Microsoft termina hoje o suporte ao Windows XP
8 de abril de 2014 assinala o fim do suporte mundial da Microsoft ao Windows XP, o sistema operativo que teve o mais longo tempo de vida na história da empresa.
Lançado em outubro de 2001, o Windows XP chegou ao mercado quando o nível de propagação da banda larga e o número de equipamentos ligados à Internet eram ainda muito baixos, assim como a sofisticação e ocorrência de ataques cibernéticos.
Volvidos doze anos de profunda transformação e evolução tecnológica, marcados pelo surgimento de novas interfaces, serviços e dispositivos, a Microsoft deu início a uma nova era tecnológica, alinhada com as atuais necessidades e exigências de empresas e utilizadores pessoais, e deixa por isso de suportar formalmente o Windows XP, o que significa deixar de lançar atualizações para correção de vulnerabilidades, de bugs, ou novas funcionalidades.
O XP é hoje um sistema operativo limitado, incapaz de suportar algumas das novas aplicações recentemente lançadas, bem como de assegurar os níveis de segurança, estabilidade e produtividade que empresas e particulares necessitam. É também este o cenário que motiva a necessidade de uma evolução para sistemas mais atuais.
Fim do suporte ao Windows XP: impacto no tecido empresarial
As implicações do fim do suporte ao Windows XP poderão ter impacto nas empresas, com riscos potenciais ao nível da segurança e privacidade, tais como:
- Perda de informação por vulnerabilidade a ataques cibernéticos: um PC sem atualização de segurança poderá permitir que elementos externos à organização acedam a informação sem permissão, comprometendo dados confidenciais e transações de negócio;
- Aumento de custos de manutenção: um PC sem atualização de segurança terá tendência a avariar e os custos de reparação serão cada vez maiores. De acordo com um estudo realizado pela IDC Portugal, o custo anual hoje de manutenção de um PC com Windows XP é de 548 euros, valor que desce para os 150 euros no caso de ser um computador com Windows 8 (menos de um terço). Esta disparidade tende a aumentar, com o custo de manutenção dos computadores XP a tender a crescer exponencialmente nos próximos anos, com o final dos componentes usados nos computadores. Uma empresa que renove agora os seus PCs, pode poupar até 1500€ por PC nos próximos três anos. Adicionalmente, os fabricantes de hardware e software deixarão progressivamente de prestar suporte a PC’s com Windows XP. Os custos de manutenção e suporte informático nas PME são, ainda, superiores ao das grandes empresas, que têm equipas de TI próprias. Por isso, o potencial de poupança para a economia portuguesa na migração do XP, num total de 255M€, está maioritariamente nas PME.
- Falhas em auditorias e perda de certificações de qualidade: o software sem suporte não cumpre requisitos de segurança que podem trazer implicações de conformidade ou de qualidade para a empresa;
- Antivírus atualizados não chegam – Para ajudar as empresas a mitigar o risco do fim do suporte do Windows XP, a Microsoft anunciou que vai continuar a lançar até julho de 2015 assinaturas para os seus produtos de antivírus (Clientes empresariais – System Center Endpoint Protection, Forefront Client Security, Forefront Endpoint Protection e Windows Intune a correr em Windows XP; Clientes individuais - Microsoft Security Essentials). No entanto, a urgência da migração não diminui. Um antivírus atualizado pode proteger o PC com Windows XP, mas nunca totalmente. As vulnerabilidades do sistema operativo mantêm-se;
- Compatibilidade com outros dispositivos, periféricos e outro software, dentro ou fora da empresa: o Windows XP não tem capacidade para suportar muitas das aplicações recentemente lançadas, pelo que a flexibilidade e produtividade serão direta e negativamente afetadas.
Os utilizadores que decidam não avançar com a migração do Windows XP ficarão a partir de hoje mais expostos a novas vulnerabilidades descobertas no Windows XP, uma vez que estas não serão endereçadas com novas atualizações de segurança por parte da Microsoft. O risco de exposição às ameaças de hackers, cada vez mais sofisticadas, é também superior, uma vez que estes terão mais informação do que os utilizadores sobre as vulnerabilidades, o que lhes permite desenvolver um código de exploração dessas vulnerabilidades e, assim, tirar partido destas noutros sistemas não protegidos.
