa” importante:
            -Consumidores que “trocaram” iPhones pelo Lumias…conheço POUCOS;
            -Consumidores que “mudaram” do Android para iphones e Lumias…conheço MUITOS:
            -Consumidores que “trocaram” iphones e Lumias pelo Android…nao coneço NENHUM!!!
            Cump.

          • Hilário Ramos says:

            Fernado, que vai desaparecer é certo! Só vão comercializar WP’s.
            Não vão durar muito. É parecido com o “desastre” do Surface…

        • Daniel says:

          É público que antes estava na falência?! Desculpa mas é mentira e basta ir ao site de informação para investidores da nokia, verificar os reports (quarterly e annually reports) para ver que isso é uma total mentira. Falência? Não, longe disso, mas estava a perder revenue de trimestre para trimestre, mas não tinha prejuízo (só o lucro, na divisão de mobile – feature phones e smartphones – é que ia reduzindo de trimestre para trimestre).

          Posto isto, a revenue de 2011 para 2012 caiu 34%. Dizias 8 trimestres, certo? Pois bem, no report de 2012 a Nokia informa que a àrea de Smart Devices “sofreu” no terceiro quarter devido a “product transition”, e que embora no quarto quarter as vendas tenham aumentado, sofreu bastante devido a constrangimentos de junto de fornecedores (quando as coisas correm mesmo bem não se dá justificações destas, isto é conversa para pedir desculpa aos investidores, como dizes, mas é não era pelo passivo mas sim pela estratégia não estar a dar os resultados esperados e anunciados na altura da parceria). Mas continuando, em comparação entre 2011 e 2012 a Nokia a margem de vendas, relativo a smart devices (onde se encontram os Lumia e os smartphones com Symbian) foi de 77.3 milhões de unidades e 35.1 milhões de unidades (2011 e 2012 respectivamente), representando isso uma quebra de 55% de unidades e em termos de vendas (euros) representa uma quebra de 50% (10820 milhões de euros em 2011 vs 5446 milhões de euros em 2012). Por outro lado, em termos de net sales de mobile phones (feature phones, os Asha e afins) obteve 9436 milhões de euros em 2012 (versus 11930 milhões de euros em 2011). Nada bate certo com o que dizes, já viste? Mas não acredites em mim, lê os reports da Nokia.

        • Hilário Ramos says:

          Oh Tavares porque não guardas esses juízos de valor (mediocre) para ti?
          SO mediocre dizes tu? É por isso que é o SO que mais vende… Tenho dito!

    • Corvo says:

      mm XD talvez até acabasse por comprar nokia numa das próxima vezes!… foi mm mta pena até pk andam a lançar tlm bonitos!

    • Pedro says:

      Ou seria só mais uma, num mundo já altamente dominado pela samsung. Não só fez muito bem em apostar no WP como é neste momento lider na plataforma em maior crescimento de todas, em que se calcula uma quota mundial de mercado de mais de 10% já nos próximos anos.

  2. João Pereira says:

    Ainda bem que tal não aconteceu… não estraguem a NOKIA vá lá…

  3. dwz says:

    Se a nokia tivesse lançado logo android quando este saiu não estaria onde está actualmente. Hardware Nokia + Software Google = perfection.

    • Emannxx says:

      Poderia ser, de facto, a perfeição – desde que o software se mantivesse inalterado (AOSP), ou então com apenas aplicações úteis da Nokia como acontece no WP (camara, gps etc).

    • Rochita says:

      Só se for na tua cabeça… gostas de android fica com ele… não há melhor que windows phone e graças a deus que a nokia não caiu nesse erro.

      • jose says:

        “não há melhor que windows phone e graças a deus que a nokia não caiu nesse erro.”

        Que afirmação arrojada. Daqui a uns anos, talvez aconteça, mas de momento nem por sombras.

        • newJ says:

          Tens que experimentar José, não é só falar por falar..

          • jose says:

            Não estou a falar por falar.
            É um SO muito fluido, mais que a maioria dos androids, mas faltam lhe aplicações que, na minha opiniao , são importantes num smartphone.

          • Laurinda says:

            Jose, só por dizeres que faltam aplicações, claramente não sabes do que falas 🙂
            Windows phone É um sistema operativo.

          • Pedro says:

            Tipo o que josé? tenho tudo o que tinha nos androids, e o que não têm oficiais tem substitutos igualmente bons, ou mesmo melhores do que o oficial nas outras plataformas.
            Um bom exemplo disso é o 6tag (instagram).

          • dwz says:

            acredita em mim, ja exprimentei WP, BB, iOS, e, para quem sabe, não há nada que chegue perto do android em varias coisas. Contudo concordo que é um sistema mais pesado, visto correr em JVM (Dalvik), mas segundo os rumores o 4.4 vai mudar isso.

          • jose says:

            Laurinda
            Lol então um SO não tem aplicações?

            Depois há a questão da organização.
            Podem ter o launcher que quiserem no Android. O nova launcher, por exemplo, tem uma lista de aplicações ordenada alfabeticamente, igual à do wp.

            Claramente sabem do que falam lol

        • tavares says:

          Ó amigo Jose diz você:”(o WP)É um SO muito fluido, mais que a maioria dos androids, mas faltam lhe aplicações que, na minha opiniao , são importantes num smartphone”.Eu sei que o iPhone tem cerca de 1 milhão de apps e o Android tem mais de 700.000,mas…para que quero eu “tudo isso” se apenas utilizo cerca de 20/30 apss no smartphone??E diga-me,com sinceridade,se conhece alguém que faça uma pesquisa exaustiva nas lojas de apps para encontrar o que lhe interessa no meio de toda essa “confusão”!Pode ter a certeza que a maioria das apps instaladas em qualquer gadget de qualquer SO…são indicadas por amigos,familiares,colegas,etc.E na “loja” do WP já existem mais de 170.000 para tudo e mais alguma coisa. Deixem de utilizar o argumento da QUANTIDADE de apps para fazer “propaganda” de qualquer SO.O que importa é a QUALIDADE e a necessidade que temos a cada momento.

      • dwz says:

        basicamente o que tas a dizer é: “gracas a deus” que a nokia foi a falencia. lol

  4. Gonçalves says:

    A verdade é que é possível encontrar roms com android (no XDA e afins) para alguns nokias.
    Portanto, acaba por não me surpreender.

  5. Tf says:

    Seria um completo FLOP.

  6. Rui says:

    Perfeição? Software Google?
    Com afirmações destas acho que tens futuro na comédia 😉

    • Shikai says:

      Podia apostar que não passa um único dia sem que recorras ao software deles, será que é porque gostas de usar software com bugs? :p

      • Rui says:

        Claro que uso diariamente algo Google.

