PplWare Mobile

Motorola apresenta o novo Projecto Ara

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Phil Walker says:

    A ideia é tão simples que nos faz pensar como é que ainda não foi posta em prática? Mas depois a parte final do vosso post vem responde a esta pergunta,uma vez que as marcas fazem cada vez mais da Obsolescência um modo de vida!

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Isto é simples ?
      É tudo menos simples. Não é como as componentes para PC desktop, em que se comprava as componentes “de fábrica” e se podia mudar o processador (desde que correspondesse ao tipo de socket da motherboad), a placa gráfica, a memória RAM, a placa de som, ou a própria motherboard.

      Aqui cada componente tem que ser encaixada, pela Motorola, num módulo com determinadas dimensões e características, que encaixa por sua vez na motherboard e na ‘caixa”.
      O meu dedo que adivinha diz-me que o preço de uma componente ou duas andará pelo preço de um smartphone novo.

      Enfim isto só avança se der dinheiro. Entretanto serve como tantas outras coisas: “Vejam como os nossos costureiros / engenheiros são criativos”.

      • golias17 says:

        Se fosse como dizes não atrai ninguém duvido muito que vá ser assim, pode não ficar tão barato como queríamos, mas mais acredito que vá ficar, agora o que isto tem de brilhante é o facto de cada um vir a poder criar o seu modulo a google fiel aos seus princípios mais não se podia pedir.

        • sergio says:

          não estou a ver como vai atrair empresas desconhecidas e que são as fabricantes dos componentes ou módulos actuais, quem compra 1 telemóvel a maioria das vezes nem sabe o que vem lá dentro.
          como é que a Qualcomm p.ex vai convencer alguém a comprar um módulo deles se um consumidor normal nem sabe quem é essa empresa..

          • golias17 says:

            Pensa a assim então tu chegas a loja e dizes que o telemóvel anda lento ele diz o melhor é comprar um novo modulo do processador e tu escolhes um dos que tem, simples e prático!

          • sergio says:

            estás a falar a sério?

            estás a imaginar alguém a ir uma loja e ter que escolher componentes? nem toda a gente tem os conhecimentos que tu tens lol

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        Só mais um pormenor. Este é um smartphone “estripado” onde se vê que cada componente está micrometricamente embutida na motherboard ou encaixada no espaço existente. Agora separem umas tantas componentes metam-nas em paralelepípedos (módulos) que encaixam uns nos outros. Vão ficar com um smartphone de que tamanho ?

        http://www.ifixit.com/Teardown/iPhone+5+Teardown/10525

      • justanotherone says:

        Se se puder escolher o SO livremente, it gets my seal of approval!
        De resto, concordo com ser uma coisa de “ya, nós fizemos porque conseguimos!”

        PS: Pode ser que estes desenvolvimentos façam componentes mais pequenos ou optimizados e que seja exportado para o smarphone comum e usual.

  2. joel santos says:

    venham eles

  3. Acompanhei o projeto desde os primeiros passos e desde logo me fascinou.
    Claro que tem muito que correr para chegar ao topo da cadeia alimentar, mas vale a pena investir em “pequenas” coisas que se podem tornar enormes com o passar do tempo, ajudando o ambiente, e tendo um dispositivo fantástico nas nossas mãos que podemos ir atualizando e duraria anos.
    Um grande projeto que tem asas para voar, e espero que realmente sigam para a frente com ele, mesmo que o aspeto seja como o do video e não como a foto publicada em baixo.
    Sinceramente, eu compraria um quando saísse para o mercado!

  4. Osiris2 says:

    seria interessante 🙂

    mas isto apenas seria interessante para 1% dos utilizadores. e não fará sentido produzir algo apenas para um tão pequeno grupo. mas ya. venham eles.

    • D says:

      Porquê? Para a minha mãe se calhar faz sentido uma boa camara e uma bateria para a semana inteira, já não teria interesse um processador muito forte, e poupava-se noutras coisas.

      Para mim acho que faz todo o sentido! Não estás a ver bem as possibilidades!

    • golias17 says:

      Porque só haveria de ser interessante para 1%?

