Huawei não vai apostar no Windows 10 por falta de diferenciação
A posição que a Huawei tem neste momento no mercado dos dispositivos móveis torna-a já um parceiro muito interessante para qualquer um dos sistemas operativos abertos a fabricantes.
A posição maioritária da Huawei está no Android, mas no seu passado teve já uma proximidade com o Windows Phone. Mas tudo indica que ainda não será com esta nova versão do Windows 10 para dispositivos móveis que se dará uma nova aproximação, muito por culpa da impossibilidade de diferenciação nesse mercado.
As posições da Huawei face ao Windows Phone são bem conhecidas de todos. Depois de terem chegado ao mercado com o W1, o seu único smartphone com Windows Phone, a Huawei depressa percebeu que este não seria o caminho mais indicado.
Desenvolveu a sua interface própria no Android e a partir dai tem sido esse o seu sistema operativo de eleição, com cada vez mais sucesso junto dos consumidores.
A questão Windows Phone nunca ficou resolvida na Huawei e frequentemente surgem novas afirmações das suas equipas de topo que voltam a dar indícios de que a experiência não teve os resultados esperados.
Desde o facto de não terem ganho qualquer dinheiro com os equipamentos com Windows Phone até à dificuldade que é vender equipamentos com este SO, as opiniões sobre o Windows Phone não têm sido as mais favoráveis.
Mas a chegada do Windows 10 e a modularidade que se espera venha a ter na versão móvel julgava-se ser suficiente para voltar a reacender o interesse da Huawei neste SO.
A verdade é que a Huawei parece estar novamente a rejeitar a versão móvel do Windows e quer-se manter fiel e dedicada ao Android.
O grande ponto que impede o investir nesta nova plataforma é a sua fraca possibilidade de customização, o que que impede a Huawei de se distingir e diferenciar da concorrência, sendo obrigada a ter uma oferta similar em tudo o que a concorrência ofereceria.
Esta informação foi passada pelo chefe de marketing da Huawei, Shao Yang, ao site TrustedReviews, onde ficou claro que o interesse no Windows 10 é para já nulo e que a marca não tem planos para abordar este novo sistema operativo.
Mas a Huawei não fecha de forma completa as portas ao Windows 10. Existe alguma margem que poderá ser explorada, mas noutros equipamentos.
A gama de tablets da Huawei pode ser a marca poderá explorar o novo sistema operativo da Microsoft, criando assim uma oferta maior e mais ajustada ao que os utilizadores querem.
Outra possibilidade, que inclusive esteve já várias vezes para surgir e que acaba sempre por ser abandonada, é a criação de equipamentos com Android e com Windows 10, em que o utilizador escolheria qual quereria usar.
Já no passado a Huawei condicionou a adopção de outras plataformas e criação de novos equipamentos às vontades dos consumidores e ao que o mercado pedia, sendo por isso uma incógnita se os planos da Huawei não se alteraram quando o sucesso do Windows 10 para dispositivos móveis atingir o pico que a Microsoft espera.
Este artigo tem mais de um ano
Isto é prova do mau habito que as empresas de hardware ficaram nestes últimos anos. Querem ter o seu próprio SO a custa das empresas de software.
Se as empresas de hardware se dedicassem ao hardware e as de software ao software. Ficamos todos a ganhar…
Querem ter “o seu próprio SO”, mas não querem fazer o seu próprio SO… porque isso dá trabalho, é preciso pagar a armadas programadores de primeira classe… e gerir esses RH todos…
Sinceramente fiquei contente e descansado com esta noticia…sinal que a Microsoft não quer fazer do seu SO a “salganhada” que a Google deixa fazer com o Android. Faço votos que a noticia se confirme…
Concordo
Luís, só compra quem quer! A verdade será sempre essa! O resto fica para o pessoal como nós (julgo que fui explícito)!
+1
No caso da Huawei com o seu EMUI, a experiência android é mto boa, pena é que não quisesse/pudesse retirar do android os rastreios que a google põe no SO. Smartphone com android, privacidade = nenhuma. Com a Huawei o tráfego de dados é engraçado, é o smartphone a enviar dados para a China (huawei) e para a America (google), e updates da huawei e da google para o SO, nada, que dados os smrtphones andam a enviar ?
Tens a Apple que controla o hardware e o software. Tens a Microsoft que controla o hardware e software. E não é por isso que fazem mau trabalho.
A Apple e a Microsoft, desde a sua origem desenvolveram hardware e software. Apesar de estarem mais dedicados ao software.
A Huawei, HTC, Samsung, LG, etc…, sempre se dedicaram ao desenvolvimento de hardware. E com o surgimento do Android essas empresas passaram a querer mexer no software, só porque sim. Visto que na realidade elas não trazem nada de novo.
Depois, esta desculpa não faz sentido nenhum, porque podem muito bem desenvolver apps exclusivas para os seus equipamentos com WP. A Microsoft e a Samsung, fazem isso.
+1
“Microsoft, desde a sua origem desenvolveram hardware”??
Só se a origem da Microsoft é mais recente que a data oficial!
Não à como negar que no inicio a Microsoft só fazia software. Mas a divisão Microsoft Hardware também não é assim tão recente como pensas. A divisão foi criada em 1982, 7 anos depois da Microsoft ser fundada, para desenvolverem o Microsoft Mouse. A divisão manteve-se basicamente só na área dos periféricos até ao lançamento da Xbox em 2001.
Se não estou enganado, a MS lançou o início dos anos 2000 um tablet PC, já não me recordo se com a marca MS ou outra – sim, ainda antes de haver iPads.