        No entanto o contexto é o SO Android ser apelidado de perfeito, coisa que para mim é hilariante.

        Podíamos começar pela quantidade gigante de recursos que precisa para correr sem problemas, passando pela política vergonhosa de actualizações que afectam o sistema, e terminávamos na Store que deixa um pouco a desejar em relação à segurança, malware e qualidade das apps.

        Se isto é perfeição… Upa Upa 🙂

        Garantidamente que se trocasse de SO, optava por WPhone.

  7. Uau says:

    Com Samsung, LG, Sony, Huawei, etc.. etc.. Seria mais um.. nada de diferente.

    • newJ says:

      Estes fãs de Android nunca experimentaram sequer o WP8, e pensam que têm o melhor smartphone do mundo.. O pior é o lag e a desorganização que aquele S.O. é quando comparado com wp8

  8. lmx says:

    bem…

    O problema principal foi colocarem na Nokia um Homen da M$ isso iria correr mal para a Nokia claro…ja se sabia…

    O segundo erro…abandonarem o MEEGo, o melhor SO que vi até hoje para dispositivos moveis…

    O Terceiro…sem MEEGO, não apostaram no Android que lhes dava mais garatias de poderem ser uma empresa livre…

    O quarto…avançaram com M$, ora sendo esta muito restricta no mercado, sem representação…deram o tiro final nos pés, e ao assinarem um acordo de exclusividade…fecharam o caso…já era sabido há muito que a nokia ia ser comprada…e foi comprada ao preço da uva mijona…5 mil milhões…ainda custa a acreditar…

    Este departamento tinha facturado, com muita crise cerca de 16 mil milhões em 2012…e foi vendido por 5 mil milhões???isto é muito estranho mesmo…

    cmps

    • Laurinda says:

      Como é que o android dava mais garantias?
      Seria mais uma marca a ter telemóveis a arrastar com o Lagdroid.

      • lmx says:

        pois parece que não era isso que os testes com android/nokia demonstravam… 😉

        e sim existia muito mais independencia do que um contracto de exclusividade assinado…com a M$ 😀 … morte certa…

        cmps

    • Pedro says:

      considerar só o que facturou é não contar com os prejuizos tambem..

      • lmx says:

        quando ao prejuizo, não sabemos…

        o que acho é que a nokia perde mais vendendo por 5 mil milhoes do que por 20 mil milhões por exemplo…

        Não conheço os prejuizos, mas se facturou 16 mil milhões não deve ter tido apenas 5 mil milhões de lucro, os telemóveis com windows vendem-se pouco comparativamente a android e ios…logo colocando apenas windows num telemóvel…ja sabes á partida que vais facturar muito menos que o suposto…é simples…são regras de “mercieiro”…

        Não é ao acaso que a maioria das marcas vende android e poucos telefones com windows…porque será?

        cmps

    • MarioM says:

      Tem Calma a Samsung ja esta em teste com o S4 com Tizen.

      https://www.tizen.org/

    • Pplbur says:

      +1

      Eu adorei o Meego! Pareceu bastante promissor, mas eles nem lhe deram hipótese! Fizeram o N9 com o Meego e depois cancelaram o Meego e puseram o Windows Phone no N9!
      Eu só pensava para mim: “O que é que vocês estão a fazer??”

  9. So_true says:

    Seria a Google a antecipar uma possível “fuga” da Samsung? Ainda que a Samsung tenha mais a perder com o divórcio, penso eu de que…

  10. Mário Cardoso says:

    Existe sempre aquela discussão de que os Lumia com apenas 512Mb de ram chegam e sobram para o WP8. Se lançassem um Lumia low cost com Android com os mesmos 512Mb de ram, das duas uma: ou seria mais um low cost com problemas de lentidão que já todos conhecemos, ou não seria nada um low cost e teria características à altura!

    • Rui Pedro™ says:

      O meu Galaxy mini com 256 de RAM e 600MHz(800MHz)não se arrasta, porque se ia arrastar um Nokia com 512 de Ram e melhor processador?? Embirração do SO com o telefone??
      E já passei todas as versões de Android nele.

      • David Ferreira says:

        Não se arrasta? lool não sei se é para rir ou para chorar xD. cá para mim nunca mexeste num telemóvel decente e os arrasto que tens para ti é normal

        • Rui Pedro™ says:

          Trabalho com este telemovel há 2 anos sei bem o que falo.
          Obvio que não uso as Roms da Samsung e tudo o que é desnecessário removi.
          Agora chora ou ri à vontade.

      • Mário Cardoso says:

        Desculpa mas custa-me muito acreditar nisso…
        Eu tive um LG P500 com Android 2.3 que até é bastante comedido em recursos. Depois tive um Huawei G300 e um Sony Xperia J com as mesmas características do Huawei (1000Mhz Single core e 512 Mb Ram). Os três arrastavam-se completamente!

        Agora uma coisa é comprá-los, tirar da caixa e usá-los assim mesmo.
        Outra coisa é começar a instalar aplicações necessárias, navegar na web, ouvir música ao mesmo tempo e consultar o tempo pelo meio… nesta situação o Android simplesmente engasga-se todo. O laucher reinicia, as aplicações fecham, a música bloqueia… Não dá um mínimo de gosto de usar!

        Eu até achava que o Xperia J era bastante rápido porque nunca tinha visto melhor. Achava que era normal, mas depois de testar um Lumia 820 ou até mesmo um 520, vi a luz!!

        • José Morango says:

          +1020

        • Nosferatu Arucard says:

          Bloatware…
          O problema surge quando a RAM acaba e tem que recorrer ao swap que e´ a propria Flash ROM livre, o que torna muito pouco pratico.
          Multi-tarefa ate´ faço no Mini com 256 Mb, especialmente com o KingSoft aberto a editar um documento, um leitor de PDF e o browser a consultar uma traduçao!
          Demora a alternar, mas pelo menos funciona, o que revela que o caminh e´ ter mais RAM, pois daqui a uns 5 anos, eu creio que nao sera´ invulgar os smartphones terem 8 ou 16 Gb de RAM para acomodar as aplicaçoes mais exigentes, o video em 4k ou 8k, e outras tarefas.

          • Rui Pedro™ says:

            O galaxy mini não usa ficheiros swap na memoria interna. O que acontece é que na partição de utilizador ele guarda sempre um ficheiro odex das aplicações instaladas, sejam elas no cartão ou na memória interna.
            Se a aplicação fosse deodexada apenas ficaria na Rom.
            Com link2SD e um kernel alterado consegues usar um giga do cartão como memoria interna. Já facilita um pouco, mas convem usar um cartão classe 10 formatado em ext.

