MEO proibida de cobrar um 1€ pelas faturas em papel
Com o objetivo de incentivar todos os seus clientes à adesão à fatura eletrónica, numa ótica de preservação e sustentabilidade ambiental, a MEO passou a cobrar 1 euro pelas faturas em papel.
No entanto, de acordo com a recente informação da ANACOM, os operadores de telecomunicações não podem cobrar aos clientes pela emissão e envio de faturas com o detalhe mínimo agora definido.
A ANACOM já tinha recomendado os operadores a não cobrar pela fatura das comunicações. Segundo referia a ANACOM, de acordo com a legislação em vigor, os clientes têm o direito a receber faturas dos serviços que lhes são prestados, devendo as faturas não detalhadas ou com o nível mínimo de detalhe fixado pela ANACOM ser disponibilizadas sem quaisquer encargos.
Hoje o regulador emitiu uma informação onde revela que "os operadores de telecomunicações não podem cobrar aos clientes pela emissão e envio de faturas com o detalhe mínimo agora definido, nem pelas faturas sem detalhe ou com um detalhe inferior ao definido, independentemente do suporte e do meio utilizado."
Segundo a ANACOM, o nível de informação e de detalhe que deve ser incluído nas faturas disponibilizadas gratuitamente aos clientes que o solicitem não invalida que, por sua iniciativa ou a pedido expresso dos clientes, os operadores emitam ou enviem faturas com um detalhe e informação superiores ao definido pela ANACOM, nos termos acordados com os clientes.
A informação e detalhe que devem ser observados nas faturas a disponibilizar gratuitamente aos clientes que solicitem faturação detalhada integram-se em 4 grupos informativos:
- o grupo de elementos que identifica o assinante destinatário da fatura e o período a que a mesma respeita;
- o grupo de elementos que permite ao assinante verificar e controlar os custos em que incorre com os serviços de comunicações que contratou, sabendo ainda por quanto tempo suportará esses custos, caso o contrato tenha um período de fidelização associado;
- o grupo de elementos que permite ao assinante monitorizar os seus consumos e correspondentes gastos, podendo controlar a despesa em que incorre, o que é especialmente relevante no contexto atual, em que a maioria dos contratos respeitam a pacotes aos quais é possível adicionar um número crescente de serviços, aplicações ou comunicações adicionais;
- o grupo de elementos que permite ao assinante saber em que termos e qual o prazo que tem para pagar a fatura e, em caso de dúvida ou de discordância quanto ao valor a pagar, como contactar o prestador de serviços, exercer o seu direito de queixa e, se quiser, recorrer aos meios de resolução extrajudicial de conflitos.
Esta media será aplicada não só à MEO, mas também à Nos, Vodafone e Nowo que estarão obrigadas a indicar também na fatura o tempo que falta até terminar o período de fidelização e os encargos de uma rescisão de contrato.
Este artigo tem mais de um ano
E para quando o mesmo para a NOS (que cobra esse mesmo euro) e para a Vodafone (que cobra indicando que o preço por mes tem o desconto de 1€/mes na adesao a factura electronica?)
Acho muito bem a MEO ser proibida, mas não é a unica a o fazer
A Vodafone é ligeiramente diferente, fazem desconto caso prescindas da fatura em papel, já a Meo foi o contrário, aumentaram o preço caso não aceites.
Nao… o pacote 3P por exemplo custa 28.90 mas esse preço e com factura eletronica, se nao e 29.90. Logo cobram o euro pela factura so que dao sobre a desculpa de desconto.
Info do site da vodafone “Desconto de €1/mês (incluído na mensalidade) mediante adesão à fatura eletrónica.”
Logo o preço anunciado e com factura electronica, com factura normal acresce 1euro. A conversa e diferente mas o propósito é o mesmo
isso é agora, quando pagava 26€ pelo 3p, passei para fatura electronica e fiquei a pagar 25€, foi efectivamente um desconto.
Já a meo fez o contrario, pagava 14€ pelo telefone, e passou para 15€.
Muito diferente, claro que a meo pode no futuro disfarçar isso nos novos pacotes, mas o que interessa é o que fizerem nos ja existentes.
