“Lei Uber” começa hoje! Conheça as principais mudanças
Ao longo dos últimos meses muito se falou sobre a lei que irá regulamentar as plataformas eletrónicas de transporte e que ficou conhecidas como "Lei Uber" (oficialmente Lei n.º 45/2018).
Essa lei entrou hoje em vigor depois de muita contestação do segmento dos táxis "tradicionais". Afinal o que muda?
A lei que regulamenta as plataformas eletrónicas de transporte, como a Uber ou a Cabify, entrou hoje em vigor depois de muita discussão no parlamento e contestação por parte dos taxistas.
Plataformas eletrónicas de transporte que passa a ser regulamentadas
Em Portugal esta nova lei irá regulamentar quatro plataformas de transporte eletrónicas:
- Uber
- Cabify
- Taxify
- Chauffer Privé
O que muda a partir de agora?
As mudanças introduzidas com esta nova lei são várias e não se aplicam apenas às plataformas em si. Há novas leis para os motoristas e até os passageiros, especialmente os com mobilidade reduzida, estão contemplados na nova legislação.
Motoristas TVDE
A partir de hoje passa a existir um novo termo "motoristas TVDE", que é nada mais que o condutor de um Transporte em Veículo Descaracterizado a partir de plataforma Eletrónica. Os motoristas TVDE têm de ter obrigatoriamente a carta de condução (categoria B) há mais de 3 anos.
Além da carta de condução, os motoristas TVDE estão obrigados a ter um contrato com a entidade empregadora, ou seja, com uma das empresas responsáveis pelas plataformas de transporte eletrónicas.
Os motoristas TVDE não podem:
- Circular nas faixas destinadas a BUS
- Recolher passageiros na rua sem a marcação através da app
- Parar em praças de táxis
- Conduzir mais do que dez horas (dentro de um período de 24 horas e independentemente do número de plataformas nas quais o motorista de TVDE preste serviços)
Os motoristas TVDE devem ainda ter um certificado de curso de formação rodoviária para motoristas. O curso de formação deve ser válido pelo período de cinco anos, deve ter uma carga horária a definir por portaria do membro do Governo competente, e integrar especificamente módulos relativos a comunicação e relações interpessoais, normas legais de condução, técnicas de condução, regulamentação da atividade, situações de emergência e primeiros socorros.
Recusa de serviço por parte do motorista TVDE
Só podem ser recusados os serviços de TVDE que:
- a) Impliquem a circulação em vias manifestamente intransitáveis pelo difícil acesso ou em locais que ofereçam notório perigo para a segurança do veículo, dos passageiros ou do motorista;
- b) Sejam solicitados por pessoas com comportamento suspeito de perigosidade;
- c) Sejam solicitados de forma incompatível com o previsto na presente lei.
2 - O transporte de bagagens só pode ser recusado nos casos em que as suas características prejudiquem a conservação do veículo.
3 - Não pode ser recusado o transporte de animais de companhia, desde que devidamente acompanhados e acondicionados, salvo motivo atendível, designadamente a perigosidade, o estado de saúde ou de higiene.
A lei também contempla passageiros
Como referido, esta nova lei também contempla passageiros, especialmente os que têm mobilidade reduzida. A plataforma eletrónica deve assim:
- 1 - Fornece obrigatoriamente aos utilizadores, efetivos e potenciais, a possibilidade de estes solicitarem um veículo capaz de transportar passageiros com mobilidade reduzida, bem como os seus meios de locomoção.
- 2 - O tempo de espera para aceder a um veículo capaz de transportar aqueles meios de locomoção tem que ser inferior a 15 minutos.
- 3 - Em situações excecionais e justificáveis pela plataforma eletrónica o tempo de espera pode ser superior, nunca excedendo os 30 minutos.
- 4 - A forma de cálculo do preço para este serviço é exatamente igual à do serviço sem solicitação de acesso a mobilidade reduzida.
