iPad Air arde e obriga a evacuação de loja na Austrália
Os novos equipamentos que chegam ao mercado são sempre surpresas. Apesar de testados até à exaustão, por vezes revelam problemas básicos e que colocam em perigo os seus utilizadores.
Foi precisamente isso que aconteceu na cidade de Canberra, numa loja da Vodafone, onde um dos novos iPad Air se incendiou e obrigou à evacuação imediata da loja.
Os dispositivos electrónicos são sempre propensos a problemas relacionados com a energia que consomem e com risco/potencial para o surgimento de situações anormais.
Estes equipamentos são sujeitos a testes por parte dos fabricantes para se detectarem falhas e também sujeitos à avaliação por parte das entidades reguladoras para avaliar os riscos que representam para os consumidores.
Todos conhecemos problemas acontecidos com os vários modelos de smartphones e com equipamentos similares, sempre associados a problemas de utilização.
Segundo foi noticiado pelo jornal Daily Mail, um iPad Air de exposição de uma loja da Vodafone na cidade Australiana de Canberra, esteve na origem de um fogo, o que levou à evacuação da loja e à intervenção dos bombeiros para extinguir as chamas que irromperam.
A informação que a Vodafone disponibilizou sobre o problema, este teve origem num aquecimento anormal do iPad e que provocou a faíscas e chamas que surgiram a porta Lightning do dispositivo.
O problema foi tal que o iPad Air começou a arder, e o fumo provocado por este incêndio obrigou a que todos os visitantes e funcionário da loja tiveram de ser evacuados e os bombeiros tiveram de intervir para extinguir o fogo.
Nenhum dos ocupantes da loja ficou ferido neste incidente, mas o iPad ficou completamente destruído e a sua imagem mostra bem o sucedido e o estado em que ficou este iPad.
A Apple fez deslocar de imediato um elemento seu à loja, para recolher o iPad destruído e para se iniciarem os testes sobre o sucedido, para apurar as causas do acidente.
Apesar deste acontecimento, a Apple não emitiu até agora qualquer comentário sobre o sucedido e nem apresentou qualquer razão para o acidente.
O iPad Air foi apresentado pela Apple na última Keynote, que aconteceu no passado dia 22 de Outubro, e é de todos os iPads disponíveis o mais fino e com as melhores características.
Este problema que agora aconteceu é o primeiro do seu género a ser reportado. Eram já conhecidos vários problemas com o iPhone, e mesmo com outros smartphones, mas é a primeira vez que um iPad entra em combustão e provoca um incêndio.
O problema está identificado e foi associado a um aquecimento anormal, mas resta no entanto saber se é uma situação pontual e fruto de uma má utilização ou se é um problema que irá afectar outros equipamentos, associado a problemas de hardware ou de construção.
Este artigo tem mais de um ano
Porta lighting… Aprovado! 😀 funciona
agora ja sabem a origem do nome xD
Para haver fogo tem de haver air
Dai a razão que os bombeiros terem trazido water com eles.:)
Este iPad é Air and Fire 😉
Esse “problema” pode ter diversas causas:
-Apple querendo inovar o mercado de uma forma… altamente inflamável;
-Apple a “incendiar” mercado de tablets;
-iPad Air,fabricado com peças da Samsung arde expontaneamente porque a loja da Microsoft não tem apps anti-fogo;
Na minha opini-ao era agora que a Samsung devia processar a Apple por…cópia de patente!!
😀 o mal e agora entrado na onda do sarcasmo, são as peças da Samsung lá dentro 😀 aquilo não é de confiança e dá nisto. hehehe
Não foi um iPad air mas sim um da 4ª geração. É fácilmente visível pelas molduras no modelo
*no modelo da foto. Se consultarem a fonte original irão verificar que tal já foi corrigido.
Eles não afirmam que foi o de 4ª geração, eles dizem que
não parece ser o Air, no entanto “parecer não ser” para “não ser”,
ainda vai um bom bocado. Até porque a fonte original, quando o
texto foi revisto, tiraram o Air e deixaram só a dizer que foi um
iPad, daí ter causado a dúvida se foi ou não o iPad Air.
O que não há dúvida é que a fonte é esta e só esta (o restante são citações directas ou indirectas). Se o “Air” esteve na notícia sumiu-se.
http://www.news.com.au/technology/gadgets/vodafone-store-evacuated-after-ipad-explodes/story-fn6vigfp-1226755945189
Não dá para olhar para o iPad ardido e ver logo que é um iPad 1/2/3/4? Sendo que supostamente tem porta lightning então 3/4
O 3 não tem porta lightning. eu sou detentor de um.
