NASA: Nave Espacial terá novos motores a energia solar
A NASA escolheu a empresa Aerojet Rocketdyne para um contrato de 67 milhões de dólares que deverá resultar no desenvolvimento de um avançado sistema de Propulsão Eléctrica Solar (SEP) para as futuras missões ao espaço profundo.
A agência espacial norte americana trabalha na tecnologia SEP desde 1950 e já utilizou esta tecnologia, na sonda Dawn por exemplo, que está actualmente em órbita do planeta Ceres.
Poderá esta ser a forma de viajar no espaço, no futuro?
A NASA tem uma grande experiência no que toca à propulsão eléctrica solar. Desta tecnologia não resultam motores poderosos, resultam sim motores que fornecem impulso para deslocações muito longas. Contudo, ao que parece, a agência quer agora dobrar a potência deste sistema e tornar o mesmo super eficiente.
A ideia é tornar esta tecnologia mais poderosa, conseguindo o dobro do impulso actual mas 10 vezes mais eficiente que os motores químicos, ambos grandes opções para a exploração no espaço profundo. Nesse sentido, a NASA atribuiu um contrato de 3 anos, no valor de 67 milhões de dólares, à empresa Aerojet Rocketdyne.
Enquanto não há mais informações mais consistentes da tecnologia no seu principal foco, num press release, a NASA declarou que este sistema de propulsão poderá ser usado também em missões de robôs a um asteróide e noutras missões relacionadas com o programa Journey to Mars.
Qual é mais eficaz, a propulsão solar ou química?
Se a propulsão com recurso à energia solar for comparada com a propulsão química (o tipo de propulsão que os foguetes usam para escapar da gravidade da Terra para atingir a órbita), a SEP tem menor pressão, mas é mais eficiente em termos energéticos e pode fornecer impulso por longos períodos de tempo. Por estas razões, a tecnologia de propulsão eléctrica solar funciona bem no vácuo espacial, especialmente em sondas com missões de tempo de vida longos.
O motor SEP fornece o impulso convertendo a energia solar em energia eléctrica, usando essa energia para acelerar o propulsor ionizado a velocidades extremamente altas. O brilho azul icónico de um propulsor eléctrico solar deriva dos fotões libertados pelos iões quando estes vão perdendo energia ao deixar o motor.
Além deste contrato de propulsão elétrica, a Aerojet Rocketdyne é responsável também pela propulsão química - os motores RS-25 - para o Sistema de Lançamento Espacial da NASA, o foguete projectado para ser usado em missões relacionadas com a viagem da NASA a Marte.
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Mas este é o combustível do futuro. Demorará a lá chegar, mas tudo terá como fonte de energia o Sol.
O uso da propulsão solar é mais eficiente, porém, é bom ter incluso uma reserva de energia química para uso em caso de emergência. Esta reserva teria um acionamento automático para um possível caminho de retorno, trazendo consigo informações concretas do ocorrido, garantindo uma possível manutenção e implantação de novas tecnologias.
pensei a mesma coisa!
Up, Up and Away! Pena não ser a minha geração a usufruir desta possível tecnologia e capacidade deslumbrante de ter possibilidade a ir mais além!!! Pena que a nossa juventude não ter o mínimo de interesse sobre esta matéria…
Bem podes não usufruir, mas podes jogar elite dangerous, da frontier developments e sonhar um bocadinho
Ponham os pés na terra 1º depois podem ir brincar aos astronautas e tecnologia de guerra, mas isto da nasa tem os dias contados, ponham os olhos na china.
Actualmente, concordo,
A Nasa desde o inicio da década passada que não consegue enviar astronautas para o espaço, tem que recorrer aos Russos, e mesmo as naves não tripuladas Americanas, usam motores Russos…e estes nk33 salvo erro, contruidos salvo erro na decada de 60 são cerca de 30% mais pujantes e cerca de 15% mais eficientes que o que a Nasa tinha de melhor em 2000…cerca de 40 anos mais tarde..
