Kim Kardashian promoveu criptomoeda de forma indevida, sendo multada em 1,26 milhões
Kim Kardashian é uma das maiores figuras da influência digital e estava há mais de um ano envolvida num processo de investigação devido à promoção de criptomoedas no Instagram por 250 mil dólares.
A multa chegou e ascende os 1,26 milhões de dólares.
Em julho de 2021, Kim Kardashian usou as suas redes sociais para promover a criptomoeda EthereumMax no Instagram. Para o fazer, incentivando os seus milhões de seguidores a investir nela, terá recebido 250 mil dólares. No entanto, esta publicidade não foi assinalada como tal.
Na altura disse:
Isto não é um conselho financeiro, mas estou a partilhar aquilo que os meus amigos me disseram sobre o ‘token’ EthereumMax
A promoção de criptoativos ou de outro tipo de investimentos deve ser feita por entidades reguladas e, dependendo do país, existem leis que condenam estas ações. Nos EUA, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos - SEC - avançou então com uma ação contra a influenciadora e estrela de reality shows.
Em comunicado, a SEC avançou que Kim Kardashian aceitou pagar 1,26 milhões de dólares na sequência da investigação do regulador e ainda aceitou cooperar com a investigação em curso, garantindo que não irá promover criptoativos durante os próximos três anos.
Este caso é um lembrete que, quando as celebridades ou influencers promovem oportunidades de investimento, incluindo criptoativos, não quer dizer que esses produtos de investimento sejam corretos para todos os investidores
| disse Gary Gensler, presidente da SEC, em comunicado.
Um advogado da celebridade disse em comunicado à CNBC que o pagamento deste valor e o acordo feito servem para evitar uma disputa em tribunal.
O acordo a que chegou com a SEC permite-lhe continuar a avançar com outros objetivos de negócio diferentes
Embora a publicação feita por Kim Kardashian tivesse a indicação #ad, ou seja, o que vemos usualmente marcado como #pub, sempre que há conteúdos de publicidade, não foi comunicado ao regulador que recebeu dinheiro pela publicação, assim,as regras federais de ativos foram infringidas.
O valor de 1,26 milhões de dólares é o somatório dos 260 mil dólares que recebeu para a publicidade (pelo pagamento e respetivos juros) e um milhão de dólares corresponde à multa aplicada.
Paul Pierce, estrela de NBA, e o pugilista Floyd Mayweather Jr. foram outras duas das celebridades processadas pelo mesmo tipo de publicidade.
Este artigo tem mais de um ano
Nas duas semanas seguinte o ethereum max (não confundir com a ethereum) valorizou 1370%. Para um investimento em publicidade de 250 mil dólares não está nada mal!
Resultado, o regulador dos mercados financeiros foi investigar e caiu-lhe em cima.
Isto para ela são trocos.Meramente trocos.E provavelmente nem será ela que pagará esta multa.Este tipo de mulheres dão sempre a volta a situações destas.
E só por curiousidade.. o que são “este tipo de mulheres” ?
Up 116% on the news. How not to love the crypto scams?
Espero que a empresa a ressarce destes custos extras… embora duvide, já que a responsabilidade de comunicar deveria ser dela… e ninguém vai pagar a menos que estivesse no contrato… ou que pretenda manter uma relação comercial com ela.
nham .. nham … estavam a falar de quê?
Há organizações pseudo-espirituais que têm pastores para apascentar os rebanhos.
Mais modernamente há os influenceres que apascentam os influenciados, pobres diabos