MB WAY: Mais de 2,3 milhões de euros desviados e mais de 5000 vítimas
O MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC.
Esta solução de pagamentos é muito simples de usar e os cibercriminosos têm-se aproveitado.
Em Portugal, as burlas via MB WAY já fizeram mais de 5000 vítimas. Mais de 2,3 milhões de euros já foram desviados. Os últimos esquemas, que têm vindo a ser revelados, indicam que os burlões fazem-se agora passar por empresas portuguesas conhecidas.
Na maioria das vezes, as vítimas associam o telemóvel do burlão à sua conta. O esquema é quase sempre o mesmo. O burlão diz-se interessado num produto que está à venda através da Internet. Para isso, refere que irá fazer o pagamento via MB WAY. Se o vendedor não tiver MB WAY, o próprio burlão indica-lhe os passos que deve fazer. E, é nesse momento, que o burlão passa a indicar o seu número de telemóvel para a vítima associar à sua conta bancária.
Relativamente às empresas, os burlões têm usado o nome da Martifer, Visabeira, entre outras.
As burlas através do MB WAY tiveram um enorme crescimento na altura do confinamento e agora voltaram a disparar. Ainda recentemente a Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) deu a conhecer que foi detido um jovem de 22 anos, presumível autor de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais. O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Uma vez mais deixamos o alerta para quem usa MB WAY…
- Se não compreende o funcionamento da aplicação, recuse o pagamento por esta via;
- Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;
- Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
- Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
- Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.
Este artigo tem mais de um ano
Eu sou completamente a favor da evolução a todos os níveis mas…gosto de perceber bem o que utilizo e no caso acho que ainda não é uma forma minimamente segura de utilização! Vou esperar mais algum tempo…
É seguro sim, basta saber como utilizar. Mas se não se sente confortável, faz bem em não usar.
É muito seguro de utilizar. Basta saber. Se não souber peça ao seu banco informações
Como assim não é seguro? LOOOL Claro que é seguro.
É tão seguro como um cartão. Agora se dás o teu cartão multibanco e o PIN a alguém…claro que assim não é seguro.
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É bastante seguro, só podiam melhorar algumas coisas para se evitar estas coisas.
O problema está de quem não percebe destas coisas e são alvos fáceis.
Tanta gente a ser burlada com uma coisa tão simples, faz-me pensar que estamos a anos-luz da adoção de crypto.
Basta não associar números telemóvel de desconhecidos ao teu MBWay.
O MBWay só deve estar associado ao TEU número. De mais ninguém. Simples.
Quase 2 milhões e meio de euros desviados e 5000 pessoas burladas só em Portugal,quem diria ?? Não,não preciso do MB WAY para nada.Passo,dispenso bem estas aplicações.
Fazes bem. Não sabes usar, não usas. Protege o teu dinheiro.
Só é burlado quem não presta atenção a nada..
Este SANDOKAN é um troll, não lhe deem conversa.
Comentário idiota, para mim é uma mais valia então nos dias de hoje de pandemia com NFC e qrcode para pagamento é uma maravilha
Só não percebo como deixaram chegar as burlas até este ponto
Estou convicto caso a judiciária se tivesse investigado logo no início não chegavam a estes valores .
Só após milhares de burlas tentaram fazer alguma coisa
A SIBS também devia ser responsabilizada, se só fosse possível colocar o nr. de telemóvel que está associado á conta, caso contrário teria primeiro associar esse nr. conta.
Ando a dizer isso há muito tempo aos meus amigos que adoram utilizar o MBWay para tudo e mais alguma coisa e digo-lhes sempre que não utilizo – não por não saber utilizar – mas porque a sua utilização é de difícil compreensão para a grande maioria das pessoas, logo não é seguro e deve ser reformulado ou sair de utilização tal como está.
ham? que dizes tiooo?
Entao sabes utilizar e optas por nao usar, tudo porque a restante populaçao nao sabe usar? Logicas lixadas essas :p
Não gosto de utilizar coisas que acho que estão mal feitas e que deviam ser modificadas. É apenas uma das minhas formas de intervir na sociedade.
Não é assim que se intervém, é usando e dando feedback, não usas por isso não tens de aqui reclamar…..eu uso, e digo que é seguro, apenas pessoas com pouco conhecimentos do assunto caiem facilmente no engodo.
