Quantcast
PplWare Mobile

MEGA – Ainda não tem os manuais escolares? A culpa foi dos erros informáticos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Amilcar Alho says:

    Lá está… “A culpa é (sempre) da informática”… 😀
    Ou “a informática veio para resolver problemas que antes não existiam”. 😀

  2. Bruno Rocha says:

    Nitidamente foi tudo feito à pressa. No meu caso já tive acesso aos vouchers e já tenho os livros.
    No portal menciona que o voucher é digital e basta apresentar no local onde vamos busca-los. Fui directamente à Porto Editora no Porto e foi um filme tremendo. Foi necessário imprimir os vouchers, colocar o nosso contacto e assinar para que nos entregassem os livros.
    O QR Code e o código de barras não funcionaram e foi necessário introduzir os códigos manualmente.
    Veremos se para o ano funciona melhor.

  3. Prof says:

    O problema, no meu entender, e explicando isto para quem está fora deste mecanismo do MEGA (manuais escolares gratuitos), é que o ministério da educação, mais propriamente o IGeFE, não informou atempadamente as escolas que o sistema de validação passaria pelo NIF/AT do EE. Há escolas que utilizam aplicações em que esta informação nem sequer está prevista no programa, ou seja, não é possível introduzir o NIF do EE necessário para fazer a exportação para a plataforma. Resumindo, é tudo feito em cima do joelho. Disseram que a plataforma estaria a funcionar a 1 de agosto mas as apresentações da plataforma às escolas e aos seus diretores ocorreram nos dias finais de julho. A iniciativa é boa mas a plataforma é lenta, tem erros e deveria ter entrado em funcionamento (em fase de testes, por exemplo) 6 meses antes, para que as escolas soubessem utilizar a plataforma e pudessem contribuir com possíveis erros e falhas, como esta da exportação de dados. Enfim… Tenho pena de dizer isto estando na área mas mais uma vez o trabalho de casa foi mal feito e não se aprendeu nada com os erros do passado.

  4. Filipe Ezequiel says:

    Ui, a culpa é das incompatibilidades informáticas, pelo que o meu sogro me diz, a culpa é de quem já devia estar a trabalhar e ainda está de férias, chamem mas é o pessoal para trabalhar, e não andarem três mêses sem nada fazer e depois chegam e não dão à conta com tanto trabalho!

  5. Peter says:

    Problemas:
    1. validação pelo NIF do encarregado de educação. O IGEFE lembrou-se disto, mas não avisou a tempo as escolas que não têm este dado (asneira do IGEFE);
    2. a plataforma que o Ministério têm para se inserirem os manuais adotados também é um atraso de vida (asneira ME);
    3. falta de cabeça, de experiência, sei lá. Há manuais que são para 5.º e 6.º, por exemplo EF; há disciplinas de opção, como Moral; há disciplinas cujos professores não pretendem manual (por ex. ET), (asneira do IGEFE).

    Conclusão a informática é boa. As cabeças que decidem são muito más.
    Por favor, não culpem as escolas, nem os seus funcionários.

  6. Gerardo says:

    Façam-se livros únicos, de distribuição livre em PDF e acabe-se com a mama das editoras

    • Mr.T says:

      Pois pois… Era bom não era??? Bastava que não mudassem de livro todos os anos e o problema já reduzia bastante clom a “reciclagem” dos livros velhos a darem para novos alunos como sendo livros novos. A materia esta la, não pecebo porque tem de se mudar de ivros com tanta frequencia… Mas la está, provavelmente muitas editoras so se mantem vivas por causa dos livros escolares… E quem paga quem é? Pois…

  7. Carlos Reis says:

    Fiz a inscrição na plataforma no dia 1 de agosto, no dia 6 já tinha os vouchers e nesse mesmo dia já tinha os livros do miúdo em casa. Não deixem tudo para a última como fazem com o IRS, pois já deviam saber como portugal funciona nestas coisas.

    • Jorge Carvalho says:

      Fiz a inscrição dia 3 e ainda estou a espera que confirmem os dados ….

      Abc

    • Nelson Fernandes says:

      Inscrição feita dia 01 de Agosto e ainda há espera que confirmem dados do meu educando……

      • Carlos Reis says:

        A meu ver, essas falhas são por falta das listagem das turmas e por isso ainda não conseguem dar a confirmação do ano e turma dos educandos.

        • Ana Sousa says:

          Por favor não generalize, eu não sou de deixar tudo para a última.
          Dia 1 fiz a inscrição e continuo à espera!…
          A culpa há-de ser de alguém, minha e dos meus filhos é que não é de certeza….

    • Adias says:

      Fiz o registo no dia 1 e ainda estou à espera que façam a validacao do educando… isto depende também das escolas.

