iPhone: Opção “Não incomodar durante a condução” é bem vista pelos seguros
A Apple, no iOS 11, implementou uma funcionalidade que permite ao iPhone ter a autonomia para responder de modo automático quando o utilizador está a conduzir e recebe SMS.
Esta opção é vista com bons olhos pelas seguradoras, a bem da sua segurança.
Começou por ser um recurso verdadeiramente útil. As SMS vieram mudar um pouco a forma das pessoas comunicarem. Com o tempo passou a ser uma função que absorvia totalmente os utilizadores ao ponto de até a conduzir as pessoas enviam e recebem mensagens. Passou a ser uma das principais causas de mortalidade na estrada, causando um aumento considerável de acidentes, principalmente entre uma faixa etária mais jovem.
O flagelo obrigou as entidades responsáveis e reguladoras a promover campanhas de segurança, sensibilizando os condutores para não enviar mensagens enquanto conduzem, sendo que algumas campanhas multimédia foram em certa medida agressivas em termos gráficos.
A Apple, ciente deste problema, patenteou um sistema que permite ao condutor ver as suas mensagens desativadas quando este estivesse a conduzir. Este sistema, ainda em formato projeto, levou mesmo a que o Pai de um jovem, vítima de um acidente de viação, processasse a Apple, pelo facto do iPhone ainda não ter o sistema (à altura) implementado.
Com a chegada do iOS 11, a empresa de Cupertino colocou uma versão deste projeto e funciona bastante bem. Esse resultado é agora análise de uma empresa, detentora de um sistema GPS, que confirma haver um resultado positivo do automatismo de bloqueio de receção das mensagens no iPhone.
Segundo a Business Insider, um estudo levado a cabo pela Everquote (uma gigante americana dedicada ao ramo dos seguros automóvel) concluiu que, em 1256 milhões de quilómetros percorridos por clientes seus que usam a aplicação Everdrive, 37% das viagens incluem pelo menos algum uso significativo de telefone enquanto o carro está em movimento.
Mais surpreendente ainda é saber que o estudo também concluiu que, durante essas viagens, as pessoas usavam os seus telefones durante 11% do tempo, ou cerca de 3 minutos durante uma média de 29 minutos, de acordo com os sensores analisados pela app Everdrive.
A empresa refere também que recursos como o "Não incomodar durante a condução" da Apple podem reduzir o uso do telefone em até 8%. Mas será que já usam esse sistema?
Como utilizar o modo "Não incomodar durante a condução"
Com o iOS 11, o iPhone consegue detetar quando poderá estar a conduzir e impedir a apresentação de notificações.
Quando o iPhone com o iOS 11 detetar pela primeira vez que poderá estar a conduzir, irá apresentar uma descrição do modo "Não incomodar durante a condução" quando imobilizar o veículo. (Esta descrição só é apresentada em determinados países. Se não for apresentada, siga os passos abaixo para ativar o modo.)
Toque em "Ativar durante a condução" para ativar automaticamente o modo quando o iPhone liga ao automóvel através de Bluetooth ou deteta o movimento da condução. Pode alterar o método que o iPhone utiliza para determinar se está a conduzir ou ativar o modo manualmente.
Ativar e desativar na Central de controlo
Pode permitir que o modo "Não incomodar durante a condução" seja ativado automaticamente ou pode adicioná-lo à Central de controlo para um acesso manual mais prático:
- Aceda a Definições > Central de controlo > Personalizar controlos.
- Toque em junto à opção "Não incomodar durante a condução".
Agora, pode passar o dedo para cima a partir da parte inferior do ecrã e tocar em para ativar ou desativar o modo.
O que esperar quando o modo está ativado
Saiba o que esperar quando o modo "Não incomodar durante a condução" está ativado. Pode personalizar muitas destas funcionalidades nas Definições.
-
- O iPhone fica sem som e o ecrã escurece. Se alguém lhe enviar uma mensagem, essa pessoa receberá uma resposta automática a informar que está a conduzir. Se a mensagem for importante, o remetente pode escrever a palavra "urgente" para garantir que recebe uma notificação. Desta forma, pode imobilizar o automóvel para ler a mensagem importante ou pedir à Siri que a leia para si.
- O iPhone apresenta algumas notificações, tais como alertas de emergência, temporizadores e alarmes.
- Às chamadas aplicam-se as mesmas condições do modo Não incomodar normal: pode permitir chamadas apenas dos Favoritos e/ou se a mesma pessoa ligar duas vezes seguidas. Se o iPhone ligar ao automóvel por Bluetooth, as chamadas são encaminhadas normalmente e pode utilizar os botões, microfones e colunas do automóvel para atender a chamada.
- Se utilizar a app Mapas quando se desloca, o iPhone continuará a mostrar os detalhes da navegação no ecrã bloqueado e indicações passo a passo.
- Se for um passageiro e tentar utilizar o iPhone enquanto o modo está ativado, tem de tocar em "Não estou a conduzir" para o desativar.
Personalizar as funcionalidades
Pode personalizar o funcionamento do modo "Não incomodar durante a condução" em Definições > Não incomodar.
Toque em Ativar para escolher como pretende ativar o modo "Não incomodar durante a condução".
-
-
- Automaticamente: o iPhone utiliza informações, como a deteção de movimento e as ligações de rede, para detetar que está a conduzir e ativa o modo.
- Se ligado ao Bluetooth do carro: o modo "Não incomodar durante a condução" é ativado quando o seu telemóvel se liga ao sistema mãos-livres do automóvel.
- Manualmente: utilize a Central de controlo para ativar o modo "Não incomodar durante a condução" antes de iniciar a marcha.
