Intel deverá produzir Chips para iPad, iPhone e iPod
O mundo da tecnologia está ao rubro para os lados de Cupertino. Além do ascendente tecnológico e do ascendente financeiro, a Apple tem hoje um poder determinante no próprio mercado de produção de componentes.
A Samsung tem sido um parceiro importante na politica traçada pela Apple. Os componentes do iPad, iPhone e iPod têm determinado um avanço significativo na propagação destes dispositivos nos meios de consumo. A parceria entre a marca americana e a marca coreana tem sido de sucesso.
No entanto, a relação entre as duas empresas azedou recentemente, com a acusação feita pela Apple à Samsung por usurpação de tecnologias patenteadas pela Apple. A Samsung ripostou e numa contra-ofensiva colocou também à Apple uma acção judicial.
Num artigo lançado ontem, Gus Richard, analista para o mercado de semicondutores da empresa Piper Jaffray, escreve que a Intel não irá ter mercado na próxima "onda" de computação. A empresa deverá considerar o desenvolvimento de micro-processadores que a Apple utiliza nos seus iPhones, iPods e iPads.
Escreve o analista que a Apple deverá ter todo o interesse em afastar-se da Samsung agora que o conflito por patentes está a intrometer-se entra ambas, deixando claramente uma porta entre-aberta a um parceiro já conhecido na linha de computadores pessoais (Macbook) da empresa de Cupertino.
“We believe Apple is shifting away from Samsung” writes Richard, citing efforts by the company to get memory chips from Elpida, Toshiba, and Micron Technology (MU), and what may be a foundry arrangement with Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSM) staring in Q4.
A Intel tem todo o interesse em ter como parceira a Apple, podendo dominar o mercado dos tablets da mesma forma que o conseguiu com os PCs baseados em Windows, onde manteve uma parceria longa e lucrativa com a Microsoft. Barrons
Este artigo tem mais de um ano
Eu ainda axo ke samsung vai dominar o mercado mas isso é realtivo
Talvez, mas vale lembrar que quem mudou no passado foi a Apple, não a Intel. Não foi a Intel que passou a produzir para a Apple, foi a Apple que passou a usar os processadores da Intel e a Intel não fez nenhuma concessão à Apple.
E continua a ser parceira da Microsoft.
E está a lançar o Z670 o primeiro Atom da série Oak Trail (provavelmente agora vai passar a chamar-se Oak View) e já está a trabalhar na série Cedar View.
Ainda há muita vida na arquitetura x64…
“a Intel não fez nenhuma concessão à Apple”??
Deverias rever um pouco a história. Nos primeiros anos a Apple conseguiu ter alguns dos processadores da Intel antes da concorrência. E o primeiro processador do MacBook Air foi desenhado à medida a pedido da Apple e mais tarde disponibilizado ao mercado.
Quase de certeza que a Apple obteve preços especiais pelo acordo de exclusividade com a Intel.
Quanto à situação hipotética aqui levantada, se por acaso a Intel fabricasse o sucessor do processador A5 ou outros chips a pedido, certamente que seria a Intel a fabricar para a Apple, dado ser a Apple a desenhar o processador e a ter uso exclusivo – é essa a hipótese levantada pelo analista se se ler o texto original.
Não me parece que seja a questão dos processadores a ser levantada! Isso não faria sentido já que a Samsung vende chips, mas não de processadores…
A Samsung desenha, fabrica e vende processadores ARM!
Quase todos os processadores (se não todos) usados nos vários modelos de iPhone foram fabricados pela Samsung.
Há cerca de um ano a Apple passou a desenhar os seus processadores mas o fabrico continuou na Samsung.
Basta ir à fonte… o analista levanta a hipótese de Intel passar a ser a nova fábrica para a Apple.
É, o primeiro Air tinha um Mobile Core 2 Duo Merom especial, mas foi só mesmo no início. No fim de 2008 (o Air foi lançado em janeiro de 2008) os Air passaram a ser equipados com um Core 2 Duo Penryn standard, e a gama Merom foi descontinuada em 2009.
E isso não é nem vagamente parecido com o que o tipo do artigo diz. O que o tipo basicamente diz é que a Intel devia passar a produzir processadores desenvolvidos por terceiros e que *concorrem* com os seus próprios produtos.
Vê a coisa assim, a Intel gasta rios de dinheiro nos Atom, já está a, pelo menos, conceber as 2 próximas gerações deles, e vai passar a produzir processadores que concorrem contra isso?
É que é já a seguir.
O que o analista aponta não passa de especulação, uma espécie de sugestão, que realmente não parece muito provável.
No entanto, não deixa de ser verdade que há várias grandes companhias de chips que fazem exactamente isto e com bons resultados, mesmo sendo para concorrentes. A Samsung é um dos casos, a AMD tornou as suas fabricas em entidades independentes que fazem o mesmo.