- 5 - É obrigatório o transporte de cães guia de passageiros invisuais e de cadeiras de rodas ou outros meios de marcha de pessoas com mobilidade reduzida, bem como de carrinhos e acessórios para o transporte de crianças.
- 6 - Não estando a plataforma eletrónica em condições de garantir a imediata prestação desse serviço, deve informar automaticamente o utilizador de outros prestadores de serviço com essa capacidade que estejam disponíveis.
Além disso, no Artigo 7.º que é sobre a "Não discriminação" refere que: "Os utilizadores, efetivos e potenciais, têm igualdade de acesso aos serviços de TVDE, não podendo os mesmos ser recusados pelo prestador em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, origem ou condição social, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical."
De referir também que Portugal passa a ser o único país onde a Uber deixa de poder avaliar passageiros.
No caso dos motoristas e operadores, estes têm 120 dias para regularizarem a sua situação e cumprirem as novas regras. No caso das próprias plataformas, o período definido é de apenas 60 dias.
Via DRE
Este artigo tem mais de um ano
Muito bem! Agora só falta encarcerar os criminosos que se opõe a estes serviços de forma violenta.
Também acho que existem muitos taxistas a receber muito e violentos no que toca a oporem-se a estes serviços.
No entanto criminosos e exploradores são os donos da uber, sentados numa poltrona na América e a receber por subcontratar precariamente em Portugal quem não tem nenhum.
Gostas de dar dinheiro a estes americanos pois já têm pouco né ?
Daqui a uns anos vamos ver quanto custa o serviço Uber, visto que o preço é variável.
Esta lei é uma vergonha e põe os passageiros em perigo! Não confiem nesses condutores ubers. Apenas nós os taxistas estamos capacitados para transportar pessoas em segurança.
então pesquise la no google sr. taxista
e explique la por suas palavras
“Os taxistas cobram por norma mais cinco ou 15 euros, segundo os dados da PSP e culpam a crise por esta necessidade de inflacionar os preços.”
e agora explique la o que disse “não confiem nesses condutores ubers”
só para informar que não sou nenhum condutor da uber ou taxi
o TAXISTA está a ser ironico…
Já uso o Uber a 1 ano e nunca tive problema.
Já quando usei o táxi,tive muita dor de cabeça,fui roubado no meu cartão de crédito.
eu quando pequeno queria ser como tu quando fosse grande… mentirosi.
lol
KKK…essa é bem cabeça de brasileiro petista
Bom Dia! Quando fez este comentário, estava olhando no espelho? Parece que sim, pois só podemos falar de quem conhecemos correto? Paciência, ainda existem pessoas assim, sem nenhum crivo sobre julgamentos.
Obvious troll is obvious e mesmo assim as pessoas caem e respondem…
Levar com o bafo a vinhaça logo às 8 da manhã é transportar em segurança?
(aconteceu-me hoje em Lisboa, saí do táxi)
Falo sabe tudokkkkkkkkk deve ser bracao igual uber… Ou pior
Concertesa né como já peguei táxi que andava igual um louco , e pra andar 5 km me cobraram 45 reais ! TAXI NUNCA MAIS BANDO DE APROVEITADORES !
Peguei um táxi na saída de uma boate sendo que o motorista queria cobrar a corrida sem ligar o relógio, uma corrida que no máximo daria uns 40 ele queria me cobrar 70 reais
O que te faz pensar isso, meu querido? Ainda com esse complexo de inferioridade? Todo e qualquer motorista que esteja devidamente “qualificado” tem condições de transportar passageiros com toda segurança! Seu comentário e infeliz e arrogante.
Seu comentário e infeliz e arrogante, meu caro! Todo e qualquer motorista que esteja devidamente qualificado, tem plenas condições de transportar passageiros com toda segurança. Diz pra mim o que te torna melhor por ser taxista? Tem como provar que é melhor do quer os Ubers? Larga esse complexo de inferioridade, e aceite o que já foi aceito.
Obrigado para me fazeres rir às gargalhadas num dia tão triste.
