Nexus TV – O Set-Top Box da Google pode estar para breve
Por Daniel Pinto para o Pplware
Uma das questões que mais se tem colocado desde há duas semanas para cá é: Quais as tendências tecnológicas para 2014?
É possível interpretar alguns dos indícios daquilo que serão as novidades em 2014, uma dessas novidades será a TV por streaming. Ao que parece os planos da Google para entrar no mercado da televisão via streaming continuam a grande velocidade. Segundo os mais recentes rumores, em breve poderemos assistir ao nascimento da Nexus TV, o que pode ser a evolução natural de todas as iniciativas anteriores do grande G neste segmento.
Em 2010 tivemos o lançamento da Google TV, uma plataforma de Smart TV desenvolvida em parceria com a Intel, Sony e Logitech. Em 2013, assistimos à apresentação do Chromecast, um pequeno dispositivo USB que permite a visualização de conteúdos por streaming. Os dois sistemas integram-se nas TV’s transformando-as em centros multimédia que nos permitem ver ficheiros de vídeo, imagem, música e utilizar também aplicações.
Agora, a empresa dirigida por Larry Page está a pensar (ao que tudo indica) em revitalizar estas soluções, através de um novo produto com a marca Nexus. Segundo informações do The Information, este novo dispositivo com a devida integração dos serviços da Google, poderia oferecer a conectividade necessária a qualquer TV, melhorando a compatibilidade com dispositivos previamente lançados, incluindo um sensor de movimento, tal como podemos assistir neste momento com as consolas de jogos.
Estas novas melhorias focam-se no utilizador permitindo, por exemplo, controlar a televisão através do movimento dos nossos braços (tal como assistimos em algumas marcas com Smart TV).
Para além disto, a Google poderá estar a pensar em potencializar a marca Nexus, ao fazer com que todos os dispositivos da linha (smartphones e tablets) consigam ligar-se ao novo hardware multimédia, que terá o lançamento planeado para a primeira metade de 2014. Por outro lado, o suposto Nexus TV não terá a capacidade de realizar transmissões tradicionais de conteúdos (sintonizar TV), uma vez que o uso da Internet será 100% obrigatório.
A Google é apenas mais uma marca a tentar entrar (e dominar) este sector de mercado. Vai ter de concorrer com marcas como a Asus, Apple, Roku e até mesmo com as novas consolas de jogos como a Xbox One que nos permite ver TV e conteúdos de vídeo pagos directamente na consola de jogos ou até com a Amazon que parece estar a planear o seu próprio serviço de TV por streaming (já começaram pelo Amazon LOVEFiLM.
A notícia não passa de rumores e a resta-nos aguardar e ver o que a Google nos reserva para o novo ano. Algo de bom deve sair de Mountain View.
Este artigo tem mais de um ano
aminhacasadigital com rpi
“Rumores”?
Já sabemos que isso não existe para a Google, Amazon, Microsoft e Apple.
Se é um “rumor” da Google, é porque é verdade.