iSimplex 2019: 147 é o número para tirar dúvidas sobre serviços públicos
Foi no início de julho que se ficaram a conhecer as 119 medidas do iSimplex 2019. Renovação automática do cartão de cidadão, carta de condução na hora, alerta de consultas médicas... são algumas das medidas em destaque.
Recentemente a ministra da Modernização Administrativa revelou que a partir do primeiro semestre de 2020 vai estar disponível o número 147 para os cidadãos tirarem dúvidas sobre serviços públicos, no âmbito do iSimplex 2019.
De acordo com Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa:
Quando há um mês apresentámos o Simplex, destacámos duas grandes prioridades: uma, enfrentar os problemas que os serviços públicos têm estado a revelar em alguns setores e algumas regiões e, a segunda, procurar trabalhar nas dimensões de maior inovação, utilizando a inteligência artificial e as tecnologias emergentes
De acordo com a ministra, está também já aprovado o número 147 que estará disponível para responder a eventuais dúvidas dos cidadãos.
Aprovámos com a Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações] o número 147 e, portanto, no primeiro semestre de 2020 teremos a funcionar uma linha que pode responder a todas as perguntas que os cidadãos têm
Questionada sobre a renovação da Carta de Condução automática e o balcão único do imigrante, a ministra disse que estas são as medidas que demoram mais tempo a ser implementadas.
As medidas relacionadas com a Carta de Condução implicam algumas alterações legislativas que ainda precisamos de saber se temos de condições de fazer durante esta legislatura, já estamos a trabalhar, mas não consigo ainda dar a certeza que elas consigam ser cumpridas.
O Simplex foi lançado em 2006 como uma estratégia de modernização administrativa transversal ao Governo e serviços da administração pública central e local. Compete à ministra da Presidência e da Modernização Administrativa a coordenação global do programa e ao Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa a conceção, gestão e monitorização de todo o programa.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Dará para obter informações ou fazer denuncia sobre a Autoridade Nacional Segurança Rodoviária?
Essa instituição opera à margem da lei recolhendo dados sobre quem se regista no site e não activa contas durante meses nem dá qualquer suporte online!!