Sim, tens razão, o 4 é que tem 😉
não eras tu que tens o iPad air e tiveste os modelos anteriores? e não sabias isso?
Cá para mim não tens nem tiveste nenhum.
lol
Se calhar, mario… se calhar…
O mario é um grande seguidor do Nelson :D, conhece até os iDevices que ele tem.
Ainda te queixas dos comentários dele ò mário? 😀 hehehe vejo que ele tem já seguidores que conhecem todo o desenrolar da tua história, contada por ele nos comments…
LOL
Não deixa de ser suposição na mesma.
Sim parece ser o 4ª geração, mas cá está, parece ser.
Pronto Hélder, deixa lá o artigo incorrecto. Até porque pelos vistos és mesmo o único que ainda está na dúvida se é um Air ou não.
João Cardoso, eu não tenho de ter dúvidas ou deixar de as ter.
Mas lê a fonte original, vês que não existe qualquer afirmação se é o Air ou o 4ª Geração ou 3ª Geração, ou qualquer outro modelo.
Simplesmente diz que é um iPad, logo pode ser qualquer um.
Eu, com o meu comentário, nem sequer referi estar em dúvida, só referi que em nenhum dos sites referidos, dizem que é o Air ou o de 4ª Geração.
Certo, então qual a necessidade de inventar o “Air” no artigo? Para mim isso é nada mais que sensacionalismo.
João Cardoso a questão não é ser um Air ou um de quarta geração, a questão é que um iPad ardeu. Isso acontece todos os dias com milhares de outros dispositivos, uns explodem, outros avariam, outros ardem, outros simplesmente deixam de funcionar, chamam-se problemas técnicos que todos os dispositivos estão sujeitos.
A questão é que se fosse um qualquer tablets, nada se falava, mas como provavelmente poderá ter sido um iPad, o tal tablet que se torna num desejo, todos querem saber.
😀 isso faz parte, os carros ardem, os aviões também e só são notícia os TOP…
Mas a informação é relevante.
É tudo muito bonito…
Eles puseram “air” para dar sensacionalismo á notícia…
Se pusessem o 4, que, a ser verdade, com essa imagem, ninguém ligava! Porquê? Porque o iPad 4 já anda aí há mais de um ano! Já foi bem testado por milhões de compradores, e sabe-se que não tem problemas desses nenhuns, porque as pessoas já o têm há muito e se não aconteceu nada até agora, também não vai acontecer nada…
Puseram, portanto, o Air, porque o Air ainda só tem pouco mais de uma semana de mercado. E ainda por cima é fininho e leve, ao contrário dos outros tablets da mesma gama de preços e tamanho… o que faz as pessoas menos “dadas”, terem as suas dúvidas…
Já agora, a Vodafone faz parte, desde 2008 da aliança que controla o Android ( http://en.wikipedia.org/wiki/Open_Handset_Alliance ). E para quem não sabe, é bem normal, os donos de lojas e armazéns simularem incêndios, furtos e outros prejuízos para receberem as indemnizações dos seguros… e este caso não parece ser diferente, já que não aconteceu durante 1 ano e 1 mês este acidente a mais iPad nenhum, em lugar nenhum do mundo.
Tinfoil Hat
“O problema está identificado e foi associado a um
aquecimento anormal, mas resta no entanto saber se é uma situação
pontual e fruto de uma má utilização” Uma má utilização? Claro, la
nao o utilizaram na posição correta ou entao abriram apps a mais,
nao sei.
Pois… por acaso trabalho numa loja e quanto a má utilização sei que te posso responder. Neste caso basta o cabo estar mal encaixado, basta isso para o equipamento começar a aquecer junto à ficha e sendo o “aípede àire” todo para o compacto, basta a bateria estar junto à ficha para isso ser um ENORME problema e sim de má utilização porque os cabos são para estar bem encaixados.
“… you are holding it wrong … once again…”
Wow… Que sapiência… Quando tiver dúvidas de electricista… Falo contigo…
“cabo mal encaixado”… Sabes do que falas… Ou tinhas mesmo que dizer qualquer coisa mesmo?
Sim um cabo MAL ENCAIXADO pode provocar aquecimento!
