Interbrand revelou a lista das melhores marcas e há uma que ocupa o pódio há 11 anos
As marcas são parte do nosso quotidiano, havendo até aquelas às quais somos fiéis, enquanto consumidores. A Interbrand publicou a lista das Best Global Brands 2023 e, apesar de muitas estarem estagnadas, em termos de crescimento, há uma que não sai do pódio e tem lugar cativo há 11 anos consecutivos.
Recentemente, a consultora global Interbrand, com mais de 30 anos de experiência no fornecimento de análises de marcas, revelou a sua classificação Best Global Brands 2023, compilando-as num quadro que surpreenderá poucos.
Segundo a consultora, muitas das 100 melhores marcas do mundo estão em estado de estagnação, não registando crescimentos relevantes. Na perspetiva da Interbrand, este abrandamento deve-se a uma "falta de mentalidade de crescimento, uma liderança de marca mais fraca e uma previsão deficiente".
Para a seleção das marcas, a Interbrand tem em conta três elementos essenciais:
- O desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca;
- O papel que a marca desempenha nas decisões de compra;
- A força competitiva da marca e a sua capacidade de criar lealdade e, por conseguinte, uma procura e um lucro sustentáveis no futuro.
Na publicação da Interbrand, lê-se que "nesta década de possibilidades, as marcas que aspiram a uma verdadeira liderança não só têm de proporcionar experiências excecionais aos seus clientes, como também se espera cada vez mais que atuem com integridade, fazendo o que é correto para as pessoas e para o planeta".
Para que uma marca integre a lista que disponibilizamos abaixo, "deve ser verdadeiramente global, tendo ultrapassado com êxito as fronteiras geográficas e culturais". Além disso, "ter-se-á expandido pelos centros económicos estabelecidos e entrado nos principais mercados em crescimento".
Mas, afinal, quais são as melhores marcas de 2023?
Ora, aqui estão as 100 melhores do mundo para 2023:
Dos dados, a Interbrand destaca o facto de a Apple ser a n.º 1 pelo 11.º ano consecutivo e a Airbnb (#46) ter sido a empresa que mais cresceu em valor (+21,8%), apesar de só ter entrado na tabela no ano passado.
Além disso, explica que os setores com melhor desempenho são o automóvel e o luxo, com o valor do setor a aumentar 9% e 6,5%, respetivamente. Aliás, a corroborar esse desempenho, está a BMW (n.º 10), que entrou pela primeira vez no top 10, bem como a Porsche (n.º 47), a Hyundai (n.º 32) e a Ferrari (n.º 70).
Os principais nomes das marcas automóveis aumentaram as pontuações em Afinidade, Confiança, Presença e Participação – principais impulsionadores do valor da marca, – aumentando, em última análise, a sua conexão com os clientes.
Esclareceu Greg Silverman, diretor global de Economia de Marca da Interbrand.
Este ano, a tabela recebeu uma nova marca, a Nespresso, que se estreia na posição 98.
Este artigo tem mais de um ano
As quatro empresas mais valiosas segundo este índice – Apple, Microsoft, Amazon e Alphabet – já tiveram cotação bolsista (valor de mercado) acima de 3 biliões de dólares (bilião = milhão x milhão, e não mil milhões).
Qual é o atual valor de mercado e a variação do valor das ações nos últimos 365 dias:
– Apple: 2,91 Bi (+26,6% de subida do valor das ações no último ano)
– Microsoft: 2,81 Bi (+52,6%)
– Alphabet: 1,74 Bi (+41,7%)
– Amazon: 1,52 Bi (+55,9%)
2023 está longe de ser um ano horrível para as tecnológicas – e o ano ainda não acabou 🙂
“2023 está longe de ser um ano horrível para as tecnológicas – e o ano ainda não acabou ” Eu entendi a “boca”. Agora tente dizer isso às milhares e milhares de pessoas que perderam os seus empregos por todo o mundo. Que grande “ânimo” o seu. Que comentário estúpido.
2023, a nível mundial, foi um ano de crescimento económico e em que o emprego diminuiu.
Taxas de desemprego (estatísticas das Nações Unidas)
– 2019: 5,5%
– 2020: 6,6%
– 2022: 5,4%
– 2023: 5,3% (projeção)
Desliga o palpitómetro e informa-te. Há entidades especializadas em previsões económicas e desemprego. Andaste a chatear o pessoal – “e o ano ainda não acabou” – estupidamente.
https://pplware.sapo.pt/informacao/os-despedimentos-continuam-agora-e-o-paypal-cortar-2000-postos-de-trabalho/
Correção: Acima, 2023, a nível mundial, foi um ano em que o desemprego diminuiu (o emprego aumentou)
https://unstats.un.org/sdgs/report/2023/Goal-08/
Falta a Mercedes em #7 no top 10 que é também automóvel e luxo.
Jack Daniel’s , aquele bourbon rasco nos 100 1⁰s?!
Tudo dito em relação aos restantes classificados. Para ignorar.