PplWare Mobile

Huawei: 10 alunos portugueses vão à China ter formação durante uma semana

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Ivo says:

    É com grande entusiasmo que saudamos o regresso do emblemático programa “Seeds for the Future” da Huawei Portugal, uma iniciativa que oferece a estudantes portugueses do ensino superior a oportunidade única de viajar até à China, conhecer a sede da Huawei e aprender com especialistas de renome mundial. Trata-se, sem dúvida, de uma experiência enriquecedora, capaz de abrir horizontes e fomentar o intercâmbio de conhecimento numa era em que a inovação tecnológica é cada vez mais global.

    No entanto, como já se tornou habitual no panorama internacional, não faltarão vozes a levantar preocupações quanto ao impacto de tais iniciativas, quer no nosso governo como o governo do outro lado do Oceano Atlântico. Afinal, nada diz “ameaça à segurança nacional ou existencial” como um grupo de jovens talentosos a visitar laboratórios de tecnologia de ponta e a participar em workshops sobre inteligência artificial ou redes 5G. É provável que, num futuro próximo, surjam declarações solenes alertando para os riscos existenciais de permitir que estudantes portugueses tenham contacto direto com a realidade tecnológica chinesa.

    Talvez, por precaução, se sugira que os participantes regressem a Portugal sem smartphones, ou que as suas notas de viagem sejam revistas por alguma entidade de serviço secreto (Portuguesa ou do outro lado do Oceano Atlântico). Afinal, nunca se sabe quando um estudante poderá, inadvertidamente, trazer consigo um segredo tecnológico capaz de abalar a estabilidade do mundo ocidental. Porque, como todos sabemos, a segurança nacional e existencial depende, acima de tudo, de manter bem guardadas as ideias inovadoras e os sonhos dos nossos jovens.

    Em suma, iniciativas como o “Seeds for the Future” são fundamentais para o desenvolvimento de talento e para a promoção do diálogo intercultural. Que saibamos valorizar estas oportunidades, sem ceder ao alarmismo que tantas vezes tolda o progresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.