Google promete largura de banda ultra rápida!
O Google arrancou com mais uma etapa no seu crescimento como fornecedores de serviços relacionados com a web e comunicações. O último passo que se agiganta pretende levar a alguns lares, espalhados por determinadas zonas dos Estados Unidos, Internet de banda ultra rápida suportada por tecnologia FTTH ou Fiber-to-the-Home - Fibra para o lar.
Este novo e promissor serviço, pretende oferecer velocidades de Internet 100 vezes mais rápidas do que a maioria dos americanos em geral têm hoje acesso, acima de 1 gigabit por segundo. Pretendem oferecer o serviço a um preço competitivo, pelo menos, entre 50.000 e, potencialmente, até 500.000 pessoas dos EUA.
O objectivo é experimentar novos caminhos para ajudar a tornar a ligação à Internet melhor e mais rápida para todos.
Aqui estão algumas especificações propostas para combinar com este novo tipo de velocidade:
- Próxima geração de ferramentas: Querem ver a imaginação dos programadores e dos utilizadores, e o que podem fazer com a alta velocidade e se a criação de largura de banda poderá, ou não, criar novas ferramentas e novos serviços, provavelmente num patamar que ainda nem sequer imaginamos.
- Novas técnicas de implantação: Irão testar novas formas de construir redes de fibra óptica, e para ajudar a informar e apoiar as implantações em outro lugar, irão partilhar as experiências obtidas com o mundo.
- Acesso Livre: Irão operar em "acesso livre" da rede, dando assim aos utilizadores o ónus da escolha de vários serviços.
Os fornecedores de rede estão a fazer progressos reais para expandir e melhorar o acesso de ultra velocidade à Internet, mas ainda há muito a ser feito. Embora o Google não tenha as respostas "mágicas", tem contudo a vasta experiência para contribuir e dinamizar o objectivo comum de uma Internet mais rápida, e melhor num futuro próximo.
Assim, foi dado o primeiro passo e foi solicitado um pedido de informação, para que as comunidades expressem o seu interesse por este avanço ao dispor dessas mesmas comunidades. Dessa forma, pressionam também os governos locais a darem respostas e feedback.
Homepage: Google Fiber
Este artigo tem mais de um ano
Ora bem, é uma boa aposta deles. Será que nós podemos atrever a dizer que a Google se prepara para um ISP deles?
E aposta deles em ser um serviço gratuito para comunidades parece ser algo muito interessante.
Só faltava virem para portugal 😛
Bom artigo Fábio!
Cumprimentos
Serviço gratuito?? Nada é gratuito, eles vão ter 1Gb a preços competitivos.
Mas vindo do google, se eles continuarem com a proposta das publicidades mesmo na FTTH, esses preços extarão muito baixo em comparação aos concorrentes.
Bem já se tornam incontáveis as iniciativas da Google.
Em tempos tinham lançado o WiMax de borla lá na cidade da sede e agora isto…
O Google vai tomar conta do mundo 😀
Ainda tens dúvidas Vítor? 😀
Nenhuma meu caro. Vai colocar o mundo google-ó-dependente e depois… bom depois é tudo uma questão de dinheiro.
e já não é assim?
Não há esse perigo pois o Google ao contrário de outros monopólios não distribui valor pelos parceiros.
E sem um exercito de parcerios o Google nunca terá grandes sucessos, aliás o unico sucesso é mesmo a pesquisa tudo o resto tem se saldado por sucessos relativos.
No lo creo amigo 😉
Ora bem cá nós não precisamos muito, a não ser que fosse para a Google dar umas “palmadas” à PT monopolista…
Porque de resto temos a “felicidade” de o nosso país ser pequeno e infraestrutura de Fibra ser mais facilmente implementada, para não falar também que a nossa localização geográfica faz-nos ser como quase a “central” da Fibra… (Em sesimbra)
Agora, nos EUA… já imaginaram como não deve ser..?!… Bem complicado mesmo. E por incrivel de pareça eles têm das internet’s mais lentas que há em termos de banda larga. Nos comparativos, Portugal deixa-os a comer pó…
A nivel mundial estamos em 5 lugar se não estou em erro, e é claro, primeiro lugar… Os Samurais…Japão! 😀
Vá Google, mais um ano e compram a lua para montar lá o vosso campus.