Não existe nada perfeito, tudo tem as suas falhas, eu por exemplo reportei um problema que dá com o meu no NFC, que dá e não dá por vezes….e não é por ter certos problemas que vou deixar de usar, é usando que se vai reparando nos erros e reportar….
A PJ investiga e têm sido feitas várias detenções, achas que é fácil chegar aos criminosos?
Para além disso também é necessário que as pessoas apresentem queixa, coisa que muitas das vezes não acontece, passa pelo r/portugal (reddit portugal) e vez a quantidade de pessoal que pergunta se vale a pena apresentar queixa após terem passado por situações destas…
Havendo o número de telefone do burlão é meio caminho andado para descobrir quem está por trás da burla.
O que eu não percebo é como é que alguém mexe na sua própria conta bancária seguindo instruções de desconhecidos.
Alguém quer transferir para a minha conta umas milhenas?
Dou instruções como fazer…
são cartões que depois descartam…. sem identidade, achas que assim é fácil?
Nem todos têm a esperteza de fazer isso mas mesmo que o façam associando o IMEI do aparelho ao número é fácil chegar ao proprietário do telefone.
Não me parece que mandem o cartão e o telefone fora…
Agora claro, há que ter meios e vontade.
E pensas que esses Emei não são de telefones roubados. Burros eles não são se tomam as devidas precauções em arranjar cartões, então telemóveis tb não
E pensas que esses Emei não são de telefones roubados. Burros eles não são se tomam as devidas precauções em arranjar cartões, então telemóveis tb não
Seria uma boa ideia o governo regulamentar sobre esse assunto e obrigar as operadoras a fornecerem um cartão SIM com a identificação devida, assim descartes ou não descartes o cartão está sempre registado em nome de alguém, hoje mal se nasce já se tem cartão de cidadão com todos os números identificativos.
Não é fácil como? Que eu saiba para abrires uma conta é preciso identificação. O Nº de telemóvel está associado a uma conta. Tchan Tchan. Criminoso encontrado.
Tchan Tchan e usam me de quem do burlado, e o que usam para telefonar é descartável ou roubado.
Pensas que é fácil investigar estes casos.
Eles têm de apanhar também em flagrante e isso por vezes demora.
Está gente pensa que é só usar os numeros q e imeis e prontos, como se os burlões fossem burros.
Se eu quisesse fazer algo do género a primeira coisa era roubar um telele ou modificar o IMEI.
Calma lá, não percebeste o que eu disse ou então fui eu que não percebi.
O dinheiro é transferido para um IBAN/Cartão bancário existente. O número de telemóvel é só um alias, um facilitador.
O número de telemóvel que fica associado ao cartão da vítima é o número do burlão!! O número de telemóvel que usam para ligar não interessa.
Na burla normalmente existem 3 números. O número que usam para ligar (não interessa) o número que fica registado (o tal que referiste e bem que é descartável) e o número de destino final da transferência, este sim associado a uma conta do burlão.
Se têm o número de destino desse dinheiro têm automaticamente o IBAN de destino. As únicas forma de “escapar” a isto é o burlão fazer um levantamento no MB, mas eles não fazem isto porque só conseguem sacar 400€, a outra forma é fazer um pagamento, também é muito utilizado mas o mais comum, acredites ou não é a transferência para outro número, porque eles querem é o €€€.
Geralmente pelo que vi, eles não transferem para o número deles que usam regularmente, eles ou levantam o guito ou fazem logo transferências…..
Acho que não iam ser burros ao ponto de transferir para numeros que estejam relacionados com eles…..mas pode haver ai burlões burros também
A única conta a qual o n° de telemóvel fica associado e a conta bancária da vítima.
Quanto ao IMEI mencionado acima, num telemóvel barato podes mudar quando quiseres, basta teres conhecimento, o que não falta e ferramentas a borla para o fazer dependendo do tlmv.
Oh meu amigo, mas vc pensa que não há maneiras de descobrir o dono de um determinado número, seja ele incógnito ou não?
Agora que eles não estão para gastar recursos que não têm em casos desta natureza, isso é outra conversa…
tambem ha telemoveis a vender onclusive em 2 mao e ninguem sabe quem o tem ( se calhar o 1 dono ainda leva por tabela e vendeu o telf em loja de artigos 2 mao e eles vendem sem ter registo do comprador)
A polícia anda atrás destas burlas há muito tempo. Eu lembro-me de ler notícias de burlas mbway há anos e também dos avisos da PSP seja em notícias ou facebook sobre como não ser burlado usando o mbway. Não é por falta de aviso que as pessoas são burladas, é porque as pessoas ainda são incultas a nível informático. Ou essas notícias e avisos simplesmente não chegaram aos ouvidos dessas pessoas.