Já não me recordava desse tablet PC, que corria WinXP…
Seria interessante o pplware, desenvolver um artigo ou uma serie de artigos a falar sobre a historia da Microsoft e da Apple.
(Se quiserem uma mãozinha… estou disponível é só enviar mail…)
Correcto, mas esse Tablet PC era um protótipo para o programa Microsoft Tablet PC lançado no inicio dos anos 2000.
35 anos é muito recente sem duvida… ainda nem a Huawei existia, já a Microsoft andava no mundo do hardware.
http://www.microsoft.com/hardware/en-us/30-years-of-hardware
E já agora, para não dizerem que “ratos e teclados” não é hardware, a Microsoft em 1980 desenvolveu um hardware para equipar o Apple II, sim não me enganei, equipar o Apple II para ter um melhor desempenho: http://apple2info.net/index.php?title=Microsoft_SoftCard
http://www.pcmag.com/slideshow/story/300240/the-secret-history-of-microsoft-hardware
http://www.thewindowsclub.com/microsoft-hardware-history
–
Como o Vitor M., disse no outro artigo… deviam estudar um pouco da historia da Microsoft e também da Apple…
Não fazia ideia que os ratos e teclados corriam o DOS ou o Windows! Nem essa placa corria um sistema da Microsoft… até nem criada pela Microsoft, foi contratada a outra empresa!
O facto é que a origem da Microsoft não está ligada ao desenvolvimento de hardware.
+1
Há uma coisa que vale a pena estar “coca”:
– A Microsoft investiu na Cyanogen (não é muito dinheiro, mas vale pelo significado)
– A Cyanogen quer “tirar o Android da Google”
– Tirando o “Android do Google” fica sem o Google Play e mais uma série de serviços Google
– Porque não substituir no Cyanogen os serviços Google pelos serviços Microsoft?
Bem observado…
Mas o que é que isto tem haver com esta noticia?
Peço desculpa pelo incómodo causado a V. Exª.
Só queria salientar – como fizeram alguns sites – que a Microsoft pode não estar a jogar só no Windows Phone.
Não foi incomodo nenhum…
Apenas achei que essa observação estava mais adequado a outro artigo recente. 😉
E substitui também as milhares de aplicações existentes no Google Play pelas 2 ou 3 existentes da MS para Android?
Não, mas substitui o Google Drive, Gmail, etc., por produtos MS 🙂
2 ou 3 apps da Microsoft para Android?
Ora vê: https://play.google.com/store/apps/developer?id=Microsoft+Corporation
E quantas apps tem a Google para WP?
Dica: 1
A verdade é que cada vez fazem menos falta.
Ainda hoje li um artigo que dizia que a melhor app de gestão de mail da Google no iOS era o Outlook.
Como no Windows 10 a app do outlook será integrada no sistema, as apps da google não fazem falta – a MS tem bons mapas, bom browser, bom gestor de mail, boa cloud, bom office, etc., etc.
Google no Windows?! para quê?!
Havia uma que fazia falta no WP se a google deixasse, a app YouTube. Tive a oportunidade de experimentar a app que a Microsoft fez antes da google chorar e obrigar a MS substituir a app por um simples link. Era no mínimo muito interessante. De resto partilho a tua opinião, apps google para que?
Experimenta o tubecast, não sei para que querem a aplicação da google se ha tantas que funcionam tão bem e mais intuitivas como o caso da que referi.
Mesmo para que é que precisas de usar Gmail?
Podes por a conta do Gmail a reenviar para outra conta, e está feito.
Podes configurar a conta Gmail no cliente email do windowsPhone dahhh
Isso foi escrito no The Verge e no Windows Central.
Fica sem uma serie de serviços google ???? AINDA BEM ! Acho que os utilizadores android já estão a ficar fartos da falta de privacidade que a google lhe retira. Antes gostava muito da google, mas neste momento dispenso e passava muito bem sem ela.
Quando alguém compra um smartphone neste momento, está implícito que vai ser rastreado. O SO serve para correr sobre o hardware, o utilizador deve ter a liberdade de instalar o que lhe apetece, e não imporem ao consumidor aquilo que eles acham que o consumidor quer. Mas a opção é sempre de quem compra, antes de comprarem informem-se.
Mas onde está a novidade nesta notícia?!
A Huawei anda há meses a mandar destas bocas, não é de espantar tal opinião.
Os Windows10 mobile deveriam ser só Lumias e pronto, as restantes marcas não acrescentam nada..
Nem mais… So lumias e ponto final paragrafo!
No fundo so a MS, com os seus lumias todos, consegue abranger todos os mercados!!
A MS não precisa das outras marcas para nada….
Huawei???? são aqueles telemóveis que compramos e depois não são atualizados, certo?!!!!!!! longe com isso!!!
Que continuem o seu bom trabalho com o android, de lhe meter lag e nunca mais os actualizar…. Keep going Huawei!!!!
LoL, Huawei é isso, compra-se um smartphone e não há updates nem de SO, nem de correcção de bug’s. E num mercado dinamico quem compra Huawei lentamente vai entrando na pré-história.
Verdade seja dita… …só um burro optaria por um huawei na compra de um wp face aos “nokias”.
Também não faz falta.
Traduzindo, que se dane o usuário, vamos enfiar lixo e acabar com a esperiencia de uso.
Vou dar um exemplo, comprei um notebook e o mesmo estava lento de dar dó, a ponto de nem conseguir abrir o navegador, dai depois de muito custo removi todo o entulho e agora até consigo jogar uns mobas, a M$ devia seguir o caminho da apple e se livrar de TODOS o OEMs é só fazer seu próprio hardware.