        • Rui Pedro™ says:

          Mário cardoso, eu uso uma Rom alterada e não a original da Samsung. Logo o lançador não é o mesmo e uma parte das apps de origem eu removi. Tal como Maps, Navigator, samsung apps, youtube, gtalk, Gsearch, Gmail, voice search, teclado swipe, e amis uma ou outra que já não me recordo. As apps que instaladas de origem e actualizadas posteriormente não ficam na memoria de utilizador como é normal. Passo-as automaticamente para sistema.
          Foram adicionadas ao sistema aplicações que uso no sia a dia, como Link2SD, ESexplorer, Phono, Hololaucher, mais algumas que me fazem falta e algumas da cyanogen.
          Além do processador de 600MHz ter overclock de 800. Não é muito mas tem diferença significativa. Quanto à autonomia mantem-se praticamente a mesma.

      • Nosferatu Arucard says:

        Eu tenho iguamente este telemovel e funciona bem.
        Somente quando uso aplicaçoes pesadas e´ que demora mais uns segundos aprocessar, mas isso nao e´ nada de especial.
        Ate´ o Maxima corre sem espinhas, mesmo este software estar escrito em LISP, e necessitar de um intrepetador LISP escrito em C a correr num launcher em Java! (E´ necessario declarar uma classe Java para correr software binario nos sistemas Android).
        So´ nao recomendo tentar calcular o integral de…
        integrate((log(t))ˆ16/sqrt(1-t*t),t,0,1)
        Pois isso levaria duas horas para calcular e ainda a aplicaçao pedia para nao cancelar o processo…
        (Mas integrate((log(t))ˆ8/sqrt(1-t*t),t,0,1) ja´ e´ mais viavel)

      • helder silva says:

        és o maior da tua aldeia! eu cá tenho um nexus 7, com um quad core e um 1gb de ram… (podes ver que é muito melhor que essa coisa que nao tem lags!) e tenho lags! conflitos de software e etc! se arranja-se alguem com um lumia a querer trocar é na hora!
        Já agora fica aqui o meu contacto: hedsilva12@gmail.com nexus 7 3G + capa 360 + capa c/ teclado

        • Rui Pedro™ says:

          Não sou o maior da minha aldeia nem pretendo se-lo. Apena trabalho com o que tenho. E pela 3a vez te vou dizer se não leste nos outros dois comentários acima.
          Eu não uso as roms oficiais da Samsung. Logo não traz a tralha que a marca mete desnecessária para mim.
          Além de que é uma ROM ALTERADA com base na Cyanogen, está muito mais optimizadae com mais funcionalidades.
          Se tens um Nexus 7 com lags, agradece aos programadores da Asus.

          • helder silva says:

            Realmente nota-se que percebes da coisa! és mesmo maior da aldeia!

            1-Caso não saibas os nexus são a google que faz o software(maioritariamente)
            2-A asus é a empresa que mete menos apps/ediçoes nas rooms
            3- tu nem um dual core tens.. o meu tem um quad! alem da freq ser superior ao teu!

            Ah e tenho o 4.3… acho que se quiseres podemos ir para os benchmarks! mas queres mesmo enfiar o saco?

          • newJ says:

            A nexus é da google.. Dahhh!

          • Rui Pedro™ says:

            Caro Helder Silva.
            Em Primeiro lugar não escrevo abaixo do teu comentario porque vá-se lá saber porque, o pplware não deixa.
            Como te disse nem sou nem pretendo ser assim tão grande. A altura que tenho, serve perfeitamente, excepto se quisesse evitar escadas ou elevadores.

            Teu ponto um.
            A Google faz o Android, a Asus faz o hardware e adapta o SO.

            Teu ponto dois.
            Não posso me pronunciar por isso porque não trabalho com essa marca.

            Teu ponto tres.
            Pra que é que eu quero um quad core desses se tu és o proprio que dizes que tens lags.
            Que faria eu com esse quad core?? Tirava cafés??
            Além do mais não uso um smartphone pra fazer benchmarks, nem pra dizer que é melhor que este ou aquele. O que tenho, para as minhas necessidades serve perfeitamente. Por isso guarda o saco, que te pode fazer falta já a seguir.
            Uso o 4.2 porque ainda não tenho o 4.3 adaptado a este telemovel.

            Resumindo, saiste completamente fora do contexto do meu primeiro comentario aqui.
            Quereres comparar um smatphone com 2 anos e tal com um tablet recente e de gamas totalmente diferentes… Pega agora no saco e mete-o na cabeça. (Sem ofensa)

            Apenas achei estranho um SO movel como o windows phone consumir assim tantos recursos
            para um sistema graficamente simples mas com muitas potencialidades.

            Um abraço Helder e cresce um pouco… Mas não sejas o maior da aldeia senão ainda te contratam como escada…

        • newJ says:

          Curioso, temos a mesma opinião..
          Também gostava de trocar a minha nexus7 por um Lumia 925 + € da diferença.. Não tenho paciência para lagdroid, erros ao abrir.. Esperar e mais não sei o quê..

          • Rui Pedro™ says:

            A Nexus (Marca) é da Google sim, mas a Goole não fabrica Smartphones/tablets. O hardware do Nexus7 é Asus.
            Depois de adquirir a divisão de telemóveis da Motorola, a google poderá passar a fabricar os seus proprios equipamentos.

          • newJ says:

            Dizes bem, mas até ao momento, os nexus são os tablets da própria google, para já não existe a marca google em hardware.
            Cmts

      • Vitor says:

        Realmente Rui Pedro, tenho que concordar com quem disse que eras o maior da tua aldeia.

        Tive um ZTE Blade que tem 512MB de RAM e 600MHz de CPU. Tinha uma ROM 4.2 com base na cyanogenmod, e aquilo arrastava-se. Mudei para um Jiayu G4 Advanced, que tem um quad-core 1.5GHz e 2GB de RAM, e foi como mudar da noite para o dia.

        Por isso não me acredito que o teu Galaxy mini não se arrasta, e podes argumentar o que quiseres à vontade.

        A mim parece-me é que para ti a lentidão do telemóvel é normal e por isso dizes que não se arrasta, mas isso é porque nunca tiveste um android com melhores specs.

        • Rui Pedro™ says:

          Queres comparar a ZTE com a Samsung???
          Em telemóveis de baixa gama a ZTE é das piores. Que o diga a Vodafone em alguns dos telemoveis da marca deles… Cada um pior que o outro…
          Além do mais as roms da cyanogen não são todas iguais porque o hardware tambem não é todo igual. Claro que encontrei roms CM para este que tambem não funcionaram bem.
          Como deves ter reparado tambem, as roms CM são portadas por vários devs que fazem as suas proprias versões, logo nem todos fazem da mesma maneira.
          Tal como o Helder, saiste fora do contexto do meu primeiro comentário.