Não me lembro se a mbway tem instruções acerca disto quando instalas a app.
É impressão minha, ou neste caso, o portugues é mesmo burro?
Os burlados sao mesmo burros sim, mas 5000 nao reflecte o povo num todo
Se fossem só 5 000…. Se a isso somarmos os que nem apresentam queixa esse número deve duplicar ou triplicar.
Não diga uma coisa dessas, olhe que aqui atrasado disse isso mesmo por ocasião de outro assunto e fui criticado.
Há muita gente que tem problemas com a verdade… cada vez mais é assim.
Foste criticado e bem. Seres enganado nem sempre tem a ver com a tua inteligência.
Hugo, o assunto anterior sobre o qual apelidei os Portugueses de Burros tem a ver com escolhas que o povo faz que transformaram Portugal num país de corruptos, déspotas, ladrões e mais uns adjectivos assim deste género.
Tenho todo o direito de criticar gente atrasada mental que está a transformar Portugal numa República dos Bananas, a caminho do país mais atrasado da União Europeia.
Venham daí essas críticas, afinal só estou a dizer verdades….
Se a maioria dos portugueses não fossem corruptos esses valores, a longo prazo, seriam adquiridos pela maioria.
Conheço pessoas anti corrupção que afinal quando têm oportunidade não se privam de comprar artigos roubados ou sem factura.
Portugal somos todos nós e o “Português” vem de todas as nossas pequenas acções.
O típico Português empreendedor está-se nas tintas para o país e o sistema. O que interessa é aumentar o património e as influências.
As escolhas que o povo faz nada têm a ver com a corrupção no sistema. É um hábito já velho…e que tem dado fortunas a gatunos (em todo o mundo obviamente). Algumas vezes é bom para o próprio país, outras mete-nos a todos a pagar contas, mas façamos a escolha que fizermos haverão sempre interesses.
Portugal em geral ainda é um país analfabeto digital. Para além do Feicebúque, os portugueses desconhecem os serviços online que existem, incluindo os do estado. E mesmo quando sabem preferem pôr-se numa fila e esperar horas. “Pois essa coisa da internet é do diabo!” E com essas burlas será ainda mais reforçado essa imagem. Se as pessoas fossem mais atentas e menos ingénuas, não havia tantas burlas.
Ou então dizem aos filhos/netos, faz isto por mim que não sei usar. É normal, se desde novas não foram ensinadas a mexer num computador, a aprender os seus sistemas, os programas, a navegar na internet, até uma simples frase “pesquisa no google” pode parecer um bicho de sete cabeças para alguns e ficam bloqueados. Agora pede-lhes para fazerem uma conta num sítio qualquer, criar um email, fazer uma passe, lembrar-se dela (felizmente o chrome e etc. guarda).
Para nós é fácil, que passamos horas enfiados nestas coisas desde miúdos, interessados, a experimentar com as tecnologias informáticas.
só agora chegaste a esta conclusão? ahahahahah
A quantidade de tansos que por aí há é incrível. Como é possível deixarem-se enganar ?
Simples, são burros. Ponto final. Não sabe usar, não mexe, até saber.
Quer armar-se em bom sem saber o que anda a fazer? Toma lá que é para aprender.
Até rima e tudo…
Acho impressionante dois aspectos…
Primeiro, sabendo que está a mexer na sua conta bancária, por isso está numa caixa multibanco, como é que alguém segue o que um desconhecido lhe diz para fazer?
Para mim é difícil explicar uma coisa destas…
Segundo, maior parte do pessoal que usa o mbway é pessoal novo, não estamos aqui a falar de velhinhos isolados numa casa no alto de um monte que foram burlados.
Estamos a falar de pessoal novo, com obrigação de estar informado.
Enfim, é o que temos e por isso estamos como estamos…
Nada de novo, portanto.
Uma pessoa quer fazer uma venda no olx, vai um interessado comprador e diz-lhe, adiciona o meu número ao teu mbway para te fazer a transferência e depois põe o código. Já está, foste burlado.
