Microsoft reforça caça ao pirata
Cópia pirata por cópia legal à borla. A gigante do software lançou ontem um novo programa de combate às cópias piratas do sistema operativo Windows.
O programa anti-pirataria tem por base a aplicação Windows Genuine Advantage (WGA) e deverá manter o carácter opcional até segunda-feira, dia 1 de Agosto. Depois dessa data, o programa será imposto a todos os utilizadores que recorram ao sistema de download de actualizações do Windows na Internet – excepção feita aos patches de segurança.
Sempre que um utilizador tentar fazer o download de actualizações do seu sistema operativo, o WGA deverá vistoriar o sistema operativo utilizado, a fim de saber se é uma cópia pirata ou legal.
No caso de detectar uma cópia pirata, o programa apresenta automaticamente duas alternativas: a) entrega de uma cópia legal grátis do Windows Home Edition ou do Windows Professional, em troca do envio da prova de aquisição e do respectivo CD pirata e ainda o preenchimento de um formulário sobre a compra do sistema operativo pirata; ou b) envio do Windows Home Edition ou do Windows Professional a metade do preço do praticado nas lojas, em troca do envio da cópia contrafeita e do preenchimento de um formulário sobre o momento, o local e o vendedor da cópia pirata.
Desde Setembro que o programa anti-pirataria da Microsoft tem levado a cabo um teste-piloto com mais de 40 milhões de utilizadores.
A Microsoft não revela quantas cópias piratas foram detectadas nesse período.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano