Jovem de 22 anos trava ataque do WannaCry com 10€


Destaques PPLWARE

27 Respostas

  1. Alvega says:

    Fenomenal, uns gabam-se, outros por seu lado AGEM.
    Bendito o dinheiro que os contribuintes pagaram pela educação deste tipo (suponho).
    Os Bombeiros, militares, Médicos e outros que tem de agir sobre forte PRESSÃO, sabem melhor do que ninguém, que saber TODOS SABEM, mas AGIR na altura certa é só para alguns.

    • Spoky says:

      Tu falas de coisas sem sentido o que tem militares, médicos a ver com isto?

      Ou seja tu vais buscar coisas como se tivesses a contar uma história ou um livro

      Mas isso faz algum sentido? Já pareces aqueles autores de livros em que perguntas algo e eles respondem te com algo que nada tem a ver com a pergunta é só depois de contar uma história é que contam o que lhe foi questionado

      Ninguém do estado vai ler o teu comentário não faças esforços o estado quer lá saber do que dizem pela Internet

  2. Antonio says:

    Concordo. Falam, falam, mas nada fazem, e ainda por cima criticam quem faz.

  3. jm says:

    O windows update está a funcionar?

  4. Telmo says:

    O gajo já veio reconhecer que foi acidental, e não foi propositado. Mas mesmo assim, foi um herói!

  5. João Reis says:

    Para mim, foi ele que o criou, lançou e não contava que tivesse o impacto que teve, meteu as maos à cabeça “o que eu fui fazer…”
    Depois foi usar o failsafe que tinha deixado, dominio por registar, para faze lo e tomar credito da façanha.

    🙂

  6. sync says:

    É bem feito pode ser que os sysadmins do mundo abram os olhos e que comecem a “patchar” as maquinas. A microsoft já corrigiu o EternalBlue em Março no bulletin MS17-010.

    • Xinuo says:

      Quanto ao sys-admins em geral eu não sei, sou sys-admin mas de servidores com GNU/Linux. Mas para utilizadores de PCs e notebooks comuns, creio que seja interessante ter uma partição do HD com uma distro GNU/Linux, pois em casos onde o Windows esteja “ferrado”, haverá um meio de se utilizar o computador, além do que através de um antivírus instalado no GNU/Linux, pode-se retirar os vírus da partição com Windows sem estar com o S.O. sob ataque.

      • Luis says:

        Um PC infectado por este ataque fica impossibilitado de arrancar por USB?

        • khidreal says:

          @Luís
          é ransomware, o PC irá sempre arrancar em principio, ficarás é impossibilitado de usar o sistema operativo…
          seja dentro de um computador ou por USB, o virus sempre estará lá se já estiveres infetado.
          a ideia do Xinuo até é boa, mas eu não teria o sistema no mesmo HDD/SSD… eu preferia criar um suporte em USB, tipo pegar numa PEN e gravar lá varias coisas…
          algumas delas seriam rescue discs, programas de eliminação de malware, Gparted (programa de partições) e uma boa distribuição linux com persistent size para guardar algum documento ou até mesmo a pass do wifi.

          • Luis says:

            Ok. Então falamos de algo como o MediCat DVD mas numa pen USB. A partir daí poderiamos tentar limpar o disco de virus, certo?

  7. khidreal says:

    ainda bem que não utilizo windows… No linux não há cá destas tretas, já que o linux requer password para tudo (até para formatar uma pen drive) é impossivel rodar virus sem lhe dar-mos autorização para tal.

    • Pedro Cascão says:

      Sim o Linux tem essas proteções essenciais mas será que se o mercado dos vírus explorá-se o Linux não existiriam também vírus?

      • khidreal says:

        @pedro cascão
        sim, e existem virus, mas é impossivel um virus conseguir-se auto-instalar por si proprio… tem de vir junto com algum programa para o fazer. Não tipo windows, No windows tens o utilizador e o administrador certo? mas tens também o Super user, que até é as vezes chamado de God Mod…. mas esse não é o god mod… o god mod é o Hyper user… tens este tipo de users todos…
        É possivel instalar um virus através do Super user, e não podes fazer nada sobre isso, porque o super user é superior ao user e ao administrator. se tiveres conhecimento para isso claro. depois tens o Hyper user, exclusivo da microsoft. mas que também já foi provado que pode ser hackeado.
        No linux, mesmo que existissem tantos virus como existem para windows, seria impossivel instala-los sem tu inserires a pass de admin. No linux, se apanhas virus, é 100% culpa tua.