E quanto ao preco… E melhor nem falar… de certeza que devemos estar na cauda da Europa para variar. O que serve ter a tecnologia toda quando o departamento fincanceiro decide por precos elevados para encher os bolsos a uns. Em Franca sim… Uns 20 Euros chegam para uma boa ligacao a net em vez dos precos malucos de quem quer enriquecer depressa
Em Portugal com 20e/mês tens acesso a 24Mb na clix e vodafone com trafego ilimitado.
Achas mau? Um trabalhador com ordenado mínimo ganha mais do que isso por dia.
Nem nos podemos queixar muito da PT apsar de tudo contribui para boas velocidades que temos, pois se não tivessemos bons “recursos” não seria possivel.
Acheipiado foi ao PT monopolista LOL não sei não o que o Google está a fazer 😛
Não tenho certeza mas creio que actualmente a Coreia do Sul ultrapassou o Japão, mas não tenho certeza…
A Google não impede a concorrencia, já a PT impede… se eu não tenho Fibra na Clix é graças à PT que não cede o espaço 😉
Porque é que achas que o tribunal já lhes aplicou uma multa por causa disso…
Monopolio é simplesmente travar a concorrência… a Google não trava a concorrencia, faz-lhes frente.. é diferente.
Concordo!
Eu não sei se vçs têm o mesmo sentimento que eu. Mas eu acho q a google está a tornar-se muito perigosa. Eles “pedem” apenas uma coisa em troca ao seus clientes pelos serviços “gratuitos” e que é para alguns mais cara do que qualquer dinheiro do mundo… q é a nossa privacidade. Já faltou mais para termos os senhores da google com uma câmara apontado a nós e a gravarem todos os nossos passos.
Tagus, isso é ilusão…
Privacidade nenhum oferece… a partir do momento que tás na WEB, até usares ou escreveres no pplware, esta a ser “visto” por milhares de Bot’s, incluindo o da Google.
Eles nesse aspecto até são das poucas empresas transparentes e que assumem o que fazem no que toca a “privacidade”…
Há muitas outras que nem falam nisso e essas sim, é que são perigosas 😉
Por cá temos a ligação por fibra óptica às escolas com velocidades muito inferiores durante o dia, à minha ligação de 4Mb em casa. Entregaram aquilo à PT não seria de esperar outra coisa. Arrecadaram muitos milhões e dão um serviço de merda. E aquelas escolas em que metade da rede ainda está por montar. Na minha fizeram as obras em Julho e ainda faltam vários switchs, e estão calados que nem ratos. Fala-se que estão esgotados… quem acredita que a cisco tem switchs esgotados desde julho, deve ser para rir.
O problema é que a maioria das escolas tem a rede mal estruturada. É feito à papo seco.
Conheço muitas escolas que estão na mesma situação mas as velocidades é devido ao facto de terem fracas instalações.
Repara se muita escolas estão na mesma situação e a Cisco só trabalha de junho a julho é normal estarem esgotados LOLOL
Começo a preocupar-me com o monopólio Google…
Espectáculo!
Já me começo a ver a sacar jogos numa hora, filmes em hd num minuto, álbuns de música num segundo…
Vai ser sempre a dar-lhe!
lol Se sacas um filme em HD num minuto, então para sacares um jogo numa hora é porque deve ser um jogo muitoooooo grande! lol
Mesmo a sério!! lolol
Deve ser os jogos q estão para vir q definição HD e já agora 3D com multi vistas aí sim acredito q tenha mais dados q um filme HD.:p
Para muitos isto da Google começar a disparar para todo o lado e a dominar tudo, começa a preocupar. Mas para mim isto é só para colocar a humanidade mais à frente e colocar a concorrência com os pés a mexer se não, serão esquecidos.
