Jornada Mundial da Juventude: Tudo que precisa de saber
A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Este ano a Jornada Mundial da Juventude acontece em Portugal e partilhamos tudo aquilo que precisa de saber.
A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que irá decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023. O site VisitPortugal compilou um conjunto de informações que serão importantes para quem nos visita e para quem irá participar na Jornada Mundial da Juventude
Transportes
Para se deslocar na Área Metropolitana de Lisboa, a melhor opção é utilizar os transportes públicos. A Área Metropolitana de Lisboa tem uma boa cobertura de rede de transportes, que vão levá-lo de forma rápida, barata e sustentável ao seu destino. Pode também optar por outros meios de transporte, tal como táxi, TVDE (transporte individual de passageiros em veículo descaraterizado), bicicletas ou trotinetes. Mais informações em www.lisboa2023.org.
Alojamento
Em Portugal, existem diversas tipologias de estabelecimentos hoteleiros, com características distintas. Conheça os alojamentos mais usuais em Portugal aqui.
Saúde
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é o conjunto de serviços públicos que tem como missão garantir o acesso de todos os cidadãos aos cuidados de saúde em Portugal. Para mais informações consulte o Portal SNS.
Em alternativa poderá também recorrer às entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde. Mais informações em www.lisboa2023.org.
Compras
Os preços dos bens e serviços devem estar afixados. As lojas/comércio de rua estão abertas entre as 10:00h e as 19:00h e centros comerciais de grande dimensão em Lisboa, com horários mais alargados. Mais informações na brochura das Jornadas Mundiais da Juventude.
Meios de Pagamento
Em Portugal, as principais opções de pagamento são o numerário, cartões de crédito e de débito, MB WAY, Paypal, transferência bancária, cheques e referência multibanco, devendo os estabelecimentos comerciais afixar os meios de pagamento aceites.
O numerário é um meio de pagamento universal e de aceitação obrigatória, não podendo ser recusado. O comerciante pode, no entanto, recusar o pagamento através de cartões bancários. Mais informações na brochura das Jornadas Mundiais da Juventude.
Obtenha mais informações sobre "Compras" e "Meios de pagamento", assim como a lista de "Contactos úteis" na brochura dedicada às Jornadas Mundiais da Juventude publicada pela Direção-Geral do Consumidor.
Controlo de fronteiras
Durante a Jornada Mundial da Juventude, o controle nas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas de Portugal será reposto, entre as 00:00 horas do dia 22 de julho de 2023 e as 00:00 horas do dia 7 de agosto de 2023.
Este artigo tem mais de um ano
Tanto jovenzinho a levar lavagem cerebral.
Engraçado que agora já não aparece nas notícias os casos de violação de menores pela Igreja. Certamente iria estragar o negócio em Agosto!
Nem pensar. Uma mega operação de branqueamento do clero (ou “padraria”, como dizia o Eça) não pode ter essas coisas.
Alguém sabe se vai haver restrições nas entregas dos CTT e transportadoras nas zonas próximas da Expo Norte nessa semana?
Amigo, nessa semana esqueça seja o que for, vai andar tudo o que é serviços parados para dar prioridade há concentração de pessoas, a normalidade só deverá regressar depois do evento acontecer…
Estas a espera de uma encomenda ? Espera ate o tormento parar.
Epah estamos em agosto é claro que os CTT estão de férias.
evento fenomenal.
Mais um negócio de milhões para alguns. Para outros é a fé que os leva lá.
A igreja promove a festa e os pobres pagam.
Literalmente andavam a pedir por voluntários e exigem que eles paguem! Entre os 60 e os 145 euros.
É só procurar por “Pacotes Voluntários Centrais” no site “lisboa2023”.
Acho que neste tema Igreja e PCP estão de acordo, os voluntários da festa do Avante tb pagam as entradas.
Eu ia dizer isso. Porque e que o Vaticano nao pagou esta despesa ? Afinal sao a favor da juventude mas pagar a festa e para os outros. Estao a aprender com os tiques dos outros.
O papa deve ir a casa do marcelo tomar um cházito não ? – Fica tipo a 20 metros da “escola” em Cascais que o papa vai visitar. Depois do chá diurético , se houver sorte nas qualificações, pode ir com um bocadinho de “água benta” para a Nova Zelandia.
A qual escola te estás a referir, é que há uma de cada lado da rua, e já estão desativadas á muitos anos 😉
Já a tempos o Papinha fez uma vídeo chamada para a escola Conde de Ferreira a mesma que vai visitar por causa destas jornadas e foi uma confusão havia delegações de vários países e foi só uma vídeo chamada, agora imagina com a visita presencial.
Os padres devem estar a esfregar as mãos e não só, de contentes com tanta juventude junta. 🙂
Coitado do ancião, a caminhar para os 90 o mais seguro para ele é enviar cá um sósia. Os parolos nem notavam e ficava tudo muito feliz.
E os coitados que moram nas zonas “afectadas”? Já alguém recebeu alguma indicação?
Ficas em casa, que ficas bem.
A hipocrisia no seu melhor…
Depois dos escândalos espalhados pelo mundo fora, Portugal ao organizar as jornadas trona-se conivente/ cúmplice.
O ouro dos Nazis veio para Portugal através da Igreja e ajudou a pagar o investimento em Fátima por isso só se estraga uma casa.
A polémica puxada pelo BE deu frutos. Agora tudo critica a igreja, o investimento. No entanto, para eventos depsortivos ficam em silêncio, quando foi perdoado de uma só vez 90 milhões a um clube de futebol, ficaram em silêncio. Povo que segue o rebanho e critica a igreja porque é fixe.
Esta tudo podre, o problema e que eles so criticam para ficar bem na fotografia, mas toda a gente sabe que isso nao vem do coracao essa preocupacao. O evento depois termina e a poeira assenta. Entretanto insistir numa lei de enriquecimento ilicito sem interpretacoes dubias ainda nada.
Tanta malta nova presa em ilusões e ocupada com inutilidades em torno de um ídolo sem fundamento.
Tanta ignorância!