    • Júpiter says:

      6 em 10 telemóveis vendidos são smartphones. Quem compra um smartphone terá conhecimentos e gosto por uma solução deste tipo…

    • Rodrigo says:

      Errado, não sei onde raio foi buscar esses 1%, mas fique sabendo que estava a decorrer uma espécie de referendo a nivel mundial (!) para levar este projecto a uma empresa multinacional para que apostasse nele! E acredite que se não houvesse muita gente a votar de certeza que não tinha chegado tão longe..

    • joao ferreira says:

      o phoneblocks diz o contrário desse 1%, o site teve 300 milhoes de gostos em 3 semanas por isso passa bastante o 1 %

      • Ricardo Ferreira says:

        Dá, se não me falha a memória, mais de 4% da população mundial, ou seja, 4x mais segundo as previsões do Osiris 2.

        Muito boa esta ideia. Fiquei impressionado!
        Abraço

  5. Rochita says:

    Bom ver alguém pegar nesta fantástica ideia, estou á espera de ver como se vão dar inicialmente, irão demorar muito a chegar cá como é óbvio mas isto sim é uma completa revolução desde a existência dos smartphones.
    Penso que vai ser muito “user-friendly”, e pelo facto de podermos escolher os componentes pode até ter um preço interessante, quem não usar muito câmara não precisa de investir muito nesse segmento, imaginem se for possivel escolher até o sistema operativo! As possibilidades são infinitas e basta as grandes marcas quererem, mas como é óbvio só querem saber de si, escolher o design (Apple), o processador e ecrã da Samsung, câmara da Nokia, S.O Windows Phone 8… mas isto é sonhar demasiado alto!

    • Rochita says:

      Quanto tempo é que demoram a publicar uma resposta? Nem percebo o porquê de tanta precaução… não era preferivel um moderador que banisse quem dissesse porcaria? Ao menos dava para ter uma conversa em termos não com lag de 2 horas…

  6. newJ says:

    Ficam giros.. Mas já é difícil otimizar os S.O. mais aplicações para hardwares “standard” como ficarão a funcionar estes tuning..

  7. Roberto says:

    Penso que seria bastante interessante, assim quando uma camera,um cpu, uma bateria seja lá o que fosse melhora-se, era só mudar esse modulo, em vez de estar a comprar um smartphone totalmente novo,o que fica mais caro.

  8. Ivo Barbosa says:

    onde é que já vi esta ideia… hum

  9. David Ferreira says:

    A ideia é simples, meter em pratica é supercomplexo

    Primeiro o OS – Não está desenhado para isto
    Segundo comunicação de hardware entre vários componentes não é uma coisa simples
    Terceiro, uma placa que pudesse ligar todos os componentes teria que ter um chip com bus para as comunicações e estar muito bem desenhada de modo a que fosse pequena leve e superfina
    O conceito é ao estilo arduino, mas como os users do arduino descobriram, meter em pratica não é tão simples 😛

  10. Adramalech says:

    Com este tipo de tlm sinceramente pensaria logo em adquirir um, sempre quis um que pudesse personalizar ao meu gosto em termos de hardware…

  11. Ricardo Ramos says:

    Boas, já tinha lido algo sobre este conceito e achei bastante interessante… venham eles…

  12. Serginho M says:

    A ideia é fantástica! De certeza que não trocava de telefone com a frequência que troco. Mudar apenas um componente à semelhança do desktop, seria fantástico. Para além do desperdício de recursos que são os atuais terminais.

  13. Glênio says:

    Imagina ai vcs poderem fazer um upgrade no seu celular sem gasta muito, vcs não precisam compra um celular novo, apenas compra uma peça, vcs vão ter a liberdade de monta o seu de acordo com suas necessidades.
    Esse é o sonho do consumidor.
    Depois dessa ideia vai surgi outros protótipos que faça recarrega o celular com energia solar, basta compra uma peça. é fantástico .

    • justanotherone says:

      O sonho do consumidor não é personalizar hardware, e isso acho que se tem vindo a notar com o crescendo de portateis e AIO que são vendidos. Sim, há quem não prescinda do desktop com parafuso escolhido ao dedo (eu proprio tenho o meu assim :D), mas a maior parte tá se pouco marimbando. Que seja prático, e ocupe menos espaço, e cada vez mais, que seja bonito.

