Portugal: Saiba se o seu município vai ter Internet Gratuita
A Internet é hoje uma ferramenta fundamental para a economia, para a cultura, para a educação, para o turismo, etc.
Com o objectivo de garantir mais e melhor conectividade, a Comissão Europeia criou a iniciativa WiFi4EU como o objetivo de proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais de um município. Saiba já se o seu município vai ter cobertura Wi-Fi em locais públicos.
Iniciativa WiFi4EU
A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para:
- a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos;
- o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.
O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.
Dos 143 municípios portugueses que se candidataram à segunda chamada da iniciativa da Comissão Europeia WiFi4EU, 80 conseguiram vales (lista) no valor de cerca de 1,2 milhões de euros.
Desta forma, eleva-se a 207 o número de municípios portugueses contemplados com verbas para a instalação de Wi-Fi em locais públicos, uma vez que na primeira chamada, realizada no final de 2018, foram atribuídos vales a 127 municípios. No total estes municípios, que representam 67% dos municípios portugueses, já receberam já 3,1 milhões de euros ao abrigo desta iniciativa.
Portugal Continental
Açores
Madeira
Nesta chamada estavam disponíveis 51 milhões de euros, tendo havido mais de 10 mil candidaturas a nível da UE. No total, foram atribuídos 3400 vales - no valor de 15 mil euros cada - o que significa que 34% dos candidatos foi contemplado com vales. Portugal teve um resultado superior, dado que cerca de 56% dos municípios que se candidataram receberam vales.
Com a conclusão desta segunda chamada, elevam-se a 6200 os municípios da UE a serem contemplados com vales. Portugal faz parte de um grupo de países em que mais de 50% dos municípios que se candidataram já beneficiaram de vales, a par de outros países como a Croácia, Grécia, Irlanda, Bulgária, Lituânia e Eslovénia.
O Pplware agradece à Officelan pelo alerta para o conteúdo.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: ANACOM
O país não tem “água canalizada” em todo o lado mas quer ter internet… Sempre o telhado primeiro. Enfim
Deixe lá, pois também não vai haver internet em todo o lado, tal como a água canalizada.
😀
Debaixo da ponte também civil
Mas a interneta nao lava mais branco?
A iniciativa é boa, pena que vai ser o local ideal para um hacker se instalar…
lol exactamente xD vai ser o “Continente dos Packets”
Hehehe…free ADSL
Eu preferia ter medico de família …
Nos municipios que já tem…só me convencem que serviu para alguém encher o bolso, pois a rede está lá, funcionar é que já é outra coisa …
a internete já vai fazer de medico de família on line
No concelho de Odemira, nem à borla nem a pagar… chega-se aos meses de turismo intenso e continuo a pagar e não tenho.
Os operadores desculpam-se que as antenas ficam sobrecarregadas mas continuam a receber os montantes contratados. É uma vergonha.
Aqui em Almada já existia wifi gratuito… só que é só junto à Câmara Municipal, junto ao Cristo Rei e junto ao estádio municipal. Ainda existiu em 3 jardins, só que desapareceu sem deixar rasto.
E não é internet para todos. É preciso ir a um serviço público, apresentar o cartão do cidadão para receber uma password e o username.
Em teoria eles estão a cumprir a legislação que obriga (ou pelo menos obrigava) a identificar o utilizador… em outros lados pode preencher um registo e identificar-se como sendo qualquer outra pessoa…
Por cá também havia rede Wi-Fi pública mas mais ou menos por altura desta iniciativa da UE deixou de funcionar. Não conseguir perceber se candidataram-se ou não, mas sei que não foi atribuído subsídio. Por outro lado existem agora muitos aparelhos de Wi-Fi espalhados por algumas zonas da cidade, que não existiam antes… mas não faço ideia para que servem, nem se é algo para disponibilizar como Wi-Fi gratuito ao público ou se é alguma rede privada para alguma outra coisa.
O meu municipio já tem wifi gratuito, apesar de nao constar nesse projeto wifi4eu…
Há municipios que avançaram, já há algum tempo, com iniciativas do género. Lembro-me de alguns da zona Oeste. E antes do WIFI4EU o Turismo de Portugal lançou o Programa Valorizar, que contemplou free WIFI em centros históricos e turisticos.
Ai isso já temos por ca….espero um dia de sol e 2 garrafas de borba tinto reserva.
E a cisco a fazer a festa
Sinceramente…
Muitos dos concelhos nem têm Internet… Uma vergonha este pais devia pensar antes era em saber como gerir tudo isto. Temos um SNS péssimo, sem condições, escolas públicas miseráveis. E depois não há dinheiro para tudo isto mas wi fi grátis ja há.
Sou de Coimbra e aqui so mesmo a pagar, zonas do pais tao povoadas nem wi fi têm. Seria pedir muito ter um sistema de wi fi nacional? E não localizado em cerros pontos?
O interior ta desertificado, então deram net a alguns conselhos. Urbanizar o interior é? Sinceramente este país com partidos socialistas /comunistas não pode andar.
O pior de tudo ~é que este governo e tao mau e tão extremista que não vê isso. É puro neocomunismo so q pior. Tem ideais comunistas mas se esquecem como aplicar esses ideais.
Com tanta coisa má eu acho mesmo que devia emigrar. Talvez o contacto com outras realidades torna-se a sua experiência diferente.
Há coisas a melhorar sempre. Desperdiçar uma política da UE que tem o objectivo de reduzir a exclusão digital e o acesso à internet em sítios (também) remotos só porque temos outras coisas a fazer não me parece racional.
Coimbra tem o Coimbra+ querer uma internet gratuita para uso ocasional a partilhar com mais de 30 pessoas num sitio onde se queixa que a internet que os operadores lhe fornecem não lhe chega, deve julgar que por ser Câmara os operadores dão 100 vezes mais largura de banda pelo mesmo preço
Vejam só os espertinhos a querer meter wifi por todo o lado… Até no deserto…
Só as ovelhas não entendem a agenda escondida por detrás disto….