          • Vitor says:

            Já mexi noutros telemóveis com CPUs da Qualcomm, melhores do que o teu, e eram lentos.

            Mais um vez digo, quando mudares para um melhor, vais ver a diferença.

  11. Abílio says:

    Fontes anónimas… Quando a Google e Microsoft andam ás turras… Eu até gosto de Android mas ando com a sensação que a Google anda demasiado preocupada em cortar as pernas ao WP 8. Poderei estar errado.

  12. jose says:

    Ui, imaginem um nexus da nokia. Telemóvel perfeito

  13. Robert Soares says:

    se tal tivesse acontecido e a nokia tivesse realmente lançado lumias com android não era só a microsoft que perderia cota no mercado… o efeito seria dominó e a nokia entraria num declínio de cenário desastroso em 3 tempos e é muito fácil analisar isso.
    O android neste momento ainda é um OS para smartphone e tablets livre que por sinal juntando-se aos equipamentos “made in china” e conseguiram globalizar o mundo com as várias e diferentes tipos de gama e alternativas que foi dado ao consumidor desde 2007.
    Ao contrário do WP o android é muitíssimos mais pesado e instável o que por consequência obrigaria os lumias ter hardware mais dispendioso “menos receita empresarial, mais caro do bolso sairia o produto final”, e frente aos telemóveis chineses que actualmente dominam praticamente o mercado com as suas gamas galaxy, os telemóveis nokia com android iria simplesmente entrar neste mercado andoird sem que pudesse trazer nada de novo e que por consequente deixando essa “exclusividade” que tem com o WP demonstraria um total desespero! As vendas provavelmente poderiam não atingir o que supostamente seria pretendido, a qualidade do hardware em medio prazo teria que ser reduzida, e basicamente seria mais um telemovel “chines” no mercado…
    Nokia com windows phone está precisamente onde reside o futuro da qualidade entre hardware e software e sem duvidas que é o maior concorrente, e segue quase a mesma ideologia do Iphone.
    Actualmente android domina o mercado logicamente “não podemos nos esquecer que não só foi lançado entre 3 a 4 anos antes do WP” e como existe muitos androids a venda ao público por 50€, existe muitas vendas… Mas também vejo muita gente a mudar 2 e 3 vezes o telemovel ao ano!? Ou porque o telemovel chinese não deixa actualizar para o android mais recente, ou porque está sempre a encravar, ou porque apanhou um virus não sabe como, etc etc etc. E o que é barato, sai caro!
    A medida que os consumidores vão experimentando o windows phone acabam sempre mais tarde por querer comprar um Nokia

    • Andre Ferreira Andrade says:

      O windows phone nao tem multitasking real… é bastante leve… concordo… mas , ja alguem reparou no sistema grafico do windows phone? O launcher daquilo é do mais basico que ha!!! sao apenas dois ecras!!! um com uma LISTA de aplicacoes e ecra preto ( para nao ocupar muita memoria e cpu ) e o outro tem os icons quadrados ( para melhor fluidez, pois a gpu nao tem tantos pixeis para mover )e mais nada!!!

      Ja alguem se questionou o porque de o android ser mais pesado??? nunca repararm na quantidade de cois infinitas que podem fazer na vossa home screen??? Widgets, live walppapers, 1/2/3/4/5/6/7/8/9… ecras na home screen…. acham que isto não come cpu e ram????

      Se o android fosse apenas constituido por dois ecras pretos ( sim, pretos, menos trabalho para o soc ) um com uma simples lista de aplicacoes e outro com uns quadrados ( atalhos???? ) para aplicacoes, nao seria bastante mais leve????

      Sabem que para poderem usufruir de enumeras coisas, as mesma tem que ser carrregadas no kernel!!!! nao sei se me estao a entender, mas sempre que vejo comparaçoes sobre windows phone vs android, vejo que quem as faz, compara sempre alhos com bugalhos ( acho que e assim que se escreve lol )….

      O linux é pesado??? SIM e NAO… tudo depende do ambiente grafico…..

      Ah, e para quem compra os android de 50€, se comprar 3 num ano, gastou 150€… qual o preço do windows phone mais barato???

      Quantos windows phone conhecem que foram vendidos e nao tiveram qualquer tipo de upgrade??? Ui…. tantos…. e ninguem fala nisso porque?????? I d´ont know!!!!

      • newJ says:

        Então, ainda bem que existe Android e WP, eu prefiro de longe o WP pela fluidez e pela organização, tu preferes mais costumizaçao e por consequência mais desorganização e mais lags e erros a abrir aplicações.

      • Laurinda says:

        Que estás a balbuciar?
        Android é mais lento porque funciona em cima de uma máquina virtual. Simple as that.
        Tens windows phones a 100€ e não conheço nenhum windows phone que não tenha tido pelo menos uma actualização… get your facts straight…

        • lmx says:

          funcionar em cima de uma maquina virtual não é sinónimo de lentidão!!!

          Apenas o arranque da aplicação, deverá ser mais lenta…

          tirando isso uma aplicação em java pode ser mais rapida que uma em C++, e ja aqui no passado motrei isso, dependendo muito obviamente do tipo de tarefa…

          As apliações do android de estiverem sempre em pano de fundo ligadas, ficam rapidas…mas quer queiraos ou não elas assim vão consumir até processador…de tempos a tempos, pouco é certo…

          Ter uma aplicação em Vm’s não é sinal de que é mais lenta, pode ser muito mais rapida, precisamente por causa disso…

          Veja-se os sites mundiais feitos em JSP, em que o código vai sendo iptimizado cada vez que corre…imaginem agora algo a correr meses e meses a fio…

          A ideia da lentidão so existe se lançarem uma apliação fizeram algo e a seguir sairem, não houve espaço para optimização!!!

          Este é o problema do java/c#/python para maquinas finais…mas para servidores é uma boa escolha, porque com menos trabalho a desenvolver poderás ter uma aplicação a funcionar bem rápido…

          Já agora para desmistificar a questão do Android….o Windows Phone não é programado em C#???
          Vá la digam a verdade!!

          cmps

        • Ricardo says:

          Não querendo discordar de todo do comentário, mas as aplicações em WP têm .NET por baixo, pelo que assumo que haja um derivado de CLR (uma espécie de máquina virtual também) a correr pelo menos em >WP8 já que partilha código com o windows desktop. Dito isto, a desculpa de Android ser lento por correr em cima da Dalvik JVM não é assim tão boa IMHO

      • MigM. says:

        Tanta bacurada junta!
        Na prática estás a dizer que preferes uma coisa cheia de tralha e opções que funciona mal, a uma coisa que tem menos tralha mas que funciona bem. Deves ter a casa cheia de coisas inúteis compradas na televendas.