Há pessoas que não são tão perspicazes, não lhes levanta nenhuma red flag. Até pode ser um jovem de 30-40-50 anos. Ainda não percebem dos riscos a nível informático.
Se alguém adiciona o número de um desconhecido ao seu mbway, então não sabe usar a app e será facilmente burlado.
Como eu disse acima, não sabe, não mexe.
Estás a perder tempo com extremistas.
Quando há claramente um burlão a cometer um crime e se mete a culpa no burlado…ALERTA BURROS.
Esta gente é superior, não te metas com eles LOL
Hugo, longe de mim estar a defender os burlões e atacar as vítimas.
Aliás, posso dizer-lhe que se fosse eu a mandar cada burlão destes que fosse apanhado garanto-lhe a si que depois de cumprir a sentença que lhes estaria destinada não teriam vontade de burlar mais ninguém
Mas adiante, a questão aqui é que em assuntos relativos a contas bancárias, e todas as vítimas sabem que o mbway está associado à sua conta bancária, por isso é que usa o cartão multibanco, é por demais óbvio que nunca se podem seguir instruções de ninguém, ainda mais completos desconhecidos.
Não estamos a falar de crianças de 5 anos…
Se não sabe usar a app devidamente, aprenda primeiro como usar.
Eu não sei andar de mota, nunca na minha vida conduzi mota, nem sei como se metem as mudanças e tudo o resto.
Se me derem uma mota e eu a pretender usar, a primeira coisa que faço é aprender como andar de mota, certo?
Ou meto-me em cima dela, acelero aquela porcaria e aquilo sai me das mãos disparado para onde estiver virado?
Se depois alguém me perguntar o que aconteceu e eu disser que nunca andei de mota, o que vão dizer de mim?
É mais ou menos a mesma situação…
Não sabe mexer, aprender primeiro o funcionamento…
Na vida estamos sempre a aprender.
Euéquesei, compreendo e concordo totalmente.
O serviço é “vendido” de forma fácil e clara e como em tudo na vida, há pessoas que embora compreendam o funcionamento não percebem os seus contornos. Só acho mal chamar-lhes “burros que nem uma porta”, pois sendo um serviço relativamente recente é óbvio que haverá muita gente com estas dificuldades.
Se a TV não fosse o negócio da propaganda serviria bem para o alerta destas situações, mas enfim…
Se fosse seguro isto não acontecia.
É super seguro, as pessoas é que são burras ao ponto de seguirem instruções de desconhecidos ao telefone.. com essa burrice serão burlados seja por mbway seja por outra coisa
Então o que é seguro? Não faltam burlas em numerário ou por mb
É claro que é seguro. Os utilizadores é que são burros que nem uma porta! Os utilizadores fazem tudo o que um desconhecido lhes manda fazer. É demasiada estupidez.
Vou dizer o que disse acima, só para abrires os olhos. Se deres o PIN e o cartão multibanco a alguém também não é seguro.
Agora volta lá para o teu buraco.
E alguém disse que isso era seguro oh inteligente.
O que o Woot quer dizer é que seguir as instruções destes burlões, é como entregar-lhes o cartão MB e o respetivo PIN. A aplicação é segura, desde que a saibas usar.
Deixa lá, ele não percebeu porque não sabe como é que a burla funciona, mas gosta de vir para aqui mandar postas de pescada na mesma.
Tu disseste.
Para quem diz que o MBWAY é inseguro ou que é culpa da SIBS, têm de perceber que os burlados fazem exactamente o contrário de todas as mensagens de segurança que aparecem no ecrã do MB.
Pensei o mesmo. O mb eay explica tudo ao pormenor. Acho que quem critica a aplicação são as mesmas pessoas que assinam contratos sem ler.
Se SIBS e Bancos não resolvem é porque não querem. Activação MBWAY ficava associado ao numero telemovel que têm no Homebanking . Caso não tivesse teriam de indicar no banco qual número a ser usado.
E por incrível que pareça é realmente tão simples quanto isso
Muita gente, mesmo muita gente não tem homebankig, e outros podem querer noutro numero.
Yap, disses-te tudo.
Mas para muita gente é mais facil bloquear tudo e estragar a APP, tudo em prol para que nao tenham de ler as letras pequenas… Esta burla só cai quem quer.