Para as pequenas empresas, a Microsoft disponibiliza o Windows Upgrade Assistantque permite verificar a compatibilidade do hardware e software instalado num PC. Para as empresas de maior dimensão, cujo processo de migração é mais complexo, existe um conjunto de outras ferramentas que podem também ajudar neste processo e que estão disponíveis em www.microsoft.com/springboard. São elas:
- Application Compability Toolkit – permite a deteção e resolução de incompatibilidades aplicacionais;
- Microsoft Assessment and Planing Toolkit – para inventariação de hardware, software e produção de relatórios de aconselhamento à migração;
- Microsoft Deployment Toolkit – permite automatizar a criação de imagens e a instalação do sistema operativo, bem como updates, aplicações e outras configurações.
Fim do suporte ao Office 2003
À semelhança do Windows XP, também o Office 2003 soma mais de uma década de existência, período durante o qual a tecnologia mudou muito. O Office 365 é a última geração da suite de aplicações colaborativas do Office, já familiares e universalmente utilizadas no dia-a-dia pelos utilizadores, mas que abre agora portas a um novo mundo de capacidades e potencialidades. Trata-se de um serviço de subscrição baseado na cloud (nuvem), que permite níveis de colaboração e de produtividade ímpares, dando a possibilidade ao utilizador de ser ainda mais produtivo, a partir de qualquer lugar e de praticamente qualquer dispositivo.
A Microsoft reforça, por isso, a necessidade urgente de migração e relembra que a partir de hoje não irá lançar updates para correção de vulnerabilidades, de bugs, ou novas funcionalidades. Os clientes que não procederam à migração do Windows XP para um software mais atual, ficarão expostos a riscos de segurança, conformidade e a limitações tecnológicas que podem comprometer a produtividade e crescimento do seu negócio.
Este artigo tem mais de um ano
A Microsoft agradece a publicidade ao Windows 8.
A verdade é que um dia este Windows iria “acabar”, mas e se em vez do Windows 8 as pessoas ainda com XP actualizassem para Windows 7?
Creio que não é legalmente possível.
A não ser para quem tenha comprado umas versões de win 7 com alguma antecedência.
mas vá… agora a sério… alguém actualiza o pc(windows update)???
Lol, diz-me que AV usas e já agora o teu IP… para tirar partido de vulnerabilidades do SO 😛
Nao nao, parece-me que estas engando. Diz TU qual e o teu AV e IP. Se achas que o update e’ util…
Por muito que te digam o IP e te digam que AV usam, não fazes nada.
Eu atualizo meu PC sempre que disponível.
alguns updates sim.
ALELUIA!
Acabou-se, vou deixar de usar o pc a partir de hoje.
Abram alas para o novo Cobol! 🙂
A meu ver para já esta situação não é critica, talvez daqui a 1 ano e meio a conversa seja outra pois já não se vai programar para XP, desde o mais simples programa ou até mesmo qualquer plugin.
Aí vai tudo mudar à pressa pois o programa não tem a tal funcionalidade que vem na nova versão ou um bug corrigido por exemplo.
No meio empresarial isso vai acontecer mais tarde ou mais cedo, e depois os informática vão ser os maus da fita porque “não avisaram mais cedo”…
Eu que tenho um pc da epoca da pedra, devo instalar um W8? que nem deve correr em condições.
É fim da era do Pentium 4 2600 Mhz ou amd 2600 mhz.
Boa altura para começares a pensar em usar UBUNTU. Estes processadores que descreves ai, com 1 ou 2 Gb de ram, corre ubuntu que nem uma “LUVA”. 😉
Windows 7 Basic, experimenta.
Ou migra para o Linux uma versão porreira, se queres aproveitar.
Estás a usar um PC que gasta mais energia do que produz algo de util para ti.