E sim já tive essa experiência com outros tablets (marcas baratuchas com material de qualidade baixa) e acontece isso. Ora o aquecimento anormal e SE a bateria estiver junto à ficha pode fazer com que o tablet entre em cobustão! Logicamente esta situação é MUITO dificil acontecer e ter as condições certas para acontecer, no entanto pode acontecer.
E já que és um “sabão”, deves saber usar o google, portanto posso dar algumas dicas, procura por “bateria combustão espontânea” e vais ter algumas dicas de como é que uma bateria começa a “arder”.
Pode provocar? E foste buscar isso aonde? Porque te apeteceu mandar a posta, passa a ser verdade?
Se é verdade, podes colocar um link, ou uma dedução com base em leis físicas?
Não… não vai criar aquecimento nenhum… um cabo mal encaixado pode criar arcos eléctricos, mas isso estamos a falar de tensões muito mais elevadas. De mais de 100V. Ou, no caso de qualidade de fabrico barata, como provavelmente esses tablets chinocas, uma grande resistência eléctrica logo á porta USB, e isso sim, resistência -> potência dissipada sob a forma de calor. Mas uma coisa é o típico aparelho chinês, outra coisa é isto:
http://www.ifixit.com/Teardown/iPad+Air+Teardown/18907
Além disso, olha para o próprio conector lightning, basta uma olhadela de relance, ao perfil, para ver que foi desenhado a evitar histerese mecânica, e que não pode ficar mal encaixado.
O que provoca sempre aquecimento, seja mal ou bem encaixado, são os circuitos existentes no aparelho (que as melhores marcas procuram utilizar desenhos e implementações mais modernas, mais eficientes, consequentemente, que aqueçam menos), tais como reguladores de tensão, gestores de bateria, condensadores, conversores DC-DC (que pode ter), que são utilizados durante a carga do aparelho, mas podem ser colocados onde for preciso, não precisa de estar junto ao conector.
Além disso é difícil não perceber que o conector está ligado/soldado a uma placa de circuito impresso, e aí os engenheiros colocam os componentes do último parágrafo onde for mais proveitoso a partir de vários fatores, entre os quais, o térmico. Se o iPad não pode funcionar, então que dizer de um telemóvel, vais dizer que a bateria não fica praticamente em cima do conector para o carregador em 99% dos telemóveis atuais?
Se queres utilizar o Google, força aí, mas para justificar as tuas postas de pescada, porque 90% do que anda na net é pura treta de literatura de casa de banho de pessoas que não sabem a mínima do que falam, mas têm que apresentar um artigo novo.
Se me queres mostrar algo concreto, mostra-me algo credível, não assunções.
iFire.
É Natal para haters da Apple…
http://www.dailymail.co.uk/health/article-2359281/Exploding-Samsung-Galaxy-phone-leaves-teenager-degree-burns-smelling-like-burnt-pig.html
Até a samsung é superior nisso, olhando para essas fotos, basta colocar uma bateria nova e voilá o telele fica a funcionar. Agora o iPad nem o aluminio o safou.
Mário… estiveste como nunca “Até a samsung é superior nisso”… só nisto meu caro, só nisto 😉
Lembra-te que estás a tentar comprar duas marcas distintas e de segmentos diferentes.
queimaduras de 3º grau. isso é muita mau. podia acontecer num iphone como num samsung. O principal culpado são as baterias.
Não é qql device que tem direito à evacuação de uma loja
ahah jk 😆
Foi uma sorte ter acontecido com um iPad!!Se fosse com um smartphone Lumia,da Nokia, os danos poderiam ser catastróficos…cidades inteiras seriam dizimadas e arrasadas!!
Por acaso é uma situação que deve ser lamentada, pois imagina que é o teu smartphone que incendeia a tua casa?
Olha que aqora deixaste de rir, verdade?
Vão-me dizer que a porta lightning, que não passa de um
recesso metálico, começou a cuspir fogo? Qual dragão mágico, qual
carapuça! Chamem a Khaleesi! Provavelmente algum problema de
instabilidade com as baterias… e o fogo propagou-se pelos furos
de baixo (colunas)
«Sabes do que falas… Ou tinhas mesmo que dizer qualquer coisa mesmo?»
Não há problema nenhum.
De certeza ,que a apple já está a trabalhar em mais uma actualização do IOS.
A versão 7.0.4 :é aquela ,que vai evitar o suicídio por “auto-imolação” dos seus aparelhos.
ahahhah muito bom! 😉
Então? Já tens Android 4.4?
