MasterCard anuncia o primeiro cartão com impressão digital
O primeiro cartão de pagamentos com sensor biométrico surgirá de uma parceria entre a MasterCard e a Zwipe.
A inclusão de um sensor biométrico para leitura de impressões digitais é cada vez mais comum nos dispositivos móveis, que pode ser utilizado não só como forma de protecção do dispositivo ou de alguns dados pessoais privados, mas também como uma forma de pagamento através do PayPal, como é o exemplo dos Galaxy da Samsung que já o incluem.
Agora, esta tecnologia vai um pouco mais longe e chega aos cartões de pagamento pelas mãos da MasterCard e da Zwipe.
A MasterCard e a Zwipe anunciaram ontem uma parceria para o lançamento do primeiro cartão de pagamento do mundo com sensor biométrico integrado que dispensará a utilização de qualquer código e o contacto directo com qualquer terminal de pagamentos.
Depois de um projecto piloto levado a cabo na Noruega e de estarem garantidos alguns pressupostos de funcionamento, nomeadamente em termos de segurança, as duas empresas estarão prontas para colocar esta tecnologia em funcionamento já no próximo ano.
Além do certificado de segurança EMV [saiba mais], este cartão com leitor de impressões digitais vem ainda com uma aplicação da MasterCard que permitirá efectuar pagamentos sem haver necessidade de contacto com um terminal de pagamentos.
As impressões digitais serão armazenadas directamente no cartão, não havendo qualquer base de dados externa associada, o que aumentará a segurança da sua utilização.
Toda a tecnologia inclusa neste cartão necessita de energia para poder ser processada uma vez que não existirá contacto directo com nenhum terminal, contudo, essa energia será fornecida directamente pelos novos terminais de pagamentos, sem haver, por isso, necessidade de inclusão de qualquer tipo de bateria no cartão.
Há já algum tempo, aqui no Pplware, falámos sobre alguns indícios de que as palavra-passe e os códigos PIN estariam prestes a desaparecer das nossas vidas, e é essa mesma ideia que Ajay Bhalla, presidente da Empresa de Segurança e Protecção da MasterCard, defende ao referir que acredita que um dia "devemos ser capazes de nos identificar sem ter que usar senhas ou PINs e a autenticação biométrica pode ajudar-nos a alcançar esse objectivo".
Ainda assim, antes de abolir com essas formas de autenticação, será necessário garantir que estas novas tecnologias serão capazes de oferecer uma segurança robusta, serão de utilização simples e que sejam realmente úteis ao utilizador.
Fonte: MasterCard
Considera que a utilização da impressão digital nos cartões de pagamento será suficientemente segura?
Este artigo tem mais de um ano
Então isto quer dizer que basta uma caixa multibanco por perto na calada da noite e uma pessoa com carteira posta a dormir para um grupo de gente mal intencionada conseguir extrair dinheiro a qualquer pessoa!?
essa é que é essa..
engracado mas prefiro o Apple pay, pagar com o tlm e revolucionario..so podia ser Apple
Eu também prefiro porque neste caso a tua impressão digital está guardada no cartão e não faço ideia o quanto fácil deve ser ler a impressão do cartão. Se for difícil como no iphone então porreiro. Só acho é que deviam introduzir a opção de pagar com pin + dedo assim os que querem mais segurança quando viajam e são roubados, etc ficarão mais satisfeitos.
O que me agrada é terem seguido o exemplo da apple evitar que informação passe para os servidores do mastercard.
A apple inventou o nfc? nao sabia. enfim…
O Apple Pay é muito mais do que NFC. O NFC é apenas a parte da transmissão de dados entre o telemóvel e um terminal. Aliás o Apple Pay pode ser usado online sem NFC
O que realmente distingue o Apple Pay é usar a impressão digital e o protocolo de autenticação no sistema de pagamentos.
Este cartão tb usa a impressão digital, mas ficam algumas dúvidas quanto à robustez do hardware e da segurança, ao comparar com um iPhone
WTF!!!!! Wake up…!!!
” pagar com o tlm e revolucionario..so podia ser Apple” realy??
pensava que isso ja existia algum tempo…
haa mas como foi a apple finalmente agora a introduzir já e revolucionário.
enfim
o pagamento por NFC ja existe no Japão desde 2004 também concordo que não é uma evolução mas sim uma utilização de algo que nao estava a ser utilizado pelo menos noutros paises
e ja vem sido desenvolvido este tipo de pagamentos desde 1989 conforme ja informado no pplware
https://pplware.sapo.pt/informacao/apple-pay-uma-decada-atras-do-japao-em-pagamentos-moveis/
a Apple apenas utilizou uma manobra de markting mas não é uma novidade assim tão grande pelo menos para nós que usamos android.
agora alguem me sabe dizer quantos dispositivos estão preparados para tal em Portugal? 🙂
quando digo dispositivos refiro-me a terminais capazes de receber este tipo de pagamento sem “tocar” nos mesmos
eu nunca vi nenhum