Acabas por estar preso ao passado, não desenvolves os teus conhecimentos do que é mais recente, andas inseguro, podes ter problemas com fraudes de cartao de credito ou de sequestro de email ou algo importante que uses.
Mais vale comprar um tablet para ver mails etc, do que vale gastar a electricidade que essa torradeira te consome.
Eu sei que parece que te obrigam a gastar dinheiro, mas gastas dinheiro em electrcidade a mais todos os meses para alimentar essa chocolateira ! E podes ter outros problemas piores como expliquei acima.
Confia na tecnologia.
Se tiveres pelo menos 2 ou 3 GB de memória aconselho-te o Win7 e tira todos os extras que puderes.
Se não fica como estás.
Linux resolve o teu problema
Windows PE : http://technet.microsoft.com/pt-br/Library/cc766093%28v=ws.10%29.aspx
muito bom para computadores dessa idade.
Mais um motive para comprares um pc novo ou um tablet/portatil ou qualquer coisa! muitos andam a chorar mas o windows xp ja teve demasiado update!, olhem os smartphones de hoje em dia tem updates 1 ano ou 18 meses no maximo e ja ‘e muito! sei que pc ‘e diferente de smartphones mas como o sr.Joao Reis disse acima, gastas mais energia e nao aproveitas nada, pois mesmo o mais simples sites de hoje em dia sao todos pesados! so mesmo instalares um Linux, que muitos dizem e teu problema esta resolvido, estas no mesmo problema! lentidao, energia e problemas com drivers e nao penses que no Linux vais ter updates diarios lol!
A M$ que aproveite e faça enterro ao Vista também, este sim não deixa saudade nenhuma.
Por acaso, tenho um portátil partilhado em família, com funcionamente quase continuo 16 horas por dia, com Windows Vista desde 2008 e até hoje 0 problemas ou problemas residuais, que não tem comparação com os que tive com o Windows XP noutro PC, mas se há tanta gente a dizer mal é porque alguma coisa deve ter…eu é que ainda não descobri…estou a teclar dele…:-)
Também tenho o Vista Home no meu portátil com 6 anos de idade, juntamente com o Ubuntu, e até agora 0 problemas com o Vista. Mas o Vista arrasta-se, aliás sempre se arrastou. Gostava de fazer o upgrade para o 7 mas prefiro esperar para comprar um portátil novo.
apesar de toda a gente sentia revolta,desdem,desprezo e aborrecimento então nem todas ficaram com isso!
Agora vão uns quantos para Linux….
uhh la vai o expertadinho, Linux ‘e solucao para tudo lol! deve ser deve!
O suporte acaba hoje e o que e que me aconteceu? Problema de CPU
Acho que ‘e mais problema entre mesa e cadeira!
🙁 vou ter de mandar fora o meu Pentium 3 a 800mhz 🙁
Tenho um Pentium 3 a 1Ghz e 512SRAM e coloquei um Lubuntu e acho que ainda há distros mais leves e se soubesse o que sei hoje já tinha colocado há anos, mas é evidente que não é para ver videos youtube nem coisas muito pesadas, mas para o básico, umas navegações aqui e acolá…serve perfeitamente. Já se sabe que o maior problema é a habituação a certos programas Windows mas há todo um novo mundo para descobrir…:-)
Eram grandes máquinas na altura! 😀
Micro XP Pro 2.0 é uma boa alternativa vitalícia..
Exacto como o Pedro Azevedo disse o Linux/ubunto server para umas coisas basicas, mas como hoje em dia todos ou quase todos os websites sao pesados nao aproveitas em nada esse computador de idade da pedra! portanto nao percebo tantas pessoas a chorarem, o xp ja teve demasiado tempo com updates! ja chega!
“Varios gobiernos y empresas multinacionales han solicitado a Microsoft que les siga manteniendo la ayuda técnica. En el caso del Reino Unido, el Gobierno pagará 7 millones de euros para que mantenga la asistencia a todo el sector público durante un año. Un contrato similar ha sido firmado por Holanda.”