      • Mário Cardoso says:

        “e outro com uns quadrados ( atalhos???? ) para aplicacoes”
        Logo por aqui se vê que não tens a certeza do que falas. Não são simples atalhos, são widgets, ah pois é! São dinâmicos, estão sempre em actualização, são animados e mostram muita informação útil ao mesmo tempo!

        “Ah, e para quem compra os android de 50€, se comprar 3 num ano, gastou 150€… qual o preço do windows phone mais barato???”
        O mais barato com WP 8 é o Lumia 520 por 150€ na vodafone. Mas reponde-me: com esses telemóveis de 50€ tens uma experiência agradável e? Satisfaz-te? Corres qualquer aplicação fluidamente? Consegues ter 6 ecrãs cheios de widgets e muitos programas instalados na memória interna?

        “Quantos windows phone conhecem que foram vendidos e nao tiveram qualquer tipo de upgrade??? Ui…. tantos…. e ninguem fala nisso porque?????? I d´ont know!!!!”
        Não conheço nenhum, quantos conheces tu? 😀

        • Nuno Vieira says:

          Pelos vistos também se vê que não sabe o que falas. Os live tiles não são widgets. Embora possas apresentar informação activa referente à tua aplicação, continua a ser atalhos quadrados. Um widget na realidade é um programa que pode responder a vários tipos de input e têm mais liberdade na maneira como são apresentados. Eu se quiser até posso fazer um widget com o jogo, algo que está muito, mas muito longe dos live tiles.

          É óbvio que nem tudo é um mar de rosas. O widget sendo ele próprio um programa faz com que seja mais pesado que um simples live tile. E aí está o problema que muita gente têm com o Android. As pessoas que eu mais ouço queixar que o telemóvel dele está lento são geralmente aquelas que têm toneladas de widgets activos.

      • Ricardo says:

        Windows phone mais barato: lumia 520 – 170€. Experiencia de utilização igual a um lumia de 500€ e claramente muito melhor que qualquer Android do mesmo preço ou até mais caro.
        Todos os windows phone vendidos tiveram ou vão ter pelo menos uma grande actualização ou até duas: 7->7.5->7.8 ou 8->8.1.

        Quanto a ter uma interface minimalista, é precisamente por isso que prefiro WP a Android (se bem que depende do gosto pessoal). Se isso faz com que o SO faça magia com muito menos recursos que um Android, melhor para mim

    • newJ says:

      Sabes que existem sempre os funboys do Android que vão encher isto de comentários descabidos..

    • mykos says:

      Pura ignorância, a samsung é da Coreia do Sul. E lá por um produto ser chinês não significa que não tenha qualidade, como em todo lado, eles fazem produtos com qualidade e produtos com menos qualidade, depende do que lhes é pedido para fazer.

    • Quasar says:

      Robert Soares para que um testamento tão grande… perde toda a credibilidade quando escreve “telemóveis chineses que actualmente dominam praticamente o mercado com as suas gamas galaxy” Ora a gama galaxy pertence à Samsung que é uma marca Sul Coreana e não chinesa! Produtos Sul Coreanos nada têm a ver com produtos Chineses. Marcas como a LG, Samsung, Hyundai, Kia e outras sendo todas elas Sul Coreanas têm qualidade suficiente para serem comercializadas no espaço europeu. Agora onde estão as marcas realmente chinesas? É pura ignorância ou preconceito. Outra asneira que diz é quando fala de virus. Android corre sobre a plataforma linux e virus é coisa raríssima no android, e antes de contrariar veja ou leia as opiniões dos peritos. Já agora qual é o SO mais atacado de sempre com milhares de vírus? Precisamente os SO da microsoft. Mais, fala de androids de 50 euros que estão sempre a encravar, onde está os nokias à 50 euros para fazermos a comparação? Compare o q é comparável. Aprecio muito a Nokia pelo seu design expectacular e qualidade de construção excelente, mas lixou-se com um F grande quando incorporou o WP, pq esse SO ainda não convenceu os consumidores e pelo que se tem lido por aí duvido que vingue.

      • Robert Soares says:

        sim, sei perfeitamente que a Samsung é um produto sul-coreano e a minha forma “cómica” e talvez irónico de referir um produto asiático como “made in china” tenha talvez ofendido algumas pessoas! Mas sem ressentimentos 🙂
        Não estou nem vou discutir a qualidade dos produtos e hardware Samsung pois tem tanto os seus pontos bons como maus…
        No que se refere á nokia ter testado os android com conhecimento da microsoft pode tudo ter sido apenas um bluff! jogada empresarial… quem sabe?!
        O que é certo é que o ex CEO da Nokia, Stephen Elop passou a ser o Vice-Presidente da Unidade e Serviços dentro da própria MS, e a Nokia foi vendida ao M$ por 7,2 bilhões dolares (quase ao desbarato) comparado com o “programa” skype que a M$ pagou 8,2 biliões, o que mais uma vez reforça a minha ideia de jogada e interesses empresarial!
        A nokia apostou na altura sim no windows phone “porque apesar de ser um OS completamente novo” tem uma taxa no qual é preciso pagar “ao contrário do android que é completamente gratuito” e como poucas empresas apostaram nesse OS, a Nokia ficou com uma vantagem sobre todos os outros…
        Agora vejamos… Porquê que os Htc, Samsung, etc que sairam com WP pouco ou nada venderam?
        Simples! Porque quando um consumidor pretende um smartphone WP, automaticamente vai para os Nokia Lumia. Mas é garantido.
        Esse é grande trunfo da Nokia! Crirar gamas Android nos Nokias apenas iria descredibilizar o conceito Lumia com Windows Phone e o efeito pretendido de vendas Lumia com WP poderia estar em risco independentemente de vir a vender androids ou nao…
        Seria quase com a apple disponibilizar o IOS para qualquer marca, e começar a sairem samsungs com ios e iphone com android! =/ As acções baixavam drasticamente, o consumidor apple não teria mais confiança na marca, e o prejuizo seria enorme!
        Por isso é muito fácil entender o porquê que a Nokia nunca apostou no andoird…
        Mas como deves compreender, este é o meu ponto de vista apenas. Cumps

        PS: Em relação aos comentários ai em cima sobre a falta de suporte da M$ perante os Lumia é completamente falso! Todos os Lumias tem suporte e qualidade de serviço M$, e aqueles Lumias mais antigos de gama Média Baixa com WP7 que tem uma ram muito baixa e que não suporta a actual WP8, a M$ garantiu e disponibilizou um serviço “update wp7.8” para esses consumidores usufruírem a grande parte do serviço do wp8.
        Eu já tive antes um Samsung Galaxy S “gastei na altura 300€” e actualmente para colocar o mais recente Android o 4.klkr coisa, só a base de “pirataria” por conta em risco…pois a marca não diz que o dispositivo não suporta o android “quando na realidade é tudo uma questão de merchandise para sermos obrigados a comprar o modelo mais recente” -.-

