Maker Faire – Entrevista a Alberto Valero da bq
Durante a estadia do Pplware na Lisbon Mini Maker Faire, o evento de inovação e criatividade que inundou o Pavilhão do Conhecimento com milhares de visitantes, estivemos à conversa com Alberto Valero, do Departamento de Inovação e Robótica da BQ.
A bq tem um departamento dedicado ao movimento DIY (do it yourself) e esteve presente na feira com a sua impressora 3D Prusa i3 e alguns kits de robótica que fizeram as delícias de quem por lá passava.
Trocámos algumas palavras com Alberto Valero, com o objectivo de perceber a importância do mundo maker para a bq e de que forma a empresa ajuda os "inventores" a concretizarem os seus projectos.
Deixamos aqui um pequeno vídeo da nossa conversa com Alberto Valero, do Departamento de Inovação e Robótica da bq e também defensor do movimento DIY. Pedimos desde já desculpa pelo ruído de fundo durante o vídeo, pelo que se aconselha a utilização de auscultadores com um bom volume. 🙂
Alberto Valero falou-nos da robótica (e dentro desta, a impressão 3D) como um modo divertido de aprender tecnologia, desde criança. Acredita que é uma forma de atrair as crianças que muitas vezes seguem áreas de humanidades pelo simples facto de recearem o mundo tecnológico. A bq tem realizado em Espanha muitos eventos junto de escolas, ensinando aos miúdos os primeiros passos neste mundo. Em Portugal também já ocorreram iniciativas deste tipo, mas através de outra empresa portuguesa, que utilizou o material da bq.
Este facto confirma-se pela quantidade de impressoras 3D que estavam presentes na Maker Faire e a quantidade ainda maior de crianças que olhavam, fascinadas com os brinquedos que de lá saíam. Para Valero, a impressão 3D é uma forma simples de tornar as ideias em realidade e considera por isso uma ferramenta muito útil para o movimento maker.
Um agradecimento especial à equipa da bq presente na 1ª edição da Lisbon Mini Maker Faire, pela disponibilidade em trocar connosco algumas palavras.
Homepage: BQ DIY
Este artigo tem mais de um ano
Boa entrevista…
Pena a qualidade de som. Ponham qualquer coisa a gravar o som ao perto, e depois juntem o video com o audio…Nem parecem um site de tecnologia 😛
Também concordo.
Além disso, o título tem uma grelha: É Alberto Valero, e não Valera.
*gralha 🙂
Olha uma gralha na tua grelha 🙂
E é por isso que somos Pplware, porque temos os leitores mais atentos que prontamente reparam naquilo que os autores não repararam 😉
Obrigada.
Obrigada, Marcos.
Sim, o nosso objectivo inicial não é uma superprodução audiovisual (apesar de um dia poder vir a ser), e pensámos que as condições sonoras fossem suficientes, mas enganámo-nos. Mas é a fazer que se aprende.
Excelente empresa com excelentes ideias!
A robótica é de facto o futuro… Já estou a ver dentro de 10 anos, todo o mundo com uma impressora 3D em casa!
Cumps
Nivel técnico: Audio péssimo, posicionamento da câmara errado, iluminação deficiente.
De resto parabéns. Bela entrevista. Sou usuário da BQ e até agora não tenho tido razões de queixas. Admito que tenho receio se um dia tiver de usar a garantia e se venha a revelar má assistencia pós venda… Gosto muito dos produtos deles.
Estávamos com condições muito muito complicadas, foi o melhor possível e mesmo assim 😉
Deixa lá, eu escrevo com erros e não deixo de passar a mensagem… O importante é o conteúdo e a iniciativa que está cada vez mal alta. A nível tecnico só deviam ter em atenção ao som mas para a próxima sei que não vão esquecer do som.
Nestes casos o melhor é fazer entrevista em texto ou então fazer voz off com os pontos da entrevista enquanto se vai passando umas imagens da entrevista sem som do ambiente.
Oh grande Vitor M das alturas que trata por tu os 5 primeiros ministros da europa. Não leves a mal o meu comentário só fiz uma observação por achar que vocês são capazes de fazer melhor 🙂
Não levei homem, apenas fiz reparo que as condições não foram as melhores e sim, podemos e devemos fazer melhor. Somos os primeiros a fazer essa critica.
PS: eu não te tratei mal, não sei porque me estás a tratar “que trata por tu os 5 primeiros ministros da europa”, eu não lido com essa gente meu caro!!!
Eu sei que não lidas. E também sei que não me tratas-te mal. Só foi um geito de elogiar o teu trabalho 🙂
hehehe 😉 estou a reinar contigo 😉
Excepto que no BQ E4.5 (pelo menos) a hora do GPS aparece sempre com uma hora de atraso, e mesmo a mais recente atualização do Firmware não resolve ainda o problema.
Que medo, pareceu-me ouvir a voz do Passos Coelho
bq <- not BQ
abraço 🙂