A assistência, paga, mantém-se, pelo menos até 2015.
http://tecnologia.elpais.com/tecnologia/2014/04/08/actualidad/1396949556_576586.html
Se não houvessem excelentes alternativas…
Haver há, resta saber se as pessoas conseguem adaptar-se…
Ok! Bom saber… mas hoje também não seria a data de lançamento do Windows 8.1 Update 1???
Ainda nao vi atualizações no meu pc nem na web. O que se passa? Ha noticias mais importantes do que o Windows XP
Goodbye old friend!
Alguem sabe quando sai o Update 1 para o Windows 8.1 cá em Portugal?
Pequenas coisas, podem tornar-se grandes por tanto se falar nelas. Este é um caso disso. Isto não tem mal nenhum e faz todo o sentido acontecer.
Quando o Win98 SE deixou de ter actualizações, também muitos ficaram incomodados. Mas meses depois já ninguém se preocupava com isso e arranjou a solução para essa situação.
Por isso, sinceramente… isto é mais “barulho” que outra coisa.
Já ninguém se lembrava disso; mas hoje muita gente ainda recorda quão bom era o Windows 98, segunda versão claro.
No mais note-se que o que antes a Microsoft fazia era atualizar; agora o que a microsoft e praticamente todas as empresas fazem, é inventar qualquer coisa para, mais do que atualizar, obrigar o cliente a mudar de computador.
Tenho a certeza que os dados que estão aí, publicados originalmente pela microsoft, são campanha falaciosa; onde é que um Windows XP custa quase 3 vezes mais com problemas, do que o Windows 8?
E mesmo que assim fôsse, esqueçam. Daqui a um ano ou nem isso, sai o Windows 9 e quando começarem a pagar as centenas de euros que vos custou o computador para o Windows 8 já o Windows 9 vos exige outra máquina e os defensores do “atualiza quanto puderes” vão gastar mais outras tantas centenas de euros para um outro computador que só vai servir, no máximo, para mais 24 meses.
Para quem passa a vida a brincar, atualizar de ano e meio em ano e meio é altamente; para quem leva a vida a sério pelo menos uns 4 ou 5 anos a máquina tem de durar, e o sistema operativo também.
Já para não falar nas questões de acessibilidade, com o Windows 8 e a mariquisse do tátil, onde está a navegação para pessoas que não podem ver?
… os mesmos que se deviam servir do Window Eyes que a mesma Microsoft comprou…?
É contraditório.
Portanto; dizer que manutenção do Windows XP fica quase 3 vezes mais cara que o Windows 8, quando o Windows 8 exige mais do triplo de requisitos mínimos do que o Windows XP, dizer que o equilíbrio entre procura e oferta sai mais caro que quando um dos fatores se desiqilibra, dizer que ficamos mais vulneráveis a falhas de sistema quando a prioridade é criar novos dispositivos mais vulneráveis a erros e menos duradouros… é falácia e à microsoft vai acontecer o mesmo que à Nokya, que julgando-se a dona do mundo, e em tempos foi, fez demais, brincou demais, … e hoje é uma empresa pequena, comparando com o que foi em outros tempos.
O mesmo vai acontecer à Microsoft, repare-se que, no seu auge, o Windows XP era utilizado em 85% dos computadores a nível mundial; o Windows 7 fica-se apenas pelos 54, e os novos Windows nem a 40% haverão de chegar.
Carlos Bonaparte
“o custo anual hoje de manutenção de um PC com Windows XP é de 548 euros, valor que desce para os 150 euros no caso de ser um computador com Windows 8 (menos de um terço)”
Isto é um perfeito disparate. Quando um XT se avaria e tem um orçamento de reparação elevada, simplesmente deita-se fora, não se paga.
E enquanto vai funcionando não tem esses custos elevados.
Tudo o resto é propaganda Microsoft ou uso de exel por que não sabe matemática.
Paz à sua alma….
Ah,ah,ah. 🙂 🙂
Para quem ainda precisar, há um SP4 não oficial com os updates:
http://www.msfn.org/board/topic/171171-introducing-unofficial-windows-xp-sp4/