A ca no Brasil os taxistas ja tentaram atraves de pressao nos governos acabar com os ubers, mas nao conseguem porque os aplicativos sao melhores e o mundo nao consegue mais deter os avanços da tecnologia.
A ca no Brasil os taxistas ja tentaram atraves de pressao nos governos acabar com os ubers, mas nao conseguem porque os aplicativos sao melhores e o mundo nao consegue mais deter os avanços da tecnologia
Somos cidadã de bem amigo não fala por todo no. táxi tem pessoas bom e de bem mas tem pessoas rui . Todos mos somos filhos de Deus.
Não troco o serviço centenário dos táxis
Ja andei umas 20 vezes de taxi e umas 50 de uber e temi mais pela minha vida num taxi do que em qualquer uber que andei :|. A única coisa “boa” de ter andado de taxi uma vez é que ele estava tão bêbedo que não me levou dinheiro 😐
Oque lhe capacita a transportar passageiros o seu condutax? Pois motoristas por aplicativos também tem o mesmo documento!
Qual a sua diferença para um uber, nenhuma.
Boa noite, todos nós temos o direito de trabalhar de forma segura e asseada. Eu quero e serei sempre transportado por uma pessoa acessível e que não me cobre pela bagagem que transporto comigo, que tenha também cultura e fale várias línguas e me dê informações necessárias para a minha viagem ser melhor, e que me dê segurança, pois vocês táxis têm muito que aprender a serem bons condutores e a respeitarem as pessoas.
Você não sabe o que diz , tenho a carta toda completa, sou profissional mais que você de certeza, tenho certificado CAM de camiao e transportes públicos, e tenho uma empresa na Uber, e vem para aqui você dizer porcarias dessas , tenha vergonha e durante a noite na seja mais um Uber , pratique só a sua atividade , que isto dá para todos , boa noite e um bom ano
E falta tambem manter taxistas educados e limpar os taxis
Espremido, lá vem a ideia que temos que regular tudo, quando na prática o que esta lei faz é encher chouriços e na pior das hipóteses afectar os consumidores…
O curso para condutores é só para criar negócio a quem os dá…
Mas há uma coisa que tem como objectivo concreto, proteger as praças de táxis e o uso de faixa BUS para os táxis…
Se a formação não é importante para ti, se calhar quando tiveres um problema de saúde grave, em vez de te mandar para um médico qualificado mando-te para um mecânico.
E a história mostrou, vezes sem conta, que a desregulação de sectores, principalmente os estratégicos, afectou negativamente o povo. Se achas que não, olha para a desregulação da energia eléctrica, dos combustíveis, da banca,…
Como passageiros exigimos respeito, boa educação, cuidados e manutenção da viatura e do seu ambiente interior e exterior, assim como motoristas responsáveis, atenciosos, cuidados e que saibam falar línguas e educadamente.
Deixei de andar de táxis, pois parecem carroças em que o condutor anda como se do campo viesse, sem banho tomado, algumas vezes alcoolizado e em que só tentam enganar o passageiro, tanto em percurso, tarifas, bagagem e acham que estão acima de todos. A viatura já devia ter sido levada para a sucata, mas permanece a funcionar com bancos sem molas, portas perras, janelas que não abrem, sem AC e sem objectivo profissional ao qual foi destinado.
Isto pode mudar, o que desconfio, pois o marketing vosso é manifestantes à paulada, arruaceiros e sem respeito. Greves em que só pensam neles e não nos outros condutores, que muitas vezes são passageiros das suas viatura, outras vezes são aqueles aos quais faltam ao respeito na estrada.
Hoje usamos outros, mas já se começa a notar que esses também começam a ganhar hábitos dos taxistas, com viagens por distância e não por tempo, com carros a rolar 24h, a falar de forma tacanha e sem respeito pelos outros. Ninguém está isento de críticas, mas moderemo-las ao propósito profissional.
Hoje usamos outros, amanhã podemos mudar novamente.
Pedimos às plataformas controle, ou cedência de comentários e avaliações sobres diversos factores já enunciados.