-
Toque em "Resposta automática" e escolha quem recebe uma resposta. Em seguida, toque em Resposta para personalizar a mensagem que será enviada. Se alguém precisar de entrar em contacto consigo, essa pessoa pode contornar o modo Não incomodar ao enviar uma mensagem com a palavra "urgente".
Utilizar as Restrições para manter o modo ativado
É pai ou mãe de um jovem condutor? Pode impedir que sejam feitas alterações à funcionalidade "Não incomodar durante a condução" para garantir que continua a fazer parte dos hábitos de condução segura do seu filho.
-
- No iPhone do seu filho, aceda a Definições > Geral > Restrições.
- Se ainda não tiver utilizado as Restrições, introduza um código novo. Memorize este código para alterações futuras.
- Em Permitir alterações, toque em "Não incomodar durante a condução".
- Selecione Não permitir alterações.
Este artigo tem mais de um ano
Não consigo acreditar que enviar e receber as sms seja uma das principais causas de morte na estrada…
A não ser que se considerem todas as causas de morte na estrada como principais…
Ainda há uns meses atribuíam 5% dos acidentes aos telemóveis pelo que as sms serão apenas parte desses 5%…
Longe, na minha opinião, de ser uma causa considerada principal…
Será que o consumo de álcool, estupefacientes, excesso de velocidade, ultrapassagens descabidas, etc, não são mais “principais” que enviar e receber sms?
posso te garantir que o telemóvel é a principal distração ao volante. quem nunca lhe aconteceu ir “agarrado” ao telemóvel e já nem saber por que sítios passou. é sinal que a atenção é muito baixa
E se eu lhe disser, que sem estar a mexer no telemóvel isso me acontece? Nem me lembro por onde passei
Ya vamos ligados noutra onda. Como eu so me lembro de estar em cascais depois quando dei por mim ja estava no linho em Sintra, 😀
@Falancios,
Nesse caso entao deverias de deixar de conduzir, pois segundo as tuas palavras és um perigo na estrada e nem carta deverias de ter.
Como podes garantir isso?
De morte não acredito, mas de acidentes… Demasiados.
Subscrevo o seu comentário, a medida é boa e pode reduzir acidentes mas dizer que é a principal causa de acidentes é mesmo ser só alarmista.
Outro ponto importante da notícia é que para conduzir em Portugal (e outros países da Europa) tem de ser maior de idade logo os pais não tem autoridade para activar restrições, imagino que a notícia tenha sido traduzido de um jornal americano onde em alguns estados se pode conduzir ainda sendo menor e sem companhia de adultos.
Talvez seja também importante dizer que estes estudos são feitos nos EUA (USA) e que valem realmente quase nada. É no mínimo cómico que um país onde a carta é dada a menores com o mesmo rigor que tínhamos em Portugal para as licenças de equilíbrio de bicicletas nos anos 80/90, venham agora acusar tudo o resto como causa de acidentes.
Primeiro que coloquem uma carta de condução federal, tenham exames de condução com o rigor dos que são feitos em paises escandinavos e depois de obterem os resultados venham dizer quais eram na realidade as principais causas de acidentes.
Por acaso em portugal até se pode conduzir sendo menor de idade. Não é um cenário habitual mas é possível.
Podes especificar quais os cenários?
Desconheço tal norma em que te dão licença de aprendizagem antes dos 18!!!
Os papa reformas permitem que adolescences conduzam
Os papa reformas permitem que adolescentes conduzam
Tal como bicicletas e outros, mas isso não são carros, tem limitações de velocidade e de zonas de condução, mas OK, bom ponto.
Mas estão sujeitos exactamente ao mesmo código da estrada e podem facilmente matar alguém e as unicas limitações que têm são de velocidade e não poder circular em auto-estrada, não há zonas de condução… Além disso ainda tens o cenário de emancipação antecipada.
Emancipação, confere os poderes de adulto e como tal o comentário aplica-se, os pais não podem activar as restrições.
O meu Windows “morto” à imenso tempo que já tem essa função disponível.
Pois tem é verdade, quantas vezes a meteste, eu no meu nunca meti tenho o suporte para o movel vejo so quem ligou e mais nada se atender é alta voz no movel e como as vezes nem estou para estar a berrar no carro so digo daqui a nada já te ligo.
… e corrector gramatical, tem?
“há imenso tempo”!!
Opção “Não incomodar durante a condução” é bem vista pelos seguros”.
E mal vista pelas funerárias.
Já utilizo ao tempo. Muito útil até. Só é pena que só de para sms (como é óbvio) e não Messenger e Whatsapp.
Isso é que é pena… a quantidade de gente todos os dias a brincar com o telemóvel enquanto conduz é assustadora!!
Não percebi bem a resposta mas se é o que estou a pensar, então refiro que o facto de não haver este sistema para as outras aplicações de comunicação não significa que esteja com o telemóvel enquanto conduzo. Aliás nem preciso visto que basta conectar com Bluetooth e a Siri faz o resto clicando só num botão do volante…
Sempre a recolher data.
no ios ha esta preocupacao, ja no android é um SO feito literalmente as 3 pancadas. Comprei um iphone x 256gb por 1349euros e sinto me satisfeito.
no ios ha esta preocupacao, ja no android é um SO feito literalmente as 3 pancadas. Comprei um iphone x 256gb por 1349euros e sinto me satisfeito!!
Por acaso o pixel 2 tem esta função, e lamento ter que te informar que já existia no Windows Phone 8.1, 3 anos antes da Apple e da Google.
Vale estouros?!
Já utilizo isso desde que apareceu e muito bom mesmo.
Já experimentei a nao ter o telefone ligado ao bluetooth e a deteccao que estou a conduzir é mesmo muito boa.