PplWare Mobile

Aprovado! Táxis podem entrar nas plataformas TVDE e motoristas terão de dominar português

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Alex says:

    Qualquer pessoa a trabalhar no atendimento ao público devia ter de saber falar português.

  2. Filipe says:

    Oh sim, como se tem visto os monhês com carta portuguesa e quando a polícia pergunta como tiraram a carta, só sabem dizer i dont speak portuguese…

  3. Tiago Ferreira says:

    A única mudança que vejo aqui vantajosa para os passageiros é obrigar os motoristas a dominar a língua portuguesa. Querem falar só inglês, vão para os EUA ou para Inglaterra. Em Portugal a língua nativa é PORTUGUÊS!

    • Max says:

      Explica lá o que queres que um motorista de TVDE perceba do que tu lhe digas em português. Alguma vez encontraste algum que não te tenha percebido?
      Eu só preciso que, seja taxista ou TVDE, perceba para onde quero ir e conduza – calado.

      • Esperto says:

        Oh esperto, estás a obrigar toda a gente que pede um taxi/tvde que tenha uma aplicação, um telemóvel, dados ou saiba ler? É isso? Este serviço não deve ser universal? E se ficar sem bateria? E se não sabe falar outra língua que não a portuguesa? Acorda, o mundo não roda à volta das tuas condições de vida.

        • Max says:

          Oh esperto, os táxis é que são serviço público de transportes, os TVDE não.
          Os taxistas tinham exame obrigatório, os TVDE não – os TVDE tinham uma formação e eram avaliados por quem lha dava, sobre condução defensiva, relações interpessoais e atendimento ao cliente, situações de emergência e primeiros socorros.
          Agora têm um exame escrito, no IMT ou a quem o IMT concessionar, de 30 perguntas que é preciso passar 27. Tanto faz que seja português como não.
          De facto, o que foi feito foi uma aproximação do regime jurídico dos TVDE ao dos taxistas, que não agrada nem a uns nem a outros.
          Quanto à questão do português, que alguns lhes parece a questão central – não é, é só uma questão para xico-esperto.

        • Zuckerbot says:

          Para serviço “universal” já tens os taxis convencionais. Ou esses também já obrigam a instalar app?
          O Max tem razão.

          • RicM says:

            Nunca tinha pensado nessa perspetiva de ser um serviço privado, pelo que só usa quem quer, e que a incapacidade de falar o português talvez não seja motivo para impedir a oferta do serviço. No entanto, talvez fosse obrigatório que a plataforma eletrónica permitisse ao cliente saber essa informação sobre o/a condutor(a) de modo a poder optar.

      • Anacleto says:

        Eu já apanhei muitos monhés que mal sabiam falar inglês.

      • jd says:

        NÃO entrando em guerras , mas se acontece algo ao cliente durante a viagem, como por exemplo real que aconteceu aqui na zona do porto um cliente ter uma paragem cardíaca, o condutor precisa de ligar para o 112. Não domina inglês, não domina português, coloca o cliente na rua e vai à vida dele…

        E agora, sendo radical e extremista: está em Portugal, fala português. Porque, se eu vou para fora trabalhar num país, passados 6 meses tenho que saber o básico da língua, porque tenho que ter respeito e interesse em aprender a cultura do país.

  4. Max says:

    A questão dos táxis a operar como TVDE põe-se ao nível da fiscalização – se um táxi estiver numa via BUS a operar como TVDE como é que se fiscaliza? “Ah, e tal tem que ter o taxímetro desligado … se for apanhados é uma infração ao Código da Estrada …” Curiosamente, o IMT e a Autoridade da Mobilidade dos Transportes (AMT) foram críticos da fusão dos dois regimes e as associações de taxistas e de TVDE estiveram contra, mas o PSD insistiu.

    • rui says:

      suponho que se tiver como TVDE a placa no topo terá de ter uma classificação que não corresponde a uma Tarifa de taxi, não podem ter o 1 ou 3 se for em TVDE, diria que um T faria sentido, pois isso afeta mais coisas.

  5. k says:

    Pouco muda. Eles sempre tiveram que dominar português, o exame para a licença TVDE já era em português e no entanto, não faltam deles a conduzir que nem uma palavra sabem dizer ou conduzir pelas leis portuguesas. Vou portanto vou assumir que a licença e a carta lhes devem ter saido nos corn flakes como alternativa.

    Para bem dos passageiros e dos condutores profissionais legais, é necessário haver mais fiscalização. Está cá ilegal ou a cometer ilegalidades, então não está cá a fazer nada.

  6. Danny says:

    É desta que podem levar a tribunal quem comprou a carta e nem fala ou escreve português?

  7. Joao says:

    Que ridiculo , falar portugues para que? Na alemanha ha tvdes que nao falam alemao e nao e problema. Portugal não acerta uma

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.