Estás a confundir completamente este tema.
Fazerem um desconto na aquisição de um pacote é completamente diferente de te aumentarem o preço a meio do contrato.
O que a MEO deveria ter feito seria um desconto a quem aderisse à fatura eletronica. O que eles fizeram foi aumentar um euro a quem não aderisse a fatura eletronica, a meio do contrato. Chama-se a essa ilegalidade uma “sacanice”!
É simples e não percebo como é que não entendes a diferença!
Sem problema, agora vão aumentar os pacotes em e euros. Assim ainda lucram mais.
qual a multa aplicada? qual a compensação a que os clientes têm direito pelo pagamento das facturas ou pela não recepção? a operadora visada sabia que isto iria acontecer, mas como também sabia da ineficácia da ANACOM optou por correr o risco e mais uma vez ganhou.
Isso nao é exclusivo da meo. A vodafone faz o mesmo e penso que até mais caro, 1.5€
Estou aqui a ver a minha fatura da Vodafone e não vejo aqui nada disso… Curioso.
E recebe em papel?
“Desconto de €1/mês (incluído na mensalidade) mediante adesão à fatura eletrónica”
fonte: https://www.vodafone.pt/main/particulares/tv-net-voz/pacotes/detalhes.html
Sou Comercial VDF e não fazemos esse tipo de coisas. A VDF faz é um desconto na adesão com fatura eletrónica… Se fores ao website da VDF na zona de detalhes das campanhas está lá descrito 🙂
Cumprimentos
Outro?
“Desconto de €1/mês (incluído na mensalidade) mediante adesão à fatura eletrónica.”
Logo em bom portugues, factura em papel valor anunciado + 1€… Igualzinho a MEO so que com outra treta
Mas tens alguma fatura da Vodafone que cobre mais 1 euro por ser enviada em Papel? É que caso não encontres isso és tu que nao sabes interpretar um desconto. Um desconto incluido na mensalidade nunca podes concluir que há aumento inverso no contrário. O que quer dizer é que se aderes à Fatura Eletrónica, tens 1 euro de desconto na mensalidade. Percebe o português, os descontos aplicam-se a algo.
Se vão dar um desconto de 1 euro, têm de o aplicar neste caso à mensalidade. Não vão aplicar o desconto de 1Eur da fatura, na box, ou em comunicações.
Meu caro! Esse desconto que a Vodafone faz, tem exactamente o mesmo propósito. Só não percebe quem não quer.
Claro que se pode usar o “português” para dar uma ideia diferente as coisas, passando despercebido em comparação ao que a Meo fez.
Imagine que amanhã vai ao McDonalds e pede uns Nuggets (aqueles da europoupança, que sabemos que custa 1€). E o empregado diz-lhe:
-Olhe. São 2€! Quer fatura?
Ao que você responde que não precisa e o empregado simpaticamente:
-Então, vamos fazer-lhe um desconto de 1€.
Posto isto vais todo contente para casa porque a McDonalds fez-te um espectacular desconto.
Fernando, tu estás muito enganado. Aumentar é diferente de tirar. Para qualquer cliente o Serviço base da Vodafone é 28.90, quer tenha ou não fatura eletrónica este é o preço no site sem asteriscos ou truques. Se conheces alguem que pague 29.90 por causa de ter fatura em papel mostra, caso contrário, vais verificar que estás enganado.
Depois tens o caso que falaste.. o TV NET VOZ Movel que custa 59.99€ conforme anunciado sem truques. O que diz depois é que nesse tarifario se adeirires à fatura eletronica tens desconto de 1 euro nesses 59.99 passando a 58.99.
Nunca te aumentam o preço base anunciado, apenas fazem descontos.
E isto é totalmente inverso à MEO que diz que o preço é X, mas se tiveres fatura em papel é X+1€.
Tal como Se adrerires a 2 telemoveis em vez de 1, o 2º telemovel tem um desconto de 50% na sua mensalidade. Não é o 1º que é caro, é o 2º que tem desconto.