Este tipo de solução permite rentabilizar as fábricas e obter lucros con produtos e mercados que acabariam por estar inacessíveis – se a Intel não produzir haverá sempre quem o faça e não será por isso que o Atom se tornará mais competitivo.
Eu também acho que a Samsung vai dominar o mercado mas isso é realtivo…
Isto vai ter dois resultados… O primeiro vai ser o aumento do preço dos produtos Apple, ou então a empresa vai lucrar menos…
Por outro lado, com um pouco de jeito, daqui a uns tempos quem quiser um Windows 7 ou 8 no iPad, vai ser só pedir…
A hipótese levantada nada tem a ver com a Apple passar a usar o Atom! É o inverso! É a Intel passar a fabricar os chips que a Apple desenha para si própria.
A ARM é Inglesa e foi agora adquirida recentemente não sei se pela totalidade, ou sei que esse negocio se concretizou .
A Apple a desenhar processadores ??????????……….. nem brinquem com coisas muito sérias , a Apple quanto muito pode pedir certas caracteristicas serem usadas nos processadore que encomenda , mas que eu tenha conhecimento os processadores ARM que equipam outros smartphones são iguais aos da Apple na velocidade de relogio no front dide bus etc ….. não sei aonde inventaram essa história .
Cumprimentos
Não é invenção, a Apple desenha e projecta os chips a Samsung, como parceira tecnológica, tem uma quota parte na produção mas o fio tecnológico é Apple. Estás esquecido que a Apple é das empresas com mais patentes registadas? 😉
Não é à toa que a Apple escolheu a Samsung e estes dois últimos processadores são desenho exclusivo Apple….
A Apple não desenha processadores. A apple desenha (projecta) SOC’s (system on chip). Um SOC é constituido pelo processador, memória e periféricos.
Um dos grandes trunfos da ARM foi que esta não implementava fisicamente os seus processadores. Desenhava o núcleo, mas não os produzia fisicamente. As empresas é que compravam o núcleo e o integravam num SOC. Depois há aqui variantes. O A4 ou A5 não é nenhum processador, é um SOC. Nem sabemos muito bem o que está lá dentro. A Apple desenhou um SOC à sua medida, enquanto que a maioria dos outros fabricantes partilham um SOC comum.
Exacto, quando refiro o “chip” refiro um sistema que “Nem sabemos muito bem o que está lá dentro”. O SoC ou System-on-a-chip é um conjunto de componentes que a Apple desenhou e a Samsung produziu. O Apple A5 é um PoP (package on package) com CPU dual-core ARM Cortex-A9 MPCore e um GPU dual-core PowerVR SGX543MP2.
Este PoP contem ainda 512 MB DDR2 RAM de baixo consumo a 1066 MHz…. além de algo mais que só a Apple e a Samsung saberão.
a appple é muito fina e isso vai levar à sua aniquilação.
Um SOC neste caso não deixa de ser um processador, pois continua a encaixar na definição de processador – basicamente porque integra o núcleo de processamento!
Mas tirando esse à parte, o facto da ARM desenhar e definir as especificações dos núcleos, não significa que as empresas com licenças não possam fazer certas modificações e desenhar à sua medida – respeitando na mesma as especificações definidas pela ARM. A Apple tem tido um enorme esforço na optimização do consumo do processador, e com o A5 viu-se igualmente uma boa aposta em termos de performance (nem me refiro à parte gráfica) face à concorrência.
sabes qual a diferença entre um microprocessador, um microcontrolador e um SoC?
É que da forma que falas um microcontrolador também é um microprocessador
é que um galinha é um animal, mas um animal não é uma galinha
@ Sergio
Eu disse que neste caso o SOC é um processador. Ou será que tb vais deixar de chamar processador aos processadores da Intel e AMD que têm cada vez mais sistemas integrados no chip!
Há que ter noção das coisas…
A ARM não foi adquirida por ninguém, nem em parte!
A Apple desenha processadores, sim! A Apple adquiriu há alguns anos duas companhias especializadas nesta área, tendo já produzido o A4 e o A5.
São todos processadores ARM, mas tal não significa que sejam todos iguais, da mesma forma que há uma enorme variedade de processadores x86. É sempre possível criar com algumas características diferentes e fazer optimizações.
Se fossem todos iguais não se viam diferenças de performance óbvias entre o A5 e o Tegra2 apesar de ambos serem baseados no Cortex-A9 – e não me refiro à parte gráfica!
tantos comentários por causa de chipsss
hahahaha a Intel agora fabrica os desenhos da Apple hahahahaha
Pois é chamar socket um ”cpu” é no minimo bizarro , então conta lá a Apple também desenha os processadores que a Intel fabrica o socket é que se calhar é diferente (não sei se é assim , mera pergunta de retorica ) , mas isso são outros 500 .
Acerca da ARM se ainda não foi adquirida estará para ser infelizmente .
Cumprimentos