IRS: Quanto tempo pode demorar o seu reembolso?
A entrega da declaração do IRS relativa aos rendimentos de 2022 começou no passado dia 1 de abril. Após a entrega, a boa notícia é que seja reembolsado, mas tal pode não acontecer. Para quem vai receber reembolso, saiba quanto tempo demora o reembolso do IRS?
Já foram entregues mais de meio milhão de declarações de IRS
São muitos os portugueses que já submeteram a sua declaração de IRS. Segundo os números mais recentes disponíveis no Portal das Fianças, já foram entregues mais de meio milhão de declarações de IRS. Face a 2022, o número de declarações recebidas é 10% inferior.
Todos os meses, cada trabalhador dependente ou pensionista desconta uma parcela do seu rendimento bruto, que resulta da aplicação de uma taxa. A taxa a aplicar depende do rendimento mensal e da situação familiar. A cada ano, o Governo define as taxas de retenção na fonte do IRS, publicando-as em Diário da República. Com a entrega da declaração do IRS, as finanças fazem um acerto de contas. Se a retenção na fonte tiver sido superior ao imposto devido, o contribuinte será reembolsado. Caso contrário, o contribuinte terá de pagar imposto adicional.
Para quem já submeteu e recebeu a informação que será reembolsado, a questão que se coloca é quando receberá o dinheiro na sua conta.
Segundo o Ministério das Finanças, os reembolsos chegarão aos contribuintes “num prazo entre duas e três semanas, após a entrega da declaração, à semelhança do que aconteceu no ano passado”. De referir que este prazo é para quem fizer IRS automático.
Para quem preenche manualmente a declaração do IRS, o prazo para receber o reembolso será de três semanas, em média.
Este artigo tem mais de um ano
Já repraram que basta mudarem a vossa residência na declaração para vos dar um valor de reembolso substancialmente superior ?
Experimentem mudar a “Residência Fiscal” -> “Ponto 8” do “Rosto” para Região Autónoma dos Açores.
Talvez por ser nos Açores? Nas regiões autónomas, os critérios são diferentes.
Se fizeres retenção na fonte como residente em Portugal Continental e fizeres agora o acerto como residente nos Açores, claro que vais ter um valor substancial de reembolso. São tributações distintas por isso não podes comparar nem inferir nada.
Por outro lado se quiseres ser tributado pela região Autónoma dos Açores, só tens de mudar a Residência Fiscal… metes-te num barco e vais trabalhar para o Corvo.
Para o ano falamos 😉
Por alguma razão muitos “nomadas digitais” portugueses estão a mudar para açores. Conheço uma empresa IT que abriu uma hub nos Açores por causa disso mesmo. Menos impostos, qualidade de vida q.b. – para quem trabalha remoto é muito bom. Só tem de se habituar a viver numa ilha com todos os constrangimentos que traz.
à anos que dizem que demoram 15 dias uteis a pagar… Nunca recebo antes dos finais de julho…
Mesmo Nabo. Experimente meter um IBAN na declaração em vez de receber por cheque.
feito sempre no dia 1 de abril, nunca recebo antes do final de abril, inicio de maio.
Depende da compelxidade. Acho que os automáticos recebem sempre primeiro e mais rapido.
Faço manual e por causa de colocar outras secções acaba por demorar mais tempo.
Não entendo o meu e da minha mulher em conjunto dava um retorno de 1500 1400 euros este ano dá 500 e não deixa aminha mulher entrar comigo nem ela só, apenas conto eu, vou aguardar uns dias pode ser algum bug no sistema.
Entrego sempre no dia 30 Março e recebo em maio os 19 dias é tudo tanga, publicidade para os media terem noticias parolas, enfim é aguardar…
Entrego sempre manual a 1 de Abril e recebi o reembolso o ano passado no princípio de Maio.
Entregou a minha no dia 1 de abril, ainda ta a dizer “LIQUIDAÇÃO PROCESSADA” desde dia 2 de maio…será que podem ser mais lentos?