Querem-me como cliente? Demonstrem-no como qualquer empresa. Somos humanos!
é bom haver concorrência por esses motivos que enunciou, mas realmente falta controlo.
A grande partes dos motoristas de app são ex taxistas que não conseguem mais alugar a permissão com o veículo por isso estão ficando iguais.kkk
Que generalização idiotica. Diz-me qual é a tua profissão que é para eu fazer o mesmo sobre ti.
Eu entendi errado ou essa lei só entrou em vigor no país dos portuguêses???
Entrou em vigor em Portugal.
Eu não entendo de lei mais acredito que essa lei está mal feita e mal explicada e mal elaborada..
NA MINHA OPINIÃO A UBER É TUDO DE BOM! TO QUE OS TAXISTAS PRECISAM ENTENDER É Q ELES NÃO TEEM POSTURA PARA COMBATER A ELEGANCIA DOS MOTIRISTAS DA UBER E Q EDUCAÇÃO! CARROS LIMPOS E CHEIROSOS, JÁ OS TÁXIS KKKKKKKKKKKK
Na minha opinião, falta acrescentar um ponto muito importante na presente notícia:
-para além dos “motoristas TVDE terem de ter obrigatoriamente a carta de condução (categoria B) há mais de 3 anos”, cumulativamente, têm de ter o Averbamento do Grupo 2 (condutores profissionais).
Como alguém pode falar mal de táxi sendo que os motoristas de aplicativos estupram os passageiros, roubam e põem em perigo, isso acontece toda semana, lembram do menino de 14 anos que foi estuprado o mês passado.
lembras te do que o taxista disse em plena televisao nacional?
passo a citar: ” as leis são como as meninas virgem, são para violar”
eu gostei da lei uber. mesmo assim contínuo com medo de entrar num carro desses onde qualquer pessoa pode meter um papel a dizer “taxista”.
Minha mãe sempre me disse para não falar com estranhos (ahah) e isto é basicamente confiar num serviço, que em comparação com os taxistas que são pintados, e a companhia centralizada sempre nos serviu bem (estou a falar do serviço, não do taxista individual), e agora vêm me estes ubers que, tem potencial de ser perigoso, mesmo que barato, não compensa. e da mesma maneira acho que o taxi é caro, mas acho que isto é perigoso. Se os táxis se extinguirem e a uber ficar com monopólio estamos feitos, no meu ponto de vista ignorante. assumo aqui já que é baseado só na minha análise subjetiva.
Muito bem! Agora perderam uma opurtinidade de criar emprego e de ajudar o desenvolvimento económico do país. Já que estamos numa crise financeira e económica, vamos restringir novas oportunidades de emprego.
Em vez de os taxistas estarem a reclamar, se calhar é melhor entrarem nas plataformas TVDE e habituarem-se às novas tecnologias. Só porque não querem entrar nestes mecanismos, fazem com que haja uma perda de uma opurtinidade de emprego para outras pessoas. Parabéns aos taxistas!
O táxista não está sendo irônico, ele está falando uma verdade que poucos enchergam pq preferem ver o que sai do bolso do que a segurança…SOU MOTORISTA DE APP então tenho nenhum curso ou esperiencia para carregar ninguém mas por ser um bico e não um serviço que eu dependa p minha sobrevivência pq não fazer…e em relação ao valor não tem como um táxista cobrar o msm valor(ridículo) que o app cobra ele tem um patrimônio 2 ou 3 vezes maior que o meu, então pq não cobrar mais caro? Fora curso Senac e fiscalização no pé 24 hrs coisa que eu nunca nem ouvi falar que exista o nós que somos de app! De a César o que é de César!!