Não há heróis e existem burlas realmente muito bem feitas em que qualquer desatenção é a morte do artista…
Quero com isto dizer que todos estamos sujeitos a sermos burlados porque, como disse, há esquemas muito bem feitos, muito elaborados.
Toda a atenção é pouca… agora uma burla destas, realmente, é demasiada ignorância.
Olhe, vá a uma caixa multibanco, meta lá o seu cartão e faça o que eu disser.
Mas isto é coisa para alguém cair?
pelos vistos é
São burros. São pessoas que vivem totalmente alheadas da realidade.
Há aqui muita gente que aponta o dedo ás vitimas quando devíamos era criticar os burlões. Mas também percebo a malta, sou utilizador do MBWay e acho seguro. É tudo uma questão de educação e saber usar.
Porque são burros ! A burla do MB Way é tão básica quanto alguém te pedir o cartão multibanco e o pin.
Burros ou ingenuos?
Eu tambem pensava assim, mas realmente, basta lidar com uma pessoa de 50 anos que vemos logo que nao é burrice. Sao geraçoes que nao tao habituadas a utilizar um computador, e para nao ficarem para trás, usam a mesma, o problema é que essas pessoas acreditam em tudo que os outros dizem. Neste caso, nao sabem mexer no MBWay e ainda assim, mesmo apos as varias msgs acabam por nao desconfiar. Quantas vezes les-te ate ao fim as letras pequenas do termos e condiçoes de um serviço? Sabes que podes ser enganado e aceitar algo que nao querias, tudo porque acreditas-te na boa fé de uma empresa…
Nao classifiques como burros, diz antes ignorantes.
Eu tenho mais de 50 anos e jamais cairia numa palhaçada destas.
Outra que me aparece frequentemente, não sei se acontece com mais alguém, se acontecer fiquem alerta, é receber sms a dizer que devo pagar facturas atrasadas daqui e dali, vem na mensagem os dados de pagamento, referência, valor, etc….
Óbvio não pago nada. Apago é logo a mensagem,
Pagamentos de facturas só com envio da factura, por parte da empresa, tudo detalhado.
Não é, olhe, deve 30 euros atrasados da luz, está aqui a referência e pague….
Se calhar alguém cai nisto, mas eu não.
Não é que seja mais esperto que os outros, apenas uso e tenho bom senso.
Só com isto dá para evitar muito charlatão…
Não uses eufemismos. São burros que nem uma porta ! Há muita gente burra. Eu lido no meu dia-a-dia com muita gente e encontro muita gente burra. Burros mesmo. Não há volta a dar. E é uma espécie que está em todo o lado.
Relaxa e mantém te humilde, ficas melhor Ser Humano.
Então e tu és o quê só por curiosidade?
Não me pareces ser uma pessoa com inteligência acima da média sinceramente. És meio burro?
Ou és a referência? Quem sabe mais que tu…é igual a ti, quem sabe menos, é burro.
É com cada cromo. Nem a capacidade de te meteres na pele de alguém que não teve acesso a educação ou aos meios de aprendizagem tens e vens chamar burro aos outros lol
Humildade fazia-te bem.
Chegará o dia em que vais dar de caras com coisas novas e desconhecidas. Quem sabe se te enganam. Mais um “burro”.
E poupa-me novamente a conversa de que sabes coisas que eu não sei LOL Aproveita esse tempo para aprender ainda mais.
Não sou burro. E de facto sei coisas que tu não sabes. Não sou nem mais nem menos que ninguém. Só não sou burro a ponto de cair nestas supostas armadilhas do MB Way (sim, supostas), pois é disso que estamos a falar. E não me meto na pele de burros, pois não sei como fazer isso.
Não sabes nem nunca saberás. Chama-se empatia e não é desculpabilizar ninguém.
Não digo que és burro mas sim que há pessoas mais inteligentes que tu. Se chamas burro a quem é enganado com esquemas, para manter a coerência convém permitires que alguém mais inteligente que tu também te chame de burro.
De facto também sei coisas que tu não sabes, a diferença é que NUNCA disse isso a ninguém nem chamo burro a um analfabeto só porque ele não teve acesso à mesma educação que eu. São estes pormenores que nos distinguem enquanto pessoas.
Já agora, mais abaixo dizes que engenharia social é um eufemismo usado para não sei quê. Estás errado.
Cibercriminosos??? Grande elogio. São “só” burlões iguais como sempre, usando a ignorância dos outros a seu favor.
