PplWare Mobile

Inacreditável: Avião Boeing 737 MAX 9 perde porta em pleno voo

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Aves says:

    Nuns lados dizia-se porta, noutros janela – não é nem uma coisa nem outra.
    Diz a Reuters que originalmente seria uma porta de emergência – mas as companhias de baixo custo fecham-na e criam mais uma fila de lugares. Diz que a fuselagem para o Boeing 737s é feita pela Spirit AeroSystems, com sede no Kansas, que se separou da Boeing em 2005.
    A foto mostra o buraco da porta/janela, a fila de bancos e uma máscara de oxigénio por cima do banco.
    Não diz se ia alguém sentado naqueles bancos. Se não tinha o cinto posto não vejo como se segurava. Um valente susto para todos.
    https://www.reuters.com/business/aerospace-defense/us-safety-board-investigating-alaska-airlines-boeing-737-max-9-emergency-landing-2024-01-06/

    • LG says:

      Estiveste perto. Essa saída de emergência é obrigatória quando a fuselagem contem um número superior de lugares para corresponder ao requerido na regulação da FAA. (Um avião tem que ter X portas de emergência / passageiro). Nas companhias de baixo custo, essa saída de emergência existe. A Alaska Airlines não é um companhi low-cost e a fuselagem do 737-9 MAX deles tem 178 lugares. Um 737-8 da Ryanair (já este modelo cuja fuselajem é mais pequena) tem 197 lugares.

      • Aves says:

        Leste o que diz a Reuters (link)? Vê bem a foto do link – não há lá nenhuma porta de emergência, há duas filas de assentos.

      • Aves says:

        OK, tens razão. O Boeing não perdeu uma porta, perdeu a parte da fuselagem onde pode ser instalada uma porta. A porta não estava operacional porque a Alaska Airlines não é um companhia low-cost. Diz a Reuters:
        “Uma seção da fuselagem reservada para a porta opcional desapareceu, deixando uma lacuna em forma de porta. O assento ao lado do painel, que continha uma janela comum, estava desocupado.
        A porta extra é normalmente instalada por companhias aéreas de baixo custo usando assentos extras que exigem mais caminhos para evacuação. No entanto, essas portas estão permanentemente “conectadas” ou desativadas, em jatos com menos assentos, incluindo os da Alaska Airlines.”

  2. Joao Ptt says:

    Novamente um problema grave com um Boing 737 MAX. Depois de mais de 1 ano proibido de voar em todo o mundo (março de 2019 a novembro de 2020) cá está ele de novo com problemas. De notar que de 2020 a 2022 praticamente não circulavam aviões de passageiros por conta da pandemia de COVID-19 e de todas as restrições internacionais. Espero que isto não seja mais um indício de problemas por resolver.

  3. Keyboardcat says:

    Certamente que os 10 Airbus A320neo que an Alaska Airlines vendeu à American Airlines no ano passado vão continuar a operar sem interrupções. Sorte para os passageiros da American.

    • Aves says:

      Isso foi porque a Alaska Airlines comprou a Virgin America que operava com Airbus. Vendeu os Airbus (Vi isso quando quis perceber a sua dimensão. Não é uma low cost, ao contrário da Virgin, que era).

      • Keyboardcat says:

        Quando a compra da Virgin era assumido que a frota ia ser transferida para a Alaska.

        Mas a decisão de venda dessas aeronaves posteriormente partiu da Alaska, visto a maioria desses A320neo terem sido entregues depois da aquisição da Virgin. Um decisão feita por motivos económicos e logísticos, para evitar operar dois modelos distintos de narrow body.

        Agora a maioria dos seus narrow bodies estão parados, ao contrário da American Airlines. Espero que economicamente ainda tenha sido uma boa opção.

        Para an American foi de certeza, podem agora vender os seus bilhetes a preços premium. Certamente eles agradeceram o negócio.

  4. Gambito do Rei says:

    eu sei que não vou voar nessas coisas mal feitas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.