Até agora acho que a nível tecnológico nunca vi APENAS UMA empresa a fazer estas inovações todas como a Google!
na maioria dos casos não é inovaçao! invoção foi o motor de busca, quase tudo o resto ou já existia ou foi comprado! mas ainda ssim mérito para eles
O que a google faz é Inovação.
O funcionamento do motor de busca foi Invenção. 🙂
A google Inova em todas as frentes em que se mete mas vamos a ver até quando. Afinal de contas como ditoi pelo sergio, eles compram ou usam standards aberto e optimizam essa mesma tecnologia.
A Google no mercado das telecomunicações…De facto estes gajos estão em tudo… 😉
Não me parece que a Google tenha o objectivo de se tornar um grande ISP, pelo menos para já, eu acho que a ideia deles é mesmo desenvolver a Web e permitir com o estudo de novas tecnologias tornar a Web apenas mais rápida. A Google só terá a ganhar com isto, em primeiro lugar ela vai patentear qualquer grande descoberta que faça, mal consiga isso passa a ganhar dinheiro de todos os ISP’s do mundo para usarem a mesma tecnologia, segundo eles precisam de uma Internet rápida que permita executar aplicações quase à mesma velocidade que uma aplicação no disco rígido para puderem de uma vez por todas criar impacto com o Chrome OS, a ideia do Chrome OS é deixar tudo na Web e para tal eles precisam de uma Web rápida, conseguindo isso, as potencialidades do Chrome vão torna-se exponenciais e a Google conseguirá que o seu pequeno OS se torne um rival de peso tanto para Windows como Mac em qualquer PC (não apenas netbooks), porque aquilo que o Chrome não for capaz de realizar por si só, como jogos e outras aplicações os servidores da Google emulam.
O império da Google é a Web e quanta mais gente tiver acesso a ela, e quanto for mais rápido esse acesso mais a Google tem a ganhar, e se as tecnologias que permitem esse acesso forem criadas pela Google melhor ainda.
Estou de acordo… a google já tem uma jogada “tático-psicológica” a muitos anos xD
Ora aqui está uma boa teoria!
E é bem capaz de ser a conclusão deste assunto.
Na minha opinião a Google não está a tentar monopolizar, como fez a Microsoft. Sou um defensor da Google apesar de não me darem nada por isso, mas os produtos que eles apresentam surpreendem-me dia para dia, têm uma vasta gama de produtos, que no meu caso me dão imenso jeito.
Esta notícia por parte deles é, tal como referido por comentários anteriores, um jogada para conseguirem evoluir mais. Não se esqueçam que a Google faz a maior parte dos produtos abertamente, são fornecidas API’s da google para quase todos os seus produtos, que podem ser utilizadas por qualquer um, ao darem mais largura de banda aos utilizadores estão a “puxar” para que surjam novas ideias e com isso poderem criar produtos inovadores.
Eu inscrevo o Porto para cidade de testes 😀 xD
Acho que o objectivo é mesmo inovação, reparem se os profissionais de rede tem de ter em conta a largura de banda quando criam programa, sites, aplicações e o que pode limitar as suas criação ao ponto de não serem postas em pratica. O que fariam eles se esse problema já não existisse ? inventavam coisas que só daqui uns anos seria suportado por nós, terra lusas, e aí abria-se um nicho de mercado. Bom e quem é o melhor em nichos de mercado !? Apple e Google.
Sorte de quem mora em Portugal, pois no Brasil, onde moro, a internet é mais cara do mundo. Eu pago 60 reais(23 euros) numa internet de 1 mega, que ainda assim é barata, pois tem lugar(Manaus) que chega a custar 700 reais(276 euros).
Apesar de a um preço exorbitante, a ZON já oferece 1Gb à uns meses…
Sou cliente Vodafone e não poderia estar mais satisfeito. Possivelmente daqui a 2/3 anos terei de re-equacionar o meu ISP uma vez que a Vodafone não investiu na fibra, mas a ver vamos.
