Huawei alerta Portugal sobre processo 5G e custos “astronómicos”
O 5G em Portugal continua a ser um tema em aberto. Em setembro de 2023 a Huawei Portugal avançou com uma ação administrativa contra a deliberação sobre equipamentos 5G da Comissão de Avaliação de Segurança. A empresa chinesa fez agora um aviso a Portugal sobre o processo e custos associados.
5G: Custos do processo “podem ultrapassar mil milhões de euros”
O embaixador chinês em Portugal avisou recentemente Portugal que afastar a empresa de telecomunicações Huawei do processo do 5G, por motivos de segurança, pode interromper o processo, implicando custos que “podem ultrapassar mil milhões de euros”.
Na entrevista à Lusa, Zhao Bentang referiu que a empresa chinesa está presente em Portugal há mais de 20 anos, e há uma “relação muito boa de benefícios partilhados”, contribuindo para o “desenvolvimento das telecomunicações”.
Bentang referiu que “Se a Huawei não puder fazer negócios de 5G em Portugal”, este processo “será influenciado e até parado”. O embaixador chinês frisou ainda que o “assunto causa choque para as empresas portuguesas e até para os clientes portugueses”, uma vez que “muitas empresas precisam dos negócios” do 5G da Huawei para se desenvolver e face à incerteza também sobre o desenvolvimento das tecnologias.
De relembrar que há 3 anos, em 2020, a UE acordou um conjunto de recomendações apelidadas de "5G Toolbox", que previa a exclusão de fabricantes considerados de alto risco do núcleo das redes 5G.
Em setembro de 2023, a Comissão Europeia referiu que cabia aos Estados-membros da União Europeia (UE) decidir que fabricantes excluir do desenvolvimento das redes móveis de quinta geração.
O 5G representa a mais recente geração das redes móveis, melhorando a capacidade das mesmas em oferecer novos serviços. Ao contrário das tecnologias anteriores, muito centradas nos serviços ao consumidor, o 5G foi desenvolvido de forma a facilitar o desenvolvimento de serviços a empresas e à sociedade em geral.
Se for esse o custo do afastamento da Huawei então que seja! Passo bem sem 5G e julgo que quase todos os clientes nacionais diriam semelhante.
Paulo Jorge, e eu passo muito bem sem futebol.
Vamos acabar com o futebol?
É já para hoje… O meu umbigo é do tamanho do mundo.
Es daqueles que não pensa por si.. E acredita em tudo o que lhe dizem na televisão…
a Huawei é melhor que Apple e Microsoft e google… Por isso mesmo é que os Estados Unidos da América a queimaram para protegerem as suas empresas nacionais que iam ser passadas pela Huawei.
Agora dizeres que Portugal não deve investir no futuro? No 5G? Ja somos o cu da Europa ainda queres ficar maia atrasado?
Portugal é mas é uma anedota e um cão mandado que faz o que a América e a UE manda.. Se tivesse vergonha deixava a Huawei implementar a 5g que detém a melhor 5g do Mundo.
Longe disso, já aqui está um contra.
Se for necessário isola-se os routers numa gaiola de Faraday, é preciso é routers 5G baratos, porque atualmente custam um balúrdio.
Não admira que os operadores portugueses tem a internet 5G mais rápida da Europa e os operadores continuam sistematicamente a prolongar o uso gratuito do 5G, ninguém usa !
E ainda há quem insista que o bloqueio dos EUA à Huawei, que se estendeu a países da UE e outros, foi por causa das vendas dos smartphones da Huawei estarem a ultrapassar as do iPhone.
Foi mesmo por causa dos smartphones que o embaixador chinês ameaçou que as relações de Portugal com a China seriam prejudicadas 😉
Aves, os EUA decidiram sancionar a Huawei porque a Huawei, no seu vasto ramo de negócios, que não são apenas os telefones, estavam a pôr em perigo de sobrevivência várias companhias americanas.
E todos nós sabemos o que acontece quando essas situações surgem, sanções e mais sanções.
Por coincidência ou não, quando a Huawei foi sancionada, as vendas de smartphones Huawei estavam quase a ultrapassar as da Apple e Samsung.
Mais um ou dois anos e a Huawei seria a maior fabricante de telefones.
Pensar que este não é um factor de peso é mesmo não querer ver as coisas como elas são.
Seja como for, explique me lá então, e já que diz que as razões para o bloqueio são os routers e redes, porque razão os EUA não sancionam esse ramo de negócios apenas e deixam a parte dos telefones em paz?
Se as vendas de telefones não fazem mal aos EUA, porque sancionar a obtenção de chips e Google para os telefones da marca?
Difícil explicar, não é?
Alguém anda a comer gelados com a testa, e não sou eu.
O objectivo dos EUA é simples, a Huawei tornou se demasiado grande e é uma ameaça às empresas dos EUA e tem que ser destruída.
Mas não será, porque a China ajuda a Huawei, que é o seu dever, da mesma forma que os EUA ajudaram a Apple sancionando a Huawei.
Ou vai dizer que os responsáveis da Apple ficaram tristes com tudo o que aconteceu á Huawei?
Já só falta isso…
Cá espero pelo Huawei P70 Pro.
Em relação às relações de Portugal com a China serem prejudicadas, elas já foram prejudicadas.
Não só com Portugal mas com outros países.
Porquê? Devido à incrível subserviência que a Europa tem com os EUA.