    • VERA Duarte says:

      Pois, teve sorte. No dia 6 também recebi os vouchers, quando me dirigi à livraria não tinham máquinas para ler os vouchers, volto a casa para imprimir os mesmos e azar dos azares já estavam bloqueados porque tinha havido engano na atribuição dos mesmos. Até hoje continuo à espera, sem qualquer informação da escola ou do ministério sobre o que aconteceu. Portugal no seu melhor !!!

  8. Louro says:

    Como sempre em Portugal nao se pode fazer absolutamente nada sem se complicar as coisas e dar mama a alguém.

    Qual era a dificuldade em os manuais serem entregues gratuitamente na escola a cada aluno?

    Nah, temos de fazer os pais irem a Internet, Imprimir um voucher que depois lhes permite ir sabe lá Deus onde para irem mendigar pelos livros para os filhos, quando a educacao em Portugal deveria de ser como nos países civilizados, grátis.

    Portugal, um país de terceiro mundo.

  9. Falcão Azul says:

    Com o ano escolar a começar a 12 de Setembro para todos os níveis de ensino isto está bem “encaminhado” !! A 20 dias de começar o ano lectivo parece que anda tudo aos papéis !! Caramba,no meu tempo eu já me estava a preparar para comprar os livros,os cadernos,todo o material que fosse preciso,e hoje em dia não vejo NINGUÉM ,nem em papelarias,livrarias,hipermercados,em lado nenhum a comprar seja o que for !! O pessoal parece que nem se lembra que a escola começa nem daqui a 3 semanas !! Mas onde é que estamos,caramba ?? Eu até fico tolo !!

  10. Roberto Abraúl says:

    Fiz o registo no dia 2 ou 3 e até agora mantém-se “Visualização do(s) Educando(s)( EM PROCESSAMENTO )”.
    Vai começar a escola e as crianças sem manuais…

    • Pedro Pinto says:

      A plataforma está literalmente inoperacional…
      Pelo que sei, tens de passar na escola ou câmara para levantar os vouchers.

      • Roberto Abraúl says:

        É bom saber isso Pedro…
        Podia estar eternamente a espera.

      • Sandra S says:

        A sério? Bem me parecia que alguma coisa não estava a funcionar. Tenho os meus educandos “em processamento” desde dia 2 de agosto… lá tem o povo de perder horas de trabalho para ir as escolas tratar disso em pleno início das aulas…

        • Roberto Abraúl says:

          Já tenho os vouchers e os livros encomendados.
          Tive mesmo de ir a escola. Acontece que muitos pais não tem o seu NIF na escola (apenas o dos alunos), e como tal o voucher não é emitido, ficando eternamente “em processamento”.
          Bastou ir a escola corrigir a situação e foram logo emitidos.

  11. Sandra S says:

    A sério? Bem me parecia que alguma coisa não estava a funcionar. Tenho os meus educandos “em processamento” desde dia 2 de agosto… lá tem o povo de perder horas de trabalho para ir as escolas tratar disso em pleno início das aulas… que raiva 🙁

  12. Nelson says:

    Vejam junto das escolas. Em Coimbra, tive de ir há escola para levantar os vouchers…..

  13. maria says:

    Esta segunda-feira, dia 3/09 após contactar a escola do meu filho, no Barreiro, fiquei a saber que o voucher estava na escola e eu não recebi na plataforma….A explicação dada pela escola foi nula e tentaram passar a responsabilidade para o enc. de educação ao preencher os dados. Uma ferramenta muito bem pensada, mas que se tornou num fator de confusão por várias incompatibilidades, incluindo as dos funcionários escolares.

  14. Gabriela Pereira says:

    Finalmente hoje recebi a mensagem que tinham sido atribuídos os voucher do meu filho, qual o meu espanto quando vou ver e só tem lá um livro e que nem usa Educação moral 4º ano. Palhaçada

  15. luis reis says:

    Fiz o registo no dia 1 de Agosto, continuo a não ter o educando carregado, na escola está tudo bem, mas não conseguem visualizar o educando no Mega, para ajudar a Escola diz que não consegue ajudar que sejam os pais a pedir ajuda ou insistir, os encarregados de educação que não têm culpa entopem os serviços da secretaria que mais parece um centro de saúde com pessoas a ir para o portão da escola ás 6 da manhã. A escola em questão é a secundária de mem martins

  16. paula rosinha says:

    na escola secundaria de santa maria [ mote da lua) emitiram os vouchers do 11º e 12º ano mas para o 10º ano disseram -me que não sabem o que se passa que se encontra bloqueado. . o sistema não deixa submeter o 10º ano. talvez se a situação for noticiada na tv seja resolvida na hora……

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.