O Mbway é a feira digital deles…
Para quem acha que as vítimas são simplesmente burras, só vou escrever duas palavras: Engenharia Social
O MBWay não é seguro porque, quanto a mim, é de difícil compreensão para o utilizador comum, abrindo assim um grande espaço para a utilização deste método (Engenharia Social) que é um dos mais usados ao longo dos tempos no que toca a cometer burlas.
Se se acham muito inteligentes, um dia pode ser dia de serem burlados por alguém que utilizará a Engenharia Social com vocês (não com o MBWay mas com outra coisa qualquer que pensem dominar mas que afinal se calhar não dominam assim tão bem, e o mais certo é isso acabar por acontecer mesmo, pelo menos uma vez durante as vossas vidas). Mas nesse dia não se sintam burros, pensem apenas que foram atraiçoados pelo vosso cérebro que por vezes funciona de formas que não dominamos e deixa-se manipular por coisas que, vistas posteriormente ou vistas por quem está de fora, nos parecem básicas.
Nunca fui burlado no MBWay. Compreendo como funciona mas não utilizo porque não acho seguro e não gosto de dar utilização a coisas que acho que deveriam ser modificadas.
Certo, ninguem tá imune a uma burla, mas só acontecem por dois factores: Falta de informação e confiança.
Nesta burla do MBWay, só cai quem quer, mesmo que sejam pessoas de 60/70 anos sem conhecimentos tecnologicos… Supondo que todas as pessoas sabem ler, uma vez que vás ao multibanco para seguir os passos dos burlões, existe no ecrã todos os avisos possiveis, a pessoa só segue se ainda assim quiser. Ou seja, falta de informaçao porque nao conhece a aplicação e muita confiança porque mesmo sem conhecer a aplicação, decide acreditar na palavra do burlão, mesmo tendo um ecrã cheio de avisos para associar apenas os seus numeros e nao de desconhecidos…
O MBWay é a mesma coisa de um cartão, se deres o cartão e o pin(No caso do MBWay, associar o telemovel do burlão) também es roubado, a diferença aqui é que toda a gente sabe que não deve dar o cartao a um desconhecido. O que é preciso não é mudar a aplicação, que essa tá excelente e só pessoas como tu é que falam mal dela, o que é preciso de mudar é a mentalidade das pessoas e isso só é possivel com outdoors bem grandes, para que as pessoas nao digam que nunca viram…
“Engenharia Social” é uma eufemismo para conto do vigário ! Serve para camuflar burrice. Em vez de se dizer que alguém foi vitima de um conto do vigário diz-se que foi alvo de engenharia social. Mas foi sempre burro. É para não ferir suscetibilidades não vá a dita “engenharia” atingir alguém com estatuto ! Assim é-se enganado por um engenheiro e não por um burlão !
Concordo plenamente.
***********MUITO IMPORTANTE**********
Bom dia exmos.,
Venho por este meio dar conhecimento de uma tentativa de burla através de um anúncio publicado no site OLX. O método é básico, ligam, mostram interesse e pedem o NIB mais os números finais do cartão MB, que diferem entre cada pessoa, para fazerem transferência bancária porque não podem pagar em dinheiro, devido ao recibo de transporte. Quando confronto e negação de fornecimento dos últimos números do cartão, desligam.
O contacto é o 926806377, um homem, pela voz aparenta ser etnia cigana entre os 40 anos (+/-). Fica o contributo de forma pedagógica
Como disse acima, é a feira digital deles.
Chamar cibercriminosos a lelos que nem devem conhecer meia dúzia de letras do alfabeto é confundir um Fiat Panda com um Bugatti.
São burlões que conseguem enganar incautos e pouco informados. Apenas isso…
E perante isso, o burro que é burro vai dar os dados da sua conta bancária e cartão que um estranho lhe solicita por telefone ! Isto tem outro nome que não burrice ? Haja pachorra.
A TODOS QUE SAO ESPECIALISTAS DO MB WAY. QUE CRITICAM OS ” BURROS “, ESPERO BEM QUE AS BOLIDES PARADAS EM FRENTE A VOSSA HABITACAO SEJAM REBOCADAS PELA CALADA DA NOITE, DESMANTELADAS, E AS PECAS VENDIDAS AO COMERCIANTE INTELIGENTE. ASSIM FICAMOS QUITES.