Milhares de utilizadores do Safari podem processar a Google
...no Reino Unido
A Google pode estar perante um problema grave e que lhe causará perdas graves no Reino Unido. Um tribunal deu razão a um conjunto de utilizadores do Safari que pretendiam colocar em tribunal a Google, por ignorar a vontade destes em não verem os seus dados recolhidos.
Esta decisão abre agora a porta à possibilidade de ser intentada uma acção judicial contra a Google, sendo quase certo que a gigante irá mais uma vez perder.
O caso que dá sustento a esta decisão do tribunal do Reino Unido remonta ao ano de 2011, altura em que, durante quase um ano, a Google ignorou a decisão dos utilizadores do Safari de não quererem ser rastreados, seguidos e os seus dados recolhidos para posterior análise.
Estes utilizadores tinham activa, nas definições do Safari, a opção que indica aos sites que não pretendem ser seguidos e, desta forma, não serem colocados cookies.
Mas a Google resolveu ignorar esta definição e, por isso, os utilizadores querem colocar a gigante das pesquisas em tribunal, para serem ressarcidos.
A decisão que agora surgiu, vem permitir que os utilizadores coloquem a Google em tribunal, medida que a empresa queria evitar por alegadamente não ter havido qualquer perda monetária.
Ao decidir contra a Google, o tribunal está a permitir que o grupo de queixosos coloque em andamento o processo contra a empresa das pesquisas.
Este é apenas mais um passo que a Google tem de enfrentar para conseguir resolver este caso. Nos Estados Unidos foi já multada pela FCT (Federal Trade Commission) e por 38 estados de forma independente. Ao todo foram mais de 40 milhões de dólares já pagos pela Google em multas.
A decisão agora conseguida pelo grupo de queixosos do Reino Unido é histórica e vem abrir a porta a outras casos. A Google deixa de poder usar a sua influência para conseguir contornar as leis e os tribunais.
Está agora aberta a porta para que todos os que usaram o Safari, quer no OSX quer no iOS e entre o Verão de 2011 e a Primavera de 2012, possam colocar em tribunal a Google, por desrespeito claro pela indicação de não recolha de informação e pela quebra de privacidade.
Este artigo tem mais de um ano
“altura em que, durante quase um ano, a Google ignorou a decisão dos utilizadores do Safari”
<> – a isto é que eu chamaria ignorar.
Mas a Google não “ignorou” a decisão dos utilizadores do Safari, muito pelo contrário – arranjou maneira de infetar o Safari para poder seguir os utilizadores.
É isto que está em causa. Não ignorou. Contrariou activa e deliberadamente, em seu benefício, a decisão dos utilizadores.
http://www.ptjornal.com/images/users/150/images/Ciencia/apple_nazista_002.jpg
Falta uma frase:
…
“Não deu por isso … devia ter feito qualquer coisa para cumprir a decisão dos utilizadores quando ligam a opção para não serem seguidos … e não fez” – a isto é que eu chamaria ignorar.
…
Então basicamente a empresa vai ser prejudicada por algo que deveria ser o browser a fazer? A pessoa usa o software (neste caso o safari) para aceder a internet logo se o software tem essa funcionalidade ele e que não devia permitir isso acontecer. Com isto não digo que a google também não tenha culpa, obviamente usou isso em seu beneficio.
Não é “devia ser o browser a fazer”.
O Browser indicou que não devia ser seguido, e a Google ignorou o pedido.
O Browser não pode fazer mais nada.
Ou deves pensar que os juízes são burros, tu é que és inteligente…
É um bugi que o safari tem. Epa andem lá, a google arranjou uma maneira de dar volta a isso. A maça só deveria ter detectado isso e corrigido. Esse é o primeiro passo, tal como os vírus e os antivírus.
Não tem nada a ver com bugs!
A Google teria indicado que os utilizadores do Safari não seriam seguidos se essa opção estivesse activada, e estava obrigada a respeitar várias regras de privacidade por imposição das autoridades americanas. No entanto contornou propositadamente o mecanismo implementado no Safari, colocando cookies para seguir as pessoas contra sua vontade!
OMG,
La esta o pessoal a tentar atirar a culpa para outros que nao a Google…
Incrivel estes haters, nem com as coisas escarrapachadas na frente dos olhos.
Sim, é um “bugi”… por isso é que a Google agora vai ter de pagar aos que se queixarem…
Incrível mesmo a capacidade destes gajos…
+1
+1?? Não existe bug nenhum aqui. Nem no safari nem em nada. Não sabem ler o texto?
Por acaso havia um bug no safari que permitia isto. Não quer dizer que o que a google fez fosse correcto.
http://arstechnica.com/tech-policy/2012/02/google-hit-with-ftc-complaint-says-circumventing-safari-privacy-features-accidental/
Com bug ou sem bug a goggle plantou nos utilizadores do safari um “spyware”, se fosses um hacker de vão de escada a ser apanhado estaria na cadeia, como é a google paga só uma multazinha….! 🙂 🙂
Com bug ou sem bug a goggle plantou nos utilizadores do safari um “spyware”, se fosse um hacker de vão de escada a ser apanhado estaria na cadeia ou a trabalhar para o FBI,CIA,NSA; como é a google paga só uma multazinha… alem de trabalhar para as referidas agências… 🙂 🙂
Mas onde é que diz que tem um bug no Safari!
Isto é que chamo fugir com o rabo à seringa.
O Safari manda um pedido à Google a dizer que “não, não quero ser seguido”, a Google não o respeitou! De propósito!
“a empresa vai ser prejudicada por algo que deveria ser o browser a fazer?”
a mim parece que a empresa saiu beneficiada ao contornar deliberadamente algo que tinha dito que respeitaria [é aqui que a Google enganou as pessoas], para ganhar mais dinheiro com publicidade – terá ganho muito mais dinheiro do que as multas que irá pagar!
Como é que os utilizadores conseguem provar que acederam a sites através do Safari nesse ano?
Tem o histórico de acessos desde 2011!?
A Google certamente que deve de ter…
Lembra-te do Big Brother.
Então e a Google vai dar esses dados que a incriminam?
Se for preciso pede-se à NSA, que deve ter uma copia!…ilol
Lol!
Se nao forem “evil” vao dar de certeza 😉
A Google já tinha pago uma multa, de 22,5 milhões de dólares, imposta pela Federal Trade Comission, dos EUA, por causa do mesmo assunto:
https://www.ftc.gov/news-events/press-releases/2012/08/google-will-pay-225-million-settle-ftc-charges-it-misrepresented
A Google pagou a multa, mas “não se deu como culpada”.
O que há de novo nesta sentença do tribunal superior inglês, a recurso da Google de decisões de tribunais de nível inferior é que:
– As acções judiciais contra a Google por violação de privacidade não têm que ser apresentadas num tribunal dos EUA, ao contrário do que reclamava a Google
– Esta sentença abre caminho para que os que se consideram lesados pela questão do Safari peçam indemnizações à Google nos respectivos países.
http://arstechnica.com/tech-policy/2015/03/british-users-can-sue-google-in-uk-over-secret-tracking/