        • MigM. says:

          Só um apontamento, o Android não é grátis. Os fabricantes pagam fees pelas vendas à Google. Isso do grátis não é bem assim 😉

          • Robert Soares says:

            lol lamento mas vou ter de te corrigir 😉
            O Android é um sistema operacional que está designado como um “free and open-source software licenses” que este é desenvolvido pela Open Handset Alliance “liderada pelo Google e mais algumas outras empresas” no qual publicam as modificações feitas no Kernel e o resto do código é desenvolvido pela Goolge. Esse por sua vez é publicado a cada nova versão lançada e que normalmente, a google colabora com as empresas de hardware para a produção do que eles chamam ‘flagship’ “como por exemplo o Google Nexus” e lançam o mais recente android e assim libertam o código fonte.
            Apesar de o software ser um open-source, as fabricantes não podem usar a marca nem o sistema android sem antes a Google certificar-se que cumprem com vários tipos de requisitos particularmente num denominado por CDD (Compatibility Definition Document).
            Fabricantes pagarem Fees á google é completamente falso e seria um ilegalidade no qual violavam 1001 patentes no caso dos softwares open-source e seria sem dúvidas “queimado forte e feio” e acções judiciais por parte da concorrência.
            Cumpts 🙂

          • MigM. says:

            Informa-te melhor.

        • Nuno Vieira says:

          Esse comentário que só os Lumias de gama média baixa que saíram com o Windows Phone 7 não foram actualizados para o Windows Phone 8 é completamente falsa. Absolutamente nenhum Windows Phone 7 foi actualizado para o Windows Phone 8, ponto final.

          • Robert Soares says:

            Aqui está prova no site official da Nokia que todos os Lumias de gama média baixa que não puderam ser actualizados para o novo WP8, pode ser actualizado para a versão WP7.8 “cujo objectivo permite ter em grande parte as funcionalidade do WP8”.
            Como podem ver existe suporte de qualidade entre os telemóveis Nokias e o software microsoft 🙂

            http://www.nokia.com/pt-pt/apoio/software-update-for-nokia-lumia/

          • Nuno Vieira says:

            Raios!… Colocas um link que prova aquilo que eu disse, que não houve nenhum telefone WP7 que foi actualizado para o WP8, mas continuas a mencionar que apenas os telemóveis de gama média baixa não foram actualizados. O Lumia 900 foi o topo de gama da Nokia com WP7, e apenas recebeu o update para o WP7.8, nunca foi actualizado para o WP8.

            Nenhum telemóvel WP7 foi habilitado a correr o WP8. Ponto final. Todos os WP7 utilizavam SoCs single core Snapdragon S2. O WP8 requer um SoC dual core Snapdragon S4, que automaticamente exclui todos os telemóveis lançados com o WP7.

      • flavio says:

        a parte final não faz sentido. existe mais malware para Android do que para wp

      • Mário Cardoso says:

        “Já agora qual é o SO mais atacado de sempre com milhares de vírus?”

        Calma lá!!!
        Estamos a falar de Windows no geral ou de Windows Phone 8?? São coisas completamente diferentes!

        É que se estivermos a falar de sistemas operativos móveis apenas, o Android tem sido MUITO mais afectado por malware que qualquer outro sistema!

        • Nuno Vieira says:

          A razão é muito simples o porquê que isso acontece. Tanto o iOS como o WP8 não te permite a instalação de software sem ser pela App Store. O Android para além de permitir utilizar App Store de terceiros, também permite que as aplicações sejam instaladas usando um ficheiro de instalação descarregado de qualquer site (APK). Isto aliado ao crescimento do Android torna-o o alvo preferido para a distribuição de malware.

        • Quasar says:

          Isso também é uma questão de estatística! Tens infinitamente mais terminais Android no mercado comparativamente aos outros SO e além das outras razões já mencionadas, logo a taxa de malware é maior. É como dizer que há muitos mais automóveis Fiat a dar problemas do que Ferraris!

        • Quasar says:

          Caro Mário Cardoso, eu sei perfeitamente que são coisas completamente diferentes. Só fiz essa observação por achar ridículo falar de virus no android vindo de alguem que defende o SO de uma empresa que passa a vida a lutar contra todo o tipo de malware, é que não é por ai!!

      • MarioM says:

        “Agora onde estão as marcas realmente chinesas”
        HUAWEI
        É Chinesa e tem qualidade.

        • Quasar says:

          Está a melhorar de geração para geração. É verdade. Mas todos nós sabemos que a política dos produtos chineses chegar ao mercado ao preço mais baixo possível o que obriga a usar os materiais mais baratos além da já conhecida exploração dos trabalhadores e do trabalho infantil. Claro que há excepções, mas infelizmente são muito poucas.

    • Edgar says:

      telemóveis chineses que actualmente dominam praticamente o mercado com as suas gamas galaxy,??
      Samsung não é chinesa mas quem sou eu…

  14. newJ says:

    Vomito..
    Este pessoal que nunca experimentou WP8 e fala sem saber..
    Agora se foi uma jogada da Nokia para se vender, acho que sim..

    • João Meixedo says:

      Esqueces que há quem tenha experimentado, há quem inclusivé tenha usado os 3 SO e ache o WP de longe o pior. Afirmações do género: “… não há melhor que windows phone e graças a deus que a nokia não caiu nesse erro.” Só provam a ignorância de quem as faz.

      • Quasar says:

        Eu conheço estes 3: IOS, Android e WP, só não conheço nem nunca usei os blackberry por isso não posso falar sobre eles. Agora prefiro de longe o Android por tudo o que ele me permite fazer e por sentir que sou realmente o dono do meu tlm. Já agora para aqueles que dizem mal do android, se calhar só conheceram as primeiras gerações do Android, mas neste momento ele está bem mais maduro e bem mais estável!

        • Mário Cardoso says:

          Acredito que está! Mas em que telemóvel usas o Android? Não é num telemóvel de 150€ com certeza!

          • Quasar says:

            Num galaxy S3 mas com ROM da Cyanogenmod 10.1.3 e com um launcher Super fluido. A Fluidez neste momento é excelente, zero lags, apps abrem rápidamente e zero FC’s. Com isto tudo o que se pode deduzir é que: Não é o SO android que é mau, que é instável e que tem lag etc… é tudo uma questão de código e tweaks! Os programadores se tiverem paciência para aprimorar o android para cada um dos seu terminais eles correm lindamente.