Cumps
oferece 1Gb? aonde? eu quero… pena não oferecerem em lado nenhum… é apenas marketing
Vão começar testes beta para a internet 2.0 onde vai ser necessário licensa e certificação para navegar e colocar conteudos na net desde um simples post até a software (adeus Open Source).
Tudo será inspeccionado e controlado.
Para fazer login para entrar na internet 2.0 vão ser necessários algum tipo de identificação biométrica.
Para quem tem duvidas já foi elaborada uma “proposta de lei”(bill) no EUA com vista a implementar isto e muito mais.
O Polvo também quer controlar a net.
Cá em Portugal também se fala em fibra todos os dias em todo o lado, mas mesmo onde a fibra já passa provavelmente nem daqui por 10 anos terão fibra a dar mesmo o 1 gigabit, pela mesma razão que não conseguem dar sequer muitas vezes os 8 Megas, porque a infraestrutura deles e as ligações Internacionais não suportam tais cargas! E depois metem tipo 1 gigabit mesmo mesmo… com umas taxas de contenção 1:1000, tráfego ilimitado… até 100 GB e outros mimos do género que já nos habituaram no adsl e que as entidades incompetentes permitem em vez de os obrigar a investir e meter as infra-estruturas como deve ser… ou pelo menos sei lá a dizer a verdade sem truques publicitários de até e tal.
Preços exorbitantes em Portugal… na fibra é, mas não há quem a veja. No ADSL até está bastante acessível, é pena é todos os “ses” tráfego limitado, largura de banda partilhada por até (e muitas vezes é mesmo) 50 outras pessoas posso passar de 24576 Kbps (se lá chegar… por aqui o mais vulgar é entre os 15 Megas e os 18 Megas) para 491 Kbps de largura de banda disponível real o que dá para aí 61 Kb por segundo em alturas que está toda a gente.
Quanto à Google meter-se nos ISP’s, só tem a beneficiar, podem garantir a qualidade dos serviços e não estão dependentes de terceiros e não podem ser penalizados com decisões unilaterais dos seus clientes perderem a conectividade ao seus serviços só porque esta ou aquela empresa acha que os seus clientes não devem ter acesso porque a própria empresa presta um serviço melhor.
Podem controlar mais a vida das pessoas? Claro, mas a vida das pessoas já é controlada pela net, mesmo para quem nem sequer tem ou usa, ou alguma vez usou um computador, é simples… os governos decidiram digitalizar a informação para tornar os seus serviços mais rápidos, eficientes, e ser mais fácil de controlar a vida de todos. Por isso todas essas preocupações de privacidade são todas bonitas, mas ninguém tem, mesmo que viva sem electricidade e electrónica num monte no Alentejo, se lá tiver a viver legalmente porque várias bases de dados governamentais tem essa informação e muitas vezes cedem a terceiros (empresas) a todo e qualquer pretexto, daí a saberem tudo sobre nós é um saltinho. Claro que as iniciativas governamentais para saber ainda mais continuam, chips nas matriculas… para já é apenas uma caixa colocada na estrada que recolhe a informação e tal, e que depois tem de ser recolhida manualmente, mas é só uma questão de tempo até mudarem o pessoal da comissão nacional de protecção de dados e meterem para permitir o envio via rádio para um centro de dados para enfim controlar ainda melhor os passos de toda a gente (com os pretextos do costume: roubos, furtos, suspeito de qualquer coisa, terrorismo…).
Mas quem tem / usa o Facebook, hi5, blogs, sites, faz compras electrónicas (cartão de crédito, cartão multibanco, MBnet, etc.), tem via verde, usa telemóvel, usa o correio electrónico (mesmo que encripte tudo muito bem), usa o telefone fixo, usa o fax, usa cartões de desconto de superfícies comerciais, entra em espaços comerciais com vídeo-vigilância, visita web sites, etc. já está a deixar um rasto daqui até à China de traços de personalidade, e de todo o tipo de informação que permite traçar um perfil por vezes detalhado ao “milímetro” da própria pessoa.
Pensem nisto.