Muito possivelmente o serviço da Uber não se irá manter nos mesmos preços, isto porque agora existem contratos, que acarretam despesas, como Segurança Social, Seguros de Acidentes de Trabalho, etc. Mas um país justo, é um país onde todos pagam os seus impostos. Nunca utilizei, mas já ouvi falar bem. Quanto aos taxistas, ainda a semana passada à minha mãe com 84 apanhou um taxi em Campo de Ourique, para ir para o IPO, o taxista foi por Campolide e disse que tinha que parar só um bocadinho, esse bocadinho foram 15 minutos com o contador sempre a rodar. No fim pediu o valor total. Foi com uma idosa, que estava a deslocar-se para um hospital de oncologia, nem isso se respeita. Mas em todas as profissões, existem pessoas boas e pessoas más, logo não podemos dizer que são todos iguais. Acho que nos devemos respeitar mais uns aos outros, e todos têm direito a trabalhar, respeitando as normas vigentes na sociedade.
Não percebo porque algumas pessoas escondem o nome, ainda estamos num pais livre onde cada cidadão tem direito a emitir democraticamente e civilizadamente a sua opinião. Todos têm o direito de discordar ou concordar com algo, sem se passar a pouca vergonha de insultos e agressões que tem acontecido de parte a parte. Acho que para além de um curso de condutor deveriam fazer um curso de civismo, que hoje já se ensina e bem, nas nossas escolas.
com taxistas de muito tempo, já há tempo suficiente para criar “mafias”… assim como vão aparecer as “mafias” das apps. Alguns ja aparecerem, os que desligam a app após saber onde está o cliente e depois cobram menos ao cliente. Já tenho feito algumas poupanças com os app, embora não goste muito de entrar em carros de estranhos.
Para perceber o que são os táxis e os taxistas, salvo as devidas, mas muito poucas, excepções, basta ter presente os comportamentos de alguns profissionais nas manifestações que fazem contra as plataformas electrónicas de transporte de passageiros. Não só não são precisos adjectivos para as qualificar, como não deixam certamente dúvidas quanto à escolha a fazer do serviço. Por isso digo… UBER FOREVER!
Essa lei é uma das maiores formas de atrapalhar os trabalhadores uma vergonha ter sido aprovada
sou motoristas de ônibus a 15 anos e tenho um carro na uber tenho a mesma qualificação de um taxista ou ate mas porque passamos mensalmente por cursos pra qualificar meu trabalho agora vem este cidadão falar merda que so taxista estão qualificado com esta fala tenho a impressão que todos uber sao criminoso e não e bem assim muitos pai de família entretanto as dificuldades. os taxistas estão mau acostumando so era eles no mercado agora tem concorrência obs não pagam ipva e se comprar um carro novo tem vários desconto mas agora o povo brasileiro acordou pro novo milênio se os taxistas nao ficarem espertos a profissão de taxistas vai acabar
ao amigo aí taxista quem é o senhor pra falar em confiança sou motorista da uber e não vejo nem dos senhores taxista em mudar está situação somos pais de família honrados e trabalhadores abraço a todos os colegas motoristas de app
Meu irmão esqueceu um celular no carro do Uber o motorista não atendeu o mesmo ficando com aparelho não confio mais
Isto é muito giro, mas já se começavam a colocar leis para os taxistas começarem a prestar um serviço de jeito?
Não que esta lei vá fazer com que se deixe de usar o UBER, mas já que estamos a olhar para serviços de transportes…normalizava-se tudo! Ou isto é só porque os taxistas fizeram um birra?
Tantos taxistas e ybers à pessoas maldosas e boas, por isso não venham praqui dizer que são mais perigosos A ou B, uma pessoa pode acontecer o que quer que seja num e noutro.
Agora em termos de serviço uber é melhor, eu taxis é só enganar o cliente, eu em Pombal uma vez tive de ir de taxi pra casa, e como disse o nome da rua ele foi pelo caminho mais longo e eu conhecia bem os atalhos e tudo, eu só deixei ir pra ver no que dava…..
Já ouvi falar bem da uber. Agora esses problemas que relatam dos ubers também pode suceder no taxi.
Experimente ChauffeurPrive ( Concorrente do Uber ) com o código BRUAZE3, ou diretamente em chpr.fr/BRUAZE3: beneficia 9 € de desconto nas suas viagens.