NASA encontra buraco gigante na superfície do Sol
Mesmo estando à distância de 150 milhões de quilómetros, os astronautas da NASA detectaram um buraco gigante coronal que se estende pela superfície do Sol e lança partículas de vento solar em direcção à Terra.
O Observatório de Dinâmica Solar (SDO), sonda espacial da NASA que realiza pesquisas da superfície da estrela, fez uma imagem animada do fenómeno, na qual é possível avistar uma grande mancha escura no Sol.
Sol tem um buraco gigante que afecta a Terra
Na foto da NASA aparece um buraco enorme formado entre 2 e 5 de janeiro deste ano.
Neste comprimento de onda da luz ultravioleta extrema, o buraco aparece como uma área escura perto do centro e parte mais baixa do sol.
Explicou a NASA.
Segundo os cientistas, a tempestade magnética poderá exercer impacto significativo sobre os satélites e a rede eléctrica. Esse fenómeno produziu várias auroras boreais em países como o Canadá, EUA e Estados da Escandinávia.
As principais estruturas afectadas pelas tempestades geomagnéticas são a rede de energia eléctrica, operações espaciais, os serviços de rádio que propagam sinal pela ionosfera e observadores da aurora, conforme afirmaram especialistas do NOAA. O Centro de Previsão do Tempo Espacial dos EUA levantou um alerta de tempestade de nível G3 'sério', embora o alerta foi mais tarde actualizado para uma tempestade G2 menos severa.
Numa classificação tão baixa, os efeitos das tempestades solares nas redes eléctricas e mesmo nas operações espaciais não são de grande monta, são impactos menores. Não é a primeira vez que a NASA detecta buracos na superfície solar. Anteriormente, em 2016, foi observado outro fenómeno semelhante que, felizmente, não causou consequências graves.
Este artigo tem mais de um ano
A coroa solar (corona) não é o que se considera como a superfície do sol, tal seria na fotoesfera.
Exatamente. A corona é muito mais quente, 1000000 graus Celsius, grosso modo.
Fotosfera é a superfície , 6000 Celsius, mais ou menos.
Em que parte do artigo se diz que a coroa solar é a superfície do Sol? Apenas dá-se referência a um buraco que se chama buraco coronal, o que é o nome técnico correto…
Buraco coronal é um fenómeno que afecta apenas a coroa solar, e se a coroa solar não é a superfície solar então não se pode dizer que é um buraco na superfície do Sol. Não me pareceu que fosse complicado de perceber o que estava a referir.
Buraco coronal é um fenómeno que afecta apenas a coroa solar.
nossa tanto shelokiomes aqui
Não tapem o buraco para não deixar-mos de ver o Sol. Mesmo por uma peneira é melhor que tapado.
Os astronautas da Nasa descobriram buraco? Epah eu sei que eles têm que ter excelente visão, mas não será os cientistas?
Os astronautas são o quê ?
nem todos os astronautas são cientistas, nem todos os cientistas da Nasa são astronautas – há poucos astronautas até – sendo que este tipo de descobertas é feito cá na Terra, analisando dados recolhidos por satélites e telescópios.
Cá para min o sol anda a lavar a cabeça demaciadas vezes e assim irá ficar careca 😀
embora o alerta foi mais tarde ???
Devido ao caos e ao turbilhão dentro do sol a corona deverá ter um ciclo caótico e imprevisível de manchas.
Tudo o que vemos de reacção nas camadas externas do sol, deverão ser fruto da actividade interna.
Estou-me aqui a questionar se algum dia correríamos o risco de ser bombardeado com um vento solar.
É só porque não estamos minimamente preparados, sem planos para o após.
Em Apocalipse diz que, o quarto anjo derramou sua taça sobre o sol,e foi-lhe dado queimar os homens com fogo, Capítulo 16 vs 8-10
Daqui a pouco estás a dizer que a terra é um disco plano, assente em fundações, com uma cúpula onde se encontram as estrelas e que tem buracos para deixar a água passar quando chove.
Em Apocalipse diz que, o quarto anjo derramou sua taça sobre o sol,e foi-lhe dado queimar os homens com fogo, Capítulo 16 vs 8-10
Deixai falar e muito bom nao subeija nada esta entranha negra que vista traz e muito simples a muitos sois este nao e maior sol a ainda maiores que este ha estrelas por debaixo de noz superiores que lancao occio e carbonica que passa o lado de nos o negro e carvao puro que. La esta ate acabar esse carvao vai levar 25 milhoes de daqui a 25 milhoes de anos vai estar mais do que esta muito carvao para furna!ha okey
wow daqui a a 25 milhões de anos vamos conseguir ler o teu comentário?
Deixei de apanhar rede (2G/3G/4G) no meu novo (um ano) smartphone. entreguei na garantia. funcionou no dia (ontem) em que me entregaram. Hoje, Apos testar com varios SIMs, fui entregar novamente na garantia ……….sera que vao culpar o sol? 😀
Nao, a culpa é do Benfica…
Em termos práticos significa que o sol envia para a terra luz mais recente. A maioria da luz que chega à terra hoje formou-se ainda a terra não existia como planeta porque a luz tem muita dificuldade em passar devido à alta densidade do sol. É um fenomeno identico ao dos buracos negros mas numa dimensão muito menor.