Incêndio em oceano no México provocado por fuga de gás
O México assistiu a um evento assustador, em alto mar. Devido a uma fuga de gás, um incêndio deflagrou na superfície do oceano, transformando uma vasta extensão de água num inferno e recrutando enormes navios para tentar sufocar as chamas.
Nas redes sociais, o incêndio ficou conhecido como ‘Eye of Fire’ (em português, olho de fogo).
O dia de ontem surpreendeu o México com um incêndio que deflagrou na superfície do oceano. Este resultou de uma fuga de gás proveniente de uma conduta subaquática e transformou uma vasta extensão de água num inferno em ebulição.
Os registos em vídeo do incêndio mostram momentos assustadores e inacreditáveis. Para o combater, foram chamados três enormes navios.
🚨 Sobre el incendio registrado en aguas del Golfo de México, en la Sonda de Campeche, a unos metros de la plataforma Ku-Charly (dentro del Activo Integral de Producción Ku Maloob Zaap)
Tres barcos han apoyado para sofocar las llamas pic.twitter.com/thIOl8PLQo
— Manuel Lopez San Martin (@MLopezSanMartin) July 2, 2021
Incêndio em pleno oceano
O incêndio ocorreu perto da península de Yucatan, numa plataforma petrolífera offshore da Pemex, uma companhia estatal. Tendo deflagrado às 5h15 da manhã, hora local, inflamou as águas a 150 metros da plataforma. Mais do que isso, não resultou em quaisquer ferimentos ou mortes humanas, bem como não implicou qualquer evacuação. A empresa declarou que as condições normais de funcionamento foram restabelecidas às 10h45 locais.
De acordo com o chefe do regulador de segurança petrolífera do México, o incidente “não gerou qualquer derrame”. No entanto, não revelou o que pode ter provocado o incêndio em pleno oceano, nem o que estava exatamente a arder.
Por sua vez, uma fonte anónima disse à Reuters que “turbomáquinas das instalações de produção do Ku Maloob Zaap foram afetadas por uma tempestade elétrica e por fortes chuvas”. Esta declaração não foi, ainda, confirmada pelos especialistas.
Felizmente, o incêndio não parece ter tido um impacto generalizado. Contudo, as consequências associadas às espécies locais continuam pouco claras.
Ainda assim, a Pemex possui um longo historial de acidentes industriais semelhantes. Ao longo de sete anos, morreram mais de 100 pessoas, na sequência de incêndios e explosões associados à Pemex.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Interesting Engineering
Neste artigo: Incendio, México, oceano, Pemex, petrolífera