PplWare Mobile

Multibanco: Atenção sempre à máquina onde levanta dinheiro…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Carlos Castanheira says:

    Esquema tão antigo… Se der problema os bancos cobrem o dinheiro em falta.

  2. Someone says:

    já apanhei tb multibancos com teclas duvidosas…
    agora só entro em ATMs de bancos para fazer operações que não consigo fazer em homebanking ou se precisar…levantar dinheiro com função do MB Way em código único…

    • The veridict says:

      Não é por usar homebanking que está livre de ser “hackeado”. As burlas são tão ou mais fáceis através do homebanking como nos ATM. O importante é ter o olho sempre bem aberto e desconfiar de tudo

      • João says:

        Isso é bem verdade, mas cá em Portugal é um pouco diferente. Os grupos de indivíduos que cometem este tipo de crimes cá, tem um nível de inteligência muito baixa. Usar gás, ou uma retro escavadora é sempre uma melhor opção, dado só ser preciso força bruta e não terem de usar o pouco que lhes foi atribuído à nascença, inteligência… E nos últimos anos tivemos uma nova geração que por saber usar o facebook e ver vídeos no youtube, acham que são todos técnicos de informática, e depois de verem uns vídeos e lerem uns foruns, praticam este tipo de crimes convencidos que são uns mestres do crime, apenas para terem a judite a bater-lhes a porta um par de meses depois…

      • Someone says:

        claro, tens toda a razão.
        Tb é preciso de tomar precauções como validações de operações 2 ou mais formas (por exemplo, código multicanal, sms token, chamada, etc…)

  3. Togas Pacho says:

    usar sempre mbway para levantar dinheiro

  4. Joao Ptt says:

    Já deveriam ter acabado com as bandas magnéticas e com o pagamento por proximidade, já que nenhum destes oferece verdadeira segurança. A pessoa pode reclamar posteriormente, mas tende a complicar a vida da pessoa por algo sobre o qual ela não tem controlo nenhum.

    O CHIP deveria exigir o PIN em todas as operações e exibir no próprio cartão o nome da entidade e o montante que a pessoa irá estar a autorizar com a colocação do PIN, e talvez até ter um “Aceitar” embutido no próprio cartão e depois então colocar o PIN para confirmar que aceita de facto a operação e que não foi alguém que teve acesso ao cartão de forma ilegítima.

    Nada do que escrevi acima deve estar para acontece já que teriam de ser os políticos a fazer leis incontornáveis para que tal se tornasse uma realidade. E como não é algo que a sociedade exige tal não irá acontecer. Aliás os cartões de débito/ crédito tendem a acabar no médio prazo com a integração nos smartphones, acredito que é só uma questão de tempo até os bancos e instituições de crédito pararem de utilizar cartões físicos… ambiente ou outra desculpa qualquer.

    • mike says:

      O pagamento por proximidade pode ser desativado através da app do banco. Eu fi-lo mal recebi o cartao mb

      • José Maria Oliveira Simões says:

        Como faz isso ?

      • Joao Ptt says:

        Se o seu banco for o MillenniumBCP teste o pagamento por proximidade, porque quer telefone para lá, ou desactive na aplicação o pagamento por proximidade o mesmo continua a funcionar na mesma…. o banco não respeita a sua vontade. Pelo menos eu não consigo desactivar.

        Talvez em outros bancos funcione… mas teste para ver se realmente deixou de funcionar.

        • Ricardo says:

          Um pequeno corte num dos lados do cartão parte a antena e o cartão nunca mais faz pagamentos por proximidade.
          Com uma luz forte atrás do cartão é fácil ver a antena que contorna todo o cartão.
          Faço isso aos meus.

    • Zé Fonseca A. says:

      A ideia é simplificar.. vai para os USA, não existe essa praga dos TPAs irem às mesas, passas o cartão para a mão dos empregados levam para dentro e nem vês passar, nem foi preciso pin e ainda deixaste gorjeta com base nuns rabiscos num papel.
      Eu sou a favor até determinados montantes, acima de 100€ introduzir pin ou aprovar via app

      • Joao Ptt says:

        Nos EUA também furtam os dados dos cartões de débito e crédito em larga escala.
        O chip chegou lá mas mantiveram a banda magnética, e acrescentaram o pagamento por proximidade.

        No fundo as empresas andam a estragar com mimos a malandragem que quer clonar cartões, são tantas as opções que eles agora têm para furtar os dados que o difícil é escolher.

        • Zé Fonseca A. says:

          Os bancos cobrem as perdas

          • Anonimo says:

            Do dinheiro que as pessoas pagam dos juros das casas. Quero ver quem é que vais buscar esse dinheiro mais tarde. Ao estado para depois o contribuinte pagar mais. O melhor mesmo é acabar com a tecnologia antiga e reforçar a do cartão, porque a versão digital sem dinheiro vai ser a pior coisa que já foi inventada em toda a história. Muita gente vai reclamar de tanto hack e sistema do programa bugado toda a vez que se vai fazer uma compra com telemóvel.

          • Joao Ptt says:

            Cobrem as perdas teoricamente, mas se recusarem, e muitos bancos recusam, a pessoa é que fica a arder.
            Porque haveriam de recusar? Porque o banco pode achar que a transacção é legítima e que a pessoa é que está a inventar que não foi ela.

  5. Santos says:

    O pagamento por proximidade só vai até um montante, eu uso o mbway por razões de segurança. Já levantar dinheiro uso sempre o mesmo sítio já que o técnico passa lá quase todas as semanas, senão vou à caixa do banco.

  6. avancemos says:

    levantar dinheiro?!!!! o que é isso?!!!! não me lembro a última vez…

  7. PA says:

    Esses multibancos estão proibidos, atualmente a leitura tem que ser sempre pelo chip.

  8. maxman says:

    esse esquema só funciona nas ATM com sistema de encaixe de cartao nos sistemas de elevador é impossivel

  9. Anonymous says:

    Sistema antigo, hj existem formas muito mais seguras online do que nos ATMs, sem contar a burocracia de lhe-dar com o banco em muitos casos, onde a maioria vc msm resolveria de forma fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.