A china talvez no futuro possa ambicionar mais…
Actualmente o modelo mais avançado e aquele que se crê que poderá efectuar as primeiras viagens para Marte, é o projecto Europeu, que a Roscosmos e a Esa estão a desenvolver, usando uma nave com um motor nuclear desenvolvido… pelos Russos.
salvo erro estimam a viagem em…pois é 6 semanas, parece impossível o que estes malucos conseguem..actualmente aquilo que o resto do mundo consegue são 18 meses…para um lançamento em 2030 😀
Os Russos já ha muitas decadas que teem motores espaciais nucleares(e os estados unidos na altura também estavam na corrida…guerrafria..), e é com base nesses motores que estão a construir um “especial”, e esperam em 2018(apesar de que será certamente um modelo , o motor em si acabado..não sei se conseguem antes dos proximos 10 anos…mas dos russos pode -se esperar tudo..) apresenta-lo 😉
http://www.wired.com/2016/03/russia-thinks-can-use-nukes-fly-mars-90-days-can-find-rubles/
Este projecto está pensando para um projecto conjunto da ESa e da Roscosmos para viajar para Marte, e que contempla, uma séria de viagens e a construção lá de uma minicidade, o projecto vai ser testado primeiro na Lua, e só depois é que avançará, secalhar isto vai acontecer lá para 2030 lol , ou então a EU ainda provoca mais um golpe de estado…desta feita…BieloRussia? lol e lá se vai o plano por agua abaixo.. 😀
http://www.sciencealert.com/russia-has-a-crazy-plan-to-fly-to-mars-in-45-days-using-nukes
tens a spacex, blue origin, xcor, ULA e as soyoz
Não estou a perceber. Até parece que a China não têm um programa espacial.
tem 🙂
No entanto o Plano espacial Chinês, depende muito da Russia, demasiado até.. 🙂
Para a China, a Lua é um objectivo muito importante, pois eles ainda estão numa faze tal como a Russia e os EUA estavam a 60 anos ou mais.
A china está a desenvolver o seu plano espacial muito bem e muito depresa, não ha duvidas…
Muito provavelmente aquilo que falar é da Dupla China-Russia, ai sim, e talvez os Russos consigam o dinheiro que precisam para as magalomanias necessarias.. os Chineses teem muito dicheiro, e não é exactamente por acaso que o maior Cosmodromo do mundo…fica exactamente á entrada da China…
É suporto ter pistas , para Burans, caso se queiram usar, pistas de aviação, hospitais, escolhas , e uma cidade, além de plantas de contrução, são 700KM quadrados… fica “perto”(na forma de pensar Russa…) de vladivostok..e á entrada da china 🙂
A russia não faz uma base de lançamento a 6000 KM de moscovo, ou mais “just for Fun”, e uma estação, que é um Bisonte, onde se estime trabalhar lá de pico 15.000 pessoas a contruir a estação durante anos e anos…
Claro que é um convite para a china integrar a coisa, e em vez de desenvolver lá passar a deenvolver ali, porque está a ser criado condições para aquilo que o mundo conhece…como “O Cosmodromo do Sec XVI”.
Até os EUA estão interessados, pelo que eles dizem…
Estás a ver aquilo que está a ser feito no CERN??
É uma coisa identica, mas para o Espaço 😉
Os Países vão puder contruir as suas naves inclusivé naquele local, deves ter que pagar um x Anualmente e apartir daí fazes pesquisa e desenvolvimento e lançamentos ali..
Vai ter pelo menos 2 Pads principais para lançamentos de monta 😉
É bom que se desenvolva tecnologia solar e outras, porque torna mais barato e até seguro viagens no espaço..
Mas o space shutle não é a coisa melhor a nivel de fiabilidade..
As soyus, são de longe as naves mais seguras do mundo!
soyus
no total: 1779 lançamentos
sucesso: 1702
falha: 77
taxa de sucesso: 95.671725689%
Nasa
no total: 371 lançamentos
sucesso: 316
falha: 55
taxa de sucesso: 85.175202156%
Quer pelo numero de lançamentos, quer pela fiabilidade dos mesmos e custos, nas naves Soyus são de longe, as naves mais fiáveis a face da terra, de todos os tempos!!!
Actualmente estas naves são lançadas de:
Baikonur, no Cosmodromo Russo do Cazaquistão.
De Pletsek, cosmodromo Russo a Norte(Arkhangelsk).
Vão ser lançadas muito brevemente do novo cosmodromo Russo Perto de Vladivostok(Vostochny 700 km quadrados, uma loucura..) em breve suponho em menos de 2 meses.
E estão a ser lançados pela Europa, nos Ariane , e nos Soyus 2 na Guina Francesa, no cosmodromo Kourou, onde os Russos fazem também lançamentos, normalmente para a Europa em geral..
No entanto é sempre bom que se desenvolvam novas formas de viajar, mais baratas e seguras, se possivel.