          • Mário Cardoso says:

            Mas é disso mesmo que eu estou farto! Já não posso ouvir falar em roots, recoverys, roms e m###a do género. Qualquer telemóvel devia sair de fábrica minimamente optimizado. Eu quando compro um telemóvel espero que ele venha fluido e rápido de origem, não faz sentido comprar um telemóvel à espera que alguém crie uma rom melhor para ele.

          • Vitor says:

            Já ouviste falar do THL W100? Sabes quanto custa? Quad core com 1GB de RAM por 150€. Corre android na boa..

          • Mário Cardoso says:

            E quem é que vai comprar um telemóvel de uma marca que não se conhece de lado nenhum? Quem e que me vais dar suporte ao telemóvel? Garantia como vai funcionar? Será que vão haver actualizações do sistema operativo?

            Eu sei que há bons telemóveis Android por uma ninharia, mas depois sofrem.se as consequências!

          • Vitor says:

            Está visto que não conheces o THL W100 nem a marca THL para dizeres isso.

      • newJ says:

        João Meixedo, cada um opina conforme aquilo que gosta mais de utilizar, não te chamei ignorante, são opiniões, conheço muito mais gente que migrou de Android para WP e não quer voltar do que o contrário..

  15. newJ says:

    Só quem nunca teve um Nokia WP8 e também um Android é que poderá pensar que o Nokia com Android era melhor..
    Vendiam mais com certeza, mas o mais eficiente é sem duvida alguma o WP8, falo por experiência porque já tive Android e tenho inclusive um nexus7..

    • David Ferreira says:

      oh amigo, é muito subjectivo. já tive o Samsung com Windows phone, Lumiar 800 e Lumiar 925 e continuo a preferir Android por isso é que ando com o gs4 e por acaso agora vou vender porque o meu HTC one 800w dual sim já vem a caminho xD

      Ainda falta qualquer coisa no Windows Phone, vou acompanhando o desenvolvimento mas ainda não me cativa.
      um que não volto a ter é o Iphone 5. tive já vendi e fiquei muito mal impressionado

    • billy says:

      Porra esta te mesmo a custar engolir o facto de que as pessoas preferem Android a WP…Eu ja experimentei os 2 e prefiro Android e agora? Estou errado? De maneira nenhuma…Resume te a tua insignificância pq a tua opinião para mim vale 0! Acho que o fanboy aqui és tu basta ler todos os teus comentários para pagina abaixo…Daqui por 5anos pode ser que te de razao em relacao ao WP mas agora…..NAO

      xoxo 🙂

  16. João says:

    Mas todos dão como favas contadas que não vai existir oposição dos reguladores a aquisição da Nokia? Duvido muito que esta operação seja aprovada tão facilmente como está a ser vinculado nos media.

  17. elsaldanha says:

    A maior parte do pessoal que vem para aqui apostar no campeonato do bitaite, nunca, mas nunca alguma vez, nem tão pouco em loja, experimentou o windows Phone 8. Experimentem !

  18. Careca says:

    Nunca ia acontecer!

    Foi uma forma de pressionarem a Microsoft.

  19. David Ferreira says:

    Eu só sei que aqui á muitos fãs de Nokias, quando eu tinha um HTC hd2 com Windows Phone, Android e Windows Mobile diziam….nokia é que é bom

  20. Bruno Jesus says:

    O problema da nokia nao foi ter posto de parte o Android… foi ter abandonado o MeeGo, era um sistema bom e ainda por cima era em QT, é uma pena.

  21. Johnny says:

    Para aqueles que continuam a insistir que quem fala bem de android, nunca experimentou wp8, que fique bem claro, que já testei os dois durante bastante tempo.
    Wp8 é sem dúvida bastante fluido, corre com uma rapidez tremenda, mas tirando isso falta-lhe algo, ainda precisa de evoluir bastante para chegar aos calcanhares do Android.
    Após bastantes testes optei pelo nexus 7, simples, eficaz e sempre com as últimas actualizações disponíveis.

  22. SerginhoM says:

    Descobri no Windows Phone o melhor SO de sempre! Ainda bem que isso não aconteceu. 🙂

  23. elsaldanha says:

    O que é “faltar algo?” É o argumento mais forte que tens?

  24. Laurinda says:

    Ainda bem que não o fizeram… Já estou a ver um nokia com 512 ou mesmo 1gb de ram a engasgar-se todo com aquela coisa que algumas pessoas chamam de sistema operativo Android, mas que na realidade não passa de um contentor de apps inacabado.

  25. pedro says:

    Toda a gente compara um SO que foi lançado ao publico em 2010 (wp7) com um que foi lançado 2 anos antes. É obvio que ambos começaram a ser desenvolvidos bastante antes mas sempre com um grande desfasamento. Como podem comparar e exigir que o wp tenha o mesmo nivel de desenvolvimento? O que e certo e que mesmo com as diferenças e algum atraso no desenvolvimento o wp tem conquistado mercado e quem usa regra geral não esta disposto a voltar ao android, agora imaginem quando o SO atingir uma maturidade maior…

  26. Johnny says:

    Wp8 tem conseguido tanto mercado que a Microsoft não consegue despachar todos os RT que já foram feitos. Mais, desceram tão baixo, que dão 150€ a quem der à troca um ipad por um tab com Windows, tal é o desespero! E sim Esaldanha, o único argumento que arranjo é faltar algo, mas como referi é bastante rápido, tirando isso não me cativa, por isso é que a Nokia e os Rt’s têm tido muito sucesso. O que me parece, é que aqui acontece o contrário, utilizadores wp que nunca testaram mais nada, e então toca a falar mal do Android. Newj a única coisa que te posso dizer é, se gostas tanto do wp não tinhas comprado o nexus! Certo?

  27. Manuel says:

    Apenas mais uma acha em relação a toda esta discussão, o WF é um bom sistema operativo, mas mais importante do que isso, a Nokia é uma marca europeia com uma excelente qualidade de construção, depois que os asiáticos com os olhos em bico invadiram o mundo com as novas tecnologias, cada vez vemos mais plásticos e truques, agora é Hyndais telefones que parecem pranchas e musica do PSY….
    Bem, ainda não sou utilizador Nokia, mas parece-me mais lógico em termos económicos darmos-lhe uma mãozinha não?

