Nintendo quer combater os scalpers na sua próxima consola de jogos
Não é novidade para ninguém que, assim que um novo equipamento é lançado, especialmente no segmento dos jogos, alguns consumidores, designados por scalpers, compram várias unidades dos produtos, causando rutura de stock, para depois os revenderem a preços muito mais altos. Mas a Nintendo quer agora combater esse fenómeno com a sua nova consola.
Nintendo: mais consolas para combater o scalping
O scalping é uma espécie de esquema usado por alguns revendedores para manipular o mercado. No fundo, os scalpers compram unidades em massa de determinado equipamento para depois o revenderem a preços acima do recomendado pelas marcas, depois da escassez de stock provocada nas lojas.
Mas a Nintendo mostra estar atenta a esta situação, que acaba por ser um flagelo para vários utilizadores que não conseguem comprar um exemplar a não ser por um valor mais evelado. Assim, a empresa japonesa adianta que vai combater o scalping na sua nova consola de jogos, que deverá chegar ao mercado em breve, embora ainda haja muito mistério sobre este lançamento.
Foi durante uma recente reunião com os acionistas da marca que o presidente Shuntaro Furukawa foi questionado sobre as possíveis medidas da empresa para prevenir o scalping, assim que a nova consola seja lançada. À questão, o executivo respondeu que a melhor solução para prevenir este problema é nada mais do que produzir uma quantidade de consolas suficiente que consiga responder à procura dos consumidores.
Segundo Furukawa:
No que diz respeito às medidas de revenda ao lançar um novo hardware, reconhecemos que o mais importante é primeiro produzir e disponibilizar a consola em quantidades que possam responder à procura dos clientes. Depois, consideraremos se existem outras medidas possíveis que possam ser tomadas.
A prática de scalping é usada em vários segmentos, afetando especialmente novos equipamentos topo de gama do setor dos videojogos, como aconteceu com a PlayStation 5 e com as placas gráficas GeForce RTX 4090 e RTX 4080 da Nvidia.
Resta então esperar para descobrirmos se esta estratégia da Nintendo vai ou não ter efeitos práticos.
Este artigo tem mais de um ano
Que génios, ter muito stock… ninguém pensou que isso seria uma solução… isso e não deixar que cada indivíduo não possa comprar mais que uma unidade.
Eu na altura tentei comprar uma unidade no segundo em que ia estar disponível, quando abriu online… já estava esgotada (só iriam vender online). Uma hora depois já tinha funcionários dessa mesma loja a vender em lojas de usados várias dezenas de unidades. Eu telefonei para saber a origem e o tipo confirmou que tinha comprado nessa loja e eu disse “impossível, deu logo esgotado” e ele “ahhh é que eu trabalho lá e eu e os meus colegas compramos as disponíveis…”. A empresa agradece porque vendeu todas num segundo, eles agradecem aos patos que as compraram. (Eu não cheguei a comprar nenhuma, não incentivo esse tipo de práticas)
Tive um colega de trabalho que só usa consola, mas tem amigos que trabalham em lojas de informática, compraram entre todos, todas, e venderam. Disse que comprou 2 ou 3 (não me lembro) e que apesar de ter metido o preço a mais de 1000€ (o dobro), vendeu todas numa questão de horas e ganhou um bom dinheiro. O problema é quem compra… alimenta estas coisas.
Podiam na data de lançamento vender online apenas a quem tem conta Nintendo e limitado a 2 unidades por pessoa, não é perfeito mas ajudaria.
Outra solução seria deixarmos os scalpers comprarem as primeiras, esperar um pouco para aparecerem nas lojas ao preço normal, e eles irão comê-las com batatinhas a murro.
Isso é que era. Mas há sempre daqueles….precoces que não conseguem viver mais um mês sem as novidades.
Infelizmente sim, haverão sempre estúpidos de quem será fácil tirarem o dinheiro.
Podiam fazer como a Valve fez com o Steam Deck.
Em breve? de onde vem o rumor?