Somos um brinquedo para eles, uns Caniches que fazemos tudo o que dono manda.
Por vezes, aliás, maior parte das vezes, contra os próprios interesses e isto é uma coisa que só se explica pela simples razão que temos perfeitos idiotas ao leme da Europa.
Por isso as coisas estão como estão…
Deixa de tentar fazer dos outros anjinhos. A China reivindica como águas territoriais o que está dentro do seu mapa dos 9 traços (link), que nada tem a ver com as 200 milhas reconhecidas na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”. As Filipinas levaram o caso contra a China ao Tribunal Internacional do Direito do Mar, em Haia, em 2016, que de forma inequívoca lhe deu razão … só que a China nunca reconheceu a decisão. Isto é o exemplo mais evidente do imperialismo chinês que coloca a China em rota de colisão com os EUA e os países do ocidente alargado.
Foi neste quadro, de um potencial e que muitos crêem inevitável, conflito militar entre a China e os EUA e seus aliados, que os EUA decidiram impedir que a Huawei, controlada pelo PCC, dominasse a infraestrutura das redes de comunicações nos EUA, especialmente o 5G. Em caso de conflito militar entre superpotências, ter redes de comunicações seguras e redundantes é um factor crítico – como sabe a China, que deixou de usar equipamento de empresas ocidentais nas suas redes.
É verdade que as sanções dos EUA à Huawei, pelas suas ligações ao PCC, são declarada e abertamente mais restritivas que as aplicadas a outras empresas chinesas – o que impede, por exemplo, a Google de fornecer os serviços Google à Huawei, ao contrário da Xiaomi, Honor (constituída por divisão da Huawei) ou outras. Continua a comer os gelados como quiseres, mas não tentes fazer dos outros parvos.
https://mapamundi.org.br/2023/tempo-quente-no-mar-do-sul-da-china/
Aves, parei de ler em imperialismo chinês e tribunal internacional
Não há ninguém mais imperialista que os EUA, basta ver a quantidade de bases militares que eles têm fora do seu território.
Em relação ao tribunal internacional, vc sabe muito bem que esses tribunais para os EUA só valem quando lhes dá jeito, caso contrário não o reconhecem.
Isto é tão óbvio que nem sei para que escreve essas coisas.
Vc sabe muito bem que para os EUA as leis que se aplicam aos outros não se aplicam a eles.
Tribunal Penal Internacional, acho que é assim que se chama, o tal que determina quem é criminoso de guerra e não é, os EUA não reconhecem qualquer autoridade a esse tribunal.
Mas lá está, se esse tribunal fizer o que eles querem, já dizem ” vêm, nós temos razão”.
Viu alguém dos EUA ser acusado de criminoso de guerra com o que fizeram ao Iraque?
Não? Motivos para isso não faltaram.
Lá está, para mim, tudo é permitido, aos outros aplique se a lei.
Esse tipo de conversa da treta totalmente parcial e cheio de propaganda do nós é que somos os bons e podemos fazer tudo, sou imune a isso.
Repito, sabe quantas bases militares os EUA têm fora do seu território?
Eu ajudo, são quase 800.
Sabe quantas a China tem? Se tiverem uma já é uma sorte.
Agora ajude me no seguinte, para que fim existem essas bases todas?
Já sei, são para levar a paz ao mundo todo.
Acertei? Fantástico….
Ainda quer falar de imperialismo ou ficamos por aqui?
Tribunal Internacional – do Direito do Mar -, emHaia.
Vê aonde fica a fronteira da China e a área marítima dos 9 traços que quer impor e os conflitos que isso tem gerado. Só lês e escreves o que te convém.
https ://www.publico.pt/2016/07/12/mundo/noticia/haia-rejeita-reivindicacoes-territoriais-de-pequim-no-mar-do-sul-da-china-1738011
*aonde???
Aves, aquilo que eu escrevi é a mais pura verdade.
Acho que nem vale a pena discutir isso.
Agora se me perguntar se os Chineses são anjinhos de presépio, não são, mas isso ninguém é, exceptuando a Europa.
Aves, como se os EUA respeitassem as fronteiras seja de quem for.
Poupe-me…
Mais vale mandar tudo abaixo e começar a preparar para o 6G. Isto de fazer tudo à pressa e com uma pandemia pelo meio não resultou.
Os chinocas querem é dominar o mundo, comercialmente já estão, depois militarmente e politicamente…. Andamos a financiar o seu desenvolvimento militar, já estão a mostrar as garras aos vizinhos… Por mim dispenso tudo o que é chinoquices….E pior andamos a enriquecer bilionários ocidentais sem escrúpulos que andam a ganhar mais biliões com os negócios com a china, comprando merdas sem qualidade baratas, vendendo no ocidente caríssimo, rebentando com a industria ocidental
Jaquim, sabendo que os EUA fazem ou fizeram o mesmo nestas últimas décadas, tem algo contra outras nações que ambicionem o mesmo?
Eu bem sei que a ambição dos Portugueses é o deixa andar e um dia de cada vez e amanhã logo se vê, mas os outros podem ter mais objectivos que os nossos.
Entretanto e como já dá prognósticos de guerras futuras, guerras que os EUA nunca fizeram nem nunca estiveram envolvidos em nenhuma desde a segunda guerra, mande aí o seu palpite para os números do Euromilhões.