Portanto resume a situaçao a isto: Tens um Preço base anunciado, e podes ganhar descontos. Isto é a Vodafone e é o normal em 1001 serviços honestos. Depois tens a MEO que tens um preço base, mas se decidires ter fatura em papel pagas mais o que é ilegal
Normalmente os tarifários não 29,90? 39,90? E por aí? Se passa para 28,90 ou 38,90 é um desconto. Mas como bons portugueses acham sempre que estão a ser enganados. Por esta ordem de ideias mais valia nem falar em desconto porque se fosse 28,90€ e passasse para 27,90€ iam queixar-se do mesmo…
1.50€ é só se quiseres factura detalhada. Antigamente recebia facturas com 10 páginas, o que eu até preferia, mas de facto é muito papel para enviar, eu até entendo. Agora nas facturas simples acho muito bem que seja de borla. Daqui a pouco vais comprar uns sapatos e a loja cobra-te se quiseres factura…
Que palhacada. Entao o Sr. Jose que nunca fez login num computador, tambem tem que pagar 1euro?
Agora quero ver se devolvem os € cobrados indevidamente.
No máximo recebes um vale 5€ no video-clube e já vais com sorte.
A mim não foram descontados porque recebo no email.
Mas deverão devolver da mesma forma como foram cobrados, não em produtos ou “serviços”.
Não sei qual o problema em receberem a Fact em formato eletrónico. Eu não sei o que é uma Factura em Papel à mais de 10 anos e estou contente por isso. Se for norma e na altura do contrato o cliente for avisado, acho muito bem que cobrem e até devia de ser 5 euros. Eu na minha companhia de energia E.ON até me ofereceram nos primeiros anos 5 libras por mês e foi assim que me habituei agora não quero outro tipo factura.
O problema é que nem todos usam email para a receberem. Não olhe só para o seu umbigo. Tenho por exemplo a minha avó que nem internet tem. É obrigada a pagar mais 1€ mês porque não tem possibilidade de receber a factura sem ser em papel
É aderir a fe , dar o seu email, imprimir e entregar a avó como bom netinho 🙂
Não é preciso pois a meo referiu logo que os serviços sem net iam na mesma receber em papel gratuitamente.
O pessoal faz logo uma tempestade do que não sabem xD
não existe nenhum problema na recepção da factura electrotécnica, o problema está no envio da factura em papel.
Ve lá se cais dentro do teu umbigo.
Levanta os olhos do telemóvel e olha para o mundo real…
Eu gostava de perceber como é que comentários destes são aprovados no Pplware. Não tem mesmo nada de que se aproveite.
Nem eu percebo como aprovaram este teu também.
Não sabes porque és burro e/ou estás a querer passar por muito avançado. Já vos conheço de “ginjeira”. É por haver gente dessa espécie que este País não vai para a frente. “Tão evoluidos que eles são!”. Rid+ículos!
O problema nao esta na factura electronica.
O problema esta na cobrança do valor da factura por quereres em papel.
Se os operadores estao preocupados com o ambiente o cliente que tem factura em papel paga por exemplo 29.90 e o que tem em fact electronica pagava 28.90. Isto era uma medida boa, nao o contrario.
Se nao de hoje para amanha o cafe também te pode cobrar pela factura que ele e obrigado a emitir em papel so porque nao queres que mande para o teu email
Os operadore estao preocupados com o ambiente?! Lol essa ‘e boa!!
Estao preocupados porque o papel custa dinehiro, a tinta custa dinheiro, os envelopes custam dinheiro e finalmente o envio em si custa dinheiro.
Julgo que a ideia é poupar árvores. Se assim é, concordo plenamente. Parece-me que em Paços de Ferreira, para evitar cortes de árvores vão começar a fabricar móveis electrónicos. São os chamados e-móveis.
Mas quando é que esta gente percebe que os eucaliptos, tão do agrado da drª Cristas, são, precisamente, para fazer papel? O fabrico de papel não sustenta postos de trabalho? Quando é que páram com as falácias, só com o intuito do lucro?
Se a ideia do operador e muito nobre, faziam o desconto do euro a quem aderisse. Isso sim e de valor. Agora esta politica é so para atirar para o cliente os custos de algo que por lei sao obrigados.