      Gastar muito é relativo: se um telemovel, digamos, de especificações de um S4, ficar por mais 100 ou 200 euros, ainda é dinheiro! dúvido que fiquei pelo mesmo preço devido ao trabalho todo de criar “legos” que se montem uns nos outros e funcionem à primeira.

  14. Ilidio Pinto says:

    Essa ideia partiu do prjecto PhoneBloks, depois é que surgiu a parceria com a Motorola…para mim é uma ideia muito interessante

  15. keytek says:

    Acho a ideia fantastica, posso moldar o meu smartphone, consoante a minha necessidade:

    Vou trabalhar para o escritorio, modulo de 2 sim’s BT, wifi, e boa capacidade de Bateria.

    Vou visitar um cliente, retiro o wifi, adiciono o gps.

    Vou de fim de semana ou férias, modulo de 2 sim’s fora, coloca câmara.

    Vou andar de bike, bota GPS, boa bateria e câmara.

    A personalização do Smartphone consoante a ocasião…

    Imaginem as possibilidades.

    • justanotherone says:

      Desculpa a honestidade, mas isso dá muito trabalho.. A ideia de um smartphone é ter tudo disponivel na palma da mão, sempre, não é o caso do que descreves. Pelo menos para mim, esta é a ideia de um smartphone.

      A ideia de trabalho/casa vs desporto agrada-me, mas, pessoalmente prefiro comprar um tele de 20 ou 30 euros, que dura chumbo, e serve para chamar o inem em casos especiais 😀

      Mas cada um com a sua ideia…

  16. elio says:

    aí está o motivo da compra da motorola por parte da google 😉
    grande ideia, realmente ja deveria ter existido a mais tempo..
    ate é bom quando (alguma cena se estraga, para substituir) 🙂

  17. golias17 says:

    Quando ia sair o motorola X já se falava num telemóvel que se podia personalizar, na altura pensavam que era o hardware mas afinal foi só as cores e tal.

    Acho que foi a pensar nisto que a google comprou a motorola, não podia dar uma resposta melhor as necessidades da maior parte das pessoas, pois como todos sabem nem todos tiram partido do telemóvel que tem e assim podem criar um que tirem partido dele a 100%.

  18. NokTham says:

    hehe, bem que ja tinha visto esta ideia em algum lado
    http://geekologie.com/2013/09/phonebloks-conceptual-modular-cell-phone.php

    Sem dúvida que é uma ideia extremamente interessante e apetecível, ao mesmo tempo complexa, se vão com isto p’ra frente, irão existir grandes desafios!!! hehe

  19. Robert Soares says:

    A ideia parece muito interessante e apesar de simples, talvez na minha opinião irá ser um grande desafio!
    Preço, estética, facilidade na optimização e remoção de componentes, sistema Operativo, entre outros, não irá ser fácil de executar!
    Vamos aguardar até que saia um produto final =)

  20. Luis Gil says:

    o que acontece quando um phone destes cai ao chão
    é como se fosse uma construção de legos a desmoronar-se

    • Ricardo Ferreira says:

      No vídeo aparece uma animação onde são utilizados dois parafusos, juntamente com uma placa fina, para que tudo fique no devido lugar (ver 00:54seg).
      Penso que no meio de tantas ideias boas não iriam esquecer a questão da integridade ou durabilidade “da coisa”.

      Abraço 😉

  21. valter says:

    Só faz sentido se na caixa vierem 3 carcaças, smartphone, tablet de 8 e 10 e as respetivas peças para montagem. Ah, e depois para o natal compro o módulo do processador gráfico xpto para colocar na carcaça de uma consola portátil 😀

  22. dajosova says:

    se bem me lembro quando há bastante tempo que se especulava que a Google ia lançar um novo telefone com possibilidade de personalização de hardware e creio que até falámos nisso aqui no PPLW… e coincidiu na altura com a compra da Motorola Mobility.

    Mais tarde foi lançado o Moto X e este assunto ficou +- à espera do timming para arrancar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.