Não, é a nova versão do iSqueiro 😀
É pá, não sou fundamentalista em ordem a qualquer marca ou equipamento, mas já agora e dando continuidade ao post irónico do lopes, lembram-se (os mais antigos) daquela série da TV Missão Impossível, em que o agente depois de recebida e ouvida a mensagem, o disco auto-destruía-se??? Foi isso, pá! Auto-destruição por motivos de segurança e confidencialidade do conteúdo… 😉
ahahahah primeiro device no mundo a pegar fogo na propria brand xD
quero ver que desculpa a apple e o nelson vao inventar xD
Vai ler outra vez 🙂
Abc
Há uns tempos a Mercedes teve um problema desses, mas… mercedes é sempre Mercedes 😉
São situações que podem e acontecem a qualquer equipamento electrónico.
Por acaso admiro a capacidade da Apple em chamar a atenção sobre os seus produtos..
É preciso dar o mérito..
pplware e a noticia do itunes hackeado outra vez onde para?
#comentário removido por desrespeito das regras#
https://pplware.sapo.pt/regras-de-utilizacao-aceitavel-do-pplware/
Haters gonna hate!
Pesquisaste ?
https://www.google.com/search?q=samsung%20explode
http://www.techhive.com/article/113416/article.html
Por acaso a uns tempos atras houve um galaxy que se incendiou também
Claro, o iPad Air, com metade do preço, o dobro da resolução, o dobro da duração de bateria, metade do peso, metade da espessura, 4x mais apps para tablet… Claro que é muito PIOR que o Surface Pro…
Inveja é tramada…
nao sei se reparaste…mas mais app que o windows 8 (not rt)?????? lol
LOL!
Isso é porque o Surface Pro é um portátil disfarçado de tablet, ou seja, um portátil sem a parte funcional que interessa…
LOL!
Quem quiser um portátil, que compre um portátil, MacBook Air, por exemplo, que corre todas os programas para Windows 8, Windows 7, Linux e OSX…
corre todos os programas para o Windows 8. Que barbaridade.
O Win8 é compatível com o MacBook Air.
Ifire… Já estou a imaginar a apple vir a publico dizer que o simulacro foi um enorme sucesso
Admira-me o facto de não ter sido o Vitor M colocar este post, visto ser ele, aparentemente, o responsável pelas notícias ligadas à apple 😉
Ás boas noticias, queres dizer…
+1
Pois, mas eu gosto de falar no que é positivo, embora as notícias, boas ou más, possam ser mostradas.
Portanto, interessa-me saber, mas não tenho de ser só eu a escrever 😉 há tanta coisa boa que prefiro escrever.
Estas são notícias que enchem o ego a alguns, os tais…. os que um dia vão ter um 😀
Hardware chinês…
que hardware nao é made in china ou vietnam?
Nexus Q and Moto X, e a apple acho que também tem algo feito nos USA, mas não me lembro o que.
Nexus Q teve tanto sucesso que poucos meses depois pararam de aceitar encomendas…
A Apple está agora a fazer MacPro no USA!
E sim, já era altura da Apple e etc’s se mudarem para países de primeiro mundo como Portugal…
Só que é mais fácil dizer que fazer… é que na China, já têm lá os fornecedores todos, e qualquer problema com a produção, resolve-se num minuto…
Era isso, o mac pro.
Quanto ao nexus Q o facto de ser produzido nos USA nada tem a ver com o sucesso que teve.
Nem estou a dizer isso 😉
Foi por ser muito caro… mas que era bonito e interessante, isso era… (aliás, parecia um produto até de uma empresa que ninguém nunca ouviu chamada “apple”)
Allahu Akbar! Hahahaha
Outras fontes indicam que afinal não foi o AIR e sim a versão anterior..
Segundo o Porta voz da Vodafone:
“Era um modelo de iPad Retina da geração anterior, não um dos mais recentes dispositivos lançados. A Apple está investigando o caso.”
Não era um Air e sim um da geração anterior.
http://blogdoiphone.com/2013/11/ipad-nao-explodiu/
Começam a aparecer os desmentidos.
“Pois e tal, quando demos a notícia já tínhamos dúvidas se se tratava de um iPad Air ou não …”
Não sei é porque não acrescentam, o que era mais honesto: “Mas como não havia confirmação e uma notícia com o Air vende mais … e se for preciso a seguir faz-se um desmentido … ficou assim” 😉
http://www.valuewalk.com/2013/11/apple-inc-aapl-ipad-air-not-the-one-that-exploded/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=apple-inc-aapl-ipad-air-not-the-one-that-exploded