Ou seja, um cliente com pacote de 30 euros pagava 29 se aderisse a factura electronica. Nao ser algo obrigatorio e se nao quizeres pagas por algo que e direito teu por lei.
Aceitavas que quando fosses a um restaurante dissesem “como pensamos nas arvores, queres factura para apresentar a empresa? sao mais 2€ sff”?
Querem lá eles saber das árvores. Querem é poupar nos custos de enviar uma carta (papel, envelope, correios). Fosse o papel gratuito e a distribuição também logo viam onde ia parar a consciência ambiental…
Acho muito bem que se exija o pagamento de fatura em papel para quem tem pacotes com internet. Caso contrário ai sim admito a proibirão da cobrança, mas mesmo assim é duvidoso. Abaixo com a papelada poluidora e destruidora do ambiente.
Exacto.
Quando fores a pagar a factura no MB ou no payshop toca a pagar mais 1€ para ficares com o comprovativo… Extracto bancario? 2€ por mes… talao MB? 1€/operaçao. Factura do combustivel? 1€ em cima… bora cobrar tudo que exiga papel…
Pelos exemplos ridículos não cheguei a perceber se é sarcasmo ou não…
Qualquer das formas, e em relação à noticia, parece-me adequado cobrar faturas em papel em tarifários com internet. Elementar.
Quantos aos teus exemplos:
talão MB: ridículo. 99% vai para o lixo. Acabar com essa palhaçada. 10 euros por talão no mínimo.
Extracto bancário: ridículo. Acabar com essa palhaçada. 10 euros por extrato no mínimo.
Factura do combustível: seriously who gives a ****. RIDÍCULO. 10 euros por “fatura” de combustível no mínimo.
Mai nada!
Essa bandidagem só quer é “papel”. Tende juízo…
Em vez de usares papel higiénico, faz como os muçulmanos 😛
A MEO/ALTICE deve cumprir a LEI PORTUGUESA na qual esta declarado que ao efetuar um pagqmento de ser apresentada uma fatura, e se eu quizer em papel tera que ser nestas condicoes.
Há pessoas que passam o dia a tirar extratos no MB para ver se o salário já entrou em conta. Sei de um caso que tirava 5, 6 talões num dia, ou mais. Tudo o que é grátis em Portugal, origina abusos. Até nos EUA, tem ATM que permite enviar comprovativo do depósito por e-mail. Se a SIBS consegue obter saldos, etc, também poderia obter o endereço de e-mail associado no banco (com autorização do cliente claro), e quem quisesse poderia optar por não receber comprovativo em papel, mas sim por via eletrónica.
E eu nisto ando a receber facturas da MEO de 20 centimos e nem sei como a vou pagar, se vou para a rua pedir esmola, ou venda o meu pc 😀
Isso e complicado…. Eu acho que fazia hipoteca da casa 😀
São mesmo chulos!
Eu nunca paguei 1 euro a mais enquanto cliente da Vodafone,e estou há praticamente 24 meses sempre a pagar as minhas contas pela factura em papel.E mais,renegociei ultimamente uma nova refidelização à empresa e perguntei por este item,a ver se pagava realmente 1 euro a mais se continuasse a receber as contas por factura em papel,e a senhora da área comercial que é a gestora da minha conta e que me tratou do contrato disse-me expressamente que não !! Agora,por favor,não inventem que a Vodafone cobra 1 euro mensal por factura em papel,visto que é absolutamente mentira !! É falsa e infame esta calúnia !!
Quem for sério neste Pais fica na miséria.!!!
Agora a MEO passa a fazer como a Vodafone e em vez de cobrar 1€ por fatura em papel passa a fazer um desconto de 1€ a quem aderir à fatura eletrónica. Seria uma pena se o preço base dos pacotes aumentasse 1€!… As operadoras são muito espertas, vão dar a volta a isto de outra forma e continuar a cobrar o mesmo!
Estejam descansados que eles haverão de cobrar pelos serviços digitais também … há um banco na alemanha que cobra pelo nº de clicks do seu serviço online …
Ditadura democratica?
Ou
Anarquia democratica?
Afana quem pode com conivência de quem ganha e lixam os tugas aos molhos!!!