Huawei: 10 alunos portugueses vão à China ter formação durante uma semana
A Huawei Portugal traz de volta o seu emblemático programa "Seeds for the Future", no âmbito do qual um conjunto de estudantes portugueses do ensino superior tem a possibilidade de viajar até à China para conhecer a sede da Huawei e aprender com especialistas globais da organização.
Programa da Huawei oferece uma experiência de formação abrangente
Esta é uma iniciativa de formação e desenvolvimento de talentos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que pretende contribuir para um mundo totalmente conectado e inteligente através da capacitação de jovens talentos.
Desde a primeira edição em Portugal, em 2015, no seguimento de um Memorando de Entendimento assinado com a AICEP, este programa já abrangeu mais de 100 estudantes do ensino superior em Portugal.
Após um período de adaptação a formatos online, decorrente dos efeitos da pandemia de COVID-19, a edição de 2025 marca o regresso da tão aguardada componente presencial na Ásia, permitindo que os jovens talentos portugueses experienciem uma imersão única no universo das TIC.
O programa oferece uma experiência de formação abrangente, desenhada para capacitar a próxima geração de líderes digitais, dotando os participantes com conhecimentos fundamentais na área das TIC.
O ponto alto desta experiência será a viagem às instalações da Huawei, mais concretamente a Dongguan e Shenzhen, onde os estudantes portugueses terão a oportunidade de assistir a palestras sobre as mais recentes tendências – como Inteligência Artificial, 5G e Cloud, entre outras – visitar centros de inovação e participar em sessões "Tech4Good" focadas em como a tecnologia pode ser usada para resolver desafios sociais e ambientais, incentivando a inovação com propósito.
Este é um programa especial para a Huawei Portugal. Manter o ‘Seeds for the Future’ reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento do talento português e é mais uma forma de contribuirmos positivamente para o nosso País.
... as visitas às instalações da empresa proporcionarão aos estudantes portugueses uma experiência única e uma preparação mais robusta, alinhada com as exigências do mercado global de TIC, capacitando-os para os desafios e oportunidades que se avizinham.
Disse Diogo Madeira da Silva, Diretor da Huawei Portugal.
A edição de 2025 deste programa selecionará dez alunos das áreas de Engenharia Eletrotécnica, Comunicações, Informática e áreas relacionadas, que frequentem instituições de ensino superior em Portugal com as quais a empresa tem protocolos de colaboração.






















É com grande entusiasmo que saudamos o regresso do emblemático programa “Seeds for the Future” da Huawei Portugal, uma iniciativa que oferece a estudantes portugueses do ensino superior a oportunidade única de viajar até à China, conhecer a sede da Huawei e aprender com especialistas de renome mundial. Trata-se, sem dúvida, de uma experiência enriquecedora, capaz de abrir horizontes e fomentar o intercâmbio de conhecimento numa era em que a inovação tecnológica é cada vez mais global.
No entanto, como já se tornou habitual no panorama internacional, não faltarão vozes a levantar preocupações quanto ao impacto de tais iniciativas, quer no nosso governo como o governo do outro lado do Oceano Atlântico. Afinal, nada diz “ameaça à segurança nacional ou existencial” como um grupo de jovens talentosos a visitar laboratórios de tecnologia de ponta e a participar em workshops sobre inteligência artificial ou redes 5G. É provável que, num futuro próximo, surjam declarações solenes alertando para os riscos existenciais de permitir que estudantes portugueses tenham contacto direto com a realidade tecnológica chinesa.
Talvez, por precaução, se sugira que os participantes regressem a Portugal sem smartphones, ou que as suas notas de viagem sejam revistas por alguma entidade de serviço secreto (Portuguesa ou do outro lado do Oceano Atlântico). Afinal, nunca se sabe quando um estudante poderá, inadvertidamente, trazer consigo um segredo tecnológico capaz de abalar a estabilidade do mundo ocidental. Porque, como todos sabemos, a segurança nacional e existencial depende, acima de tudo, de manter bem guardadas as ideias inovadoras e os sonhos dos nossos jovens.
Em suma, iniciativas como o “Seeds for the Future” são fundamentais para o desenvolvimento de talento e para a promoção do diálogo intercultural. Que saibamos valorizar estas oportunidades, sem ceder ao alarmismo que tantas vezes tolda o progresso.
Sem relavância…..tanto palavreado lamechas!
Sem lamechices e com toda a relevância. Antes jovens neste programa que a darem a vida numa qualquer guerra pos esse mundo fora.