        • Pedro Cascão says:

          Sim, pede sempre a password mas se um utilizador normal colocar a pass a pensar que está a instalar um programa muito conhecido, fica logo infetado. Claro que para utilizadores mais avançados isto não se aplica, mas tens razão que a culpa é 100% do utilizador porque ele é que pôs a password

    • 111111a says:

      tens aqui alguns exemplos 🙂

      Tsunami/Kaiten [1]
      *) DNSAmp [1]
      *) LightAidra (Mod Zendran) [1]
      Elknot [1]
      Darkleech [1] [2] [3]
      *) Mayhem [1] [2]
      *) pscan & sshscan [1]
      ) *IptabLex and IptabLes [1] [2]
      *) AES.DDoS [1] [2]
      *) GayFgt/Bashdoor & Tiny backdoor1 [1] [2] [3] [4] [5]
      *) XOR.DDoS [1] [2] [3]
      *) ChinaZ [1] [2] [3] [4]
      *) DES.Downloader [1]
      *) Linux/BillGates.Lite [1] [2] [3] [4] [5]
      Mr. Black [1] [2] [3]
      *) BangSYN (unixfreaxjp/MMD) [1]
      *) Golang ARMbot (unixfreaxjp/MMD) [1] [2] [3]
      *) Yangji (unixfreaxjp/MMD) [1]
      *) KDefend [1]
      *) SSHV [1]
      *) DDOS.TF [1]
      Torte [1]
      *) Tiny backdoor2 [1]
      *) KillFile (unixfreaxjp/MMD) [1]
      *) Dtool (unixfreaxjp/MMD) [1]
      BossaBot (found by Malekal) [1] [2] [3] [4] [5] [6]
      *) Mubot [1] [2]
      Skiddies VARIOUS DDOS’ers [1]
      STDBot [1] [2] [3] [4]
      PnScan [1]
      *) Mirai [1]
      *) Luabot [1]
      *) NyaDrop (Tiny backdoor3) & s_malware [1]
      *) IRCTelnet (New Aidra) [1]
      *) UDPfker [1]
      Linux Website Ransomware – Reversing (in Japanese) [1]
      OverkillMod / “EnergyMech 2.8 overkill mod” [1]

      Custa-me a querer que em 2017 ainda haja pessoas a dizer que SO A ou B é imune a seja o que for 😀

      • CMatomic says:

        Exacto continua la utilizar o sistema da Microsoft , não te esqueças que em democracia ainda podes votar. 🙂

      • khidreal says:

        eu nunca disse que OS A ou B é imune a virus… tu disseste… eu disse que como o linux pede permissões para tudo, é impossivel rodar virus sem lhes darmos autorização… aprende a ler…
        aqui não há cá super nem hyper user, então todos os virus, por mais avançados que sejam, devido ao modo de trabalho do Linux terão obrigatoriamente que te pedir a pass de admin sempre que se auto-executarem… só por teres um programa ou um ficheiro que nunca tiveste antes a iniciar sozinho e a pedir a pass de admin já é motivo para fazer uma pesquisa sobre o ficheiro…
        se alguma vez fico infetado por exemplo por ransomware, é facil… basta ter a pasta “Home” com password… a pasta home é onde tem os utilizadores… se eu não estou a copiar musicas nem nada e sendo que os programas ficam instalados fora da pasta Home, se alguma vez me pedem a pass da pasta Home é sinal que alguma coisa está errada…

        eu não digo que linux é imune, mas que tem ferramentas de proteção melhores que o windows isso lá tem… e eu usei windows por muitos anos… mas depois que comecei a usar linux agora não quero outra coisa… só sinto falta é dos jogos 😀

  8. Everton says:

    Quem garante que não teve patrocínio dá Microsoft para isso fazendo assim os que usam sistema pirata a ir para o original para pode atualizar? O mundo dos negócios é obscuro.

    • khidreal says:

      Everton,
      quem usa pirata nunca irá querer comprar LOL, até porque a microsoft está ficando absurda… eu tenho copia original (ou melhor, uma licença associada com a minha conta microsoft – uma licença digital) e não utilizo hahaha. duvido muito que essa gente algum dia irá comprar windows, é demasiado caro…

    • Zebarnabe says:

      Teoria interessante. Ate poderia dizer que nao seria com o intuito de obrigar as pessoas a passar para o original mas sim de forcar um update que tenha algum tipo de agenda desconhecida.

  9. Paulo says:

    Em vez de ler aqui tanta gente a criticar o SO A ou B, deviam primeiro pensar que o maior virus é sem dúvida o utilizador comum!
    E temos vários exemplos, gosto daqueles que se acham “informáticos” porque fazem umas cópias piratas de filmes ou que sabem usar torrents! Também temos os que vêm o YouTube e tentam fazer os mesmos “truques” e voilá mudam algumas configs da ligação e já conseguem ver filmes na net…
    E depois esses “cromos” usam normalmente Antivirus freeware, que quem percebe sabe que nas tecnologias nada é gratuito, tem sempre algo em troca.
    Depois esses “cientistas” usam normalmente Windows, não sabem usar Linux e o que fazem? Usam a conta Admin como principal e não sabem sequer as protecções básicas do Windows….

    Quanto às empresas, a empresa onde trabalho não sofreu qualquer tipo de “ameaça”, porquê? Porque felizmente esta empresa investe fortemente na Segurança Informática, talvez o maior custo nas Tecnologias na empresa!
    Algumas empresas preferem ter uma frota para a administração topo de gama todos os anos, pagar viagens de luxo aos accionistas, etc…etc…

    Trabalho na área há alguns anos e no entanto estou sempre aprender, com mais experientes ou malta mais nova que nos ensina sempre, humildade não fica mal a ninguém…!

  10. Az8teiro says:

    O drama, o horror, a tragédia…

    Ou então, just another day at the office.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.