  28. Jonny says:

    Sou utilizador fiel do iOS, e pela minha experiência, é o OS móvel que mais gosto. Já tive androids e gostei, mas fiquei sempre com a sensação que eram mais instáveis, lentos e confusos, mas nada de mais. Comprei à pouco tempo um lumia 520 por razões profissionais, pensando que estava a comprar um telefone básico, simples e barato (ficou-me por 140 e tal euros) que por acaso tinha o WP8. Estou rendido. Detesto o windows 8 nos PCs (não percebo aquela lógica dos tiles e do desktop, tudo misturado, mas se calhar o problema é meu), mas no telemóvel acho o sistema perfeito! Um nokia barato, faz tudo o que o meu iphone 5 faz, e a lógica funcional do sistema é manifestamente boa. Fiquei supreendido, e com a sensação que não é o android que tem de temer, mas a apple. Eu se calhar trocava o meu iphone por um nokia lumia definitivamente, se necessário, mas não trocava por um android. São os meus 50 cents. 🙂 abraço para todos os leitores do pplware!

  29. Gualter says:

    Já vão estragar tudo…
    Eu aqui arrasca com a lag, e estes cromos vão e colocar Android num telemovel destes, enfim anda tudo mamado!

  30. Johnny says:

    A sério que o Surface com o Windows Phone não tem nada a vêr??? Epah não sabia, muito obrigado pela lição! O que eu quis dizer é que vem tudo do mesmo sitio, certo? E não vende, certo?
    Não é por acaso que tudo o que a Google lança esgota, certo?
    Não foi por acaso que a Microsoft comprou a divisão de telemoveis da Nokia, deve ser por estarem a vender muito!!!!

    Como não dá para fazer um desenho deixo aqui algo por escrito:
    Nokia com WP = poucas vendas
    Samsung com WP = menos vendas ainda que a Nokia
    Samsung com Android = Super vendas
    Quem está errado????

    “A tragédia no negócio é que penso que a Microsoft deve abandonar o Windows Phone”, diz. “A guerra acabou, e o iOS e o Android venceram. Seria muito melhor a Microsoft focar-se em servir e cooptar esses aparelhos, em vez de atirar partes promissoras do seu negócio por uma plataforma que nunca vai descolar”.

    PS: isto dito por um analista!

    • Serginho M says:

      LG+ Android = 0
      Sony+Android = 0
      HTC+ Android = 0
      Huawei+ Android = 0
      Será que só tu não vês isso?! 🙂

      • Johnny says:

        Devo ser o unico! E provalvelmente devo ser eu que controlo as estatísticas…. Relembro-te que a Huawei teve para comprar a Nokia, deve ser pk a Huawei anda a facturar pouco…

        Android e Ios não vendem nada, é o wp8 que lidera, pronto…Desculpem lá o meu engano.

        Segio Nunca ouviste aquele ditado: se não sabes o que vais dizer, não digas nada…

        • Serginho M says:

          A Huawei ganha dinheiro a vender equipamentos de rede e infraestruturas. Se eles dependessem dos Smartphones, já tinham falido! Informa-te melhor acerca da Huawei. 🙂
          E já agora, é nesse mesmo mercado (redes e infraestruturas) que a Nokia vai centrar o seu negócio depois da venda à Microsoft.

    • newJ says:

      Andas um bocadinho desinformado.. e ainda nos teus sonhos que WP8 não vende, as coisas nem sempre são como desejamos que sejam.. Por muito que sonhes com isso.
      O WP8 já passou o ios em alguns mercados, e tem sido o que mais tem subido noutros mercados nos últimos trimestres.. Tens que te informar.. Estas muito longe do Android mas está a ganhar mercado e não a perder como tu querias..

  31. Mário Cardoso says:

    Quando sair a 3ª actualização para o WP 8 que está para breve, e quando sair a seguir o WP 8.1, este sistema vai começar a crescer exponencialmente! Quase que ponho as mãos no fogo!

  32. Diogo says:

    Estas guerras entre fan boys de X marca e Y marca já cansam, uns falam o que pensam, outros pesam que sabem do que falam, outros nem sabem nem querem saber só metem mais lanha na fogueira.

    Enfim vou continuar a comer as minhas pipocas enquanto leio isto… xD

  33. Johnny says:

    Vão sonhando!

  34. Nosferatu Arucard says:

    Tanta conversa fiada so´ por causa de uma plataforma de nicho (WP8) que ronda os 4% da quota de mercado mundial, mas bem servida no segmento empresarial e no mercado americano, do qual a plataforma assenta bem como uma luva.
    O que acelarou o colapso da Nokia foi o subito abandono dos projectos open-source, mandando literalmente 90% dos potenciais clientes para outras plataformas mais ou menos abertas, para nao falar de uma arquitectura de aplicaçoes e milhares de desenvolvedores de software que estavam a migrar do Symbian para o MeeGo (por este ter toolkits e API comuns) literalmente para a borda fora.
    Agora nao se queixem de terem passado de 50% para 3% em dois anos de quota de mercado dos telemoveis!

  35. newJ says:

    A este pessoal todo anti WP8 e Nokia, pergunto, não têm já tantas marcas com Android por onde escolher? Porque querem tanto um Nokia? Aquele ditado, quem desdenha quer comprar, é o que parece aqui..

  36. PNeves says:

    Amigos isto não se trata da Nokia, mas sim do sistema operativo, não é por acaso que a Nokia andou a testar Android!
    A nível global vcs sabem quais são os sistemas operativos de Smartphone que mais vendem não sabem? E não me venham com a treta, que a nokia aumentou o volume de vendas em Marte e no Casaquistão e blá blá blá… Porque pura e simplesmente não vende, ponto. Se vendesse, não tinha vendido o departamento de telefones à Microsoft por tuta e meia.

    Os Smartphones de topo, que mais vendem, quais são os sistemas operativos que têm? Acho que não vos preciso de responder… Mas eu até vos compreendo, se o wp8 novo não se vende, então em segunda mão ainda pior! E agora, vcs ficam com esse mono, que não conseguem despachar! É TRAMADO. MAS COMO DIZ A MÚSICA “O SONHO COMANDA A VIDA” e pode ser que um dia consigam vender o dito wp8, que tem uns quadradinhos e tal…..

    Mudando agora para os surface, como a Microsoft não os consegue despachar, Vcs Fan Boys do Windows, podiam todos fazer uma Vaquinha e compravam-nos todos à microsoft, para ver se estatística aumenta! Que aquilo também é tão bom que não se vende… Ah, mas os surface são diferentes, pois é… wp8 vem da microsoft, e os surface vêm de Saturno….

  37. Fábio Gomes says:

    Ow galera…
    Sem duvida nenhuma o android ta no topo.
    Gostaríamos muito que a Nokia mudasse o seu sistema operacional. Eu particularmente gosto muito da Nokia e sempre gostei, pensei varias vezes em trocar meu WP por um android, mas mesmo assim permaneci com o Lumia.
    Espero que mude isso pra melhor, se não infelizmente vou ter que mudar de aparelho.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.